sexta-feira, junho 30, 2006

PREPARAR O JOGO COM A INGLATERRA

Não gosto da Inglaterra desde pequenina, desde daquela história do ultimato. Acho os tipo uns ordinarões de barriga cheia, sempre a pensar que podem esmagar toda a gente e que são os donos do mundo. Depois, tem essa raça estranha do holigans, coisa do mais ordinário que pode aparecer no futebol. Uns macacos bebâdos e selvagens.
Portanto, para lhes ferir o orgulho, nada melhor que ananhã lhe ganharmos por um a zero. Se perdermos, continuaremos portugueses, limpos e honrados.

CAMARA ABERTA EM OIS DA RIBEIRA


SANEAMENTO NO CENTRO DAS PREOCUPAÇÕES

O saneamento e a regularização do piso estiveram no centro das preocupações denunciadas pelos autarcas e população de Ois da Ribeira, dia 22 de Junho, no decorrer da Presidência Aberta da Câmara Municipal de Águeda.

A reunião do executivo camarário foi precedida de uma visita à freguesia e realizou-se na sede da JF de Ois da Ribeira - instalada no edifício do Centro Social da ARCOR, instituição que nem chegou a ser visitada.
O presidente da Junta, Fernando Pires, deixou bem claro esperar que o saneamento seja uma realidade em 2007. Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara, disse que “a adesão à SIMRIA irá fazer com que seja esta entidade a liderar o processo”.

Saneamento em questão

O novo presidente da ACOAG, José António Pires, também de Ois da Ribeira e membro da Assembleia de Freguesia, não esclarecido com a resposta de Jorge Almeida e afirmando “sempre ter lutado pelo saneamento”, perguntou “quando estará a funcionar?”.
O vice-presidente da Câmara, sem quaisquer dúvidas, assumiu “ser para breve, pois não interessa à SIMRIA criar uma estrutura e depois não a rentabilizar”.
Milton Gomez, um dos populares que interveio, disse “estar cada vez mais preocupado com o alcatroamento das valas do saneamento”. “A reposição não foi feita correctamente e as pessoas não estão satisfeitas” afirmou Gomez, acrescentando que “antes havia um tapete em boas condições, hoje completamente danificado”.
“O facto de não ter havido invernos muito rigorosos tem evitado que a situação se agrave”, considerou ainda Milton Gomez, lembrando que “qualquer dia temos a estrada sem alcatrão, porque a água cava tudo”.

Escola sem material informático

A visita presidencial passou pela igreja (onde a autarquia quer ver melhorado o adro, que “está uma lástima”) e pelo cemitério novo. Onde a comitiva mais se demorou foi na escola do 1º. Ciclo, onde ouviu as lamentações da professora Maria do Céu Azevedo, pelo facto de “todo o material informático ter sido roubado” a 1 de Setembro último.
“Andamos um ano inteiro a pedir a reposição daquele material e, como não veio, não desenvolvemos todo o programa previsto”, disse a professora, acrescentando que “foi um ano perdido para as crianças”. Foram roubados três computadores em Setembro mas só foram repostos dois, há cerca de um mês, e “este material que veio não chega para todas as salas ”, disse a Maria do Céu Azevedo, sublinhando que “são lacunas importantes para o sucesso do trabalho das crianças”.
A vereadora Elsa Corga, do pelouro da Educação, escutou as queixas da professora, mas lembrou que o material não estava pedido. A escola é frequentada por 31 crianças.

10 lotes para habitação

O presidente Fernando Pires levou a comitiva a visitar o desaterro do Surpel, de 7.000 metros quadrados de baldios da Junta de Freguesia, que o pretende transformar em dez lotes para habitação a custos controlados.
“Os casais estão a deslocar-se para fora da freguesia porque não há terrenos para construir”, disse Fernando Pires. O presidente da JF disse que a autarquia oferece aterro a qualquer pessoa interessada, “desde que seja para consumo próprio e não para comercialização”.
EDGAR JORGE
(adaptado do jornal Soberania do Povo de hoje)

quinta-feira, junho 29, 2006

SCOLARI PORTUGUÊS BRASILEIRO DO CARAVAGGIO

O homem é brasileiro, eu sei. Mas é mais português que muitos e levou a selecção àquela memorável vitória na batalha de Nuremberga. Lembram-se? É esta a nossa homenagem... E valho-nos a ele e a nós a Nossa Senhora do Caravaggio!

AVALISTAS DO CENTRO SOCIAL DA ARCOR

Os avalistas da operação de financiamento das obras de construção do centro social da ARCOR confraternizaram no passado sábado, comemorando o encerramento da conta caucionada bancária.
«Está concluído o esforço gigantesco que aqui foi feito, para que a nossa geração iniciasse e concluísse a obra», disse Celestino Viegas, presidente da direcção entre 2001 e 2005, «provocando» os mais novos para o novo desafio: a construção do lar.
Fernando Reis, presidente da direcção ao tempo do lançamento da primeira pedra, e Agostinho Tavares, actual presidente, também sublinharam “a epopeia da construção da obra». Tal qual Armando Ferreira, presidente do conselho fiscal da ARCOR, e Fernando Pires, presidente da Junta de Freguesia.
A operação de financiamento foi assegurada em 2002 e assinada por Celestino Viegas, Manuel Soares, Arlindo Reis, Madalena Neves, Milton Gomez, Milton Soares, Fernando Pires, Manuel M. Almeida (Capitão), Rui Fernandes, Porfírio Pires, Armando Ferreira, António J. Tavares, Armando Tavares dos Reis, Fernando Reis Duarte de Almeida, Diamantino Alves Correia, Dinis Alves e José Maria Almeida Gomes. Quase quatro anos depois, uma coisa ficou certa: o saldo transita para outro «sonho», o da construção do lar da terceira idade.
2X3: Notícia e foto do jornal Soberania do Povo, com a devida vénia

quarta-feira, junho 28, 2006

PROIBIÇÕES PARA ESTA CENA DO MUNDIAL


Acho muito bem que esta cena do mundial sirva para o pessoal andar todo mocado durante uns tempos, como se a vida fosse bela e isso tudo. pronto, ok... Porrada já nós levamos de sobra e bem merecemos um estado de graça de vez em quando. Pelo menos este já está garantido até 24 de Junho.
Só quero reclamar aqui contra o boicote a esta mocada temporária, ou seja, tudo aquilo que, no meio da euforia, nos faz acordar abruptamente para a realidade. Tá mal!
Assim, quero aqui deixar peremptoriamente a minha exigência de que, enquanto a selecção nacional se conseguir manter sem cair, sejam proibidas as seguintes exibições públicas:
1 - Jogadores de futebol a articular duas frases seguidas para a comunicação social. Toda a gente sabe que basta uma para esgotar todo o seu vocabulário.
2 - Personagens como a Lili Caneças, ou afins... a arrotar postas de pescada como aquela do “dez por cento é um em cada vinte cinco!”.
3 - Transmissões directas ou diferidas de marchas populares, especialmente com som. Por cada saloio que gosta daquilo há pelo menos nove portugueses que se estão a marimbar, que não suportam peixeironas aos berros de mão na anca ou que simplesmente nem sequer fazem a mínima ideia de quem sejam esses tais de santos populares, nem têm direito a feriados municipais por conta dos ditos. Há que somar também os que não suportam o fedor da sardinha assada.
4 - Fãs da selecção com bigodaça suada, banhas a rebentar para fora das camisolas de nylon ou falta de dentes, a agitar cachecóis e bandeiras compradas no chinês.
5 - Políticos de qualquer espécie a articular duas frases seguidas para a comunicação social. Toda a gente sabe que embora possuam vocabulário suficiente para um número incalculável de frases, esgotam toda a sua filosofia antes de acabarem a primeira.
6 - O Durão Barroso a dar entrevistas em inglês.
7 - A chunga Floribela e respectiva banda sonora.
8 - Os D’zrt e a cambada toda dos morangos.
9 - As piadas cada vez mais ordinárias do Herman José (mal por mal mais valia contratar-me a mim para escrever aquilo).
10 - Jornalistas portugueses sempre a insistir nas perguntas sobre Portugal nas conferências de imprensa das várias selecções presentes no mundial. É tipo, estão a ver o Cristo Rei? Pois. Não tem nada a ver.
11 - Informações sobre o índice de desemprego, de acidentes na estrada, de níveis de corrupção ou da inflacção.E pronto. Acho que não estou a ser demasiado exigente.Quem quiser pode assinar em baixo.
Fiquem com um beijo da vossa,
Ribeirense

DIA DA COMUNIDADE PAROQUIAL

Domingo, 2 de Julho, é Dia da Comunidade Paroquial de Ois da Ribeira - tradição já enraízada e que reúne muita aderência da população. O programa incui missa campal na pateira (10 horas), almoço partilhado (13) e tarde recreativa - a cargo dos grupos de catequese. Ver site da paróquia e do Padre Júlio.

terça-feira, junho 27, 2006

ANTECIPANDO O PORTUGAL-INGLATERRA DE SÁBADO

PORTUGAL e INGLATERRA estão nos quartos... do mundial, até sábado próximo - quando um deles entrar pelas meias adentro e se preparar para os finalmente... Os últimos períodos tem sido prósperos: o Sporting despachou dois, o Benfica outros tantos, já este ano, Liverpool e Manchester United. Há dois anos, no Euro 2004, mandámo-los de malas aviadas a penaltis. Porque não acreditar que lá os mandaremos para casa já no sábado.

OLHAR(ES) BONITO(S) DA PATEIRA...

Não é só a preguiça de estar de férias que nos leva a postar mais uma foto da pateira - lagoa já aqui tantas vezes sublimada, na arte de uns quantos talentosos fotógrafos. É principelmente por isso mesmo, por este talento. Como o desta foto de "nevoeiro na pateira", a preto e branco, na objectiva de Rui Bonito!! Uma maravilha!!!

segunda-feira, junho 26, 2006

SABOROSO SUMO DE LARANJA EX-MECÂNICA...

Ó pra mim, a esmagar a laranja , pra comer um belo dum sumo holandês...

DEPOIS DAQUELA VITÓRIA!!!

Depois da vitória de ontem, uff... nada melhor que descansar a vista e o coração, repousando os olhos sobre mais uma boa fotografia da pateira. Esta é de João Coutinho, com a devida vénia. E vão.-sepreparando todos para sábado, frente aos diabinhos que sempre são os ingleses, súbditos de Sua Magestade, a Rainha Isabel II.

domingo, junho 25, 2006

PORTUGAL NOS 1/4 DE FINAL!!!!....

A verdade é que até me apetecia aqui escrever umas banalidades sobre o épico jogo do um a zero à Holanda e da passagem de Portugal aos quartos de final do Mundial, mas melhor que as minhas palavras serão outras e as imagens…
A vitória, foi sofrida e saborosa.

A PATEIRA POR... RUI BONITO

Portugal está a bater-se com unhas e dentes, em Nurumberga, para o Mundial 2006 da Alemanha, ainda está zero a zero. Aqui, entretanto, deixamos mais uma foto da pateira, "roubada" na internet e da objectiva de Rui Bonito. Uma bonita fotografia. Bonito!!! Obrigado!

PORTUGAL NO MUNDIAL DE FUTEBOL 2006 CONTRA OS LARANJINHAS DA HOLANDA

Os portugueses começaram agora mais uma odisseia futebolística na Alemanha. Contra os laranjinhas da Holanda. A coisa não vai ser nada fácil, mas podemos chegar lá. Isto é, podemos ganhar... Sumos de laranja, amigos, podemos nós, e devemos, comer um todos os dias, que só nos fazem bem!
E bem podemos comer já o nosso sumo de hoje, a Holanda!

sábado, junho 24, 2006

FLORES DE FIM DE SEMANA

Aqui vos deixo estas lindas orquídeas para alegrar o vosso coração. Bom fim de semana. A nossa Óis continua bonita, quando mais não seja por estas flores, captadas numa estufa perto do Santo António.

MAIS UM OLHAR DA PATEIRA

A foto é de Elisabete Pereira e mostra mais um ângulo da pateira. Podíamos acrescentar alguns adjectivos, mas nem vale a pena.

sexta-feira, junho 23, 2006

CENTRO SOCIAL ESTÁ PAGO

O Estado, finalmente, liquidou a sua comparticipação nas obras do Centro Social da ARCOR, contratualizadas em 2001. A associação cumprira atempadamente a sua parte, já em 2004, e o Estado, pessoa de bem, concretizou agora a sua.
A cerimónia de entrega de verbas, à ARCOR e a outras instituições do distrito, decorreu dia 14 de Junho, na sede do Centro Regional de Segurança Social, em Aveiro, presidida pelo Director Regional - o aguedense António Celestino de Almeida.

O grupo de ribeirenses que, em 2002, avalizou a conta caucionada que assegurou o financiamento bancário que garantiu a execução da obra, entretanto, reúne-se amanhã, precisamente no centro social, para “festejar” o acontecimento. E boas razões tem para isso, pois o arrojo e risco do empreendimento não fora por diante, se, entre outros factores (e muitos foram), estes 18 ribeirenses não assumissem, corajosamente, esse compromisso bancário. Que outros rescusaram assumir (...).
2x3: Notícia do jornal Soberania do Povo, edição de hoje, com a devida vénia. O colectivo deste blog felicita os 18 cidadãos e gostaria de saber os seus nomes. Devem ser divulgados.

quinta-feira, junho 22, 2006

A FITA MÉTRICA DO TEMPO


Vivemos numa época em que tudo é medido.
Somos avaliados em permanência; somos meros instrumentos úteis para finalidades alheias. Quando começamos a subproduzir, somos substituídos, como quem muda uma peça da engrenagem.
Por Ois da Ribeira é um pouco a mesma coisa. Mede-se tudo, mas sempre pela medida que mais interessa ao dono da fita métrica. Isto é: a quem tem o poder na mão.

ORFEÃO DE ÁGUEDA EM OIS DA RIBEIRA

O concerto coral já foi no sábado mas só hoje tivemos acesso a fotos do evento. E escolhemos esta, por nos parecer dar uma noção da grandeza do palco do Centro Social da ARCOR. Felizes as terras que têm este tipo de equipamentos.

quarta-feira, junho 21, 2006

PORTUGAL INVENCÍVEL NO MUNDIAL

PORTUGAL voltou a ganhar (2-1) e continua invencível mo Mundial. E ainda há quem diga mal dos scolaris.
Como de vez em quando gostamos de dar aqui umas dicas de bola, aqui frisamos o valor da nossa selecção e fazendo rescaldo da vitória de Portugal sobre o México, a análise ao jogo resume-se a uma pergunta: viram a gravata do treinador da selecção mexicana?
E não é que o homem, que até é argentino, até parece o nosso Madail...

NOITES DA PATEIRA

A noite da pateira vista por Luís Neves. Vale a pena consolar a vista na na obra que a natureza fez e o homem complementou.

terça-feira, junho 20, 2006

CÂMARA ABERTA EM OIS DA RIBEIRA

Uma banal consulta aos blogues partidários, permite adiantar o programa da visita da Câmara Municipal de Águeda a Ois da Ribeira, agendada para 5ª. feira, dia 22 de Junho.
O início da visita está marcado para as 14,45 horas, continuando com o seguinte programa:
- 15,00 horas: ­Visita aos cemitérios.
- 15,15 horas: ­ Visita à Escola Primária.
- 15,30 horas: ­Visita ao loteamento da variante do Supel.
- 15:45 ­ horas: Visita à Pateira
- 16,00 horas: ­Visita a vários caminhos rurais.
- 16,20 horas: ­Visita às instalações da ARCOR.
- 16,40 horas: ­Visita às instalações da Junta de Freguesia.
- 17,00 horas:­ Reunião de Câmara.
- ANTES DA ORDEM DO DIA: Intervenções do presidente e Vereadores; acta da reunião anterior, análise da acta da reunião anterior.
- ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR: Fornecimento de refeições e gastos gerais com o prolongamento do horário referentes aos meses de Abril e Maio; Pagamento das verbas destinadas aos subsídios de refeição do mês de Abril dos alunos do 1º ciclo.
RECEPÇÕES DEFINITIVAS
- Beneficiação da EN1,11 , na ligação entre Albergaria/Sernada do Vouga, na freguesia de Macinhata do Vouga.
- Alcatroamento a betuminoso da estrada das Serras - 2ª fase.
- Ampliação da Escola de Á-dos-Ferreiros; Reconversão Urbana da Zona Histórica da Cidade; PLANEAMENTO
- Regulamento Municipal de Operações Urbanísticas; Regulamento e Tabela de Taxas no âmbito de Operações Urbanísticas e Obras no Espaço Publico Municipal.
CEIFEIRA AQUÁTICA
- Proposta de nova adjudicação do equipamento.

GALP... ADAS À MODA DE PORTUGAL

Terça-feira, Junho 20, 2006
Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das Obras Publicas e Transportes...
O filho de Miguel Horta e Costa, recém-licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo, 6600 euros mensais.
Freitas do Amaral foi consultor da empresa, entre 2003 e 2005, por 6350 euros/mês, além de gabinete e seguro de vida no valor de 70 meses de ordenado.
Manuel Queiró, do PP, era administrador da área de imobiliário (?): 8.000 euros/mês.
Guido Albuquerque, cunhado de Morais Sarmento, foi sacado da ESSO para a GALP. Custo: 17 anos de antiguidade, ordenado de 17.400 euros e seguro de vida igual a 70 meses de ordenado.
Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração.

Um cargo não executivo (?) era remunerado de forma simbólica: três mil euros por mês, pelas presenças. Mas, pouco depois da nomeação, passou a receber PPRs no valor de 10.000 euros, o que dá um ordenado "simbólico" de 13.000 euros... Neste momento, o presidente da Comissão executiva ganha 30.000 euros e os vogais 17.500.

A GALP é o que é, não por culpa destes senhores, mas sim dos amigos que ocupam, à vez, a cadeira do poder. É claro que esta atitude, emula do clássico "é fartar, vilanagem", só funciona porque existe uma inenarrável parceria GALP/Governo.

Esta dupla, encarregada de "assaltar" o contribuinte português de cada vez que se dirige a uma bomba de gasolina, funciona porque metade do preço de um litro de combustível vai para a empresa e, a outra metade, para o Governo. Assim, este dream team à moda de Portugal, pode dar cobertura a um bando de sanguessugas que não têm outro mérito senão o cartão de militante. Ou o pagamento de um qualquer favor político...


segunda-feira, junho 19, 2006

O MUNDIAL DA BOLA

A bola está a rolar no mundial e nós, que de quando em vez aqui gostamos de colocar uma pitadinha de futebol, desta vez não pomos golos do Cristiano Ronaldo, do Deco ou do Pauleta, mas outro modo de ver a alegria de violar as redes. À portuguesa!!! E... Força Portugal, já estamos entre os 16 melhores do mundo!

CAMARA ABERTA EM OIS DA RIBEIRA

A Presidência Aberta da Câmara Municipal de Águeda realiza-se em Ois da Ribeira na próxima quinta-feira, dia 22 de Junho de 2006.
Que nos lembre, é a primeira vez que tal acontece e certamente os nossos autarcas e dirigentes associativos não deixarão de dar conta das necessidades da freguesia.
Ao que se sabe, a visita camarária começará por volta das 14,30 horas, em "passeio" que andará pelas sedes e espaços associativos, terreno da habitação social e pateira, antes da reunião do executivo - na sede da Junta de Freguesia.

domingo, junho 18, 2006

PACOTE FAMILIAR DE FARMÁCIA...


O governo, afinal, sempre tem ideias brilhantes! Em boa, boa verdade, no meio do cinzentismo não é que apareceu uma brilhante: medicamentos a saldo e unidose.
Assim, sim.... finalmente posso ir a farmácia e comprar um ou dois Xanax e tomar em SOS, caso tenha o prévio conhecimento do aparecimento de tão brilhante governante com mais uma das suas brilhantes e estapafúrdias ideias na televisão.
Se for apanhado desprevenido, sempre fica a oportunidade de adquirir em urgência um pepsamar para ajudar a digerir o asco que tal figura me provoca.
Aproveite os nossos saldos eadquira já hoje os medicamentos d’amanhã, poderá ser o slogan a usar.

CEMITÉRIO NOVO DE OIS DA RIBEIRA

Sabem que sítio é este? A entrada do cemitério novo de Ois da Ribeira. Digamos que é uma entrada agradável, para um local onde se sofre e "visita" gente que é do nosso sangue e já partiu.

sábado, junho 17, 2006

PORTUGAL GANHOU DOIS A ZERO

Desta vez sim, desta vez jogámos bem. Ganhámos por dois a zero ao Irão e ganhámos a três patetas franceses, os árbitros, que, durante a primeira parte, demonstraram que estavam ali para complicar a vida à nossa Selecção. Há esperança e estamos a fazer uma figura bonita!! Para já, já estamos entre os 16 melhores do mundo. Toma!!!

ONDE É QUE VOCÊ ESTAVA NA CHEIA DE ABRIL?

A cheia sempre veio e a rede lá estava para travar os jacintos de «invadirem» o parque... em Abril de 2006. Uma outra imagem de Óis da Ribeira e da pateira!
Foto de Luís Neves

CONCERTO CORAL NO SALÃO DA ARCOR

Vale a pena lembrar que, logo à noite, 21,30 horas, no Salão Cultural do Centro Social da Arcor, se realiza o concerto coral comemorativo dos 90 anos do Orfeão de Águeda.
Actuam o Orfeão de Águeda e os de Vale da Pinta (Cartaxo) e Vila Forte (Porto de Mós).
Dizem-nos que é um espectáculo de categoria e que põe Óis no mapa dos acontecimentos culturais de Águeda. Se assim é, é bom, não é?

sexta-feira, junho 16, 2006

AS PEIXEIRAS DA TUNA

Isto já aqui chega um bocadinho tarde, mas vem sempre a tempo: as mulheres que fritaram o peixe da pateira na festa da Tuna. Fica a nossa homenagem, lembrando-nos do que lemos: a iniciativa foi um êxito e o peixe estava uma maravilha.

ORQUESTRA JUVENIL DA TUNA EM JAFAFE

A notícia passa quase despercebida nos jornais, mas lá está que a Orquestra Juvenil da Tuna vai hoje actuar em Jafafe. A nossa terra tem coisas bonitas que às vezes nos passam despercebidas mas que outras localidades apreciam. É o caso de hoje, aqui registado.

quinta-feira, junho 15, 2006

O SÉTIMO MÊS...

Concluímos ontem, o sétimo mês de blog, hoje começando o oitavo, este é já o post 540. O que não andámos por aqui a... falar!
Queremos dizer, com toda a franqueza, que não tínhamos planos para o editar por tanto tempo e temos consciência que, um dia destes, fecharemos a porta. O facto de não estarmos permanentemente em Óis dificulta ainda mais a nossa tarefa.
Agradecemos à boa meia dúzia de ribeirenses que tanto nos tem ajudado. Sem eles, certamente já teríamos desistido. E agradecemos também as amigas e divertidas mensagens hoje recebidas - uma delas com largas horas de "voo", de tão longe veio.
Registamos também o facto de termos comentadores de Portugal, França, Suíça, Alemanha, Timor, Austrália, China, Estados Unidos, Venezuela, Brasil, Inglaterra. É agradável. Os de cá da terra, andam muito calados... Mas basta que se inscrevam e podem postar como e quando quiserem.

UM DUO ÚNICO

O duo "Os Únicos" participou nas actividades culturais da Tuna, actuando no sábado à noite. É com a sua foto (by Luís Neves e do site da Tuna) que completamos as referências a esta programação da Tuna Musical de Ois da Ribeira. Entretanto, não esqueçam, sábado à noite vão estar três Orfeões no salão cultural da ARCOR, a partir das 21,30 horas.

quarta-feira, junho 14, 2006

FOLCLORE DE RECARDÃES EM OIS DA RIBEIRA

Voltamos, com gosto, às actividades culturais da Tuna, para postar a participação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães - que actuou na tarde do dia 10 de Junho. Como se lê no post de ontem, foi um êxito - acrescentando-se agora que foi partilhado em pé de dança com o público. A notícia e foto são de Luís Neves.

PREÇOS DA SAÚDE VÃO AUMENTAR...


Vejam lá que, com grande surpresa (??!!!...) nossa, os preços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão aumentar já a partir do mês de... Agosto. Daqui já por alguns poucos dias!!!
As novas tabelas foram publicadas ontem, azarado dia 13... (de Junho) em portaria no Diário da República.
Há casos em que os preços passam para o dobro e mesmo para o triplo. Mas os aumentos não irão reflectir-se para já, já... no bolso dos utentes. É já a seguir... Tal qual como na tasca...
O país social fica uma vez mais adiado em prol do país económico, TAL QUAL O GOVERNO NOS PROMETEU!!!

terça-feira, junho 13, 2006

SEMANA CULTURAL DA TUNA

A primeira Semana Cultural da Tuna, em Setembro de 2005, revelou-se um sucesso, que levou a direcção a pensar seriamente na repetição. O resultado foram três dias de muita música no Parque da Pateira.
Sexta feira, dia 9 de Junho de 2006, enquanto se ia assando porco no espeto, subiu ao palco a Orquestra Juvenil da Banda Nova de Fermentelos. Sábado foi o dia forte, com peixe frito, da Pateira, enquanto, à tarde, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães dançava em palco. À noite, e sempre com peixe a sair, foi a vez de muito darem um "pé de dança" ao som do duo "Os Únicos".
2/3: Cortesia de Luís Neves. Ver mais no site da Tuna.

OIS ÀS PINTAS

As trombas de água que caíram nos últimos dias ameaçaram a precária agricultura ribeirense, provocando alguns prejuízos. Mas permitiram esta imagem magnífica.... na zona dos Subalos, perto da capela de Santo António.

segunda-feira, junho 12, 2006

PORTUGAL LÁ GANHOU POR UM A ZERO...


Tudo bem, o que mais interessava era ganhar. Está certo, os três pontinhos já cá cantam. Ok, mais vale uma vitória do que uma boa exibição. Mas… isto é um pouco como aquela sensação que fica depois de nos termos preparado para uma refeição preparada por um cozinheiro de renome e de termos saído do restaurante com a sensação de que nos limitámos a matar a fome. Obviamente que o primeiro objectivo da refeição é matar a fome, mas por vezes esperamos que a paparoca também saiba bem.

NOITE CORAL EM ÓIS DA RIBEIRA



OIS DA RIBEIRA é terra de exageros. Ora se faz tudo, ora se faz... nada. Anda-se um ano sem se realizar uma qualquer actividade cultural e de repente, a Tuna "enche" um fim de semana e, no outro a seguir, realiza-se uma noite coral no salão da ARCOR. É ver o cartaz! Dia 17, à noite, com três grupos orfeónicos. Ora tomem lá e vão... ver!!! Melhor: ouvir!!!

domingo, junho 11, 2006

PORTUGAL NO MUNDIAL 2006 DE FUTEBOL


Portugal é... fado, futebol, sol, mar, mulheres bonitas, boa comida e bom vinho. Ser Português é também ... ter a memória curta, preocupar-se com a vida dos outros e gastar mais do que aquilo que ganha. É a vida!!

Portugal acaba de entrar no estádio de Colónia, na Alemanha, para jogo do Mundial de Futebol de 2006. Frente a Angola. Já se ouve o Hino Nacional Português, cantado a milhares de vozes!!!... Arrepiante!!!

Aquilo é para ganhar!!! Força Portugal!!! Portugal é Mundial!!!

ROBIN DOS BOSQUES MAS AO CONTRÁRIO...

Um verdadeiro Robin dos Bosques modernista, ou seja, um Robin dos Bosques que em vez de tirar aos ricos para dar aos pobres, faz exactamente o contrário. É o Portugal que somos!!!

sexta-feira, junho 09, 2006

CULTURA À MODA DE TUNA!...

A TUNA de Ois da Ribeira inicia hoje os seus três dias culturais, com o concerto da Orquestra Juvenil da Banda Nova de Fermentelos, marcado para as 21,30 horas - no coreto da pateira.

Como cultura por Óis é «coisa» que mete sempre cozinha, não vai faltar um porco no espeto, para aconchegar os estomâgos.

Sábado haverá folclore (à tarde) e música (à noite), com a Festa do Peixe. Lá está a mesa posta.

E domingo, outra vez porco e a Tuna e a Orquestra Juvenil. Festa é festa!!!

quinta-feira, junho 08, 2006

SEMPRE A PATEIRA!....

A foto é de António Gama, recolhida na internet, e é uma pequena maravilha sobre a nossa pateira. A pateira de Ois da Ribeira!!! Quem disse que a lagoa não tem sempre novos encantos?!

CRIANÇAS DA ARCOR FELIZES

Dia 1 de Junho de 2006 foi Dia Mundial da Criança… Mais um dia a recordar por todas as nossas crianças… Tudo começou bem cedo… Pouco passava das 8 horas quando como que por artes mágicas nas faces de todas as crianças começaram a surgir flores, carros, bolas, corações, frutas e gatos… Cada qual escolheu o desenho que quis que decorasse a sua cara neste dia (…).
[ver texto e fotos]

terça-feira, junho 06, 2006

HOJE É O DIA DA BESTA!!! CUIDADO!!!...


Hoje é o Dia da Besta, para alguns uma data a temer. Para outros, uma oportunidade de negócio!
Esta terça-feira é dia 6 de Junho de 2006. Ou seja, 6/6/6, uma data que para muitos tem um significado especial: o «Dia da Besta». A conjugação do número 6, o número que se diz ser da besta, faz com que o dia de hoje seja encarado por muitos como o dia do Anti-Cristo. Para os mais crédulos é ainda mais temido que a tradicional sexta-feira 13.
A verdade é que está escrito na Bíblia, no «Livro do Apocalipse», Capítulo 13: «A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita, ou sobre a testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é 666».
Foi assim que o 666 passou a ser adorado por satânicos e temido por católicos.
Ainda existe outra explicação religiosa para a associação maléfica ao número 6. O algarismo 7 é visto, na Bíblia, como o símbolo da perfeição, o número de dias em que Deus criou o Mundo. Assim, o 6, por estar exactamente antes do número da perfeição, é visto como o da imperfeição. Nos dias que antecederam 6 de Junho de 1996, 20 mil crianças foram baptizadas à pressa na Colômbia.
O próximo 6/6/6 só vai acontecer daqui a cem anos, a 6 de Junho de 2106. Mesmo para quem não acredita na característica demoníaca da data, o certo é que é uma fantástica oportunidade de negócio. Há dias, o número de telemóvel 666 6666 foi leiloado no Qatar e foi arrebatado por 2,74 milhões de dólares.
Em Portugal, houve quem não deixasse de reparar que os nomes dos principais candidatos às presidenciais (Cavaco, Alegre e Soares) tinham seis letras.E alguns foram ainda mais longe na associação do número à ideia de Satanás: há quem diga que 666 é também www e a Internet seria, assim, um dos sinais do fim do mundo, ou seja, do Apocalipse. E para os «anti-Bush», pelo mundo fora, a análise numerológia do nome de George W. Bush dá, nem mais nem menos do que 666.

JARDIM DE INFÂNCIA EM FERMENTELOS


Dia 31 de Maio, as crianças do jardim de infância da ARCOR tiveram uma manhã de aventuras no Largo da Senhora da Saúde, em Fermentelos. Puderam jogar à bola, descer o escorrega-insuflável, deixar pinturas nos murais, ouvir uma história contada com o apoio de um livro gigante, saltar dentro da bola gigante insuflável e, para alegria de todas elas, andar numa charrete puxada por dois lindos cavalos.
Tudo inserido na comemoração antecipada do Dia Mundial da Criança, proporcionado pela Câmara Municipal de Águeda, com a organização da empresa Margens, Desporto e Aventura.
2x3: texto e foto do site da Arcor (adaptação)

segunda-feira, junho 05, 2006

UM BELO BARBECUE EM HONRA DAS MULHERES


Após os longos meses de Inverno, podemos finalmente convidar uns amigos e fazer um barbecue.Talvez porque há um certo risco envolvido na actividade, este é o único tipo de cozinha a que um verdadeiro homem se deve dedicar.
Contudo, não é tarefa fácil. Quando um homem aceita fazer o barbecue põe-se em marcha uma cadeia de acções:
1º- A mulher compra os alimentos;
2º - A mulher faz as saladas, prepara as batatas fritas, o arroz, o feijão preto e a sobremesa;
3º- A mulher prepara a carne para ser cozinhada, tempera-a, coloca-a numa travessa e leva-a ao homem que já está à espera ao pé do grelhador, de cerveja fresca na mão; Aqui vem a primeira parte realmente importante da questão:
4º- O homem coloca a carne na grelha;
5º - A mulher vai para dentro e põe a mesa;
6º - A mulher apercebe-se que o homem está com os outros homens a contar anedotas e vem cá fora a correr a avisar que a carne se está a queimar;
7º -O homem aproveita e pede-lhe mais uma cerveja fresquinha;
8º - A mulher vem cá fora trazer a cerveja e uma travessa...... e é então que aparece a segunda parte importante do processo:
9º - O homem tira a carne da grelha e entrega-a à mulher;
10º - Depois de comerem, a mulher levanta a mesa, lava a louça, arruma a cozinha e lava a grelha;
11º - Toda gente dá os parabéns ao homem pela fantástica refeição que ele preparou;
12º - O homem pergunta à mulher se lhe soube bem o tempo de folga de que usufruiu e, perante o ar chateado dela, conclui que há mulheres que nunca estão satisfeitas com nada ...

2X3: Recebido esta noite, por e-mail.
A minha mulher teve a gentileza de me o enviar,
apesar de eu não compreender o sentido e a intenção do envio...