terça-feira, julho 31, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 261

- «Uff, pá!!!... Com um calor destes, só me apetece mesmo é um vodka-martini junto ao mar ou à beira da piscina...», disse o Três.
- «Ei, vê lá... Se calhar, o melhor é ficares por uma sombra da pateira e se puderes ir beber um finito ao Nélson ou ao Pôr do Sol, tanto melhor...», retorquiu-lhe o d´Óis.

/// PERGUNTA d´OIS - 161

-O barqueiro Zebedeu faleceu em Junho de 1954, vítima de um ataque de epilepsia. Resistiu dois anos à abertura da ponte. Resposta à pergunta de ontem.
-A Igreja Paroquial de Óis da Ribeira foi alvo de profundas obras de restauro, interior, em meados do século XX. Sabe em que ano foi? Lembraremos amanhã.

segunda-feira, julho 30, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 260

- «Então, pá... já te passou a azia de ontem? Estavas cá uma uma indisposição que nem te conto...», perguntou o d´Ois.
- «É, passou, passou realmente... Tomei um chá de jacintos e comi uma sandes de peixe frito da pateira. Passou...», respondeu o Três.

/// PERGUNTA D´OIS - 160

- O barqueiro que até à inauguração da ponte assegurava a passagens entre as duas margens do rio Águeda era Zebedeu de Oliveira Costa. A foto, tirada DAQUI, mostra a inauguração (a 30 de Setembro de 2000) do Largo como seu nome, junto ao rio. Dinis Oliveira, do lado esquerdo, é seu neto. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Sabe quando faleceu o barqueiro Zebedeu? Diremos amanhã.

\\\ ADRO DA IGREJA VAI SER RESTAURADO

O Adro da Igreja de Óis da Ribeira está num verdadeiro estado calamitoso de há uns tempos a esta parte - é um dado factual. No entanto, finalmente, esse estado de coisas, vai mudar muito brevemente.
A Câmara de Águeda com o protocolo que faz com a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira transfere para esta a importância de 15.00 Euros que se não chegar para a totalidade das obras dará seguramente uma grande ajuda.
A planta já foi apresentada, a área já foi medida, a pedra e a cor da mesma já foi escolhida pela Fabriqueira e pelo pároco pelo que brevemente as obras irão finalmente começar e, assim, dignificar o adro, ultimamente tão mal tratado!
Relativamente à planta, apenas um ou outro detalhe irá ser alterado, não sendo de excluir a hipótese de colocação de candeeiros e quanto ao granito esse terá duas cores - uma mais negra outra um pouco mais clara em ordem a que um ou outro efeito gráfico possa ser trabalhado.
2X3: Nota do Site da Paróquia, com a devida vénia

domingo, julho 29, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 259

- «Porque hoje é domingo, nem quero comentar nem perguntar nada, nem falar de nada...», disse o Três.
- «Porquê? Foste a algum lado e não gostaste do sermão?», perguntou o D´Óis.

/// PERGUNTA d´ÓIS - 159

- As obras de restauro da ponte de Óis da Ribeira, sobre o rio Águeda e feitas em 2004, custaram 400 000 euros - ou 80 000 contos, suportados pela Câmara Municipal de Águeda. Ver AQUI.
A foto mostra o momento da inauguração, com, da esquerda para a direita, padre Júlio Granjeia, Horácio Santos (Junta de Freguesia de Travassô), Agostinho Tavares (presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira), Fernando Tavares Pires (presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira), Horácio Marçal (presidente da Assembleia Municipal de Águeda) e Nair Barreto (presidente da Câmara Municipal de Águeda). Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Como se chamava o barqueiro que, até ser construída a ponte, assegurava a passagem entre as margens de Óis da Ribeira e Cabanões? Recordaremos amanhã.

sábado, julho 28, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 258

- «Hoje não me apetece nada mesmo dizer mesmo nada. Estou chateado com isto tudo...», disse o Três.
- «Mas porquê, ainda é por causa daquilo de Óis aparecer nas televisões?», interrogou o d´Ois.
- «Não é nada disso, pá... É que já me chateiam certo tipo de fitas, como as que por aí se vêem..», explicou o Três.

/// PERGUNTA D´OIS - 158

- A inauguração das obras de requalificação da ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda foi a 10 de Dezembro de 2004 e presidida por Nair Barreto, ao tempo presidente da Câmara Municipal de Águeda. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quanto custaram essas obras de requalificação? Lembraremos amanhã.

sexta-feira, julho 27, 2007

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 257

- «Então, pá... foi a TVI e agora é a SIC a vir falar dos contentores do lixo; já soubeste?...», perguntou o d´Ois.
-«Saber eu soube, não vi foi nem lixo nem televisão...», respondeu o Três.
- «És mesmo um bacoco, não vês nada... Tás aqui tás tu a levar naquele sítio, em vez desses badamecos do lixo...", contrapôs o d´Ois.

\\\ PERGUNTA D´OIS - 157

- A ponte de Óis da Ribeira foi inaugurada a 25 de Maio de 1952, pelo Governador Civil de Aveiro e abençoada pelo Bispo da Diocese. Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: A ponte foi restaurada em 2004. Sabe quem veio inaugurar as obras? Lembraremos amanhã.

quinta-feira, julho 26, 2007

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 256

- «Ouve lá, voltando à história da TVI e dos contentores do comerciante da terra, qual é a tua opinião?», perguntou o d´Ois.
- «Ora, é lixo... E matéria atrai matéria. Isto é, lixo atrai lixo... Por alguma razão ele o quer à porta», disse o Três.

\\\ PERGUNTA D´OIS -156

- A festa de inauguração da ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda foi abrilhantada pelas Bandas de Casal de Álvaro e de Travassô. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que autoridade governamental presidiu à inauguração? Diremos amanhã.



/// IMAGENS FOTOGRÁFICAS, E BELAS, DA PATEIRA DE ÓIS DA RIBEIRA

Imagens de Óis da Ribeira e da pateira, há milhares. Espalhadas por tudo quanto é sítio. Nós, de quando em vez, damos um salto ao Site de Luís Neves e consolamos a vista. As fotos, por aquela magia que só os artistas conhecem e sabem, sempre nos surpreendem.

quarta-feira, julho 25, 2007

\\\ PERGUNTA D´OIS - 155

- A ponte de Óis da Ribeira foi inaugurada a 25 de Maio de 1952 - já lá vão 55 anos. Esclarecida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Sabe quantas bandas de música actuaram na festa da inauguração? Diremos amanhã.

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 255

- «É pá, já viste a rede do polidesportivo? Está toda esburacada...», comentou o d´Ois.
- «Pois está, são os tais buracos da evasão da liberdade...», replicou o Três.

/// JUNTA SEM SALA DE INTERNET

A abertura do Espaço Internet da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, prevista para este verão, foi adiada, devido à falta de financiamento. «Não temos capacidade para suportar os custos», disse o presidente Fernando Pires.
A autarquia candidatou-se a novo programa - como outras autarquias da região, mas a Aveiro Digital instituição inter-municipal que criou e financia os espaços, ainda não chegou a acordo com os interessados. Suportará apenas um custo mensal de 300 euros - que, segundo o presidente da Junta de Freguesia, «não é suficiente, nem nada que se pareça» para suportar o funcionamento.
O Espaço Internet de Ois da Ribeira abriu em Maio de 2004 e foi uma das poucas premiadas pela Aveiro Digital. Na altura do encerramento, a 31 de Janeiro de 2007, tinha 118 utilizadores registados - sensivelmente um quarto da população ribeirense - e 7 056 acessos contabilizados.

\\\///
2X3: Notícia retirada DAQUI.

terça-feira, julho 24, 2007

\\\ PERGUNTA D´OIS - 154

- A modalidade desportiva praticada na Arcor, a nível oficial, foi o xadrez. A equipa disputou provas da Associação de Xadrez de Aveiro, nos anos 80 do século passado. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: em que data foi inaugurada a ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda? Diremos amanhã.

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 254

- «Tens ideia de quantos metros serão do largo do Cruzeiro ao Largo do Rio?», perguntou o Três.
-«Sei lá, para aí uns 150... Não serão mais!...», respondeu o d Óis.
- «Olha que não, segundo a TVI são para aí uns 5 quilómetros...», explicou o Três.

segunda-feira, julho 23, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 253

- «Tu gostas mesmo de Óis da Ribeira, a nossa terra?...», perguntou o d´Ois.
- Mas, é claro... Gosto dos seus ares limpos e da sua gente, embora seja gente que troque depressa o sentido da realidade por meia dúzia de galanteios...», retorquiu o Três.
- «Isso parece ser muito sedutor...», brincou o d´Ois.
- «Exacto. E aos olhos de um sedutor isso é muito divertido, é estimulante e é enternecedor...», disse o Três.
- «Olha lá, mas que livro é que tu andas a ler?...», interrogou o d´Ois.

/// PERGUNTA D´OIS - 153

- A modalidade desportiva oficialmente praticada pela Arcor é a canoagem. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: uma outra modalidade desportiva foi antigamente praticada na Arcor. Qual foi? Diremos amanhã.

\\\ ESTANDARTE DE ÓIS DA RIBEIRA


O estandarte de Óis da Ribeira, tal qual a bandeira, é esquartelado de verde e branco. Tem bordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Deve ter as medidas de 1x1 metros e é para ser usado em cerimónias e cortejos.

domingo, julho 22, 2007

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 251

- «O que achaste da reportagem da TVI sobre os contentores do lixo de Óis?», perguntou o Três.
- «Ah, esteve formidável... Foi Óis da Ribeira verdadeiramente ao nível do 3º. mundo. Digo isto e mais não sou nada, mesmo nada chauvinista...», respondeu o d´Ois.
-«Olha se fosses, olha se fosses...», retorquiu o Três.

\\\ PERGUNTA D´OIS - 152

- Óis da Ribeira perdeu (1-2) o primeiro jogo, com o Segadães, no Torneio Inter-Freguesias de 2005, em futsal, disputado em Águeda. Depois, empatou (1-1) com Travassô e goleou (6-0) o Agadão. Finalmente perdeu (0-4) com Espinhel. Foi quarto classificado do grupo, com quatro pontos, resultantes de uma vitória, um empate e duas derrotas, oito golos marcados e sete sofridos. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Que modalidade desportiva se pratica(va) em Ois da Ribeira, pela respectiva secção da ARCOR? Diremos amanhã.

/// A SIMBOLOGIA DO BRASÃO OFICIAL DA FREGUESIA DE ÓIS DA RIBEIRA

A bandeira de Óis da Ribeira tem o brasão estampado nas cores verde e branca. Deve ter 2x3 metros e serve exclusivamente para hastear em edifícios.
Já agora, a simbologia do brasão (ver post de ontem):
- Cruz de Malta: Representa o facto de Óis da Ribeira ter pertencido à Ordem de Malta.
- Espigas de milho: Representa a agricultura da freguesia.
- Barco e rio de prata e azul: Representam a pateira, que constitui um importante atractivo turístico para a freguesia.
- Castelos: São quatro, significando o facto de Óis da Ribeira ter sido vila até 1834 - quando foi constituído o município de Águeda.

sábado, julho 21, 2007

\\\ PERGUNTA D´OIS - 151

- Óis da Ribeira, no Torneio Inter-Freguesias de Futsal de 2003, venceu (2-0) Recardães, perdeu (1-3) com Aguada de Cima e Aguada de Baixo (4-7) e passou aos oitavos de final - o que aconteceu pela primeira vez. Perdeu (1.4), de novo com Aguada de Baixo e foi eliminada. Resposta à questão de ontem.
- O Torneio não se realizou em 2004 e voltou em 2005. Como de portou a equipa de Óis da Ribeira? Recordaremos amanhã.

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 250

- «Pareces estar incomodado...», perguntou o d´Ois.
- «É isso mesmo, estou incomodado!! Quero dormir e só fazem barulho na rua», disse o Três.

\\\ BRASÃO DE ÓIS DA RIBEIRA


Um leitor pediu para explicarmos a ordenação heráldica do brasão de Óis da Ribeira. Já o fizemos, aqui, mas também não custa nada repetir.
Armas: Escudo de vermelho, duas espigas de milho de verde, folhadas de ouro, em pala e dispostas em faixa.
Em chefe, cruz solta da Ordem de Malta.
Em campanha, uma embarcação de negro, realçada de prata, vogante sobre um rio de prata ondeado de azul.
Coroa mural de prata de quatro torres.
Listel branco com a legenda a negro: «ÓIS DA RIBEIRA».

Foi publicado no Diário da República, III Série de 11/04/1997

sexta-feira, julho 20, 2007

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 249

- «Ena pá, tás muito inquieto... Qu´é que se passa», comentou o Três.
- «Não te admires, anda por aí saraivada a ameaçar toda a gente, só porque não lhe põem o lixo ao pé da porta», respondeu o d´Ois.



TERTÚLIA LITERÁRIA - 259

- «Então, pá... também fazes parte da seita do Mau-Mau?...», perguntou o Três.
- «Seita do Mau-Mau, mas o que é isso?», interrogou o d´Ois?
- «Então, diz que há um aí um tipo que quer bater em toda a gente, a seita dos maus-maus», disse o Três.

\\\ GRUPO MUSICAL E DE PAGODE «MISTURA BRASIL» EM ÓIS DA RIBEIRA

O grupo de pagode e samba “Música Brasil» vai estar hoje, dia 20 de Julho, em Ois da Ribeira, num concerto marcado para o salão do restaurante Pôr-do-Sol. Às 22.30 horas, com entrada livre.

/// PERGUNTA D´OIS - 150

- A equipa de Óis da Ribeira disputou a nais difícil série do Torneio Inter-Freguesias de 2002, com três ex-vencedores da prova: Aguada de Cima (duas vezes), Belazaima do Chão e Águeda. Perdeu (1-4) com Belazaima , derrotou surpreendentemente Aguada de Cima (3-2) , venceu (6-5) Segadães e foi derrotada (2-7) com Águeda. Não foi apurada para a fase seguinte por causa desta derrota e por diferença de.
- Pergunta de hoje: E em 2003?

quinta-feira, julho 19, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 248

- «Já viste a ceifeira aquática dos jacintos atracada no cais de Óis?», perguntou o Três.
- «Não me digas que veio para ficar, como a draga, da outra vez...», exclamou o d´Ois.

/// PERGUNTA D´OIS - 149

- A equipa de Óis da Ribeira que participou no Torneio Inter-Freguesias de Futsal, em 2001, venceu (3-0) Castanheira do Vouga e perdeu com Barrô (1-2) e Aguada de Cima (1-8). Por três golos não passou à fase seguinte. Explicada a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quais foram os resultados do torneio de 2002?

\\\ ARCOR RESSUCITOU A CANOAGEM

A ARCOR reactivou a Secção de Canoagem, no início do mês e pela mão de antigos atletas do clube, como António Monteiro, Juvenal Carvalho e Pedro Carvalho.
A reactivação foi confirmada pelo presidente da direcção, Agostinho Tavares, explicando que «houve vários motivos para que tal acontecesse» desde 2005 - ano em que ele próprio, em Maio, assumiu a liderança da associação e a secção de canoagem parou. Até agora. Ressuscita , após estes dois anos de inactividade e o abandono de alguns atletas, estando o clube ribeirense já "inscrito na Federação Portuguesa de Canoagem", confidenciou opresidente.
"O pessoal tem-se mostrado empenhado, há vários miúdos novos com vontade depraticar a modalidade e já nos manifestaram interesse em organizar uma prova de canoagem na Pateira", acrescentou o líder da ARCOR, referindo-se a esta nova fase do clube.
Questionado sobre a possibilidade de uma ligação ao Clube de Canoagem deÁgueda (CCA) no futuro, Agostinho Tavares referiu que "eles andam lá...", mas não confirmou, de todo, a concretização de um acordo protocolar.
Ao invés, o presidente da direcção da ARCOR deu conta "de uma ligação à Câmara Municipal" que vai permitir que a autarquia "disponibilize apoios para a realização de provas e meios para a prática da canoagem no seio do clube".
Entretanto, no momento em que a canoagem volta à ribalta na ribeirinha colectividade aguedense, o presidente Agostinho Tavares não deixou de manifestar a sua "grande mágoa" pelos "estragos causados pelos vândalos no hangar da ARCOR», motivados pelo arremesso de pedras.
\\\///
2x3: Retirado DAQUI, com a devida vénia

quarta-feira, julho 18, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 247

- «Ouviste dizer que vai mudar a hora?...», perguntou o d´Ois.
- «Mas isso não é só em Outubro, a não sei quantos?...», disse o Três.
- «Não, nessa há muito quem espere a mudança mas só em 2009», riu-se o d´Ois.

/// PERGUNTA D´OIS - 148

- O atleta de Óis da Ribeira que foi campeão distrital de Aveiro de Light Contact/Karaté é Johny Reis, filho de Fátima e José Manuel. Respondida a questão de ontem.
- Quais foram os resultados da equipa de futsal de Óis da Ribeira/Arcor no Torneio Inter-Freguesias de Águeda em 2001? Diremos amanhã.

/// FESTIVAL DE COROS EM OUTUBRO

A noite de 13 de Outubro vai ser de canto coral em Ois da Ribeira, numa iniciativa da Junta de Freguesia e do Orfeão de Águeda, já em terceiro ano consecutivo.
(...) Há dois anos, o Orfeão de Águeda manifestou-se disponível para actuar em Ois da Ribeira e fê-lo em colaboração com a Junta de Freguesia e a ARCOR. Surpreendentemente, teve muita adesão - que aumentou em 2006. Certamente, para crescer de interesse e participação popular. Será a 13 de Outubro.
\\\///
2x3: Dados recolhidos DAQUI.

terça-feira, julho 17, 2007

\\\ PERGUNTA D´OIS - 147

- O actual presidente da direcção da Tuna de Óis da Ribeira é Hostilino Cardoso de Matos, filho actual maestro (Carlos Matos), neto do anterior (Óscar Matos) e bisneto do fundador (Jacinto de Matos). Resopondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem foi o desportista de Óis da Ribeira que, em Junho de 2004, se sagrou campeão regional de Aveiro de Light Contact, uma variante do Karaté. Diremos amanhã.

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 246

- «É pá, viste aquela percentagem nas eleições de abstenção em Lisboa? Cá para mim é um fortíssimo cartão amarelo mostrado pelos eleitores à classe política», comentou o Três.
- «Ora, não sei porquê!... O que é que isso tem a ver?», retoquiu o d´Ois.
- «Não sabes?... Olha imagina lá que essa abstenção acontecia em Óis...», disse o Três.
- «Em Óis?!... Mas nem é preciso fazer eleições, o Pires ganha sempre...», riu-se o d´Ois.

segunda-feira, julho 16, 2007

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 245

- «Ei, gente... Há que horas eu não te via! Por onde tens andado? Desapareceste?!...», perguntou o d´Ois.
- «Não, tenho estado por cá. Perdi-me foi a ler a ficção bloguística de Óis», disse o Três.

PERGUNTA D´OIS - 146

- O actual maestro da Tuna de Óis da Ribeira é Carlos Matos (Bigodes), neto de Jacinto de Matos (fundador) e de Óscar de Maos (antigo maestro). Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o actual presidente da direcção da Tuna? Diremos amanhã

domingo, julho 15, 2007

\\\ TERTÚLIA LITERÁRIA - 244

- «É pá..., afinal isso da aliança dos independentes com os refractários do PSD é tudo fogo de vistas!!...», comentou o d´Ois.
- «Pois é, parece que sim... Eles amam-se e estão é noivos!...», disse o Três.

/// PERGUNTA D´ OIS - 145

- O maestro da Tuna, em 1962/63, altura da paralização, era Óscar de Matos - filho do primeiro (Jacinto de Matos) e pai do actual (Carlos Matos «Bigodes»). Esclarecida a questão de ontem.
-Pergunta de hoje: Quem é o actual presidente da Tuna? Diremos amanhã.

\\\ A PATEIRA COM ... JACINTOS!!!

Bela foto da Pateira, de Pedro Moreira, felizmente já desactualizada. Esta mancha de jacintos já não se vê!!!

sábado, julho 14, 2007

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 243

- «Então, a vida política de Óis está a mudar...», comentou o Três.
- «É verdade.... Dois do PSD já se passaram para os independentes. Quem diria?!... O Pires já não é o que era!!!», exclamou o d´Ois.

\\\ PERGUNTA D´OIS - 114

- O presidente da Comissão de Obras da Ponte de Óis da Ribeira foi o padre José Bernardino dos Santos Silva. Respondida a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem era o maestro da Tuna de Óis da Ribeira, quando paralisou, em 1962/63? Lembraremos amanhã.

||| RIBEIRENSES VÃO A FÁTIMA


Os ribeirenses vão ter oportunidade de, dia 19 de Julho (5ª. feira próxima), dar um passeio de fé e turismo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia, no âmbito, é dito em edital público, das suas actividades sociais.
A partida será às 8,30 e chegada prevista às 19 horas.

sexta-feira, julho 13, 2007

/// TERTÚLIA LITERÁRIA - 242

- «Leste até ao fim a moção da Assembleia de Freguesia contra a Carta Educativa?», perguntou o d´Ois.
- «P´ra quê?... Já foi aprovada pro unanimidade por quem nos representa», respondeu o Três.

\\\ PERGUNTA D´OIS - 113

- O segundo presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi Agostinho Tavares, eleito pelo PS e sucedendo a Isauro Carvalho - que o viria a suceder. Explicada a questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem foi o presidente da Comissão das Obras da Ponte? Diremos amanhã.