"Falla-se agora muito n´uma ponte sobre o Águeda, em virtude de se dizer, quando o sr. Conde se aproximou do rio, que a estrada alli deveria ficar já com altura sufficiente para a sua construcção. Tal melhoramento era para Ois da Ribeira de grandissima importância porque, no inverno, no tempo das cheias, não podemos surtir-nos de lenhas ou matos das gândaras de Travcassô e Cabanões, sem termos de ir á volta por Águeda, o que é bastante penoso.Alem d´isso, ha occasiões em que as lanchas não podem atravessar para Cabanões, devido aos temporaes.
Dizem que ha annos, devido á iniciativa particular, se pensou em a construir, chegando a juntar-se uns 400 mil reis. Hoje poderá garantir-se a mesma quantia; mas isso o que é em relaçao á importância da obra?
O que é certo é que presentemente é o assumpto de todas as conversações e nós, se tivessemos valor e competência, haviamos de organisar uma representação aos poderes públicos, pedindo a construcção da ponte que é o melhoramento que todos desejam e o mais necessario à freguezia e que seria tambem de grande utilidade para as freguezias vizinha".
Jornal Soberania do Povo, de 12 de Fevereiro de 1905
Respeitada a redacção da época.
NOTA actual (12/Fevereiro/2005):
O correspondente assina-se Violetas e referia-se a uma visita do Conde de Águeda a Travassô, Cabanões e Casal de Álvaro, dia 29 de Janeiro de 1905. Era presidente da Câmara de Águeda, tinha sido agraciado com título semanas antes e recebera uma delegação de Ois da Ribeira na casa de João Pereira da Conceição, em Cabanões. Depois disso, visitaram a estrada para o rio (a hoje paralela ao aterro, para norte), que "necessita de grandes e urgentes reparos , que ha muito têm sido reclamados e que em breve espaço de tempo hao-de ser feitas".
Transcrito do primeiro
site da ARCOR,
Século XX