quinta-feira, julho 29, 2010

O «chumbo» do projecto do lar de idosos...



Lê-se isto nos jornais e nem se acredita. Para mais, o director do jornal já foi presidente da Arcor, o que torna a interpretação desta notícia ainda mais misteriosa.
Ei-la:
«A proposta da direcção da ARCOR para a elaboração de um novo projecto do lar de idosos foi “chumbada” pela assembleia geral. Nem sequer foi votada. A proposta sustentava-se na necessidade, imperativa, de corrigir as duas posições menos pontuadas na candidatura ao programa POPH e, por outro lado, adaptá-lo à nova legislação. Não entenderam assim os (poucos) associados que participaram nos trabalhos da assembleia - que entre abstenções e votos “mataram”, para já, a esperança de a ARCOR um dia vir a ter um lar de idosos - em candidaturas que se tentam aprovar nos programas estatais, já desde 2005.
A proposta de elaboração de novo projecto foi rejeitada, nem sequer, aliás, foi votada, pondo-se a votos a eventual remodelação do que foi apresentado ao POPH. Abstiveram-se Agostinho Tavares e Porfírio T. Pires (presidente e tesoureiro da direcção), Horácio Marçal (presidente da assembleia geral), Fernando Reis (secretário da AG), António Gomes e Diamantino Correia. A favor da remodelação do projecto que não foi contemplado, votaram Armando Ferreira e Armando Reis (presidente e membro do conselho fiscal), Hercílio de Almeida e Lurdes Cadinha.
O futuro dirá da (in)conveniência e sabedoria destas votações, tendo em conta o interesse do colectivo ribeirense.»
Com toda a franqueza, isto não dá para entender!

terça-feira, julho 27, 2010

A cultura ribeirense e o peixe frito


A Tuna organizou o seu fim de semana cultural e festa do peixe e as notícias que nos chegam confirmam o habitual desinteresse dos ribeirenses por este tipo de iniciativas: pouca gente vai ver. E muito menos participar.
A história é sempre a mesma: não se vai ver porque não se faz nada, mas faz-se alguma coisa e ninguém vai ver.
Como se costuma dizer: preso por ter cão e preso por não ter.
O que ainda me admira é como os directores das associações se dão á trabalheira de organizar este tipo de iniciativas: afzer festas para os outros e os outros não liga nenhuma.
Ainda bem, disse-me o meu tio, que houve peixo frito para comer. É que, segundo me disse, atraiu mais gente que o grupo de música popular que por la esteve aos berros durante a noite de sábado, ou mesmo para o mini-concerto da Tuna. Ao que parece, nem a curiosidade por conhecer o novo maestro levou os ribeirenses ao ribeiro.

domingo, julho 25, 2010

Assembleia da Arcor «chumbou» projecto do lar de idosos



A assembleia geral da Arcor não aprovou a proposta da direcção para elaborar um novo projecto do lar de idosos, para candidatar à segurança social. Segundo soubemos - e não foi por quem lá esteve - a ideia da assembleia geral passa por se refazer o projecto que concorreu ao PARES.
Se é essa a melhor solução, que assim seja!
Lamentável parece ser a continuada ausência de associados, sempre que se trata de discutir os assuntos da associação. Mas Óis da Ribeira já está habituada a isso e não é só na Arcor.

sábado, julho 24, 2010

Ribeirense Tiago Tavares no Europeu de Canoagem

O ribeirense Tiago Tavares vai integrar a selecção nacional
de canoagem que vai disputar o campeoato da Europa, de 28
de Julho a 1 de Agosto, em Moscovo. É campeão nacional e
vai disputar as provas de C1 em 200 e 1000 metros.
É filho de Jorge Tavares, neto de Maria Martins e António
Tavares da Conceição, bisneto de Ramiro de Oliveira.
A partida para a capital da Rússia está marcada para a próxima
segunda-feira, dia 26 de Julho.

sexta-feira, julho 23, 2010

As noites da margem ribeirense da pateira

A pateira tem destas imagena maravilhosas, que agora
redescobri na net. Os passadiços com a luz a reflectir-se
da direita, furandos os ramos das árvores, até se
reflectirem na nossa frente.
Foi tirada DAQUI.

quinta-feira, julho 22, 2010

Assembleia da Arcor para tratar do lar de idosos

A assembleia geral da Arcor vai reunir-se na noite de amanhã e, segundo se lê na convocatória espalhada por Óis da Ribeira, é para tratar de assunto relacionado com o lar dos idosos. Será que vamos ter lar? Gostaria de acreditar que sim! Vamos esperar!
A sessão é extraordinária, o que nos aguça o apetite para acreditar. Vai decorrer às 21 horas, na sede - uma hora depois da marcada na convocatória, como mandam os estatutos.

quarta-feira, julho 21, 2010

Quatro campeões nacionais de canoagem da ARCOR


As duplas de canoístas da ARCOR António Baptista/Luís Silva (C2 juniores) e Volodymyr Perekhodov/Valery Shuftakim (Veteranos C), sagraram-se campeões nacionais de maratona de canoagem.
As provas decorreram no rio Cávado, na vila do Prado, e o Clube Náutico de Ponte de Lima venceu colectivamente, com 252 pontos. Seguiram-se o Náutico de Prado (197) e o Liga-Dura (182). A ARCOR foi décima, com 104. O GICA ficou em 13º. lugar (60).
Resultados individuais dos atletas da ARCOR e do GICA, de:
- C1 juniores: Diogo Ferreira, do GICA, 1º . lugar, campeão nacional de maratonas. 2º.-Fábio Lopes, da ARCOR, vice-campeão nacional.
- C2 juniores: 1º.-António Baptista/Luís Silva, da ARCOR, campeões nacionais; 2º.-Diogo Ferreira/Vasco Braz, GICA, vice-campeões.
- K1 cadetes: 14º.-Alexandre Pires, da ARCOR.
- K1 cadetes femininos: 15ª.-Andreia Fernandes; 17ª.-Ana Rita Laranjeira, da ARCOR.
- C1 cadetes: 9º.-Amílcar Pina, da ARCOR.
- K1 juniores: 22º.-Hugo Macedo; 27º.-Emanuel Macedo, ambos da ARCOR.
- K2 cadetes: 6ºs.-João Pereira/Alexandre Pires, da ARCOR.
- K2 cadetes: 8ªs.-Ana Rira Laranjeira/Andreia Fernandes, da ARCOR.- C2 cadetes; Amílcar Pina/Sandro Maia, da ARCOR.
- K2 Veteranos B: João Brico/Rui Figueiredo, da ARCOR.
Notícia e fotos DAQUI

segunda-feira, julho 19, 2010

Toponímia de Óis da Ribeira

Óis da Ribeira, no antigo largo do Cruzeiro - onde eu nunca conheci cruzeiro algum. Diziam os meus avós que esteve lá a fonte da rua que vai para a ponte. O largo chama-se agora do Centro Social e já se chamou também Jacinto Bernardo Henriques - pessoa que ninguém me sabe dizer quem é e que agora é o nome da rua da ponte.
Assim é toponímia de Óis da Ribeira.

domingo, julho 18, 2010

Óis da Ribeira participou no «Povo que Lavas no Rio Águeda»

Óis da Ribeira esteve em peso no espectáculo «Povo que lavas no rio Águeda?» e nós - que não o vimos, pois já não havia bilhetes quando os procurámos - socorremo-nos do habitualmente sempre bem informado blogue ARCOR D´OIS para aqui mostrarmos os canoístas em plena actuação.
Ver AQUI.

sábado, julho 17, 2010

O ninho da cegonha na coluna abandonada dos Crastos

Uma volta a pé pela Óis da Ribeira rural suscita sempre perspectivas diferentes. Como esta velha coluna abandonada no campo, na zona dos Crastos, se me lembro bem. E lá continua o ninho, com a cegonha a espreitar por cima da lenha com que o construiu. O diacho é que na maior parte da vezes passamos por estas coisa e nem damos por elas. Mas a cegonha e a família por lá continuam...

quinta-feira, julho 15, 2010

ARCOR e Tuna no «Povo Que Lavas no Rió Águeda»

Ois da Ribeira vai estar amanhã no espectáculo «Povo que Lavas no Rio Águeda», que vai decorrer na antiga piscina fluvial, a montante da ponte do Ribeirinho. Estará a ARCOR - com o grupo de teatro e a secção de canoagem - e a Tuna Musical. O espectáculo começa às 22 horas e repete no sábado, à mesma hora.

quarta-feira, julho 14, 2010

António Bastos é o novo maestro da Tuna de Óis

A Tuna Musical de Ois da Ribeira realizou o Concerto de Verão e apresentou o novo maestro: António Rodrigues Bastos, 41 anos, de Eixo.
O currículo do novo director musical da agremiação cultural ribeirense iniciou-se em 1994, na Banda de Eixo. Passou depois pelo Conservatório de Música de Aveiro, Banda do Exército, cursos livres da Universidade de Aveiro, direcção da Orquestra Juvenil de Eixo, vários cursos de direcção e diversos estágios de formação.
A Tuna Musical apresentou um reportório renovado, que agradou a todo o público e que, no final, foi mostrando a satisfação com este novo “som” da Tuna.
Pena, realmente, foi que os ribeirenses não tivessem aderido, mas talvez ouvindo de boca em boca dos que lá foram, estejam presentes no fim de Semana Cultural deste ano, de 24 e 25 de Julho - no qual haverá um concerto na tarde de domingo.
António Bastos, no final do concerto, referiu «ter pena que os alunos da Escola de Música não estivessem acompanhados pelos pais, por forma a incentivá-los a cultivar ainda mais a arte musical».

Notícia e foto DAQUI.

segunda-feira, julho 12, 2010

Semana Cultural e Festa do Peixe da Tuna Musical

A Tuna tem novo maestro - é António Bastos, de Eixo, e foi apresentado no Concerto de Verão, no sábado - e prepara-se para realizar o Fim de Semana Cultural, nos dias 24 e 25 de Julho.
O programa inclui a chamada Festa do Peixe - da pateira e sempre a sair. No sábado, actuará o Grupo «Nova União», às 22 horas. Domingo, será celebrada missa campal (9) e a Tuna dará um concerto (15,30).

domingo, julho 11, 2010

Óis da Ribeira na «Povo que Lavas no Rio Águeda»

Óis da Ribeira vai participar na iniciativa cultural
associativa «Povo que Lavas no Rio Águeda», que
está marcada para 16 e 17 de Julho. Estará representada
pelo Grupo de Teatro e Secção de Canoagem da Arcor e
pela Tuna Musical. Que por lá se exibam em bom nível!

sábado, julho 10, 2010

Novo maestro da Tuna Musical de Óis da Ribeira

A Tuna Musical de Óis da Ribeira já tem novo maestro há
algum tempo e a apresentação oficial está marcada para logo
à noite, no salãoo do restaurate Pôr-do-Sol. É quando, a partir
das 21,30 horas, se realiza o chamado Concerto de Verão - outra
novidade na história da associação presidida por Manuel Soares.
As entradas são livres.

sexta-feira, julho 09, 2010

Óis da Ribeira não foi ao Inter-Freguesias de Futsal 2010

Ao ler a imprensa regional de hoje verifiquei com desgosto que Óis da Ribeira não participa não Torneio Inter-Freguesias de Futsal. Não faço ideia porquê, mas fiquei triste.
Fui aos arquivos e encontrei a equipa que se apurou para os 1/4 de final do torneio de 2007, sendo depois eliminada (0-3) por Barrô. Em cima, da esquerda para a direita, Fernando Pires e Rui Fernandes (presidente e tesoureiro da Junta), Marco Lemos, Rui Santos, Júlio Viegas, Bruno Carvalho, Luís Ferreira e Fábio Nunes. Em baixo: António Gomes e António Fernando (massagistas), Otelo Melo, Carlos Samuel (guarda-redes e treinador), Afonso Almeida, Mitó e André Ferreira.

quinta-feira, julho 08, 2010

Teatro deu lugar à música e só há concerto da Tuna


O Grupo Cultural Semente (foto), de Eixo, estava anunciado para actuar em Ois da Ribeira no próximo sábado, às 21,30 horas. A mesma hora do Concerto de Verão da Tuna.
O grupo de Eixo apresentaria a peça “A Irmã Indiscreta” e actuaria no salão cultural da ARCOR. A Tuna, na mesma hora, mas no salão do restaurante Pôr-do-Sol, apresentaria (e vai apresentar) o novo maestro, António Neves - curiosamente também de Eixo. Não deixaria de ser estranho - ou apenas uma infeliz coincidência... - que duas associações de uma freguesia tão pequena como Ois da Ribeira, marcassem para a mesma hora e o mesmo dia, dois acontecimentos que, certamente, dividiriam a população. O que, de resto, já nem seria a primeira vez! Prevaleceu o bom-senso e a ARCOR adiou a representação teatral. Outra coisa não daria para entender. Sábado, dia 10 de Julho, portanto, há só o Concerto de Verão da Tuna Musical. O teatro fica para outras “cenas”.
Notícia DAQUI.

quarta-feira, julho 07, 2010

Somos menos!!! Seremos melhores????!!!!

A população de Óis da Ribeira está a diminuir, segundo se lê no site oficial da Câmara Municipal de Águeda. Somos menos! Entre o censo de 1991 e o de 2001 (o último que éconhecido), ficámos a ser menos 107 - 828 em 1991 e 721 em 2001.
Isto, obviamente, se os dados oficiais estão certos. Ou se os respectivos censos foram feitos como deviam ser!! De todo o modo, dá que pensar!!!
Olhando a coisa pela positiva, pergunto eu se, sendo menos, não seremos melhores. Ao menos valha-nos isso!

segunda-feira, julho 05, 2010

Pouca gente na Festa da Paróquia de Óis da Ribeira

A festa da Paróquia foi anteontem e, segundo li no site do padre Júlio, a coisa esteve pró pouco participada. Para aí uma centena de pessoas - quando, fazendo fé no mesmo site, em outros anos, já houve vezes que que foi mais de metade da população - quaquer coisa, a ser assim, como 300 e tal.
Ao que parece, já nem para comer e uma tarde de borga a malta de junta. Ouzse calhar foi por estar muito calor.
Que quiser ir ver as fotos, é ir AQUI.

domingo, julho 04, 2010

A reacção do sr. Costa a um comentário deste blogue

Uma pessoa chega de uns dias de boa-vai-ela e fica surprendida com os comentários que andam num blogue da terra, o ARCOR d´OIS, por causa de inocente comentário editado neste - a propósito da saída do sr. Leonildo Costa de ensaiador do grupo de teatro da Arcor.
Escusava o sr. Costa de ir pedir ao vizinho para publicar a sua opinião, pois a publicaríamos nós neste blogue, sem qualquer problema. A verdade é que não no-la enviou e o nosso endereço anda bem visível por aqui. Não foi por isso que não no-la enviou. E, por outro lado, nem me parece que seja muito curial da parte do editor do ARCOR d´OIS fazer publicar a opinião - num espaço que nada teria a ver com ele.
Mas pronto, já está, já está...
Quem tiver curiosidade, por ir ver AQUI.

sexta-feira, julho 02, 2010

Tuna Musical tem um novo maestro


A Tuna de Óis da Ribeira vai ter um maestro novo e sabe-se que é de Eixo - para substituir Nuno Almeida, que também é saxofonista.
Não são conhecidas as razões, mas apenas que o novo maestro já dirgiu a Tuna na festa da 1ª. comunhão, em Maio.
A apresentação tem direito a concerto próprio - a que a Tuna chama Concerto de Verão. Está marcado para a noite de 3 de Julho, de amamhã a uma semana, às 21,30 horas, e vai decorrer no salão do restaurante Pôr-do-Sol com entradas livres.
O novo maestro chama-se António Bastos e é o terceio desde que a Tuna foi reactivada - em 1993. Primeiro Carlos Matos (Bigodes) e depois Nuno Almeida.

quinta-feira, julho 01, 2010

Arcor ganhou prova de canoagem em Ílhavo


A ARCOR venceu o Troféu Cidade de Ílhavo, em canoagem, disputado na ria de Aveiro no passado sábado. Somou 189 pontos - seguida do Torreira (156) e do IDEC, de Cacia (109).
A equipa de Ois da Ribeira obteve cinco primeiros lugares individuais, seis segundos classificados e um terceiro
K1 seniores:-2º.-André Santos; 4º.-André Coelho.
- K1 juniores: 5º.-Emanuel Macedo; 7º.-Hugo Macedo.
- C1 Juniores: 1º.-António Baptista; 2º..-Luís Silva.
- K1 Cadetes: 2º-Alexandre Pires; 4º.-João Pereira.
- K1 Cadetes: 1º-Andreia Fernandes; 2º.-Rita Laranjeira.
- C1 Cadetes: 2º.-Amílcar Pina; 3º.-Sandro Maia.
- K1 Infantis: 6º.-Adriano Coelho; 7.º-André Monteiro; 9º.-Arménio José.
- K1 infantis: 4ª.-Mariana Tavares.
- K1 Iniciadas: 1ª.-Cíntia Espinhal; 2ª.-Mariana Fernandes; 4ª.-Patricia Fernandes; 5ª.- Marta Brinco.
- K1 Veteranos B: 1º.-Rui Figueiredo.
- K1 veteranos C: 1º.-Valery Shuftaykin; 2º.-Volodimir Perekhdov.
Notícia
DAQUI e foto DAQUI.