segunda-feira, dezembro 31, 2012

Sorteio de Natal da Canoagem da Arcor

A Secção de Canoagem da Arcor organizou um sorteio de Natal, com um cabaz como prémio. A rifa premiada foi a nº. 1609 e pertence a João Viegas, 1º. secretário da assembleia geral da associação e natural e residente em Óis da Ribeira. A foto e a dica foram retiradas do página de facebook da secção, com a devida vénia.
A ideia, segundo se sabe, foi angariar fundos e não foi mal lembrada, não senhor. A trabalhar é que se faz alguma coisa, é que se constrói e prepara o futuro.

domingo, dezembro 30, 2012

Os jacintos ficaram a dormir no parque...

Os jacintos nadaram nas águas da cheia e ficaram a dormir pelo espaço do parque de merendas fora, a nascente da estrada que vai para a capela de Santo António - que está limpa, como se vê na foto. Ora se a estrada foi limpa, porque não levaram estes jacintos? Por falta de tempo não foi, de certeza, porque a cheia foi há exactamente duas semanas, como então aqui falamos. São os mistérios da vida.
Ver AQUI

sábado, dezembro 29, 2012

Jacintos nas redes do patódromo de Óis da Ribeira

A praga dos jacintos «colou-se» a rede do antigo patódromo de Óis da Ribeira, que a Junta em boa hora resolveu criar mas do qual aparentemente se esqueceu. Os patos, segundo dizem, nadaram para a margem de Fermentelos, onde lhe dão de comer, e por lá ficaram. Sim, porque eles são patos mas não são burros.
Vieram e foram as cheias, as águas subiram e os jacintos ficaram ali pespegados, à espera que os tirem. Vão de certeza ficar lá até ao ano que vem.

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Festa de Natal da Arcor

A Arcor realizou a sua festa de Natal e a página de facebook da Paróquia dedica-lhe uma mão cheia de fotografias, que o d´Óis Por Três credita ao padre Júlio. Não sabemos exactamente o dia do evento, porventura terá sido na sexta-feira, dia 21 de Dezembro, mas deixamos aqui esta imagem das crianças que serão o futuro da associação e da freguesia. Já agora, um bom novo ano de 2012.
O leitor pode ver mais fotos aqui

quinta-feira, dezembro 27, 2012

O presépio paroquial de Óis da Ribeira...

O presépio da Paróquia de Óis da Ribeira, no adro da Igreja, Dezembro de 2012. O d´Óis Por Três gostou de ver, como nos últimos anos, um presépio arejado, simples, bonito, em público, onde todos o podem ver, apreciar, comentar e fotografar.
Antigamente, era dentro da igreja, à frente do altar do lado direito da nave principal, e o que mais gostava de ver era o burrinho com o pescoço pendurado numa mola e que nós fazíamos abanar, com um assopro e mais outro assopro, com os nossos pais a puxarem-nos pelas orelhas, porque assoprar no burrinho e por-lhe o pescoço a abanar era pecado. 
Agora, afinal, não havia burrinho nenhum no nascimento de Jesus Cristo, segundo escreveu o Papa. Vá lá a gente entender a história. 

quarta-feira, dezembro 26, 2012

A iluminação de Natal no largo do Centro Social

A imagem não tem a melhor qualidade, mas foi o que anteontem à noite saiu da caixa mágica que é o telemóvel que fotografa. Trata-se da iluminação de Natal no largo do centro social de Óis da Ribeira, com a sede da Arcor e da Junta de Freguesia ao fundo. Até que fica engraçada a zona, para mais saindo-se dali e seguindo pela rua da Igreja, que está completamente às escuras.
A propósito disso, e disso aqui falámos ontem, por onde andam as autoridades locais que, tanto quanto se sabe, não questionaram a EDP sobre tal. Ou, se falaram, nada adiantou. Gaita para isto!  

terça-feira, dezembro 25, 2012

Ruas às escuras em Óis da Ribeira

A mancha escura que se vê na imagem é a rua Benjamim Soares de Freiras, fotografada ao princípio da noite de ontem, noite de Natal, do lado do largo do Cruzeiro. Está às escuras. 
A mancha branca que se vê à direita, ali em baixo, é o reflexo do farol de um carro estacionado no espaço da casa da fancesa. O ponto branco à esquerda, mais acima, é o reclamo luminoso do Café Império. A luz vermelha é da iluminação de Natal do largo da Igreja.
O D´Óis Por Três já tinha lido algures que a EDP tinha as ruas de Óis às escuras, há umas duas semanas. Ontem  confirmou a notícia: não há iluminação pública nesta rua de Óis. Vá lá perceber-se porquê!

segunda-feira, dezembro 24, 2012

Exposição sobre Óis da Ribeira

Luís Neves pensou organizar uma exposição sobre Óis da Ribeira e tem vindo a elencar uma série de documentos, até mesmo anteriores ao século XX.
«Seria também uma boa oportunidade para mostrar o famoso tear, que ao tempo se falava na recuperação do mesmo… como aliás se pode ver e ouvir no vídeo sobre Óis, durante a entrevista ao Presidente da Junta, Fernando Pires. Eu já o vi, ainda há poucas semanas, todo desmontado e a ganhar tudo menos a forma correcta», diz ele, no post que subscreveu a dar notícia da ideia. 
Ver AQUI

domingo, dezembro 23, 2012

Direcção da Arcor não se recandidatou

Foi um embora, o inefável secretário; foram dois, a simpática vogal; vão todos embora da direcção da Arcor, menos de dois anos depois de tomarem posse. O discurso potenciador do presidente, então muito reportado na imprensa local e blogues da terra, afinal, fica-se por aqui, o que é pena. Muito se esperava do elenco directivo liderado pelo dr. João Gomes, o primeiro da foto, à esquerda, da sua experiência e conhecido conhecimento; do currículo associativo do secretário Hercílio de Almeida (o segundo); da juventude e irreverência do vice-presidente Sérgio Almeida (o terceiro); da surpresa que se esperava do tesoureiro Rui Cardoso (o quarto) e da competência profissional na área social da vogal Ondina Soares (a primeira, da direita).
A eles se juntaram o «polis» Victor Melo e o disponível José Martins Alves. Pois, menos de dois anos depois da posse, não se recandidatam. Nenhum deles. Não sabemos se o mesmo acontece da parte do conselho fiscal e da assembleia geral. Mas será esta a decidir. Vamos ver. 
A propósito: por onde andam os grandes nomes de Óis? A assobiar para o lado? Não se candidatam?

sábado, dezembro 22, 2012

Eleições na Arcor e concerto de Natal da Tuna

Hoje é dia de eleições na Arcor, com a respectiva assembleia convocada para as 19,30 e estando as urnas abertas até às 21, no centro social. A esta hora, no salão cultural, começará o concerto de Natal da Tuna. O dia é, pois, de grande actividade associativa em Óis da Ribeira, envolvendo as duas instituições locais.  
Sobre o acto eleitoral, pouco se pode dizer - a não ser que era intenção da actual direcção não se recandidatar, assim que cumpra este seu primeiro mandato de dois anos.  

sexta-feira, dezembro 21, 2012

As politiqueirices, os políticos e a ponte de Óis....

O jornal do jornalista de Óis dá conta do desagrado do presidente da Câmara de Águeda pelo atraso do processo das cheias de Águeda, que incluirão uma ponte nova em Óis, acusando-os de inércia. Isto é muito engraçado: o sr. presidente da Câmara Municipal de Águeda é presidente há 7 anos e o governo central do partido dele saiu há ano e meio. Portanto, há 5 anos e meio coincidentes dos dois governos socialistas - o central e o camarário.
Assim sendo, porque é que o sr. presidente da Câmara não se queixou nesses tais 5 anos e meio e só o faz agora, que o governo é de outro partido? Podia ter falado antes. E devia. 
São uns politiqueiros e umas politiqueirices que valem o que valem.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Noites de Óis da Ribeira às escura...

A chamada chinesice da notícia que está na imagem, deixou o d´Óis Por Três desconfiado: não há luz pública em Óis há varias noites? Francamente, desconfiámos e por isso mesmo nada melhor quer uma telefonadela. Pois, é verdade, há uma semana que não há iluminação pública em Óis. Agora mesmo, às 18,42 horas de 20 de Dezembro de 2012, as ruas de Óis estão às escuras. Então o que é que andam a fazer os nossos eleitos do poder local? Não reclamam à EDP? Se assim é agora, e são autarcas da terra, podemos imaginar o que será quando foram autarcas de outras origens a preocuparem-se com os problemas de Óis. Vai ser uma... escuridão.
Ou será que isto é já o fim do mundo, anunciado para amanhã?!

quarta-feira, dezembro 19, 2012

Atletas da Arcor na selecção nacional de cadetes

A Arcor tem mais 3 atletas em estágio de selecção nacional, neste caso na de cadetes, são eles Luís Santos, Arménio José e Mariana Pires.  É notável como um clube com a dimensão da Arcor «fabrica» tantos atletas de selecção. Recordemos que Tiago Tavares e Fábio Lopes estão na de sub-23.
Segundo se lê na notícia, estarão de estágio entre 26 e 30 de Dezembro, em Montemor-o-Velho e no domingo, na selectiva de cadetes, Arménio José foi primeiro em C1 e Luís Santos o terceiro. Quinta, foi Mariana Pires (K1) e 24º. classificado Leandro Melo (K1). Se são assim, quando toda a gente se queixa da falta de apoios, o que não seriam, caso tivessem. Parabéns para eles.

terça-feira, dezembro 18, 2012

O Natal é de hoje a 8 dias...

O Natal será de hoje a 8 dias e não será como dos outros anos, com menos prendas, menos jantares de família, menos tudo.  Não faltará um sorriso para as crianças mas já não sei se, em muitos lares, se repetirá a cena do sapatinho na chaminé, à espera que desça o Pai Natal.

O Pai Natal já não vai a todas as casas, anda com o saco menos cheio, tem menos prendas para dar, e as crianças de hoje já não acredita tanto nessas coisas mas mais nas compras dos pais nos supermercados.

Sobre o Natal, o que disse Lucas (2:4-7):

"José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, a cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida. E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoira, por não haver para eles lugar na hospedaria". 

Bom Natal para todos os ribeirenses!


segunda-feira, dezembro 17, 2012

Assembleia da Tuna Musical de Óis da Ribeira

O fim de ano ribeirense é farto em assembleias. No sábado, foi a da Freguesia, que aprovou o plano de actividades e orçamento de 2013 e o contrato de comodato com a Tuna,  cedendo-lhe a sede antiga por 99 anos. Por outras palavras, para sempre.
Sábado, dia 22, é a assembleia eleitoral da Arcor, no mesmo sítio (centro social) onde decorrerá o concerto de Natal da Tuna. A AG da Tuna entre as 19,30 e as 21 horas, o concerto a partir das 21. É caso para dizer que os novos órgãos sociais terão música a celebrar a sua eleição.
Como é Tuna que está a dar, a 28 será a vez da reunião da sua assembleia geral, para votar o plano de actividades para 2013. É um fartote de assembleias.  

domingo, dezembro 16, 2012

Jacintos «invadiram» a estrada do Santo António


As cheias da pateira levantaram os jacintos que a voltaram  a«encher», sem que a tal draga as venha limpar - já que as Juntas de Freguesia não receberam a guita da Hidráulica e deixaram de fazer tal trabalho.
Assim, os jacintos deram-se ao luxo de se instalarem na estrada e desta maneira interrompendo o trânsito.
A foto é das 14,30 horas de hoje, tirada quando, depois de breve passagem pela capela de Santo António, quisemos dar uma volta pela pateira. Tivemos de voltar para trás. 
À esquerda, vê-se o hangar de canoagem da Arcor e não custa compreender que, com a «jacintada» instalada na pateira, também os treinos da modalidade são prejudicados.

sábado, dezembro 15, 2012

Concerto de Natal da Tuna de Óis da Ribeira

O Concerto de Natal da Tuna de Óis da Ribeira está marcado para a noite de 22 de Dezembro. no salão cultural da Arcor, a partir das 21 horas. Esta actividade já se tornou tradicional nas realizações tunantes e constitui um bom momento de cultura e de convívio entre os ribeirenses, que registamos com agrado e prazer. 

sexta-feira, dezembro 14, 2012

Mariana Pires recebeu menção honrosa da ANATA

A atleta Mariana Pires, da Arcor, foi galardoada com uma menção honrosa pela ANATA, no decorrer da cerimónia de entrega dos Judeus de Ouro de 2012. A jovem canoísta venceu a prova de K1 iniciadas das finais das 1ªs. Pagaiadas – o equivalente ao título de campeã nacional. A prova foi disputada em Águeda, a 15/16 de Setembro deste ano.
A foto mostra o momento em que recebe o documento, da mão de Manuel Coutinho, presidente da direcção da ANATA, no jantar que decorreu no Hotel Palácio da Borralha, a 8 de Dezembro passado.
Arménio José, outro atleta da Arcor, também foi galardoado com uma menção honrosa, mas não compareceu na cerimónia

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Fábio Lopes nos treinos da selecção nacional

Há outro canoísta da Arcor convocado para os treinos da selecção nacional de sub-23, que é Fábio Lopes, como se documenta na cópia da notícia de um jornal de Águeda, precisamente o de um antigo presidente do clube. 
O d´Óis Por Três mão tem por hábito ler notícias desportivas e reconhece que tem perdido com isso, nomeadamente porque não tem conhecimento atempado destes êxitos de atletas do clube da terra.
O outro atleta convocado, como há dias aqui dissemos, é Tiago Tavares que, afinal, foi dispensado dos treinos da primeira semana.
Esta notícia confirma um velho slogan que se lia nos jornais de antigamente: «Ler jornais é saber mais». Na verdade assim será, desde que dêm notícias e não espalhem boatos. De todo o modo, parabéms para os dois atletas e para o clube de Óis da Ribeira.



quarta-feira, dezembro 12, 2012

Assembleia na (ainda) freguesia de Óis da Ribeira


O próximo sábado, dia 15 de Dezembro de 2012, vai ser o da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, para analisar e votar  o último orçamento e plano de actividades da Junta de Freguesia - o de 2013. Dois mil e... 13, que raio de número de azar.
A Assembleia de Freguesia, sendo a do último orçamento da autarquia ribeirense, deveria ser registada em fotografia para a posteridade. Para memória futura e a possibilidade de, daqui por não sei quantos anos, se saber quem foram os ribeirenses que, com o seu voto, «enterraram» a freguesia nesse mal interpretado processo da reorganização administrativa. 
A assembleia, por isso mesmo, será histórica, razão porque deve ficar para a história. Pensa o d´Óis Por Três de que.

terça-feira, dezembro 11, 2012

Está um frio do caraças...


O frio tem sido um frio do caraças e o que mais me vem à cabeça é a lareira da casa dos meus avós, cheia de molhos de vides e lenha miúda, para atiçar às rachas e estas a arder e eu com os sapatos ou as botas em cima do lume, até queimar as solas e apanhar frieiras. Coisas tão boas como estas é que nos fazem ter saudades da criancice e adolescência. E havia também as fogueiras de rua, onde se juntava a malta nas noites de passagem de ano e de S. João.
O que depois vem a lembrança é a escola e de quando a  professora nos ensinava que o fogo é, a par da terra, do ar e da água, um dos quatro elementos primordiais dos quais tudo deriva! Esta teoria filosófica remonta à Grécia Antiga, e o que é certo é que nos sentimos atraídos por eles. Ai as coisas que a gente sabe, depois esquece e às vezes lembra só porque está um frio de rachar e temos saudades da lareira da casa dos avós, a arder cheiínha de lume. Mas qual fogão de sala, qual quê? O lume da lareira é que é bom.

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Secção de Canoagem da Arcor tem página no facebook

A Secção de Canoagem da Arcor já tem página no facebook, com a capa de rosto que reproduzimos.
A página tem fotos e tem notícias, certamente actualizadas, e o voto que fazemos é de que assim continue, não lhe acontecendo o mesmo que à página oficial da associação (cuja última actualização é de 18 de Novembro) e aos blogues das secções de canoagem e da secção de teatro, com o último post é de 12 de Julho de... 2011. Têm sido o que têm sido. Oxalá, para divulgar a Arcor pelos 5 cantos do mundo e em todo o lado onde viva um ribeirense.

domingo, dezembro 09, 2012

Tiago Tavares na selecção nacional de sub-23

O d´Óis Por Três não é especialista de desporto e raramente dele fala, mas não pode deixar de registar o facto de um atleta ribeirense ter sido de novo convocado para a selecção nacional de canoagem. É Tiago Tavares, de novo chamado à selecção de sub-23.
O atleta foi medalha de bronze no campeonato da Europa, no ano passado e o d´Óis Por três perdeu o número de títulos de campeão regional e nacional que tem no seu currículo desportivo. Por isso e por todo o mais, não podíamos deixar de aqui frisar o facto, o que fazemos com muito gosto.

sábado, dezembro 08, 2012

Jacintos a dar com um pau...

Tarde de jacintos na pateira, por volta das 15 horas de hoje, dia 8 de Dezembro, feriado nacional. Foto tirada do passadiço ao lado do coreto e em frente ao hangar de canoagem da Arcor, em Óis da Ribeira.
Há por lá jacintos a dar com um pau, jacintos para dar e vender, se alguém os comprasse.

sexta-feira, dezembro 07, 2012

O foral de Óis da Ribeira «comprado» há 29 anos

O site Ois da Ribeira.Net, de Luís Neves, tem uma interessante cronologia de acontecimentos relacionados com Óis da Ribeira e nela foi possível ver que a Câmara de Águeda, em reunião de 7 de Dezembro de 1983, há precisamente 29 anos, decidiu adquirir o foral da vila de Óis da Ribeira. 
O d´Óis Por Três já algumas vezes falou do foral e volta a pôr a mesma sugestão, que nunca ninguém ouviu, ou parece: seria interessante que a Junta de Freguesia o procurasse expôr em Óis, para que os ribeirenses o pudessem conhecer. Julgamos que não seria difícil. E convirá não esquecer que, entro de três anos e tal se comemorarão os seus 500 anos, data que por si só merecerá ser bem festejada pelo povo. É bom que a Junta comece a pensar nisso, em tempo devido.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

A localidade da Pateira de Óis




A notícia da detenção de dois pescadores, quiçá, foi a razão para o aparecimento do nome da nova freguesia, resultante da agregação: Pateira de Óis. É assim que um jornal identifica a localidade onde, a 1 de Dezembro, a GNR cometeu essa façanha - enquanto muita outra gente anda por aí a roubar pessoas e a assaltar casas, lojas, escritórios e fábricas, continuando impunes perante a lei e a rirem-se dela e das forças policiais.
Tristezas legislativas à parte, salvemos o nascimento da nova localidade: Pateira de Óis. Só que não parece que fica muito bem. Para se chamar Pateira de Óis, deveria ser com freguesias ribeirinhas da lagoa. Ora o que os nossos autarcas fizeram foi aprovar a agregação com Travassô.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Roubaram os fios de telefone da PT

A freguesia de Ois da Ribeira esteve dois dias sem telefones e internet, por terem cortado e roubado o cabo que, de Cabanões, atravessa o rio Águeda.
O corte e roubo foi identificado na manhã de 29 de Novembro e logo comunicado à PT - que mandou ao local uma equipa técnica. Só que não resolveu coisa nenhuma de imediato, e, na manhã de 6ª.-feira, os serviços de avarias limitavam-se a dizer que o cabo tinha sido roubado, que estavam a analisar a situação e que tinham a terça-feira seguinte (4 de Dezembro) como o dia provável para solucionar  o problema. Felizmente, acabaram por resolvê-lo durante o dia de 6ª.-feira (30 de Novembro), assim evitando mais prejuízos aos clientes ribeirenses.
Não são conhecidos os autores do roubo, que as autoridades policiais investigam.

Notícia DAQUI
e foto DAQUI

terça-feira, dezembro 04, 2012

Pescadores detidos pela GNR na pateira de Óis


A GNR de Águeda, segundo os jornais, deteve dois pescadores de 27 anos, encontrados na pateira de Óis da Ribeira a pescar depois do pôr do sol do dia 1 de Dezembro, sábado passado.
A detenção ocorreu cerca das 18,45 horas e os dois pescadores não identificados ficaram sem todo o material que ali tinham, nomeadamente duas canas de pesca, um camaroeiro, anzóis, linha e diverso material utilizado na pesca. E foram notificados para comparecerem  no Tribunal da Comarca do Baixo Vouga, em Águeda, na manhã do dia 3, segunda-feira. A notícia não diz o que lhes aconteceu.
O curioso disto não é que a GNR tenha detido os dois pescadores por, às sete menos um quarto do dia da  restauração de Portugal (e por acaso o último feriado nacional deste dia) estarem a pescar. É curioso por,  provavelmente, não ter resposta se lhe perguntarem por gente que anda por aí a assaltar casas, lojas, escritórios e fábricas. Pois, pois...

segunda-feira, dezembro 03, 2012

A crise e a iluminação de Natal

A iluminação de Natal de há dois anos era melhorzinha que a deste ano, como ontem aqui mostrámos, São efeitos da crise, supõe-se, e na hora de poupar, pois que se conhece pelo que é menos necessário, que pode ser considerado luxo e, afinal até se pode dispensar. Crise é crise! para o ano, quando Óis já estiver junta com Travassô, quem sabe se as coisas já não serão melhores. Assim tenha passado a crise.

domingo, dezembro 02, 2012

Exposição Fotográfica na Pateira



Ontem, 1 de Dezembro, foi dia de Expedição Fotográfica
na Pateira - a primeira. A notícia é de há 6 anos e relata que o dia esteve excelente, os fotógrafos vinham vem «armados» e «saíram» fotografias excelentes. O melhor é (era) ir ver, não para crer mas para consolar a vista com a arte dos fotógrafos. Algumas das fotos já estão(avam) disponíveis em http://forumfotografia.net/index.php?showtopic=25586&st=0

sábado, dezembro 01, 2012

Iluminação de Natal em Óis da Ribeira

O mês de Natal começou hoje e nada melhor que, relativamente a Óis da Ribeira, fazer o registo fotográfico da iluminação da época. O que o leitor está a ver é o que se pode ver no largo em frente à igreja, Pobrezinho, é verdade, mas alegrete. Até porque quem dá o que tem a mais não é obrigado. 

sexta-feira, novembro 30, 2012

Chegamos ao mês de Natal...



O mês de Novembro chega hoje ao fim. É o mês de saudade dos nossos familiares e amigos que já partiram, e que, logo no dia 1, nos junta na igreja e nos cemitérios, para os evocar e,  muitos de nós, na única vez que nos vimos durante o ano inteiro.
Amanhã, começa Dezembro, o mês de Natal, de partilha, de prendas e doçarias, de presépios e sonhos para o novo ano. Estamos, pois, já em tempo de Natal, tempo que vai frio e chuvoso. Porém, aquecem os corações e aumentam as esperanças de que o futuro próximo seja melhor. Isto é: que o ano de 2013 (e 13 até é número de azar!!!...) seja bem melhor que este 2012 que está a acabar e não deixa grandes recordações. Bem pelo contrário.
O Natal de Ois da Ribeira, recordo-o principalmente das prendas e da construção do presépio, que nos animava nas férias da época e que nos levava a ir ver a cabana do Menino Jesus à Igreja. E os leilões que se faziam no adro, no final das missas, com bolos, chouriços e pés de porco, frutas, rabanadas, filhoses e bilharacos. Era giro! Agora, que eu saiba, já não há nada disso! O Natal, como o país, também já está diferente e não é para melhor.

quinta-feira, novembro 29, 2012

Manutenção do percurso pedestre "da Pateira ao Águeda"


O primeiro percurso pedestre de Águeda, o "da Pateira ao Águeda”, foi inaugurado a 22 de Novembro de 2008, já lá vão quatro anos. Foi a um sábado e, nessa amanhã, cerca de duas centenas de participantes tiveram a primazia de calcorrear o trilho em ambos os sentidos, podendo ver e sentir a imensa variedade de elementos naturais e paisagísticos que o compõem, num enquadramento de enorme tranquilidade e beleza. 
Os caminheiros, escrevia o d´Óis Por Três, podiam (e podem) seguir por caminhos florestais e tradicionais, ora nas margens da Pateira ora afastando-se dela,  ao encontro de elementos tão distintos como a Lagoa Férrea, o embarcadouro do Cértima, a Fonte de Valbom, o Observatório da Pateira ou a Várzea do Águeda, por onde bosques de castanheiros, carvalhos e loureiros rivalizam com a flora junto à margem, onde sobressaem grandes manchas de caniços. Entre patos-reais, galinhas d’água ou garças, com um pouco de sorte é possível avistar ainda o majestoso tartaranhão-dos-paúis ou o fugaz guarda-rios.
Isto era há cico anos. Na nossa últoma passagem pelo trilho, notaram-se troços com ar de abandonados (nao sei se esta palavra é a mais certa) e ficámos com pena. O mesmo nos disseram no sabado dois casais que encontrámos na pateira e que vinham de fazer parte do percurso. Se calhar, digo eu, é preciso fazer alguma manutenção.

quarta-feira, novembro 28, 2012

Reportagem sobre a Tuna de Óis da Ribeira


A imagem de ontem mostrava a Tuna chamada à 1ª. página do semanário do jornalista da terra. O d´Óis Por Três confessa que gostou de ver. Afinal, não é todos os dias que, por boas razões, se é notícia de 1ª. página de jornal. 
Hoje, em foto tirada de telemóvel, reproduzimos o texto, devendo os leitores clicar na imagem para a ampliar e ler melhor. Lá se lê, por exemplo, que a escola de música criou mais 4 músicos, o que é muito, mas mesmo muito interessante.
Apetece dizer que, apesar dos seus 115 anos, a Tuna Musical de Óis da Ribeira está jovem e se rejuvenesce, o que é muito bom, por todas as razões. Prestigia e dignifica a nossa terra. 
Para acabar, parabéns à Tuna, que bem os merece, assim como todos os seus dirigentes, maestro e músicos.   

terça-feira, novembro 27, 2012

Os 115 anos da Tuna são capa de jornal




A Tuna fez 115 anos e é capa do jornal do periodista da terra, com foto - encaixada na da Banda Nova de Fermentelos, mas dando nome (em comum) ao título principal da 1ª. página. 
Para quem não acompanha de perto a actividade da Junta, raramente (muito raramente) a vê actuar e dela tem recordações de juventude bem vivas e dento do coração, é sempre emotivo e emocionante ver o nome da nossa Tuna em destaque. O nome da Tuna, que é o mesmo que dizer que o da nossa terra de Óis da Ribeira e, naturalmente, da sua boa gente - que é gente do nosso sangue.
Parabéns a todos os tunantes que a servem, os que dirigem, os que ensinam, os que executam, os que já foram e os que são, actualmente.

segunda-feira, novembro 26, 2012

O presidente José Maria Estima da Junta de Freguesia

José Maria Estima foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, de 25 de Novembro de 1928 a 13 de Abril de 1935, conforme se lê no boletim «Ois da Ribeira - a história, as sedes e as Juntas», que a Junta de Freguesia publicou em 2009, por altura da inauguração da nova sede.
Viemos a saber que foi pai de Olívia, Minda, Maria, António, José e Denis - os últimos 4 emigrantes no Brasil, durante muitos anos.  
Voltou à Junta de Freguesia, como secretário, em 1946, quando era presidente Benjamim Soares de Freitas - tendo deixado de comparecer na autarquia a 8 de Janeiro de 1950. 
É inestimável a informação do boletim da Junta de Freguesia, que, por exemplo, nos permite agora recordar que foi há 84 anos que José Maria Estima tomou posse como presidente.

domingo, novembro 25, 2012

Arcor a investir em tempo de crise...


O jornal Região de Águeda, na edição desta semana, noticia que a ARCOR prevê investimento superior ai previsto para 2012.«Um investimento três vezes superior ao previsto para 2012», diz o jornal, citando fonte da instituição. Tratando-se  de um programa de acção e orçamento, seria natural que se citassem valores, mas o que de bom, fica disto é ler-se que o investimento inclui a compra de duas viaturas para o apoio domiciliário - supostamente o 26 400 euros que outro jornal referiu nesta mesma semana. Seja lá como for, importa é investir, o que é garantia de capacidade financeira e, portanto, decisão para aplaudir. E para mais em tempo de crise.

sábado, novembro 24, 2012

Tuna em festa e a receber 4000 euros da Câmara

A Tua está em festa comemorativa dos 115 anos e, como se lê no Região de Águeda, já teve prenda da Câmara Municipal de Águeda - que comparticipa com 4 000 euros a compra do terreno junto à sede.
O programa da festa é amanhã e começa com a missa e romagem ao cemitério, em memória de dirigentes, músicos e sócios falecidos (10 horas), seguindo-se a recepção aos convidados e mini-concerto no restaurante Pôr do Sol (12,45) e o almoço comemorativo.

sexta-feira, novembro 23, 2012

As obras de saneamento começaram há 8 anos

As obras da rede de saneamento de Ois da Ribeira começaram em Novembro de 2004, do chamado Bairro Alto pela Rua de Nossa Senhora de Fátima abaixo. 
A notícia é de 25 de Novembro de 2005 e refere que os trabalhos continuarão pela Benjamim Soares de Freitas, até ao largo do Centro Social (Cruzeiro), passando à Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), onde será instalada a estação elevatória que ligará ao colector geral, na estação de Cabanões.
Há ruas que também serão ligados ao colector em instalação – nomeadamente as das Arroteias, Arais, Valbom e Canto. Para fases posteriores, ficarão as Ruas Manuel Tavares da Silva (Cabo), Pateira, Santo António e Comendador António Berna. Fases posteriores que, passados 8 anos, ainda não estão concretizadas, como ainda há dias aqui falámos.
Fonte: www.padrejulio.net, via Ois da Ribeira Net

quinta-feira, novembro 22, 2012

Arcor vai investir 26 400 euros em viaturas


O d´Óis Por Três andava curioso por saber o valor do orçamento da Arcor, mas nem,o site oficial diz alguma coisa sobre tal coisa. Esperámos então pela imprensa local mas o único jornal que hoje vimos, também pouco adianta, para além de dizer que o pessoal custa, imaginem 265 547,86 euros. Ainda pensámos que poderia ser gralha, mas concluímos que não. Portanto, o pessoal arcoriano custa a módica quantia de mais de 22 128 euros por mês. É obra, não há empresa como esta na terra que o Águeda banha e a pateira abençoa. Qualquer coisa como  4 250 contos por mês, na moeda antiga e arredondando números.
Números que dizem bem da dimensão e grandiosidade da instituição, que prevê  receber 253 405,08 euros da Segurança Social e, em 2013, investir 26 400 euros, na aquisição de viaturas (tanto quanto se supõe, pela leitura da notícia do site oficial). O que deseja é que tudo se cumpra.

quarta-feira, novembro 21, 2012

O teatro d´Óis na poesia popular

No teatro de amadores
A arte tem mais verdade,
Na pureza dos actores
Há amor e amizade!
Um abraço queremos dar
A este público amoroso,
Para nós representar
Foi um momento gostoso.
Representar dá alegria
Dá prazer à nossa alma,
Quer se chore, quer se ria,
É isto a arte de Talma!
Ó público aqui presente
Sois uma doce quimera,
E se a cultura é a semente,
Que germine nesta terra!
Hercílio Almeida
Agosto 2004
Tirado DAQUI

terça-feira, novembro 20, 2012

A Tuna d´Óis da Ribeira há 81 anos

A propósito de a Tuna Musical de Óis da Ribeira ir festejar mais um aniversário - o 115º.!!! -, republicamos uma foto de 1931, que mostra, em cima, Óscar de Matos, Serafim Reis, David Santos (que faleceu há dias), Neca Resende, Manuel Carvalho (Girão), Edmundo Reis (regedor), Abílio Viegas e José Maria Framegas. Sentados, ao meio: Aires Carvalho, José Maria Costa, Virgilino Carvalho e Fernando Pires Soares. Sentados, no chão: José Maia, José Ferreira dos Reis (Zé da Luz/Olívia) e Alberto Almeida. 


segunda-feira, novembro 19, 2012

Um orçamento e um plano para outros executarem...

Há uma coisa que o d´Óis Por Três não entende: como é que alguém diz que se vai embora de um lugar, qualquer que ele seja, e deixa trabalho para outros fazerem? Com instruções e orçamento ao pormenor, tudo explicadinho, bem aplicadinho e com um plano até, ousadamente, infalível!
Infalível e tão nobremente não falível que a douta votação institucional aprova a coisa de forma unânime - sem tirar nem pôr. 
Cá para o d´Óis Por Três, quem age assim não vai nada embora e nem sequer se atreveria a fazer coisa, ou a promover tal «lei» para outros executarem. Ou então, sabiamente, já sabe quem, como e quando vai ser substituído e, ir-se-á ver, nem passou foi cartão às tropas.

domingo, novembro 18, 2012

A bandeira da Freguesia de Óis da Ribeira



A coisa aí pelas bandas de Espinhel anda incendiada e à bulha, por causa do processo de agregação das freguesias. Basta ver o blog d´Espinhel, que até parece primo do d´Ois... Por Três. Ele é o d´Espinhel, ele é o d´Óis!!!
Lá por Espinhel e pelo que se lê, não gostam do presidente da Junta, nem com molho de tomate, e puxam-lhe as orelhas. Mas não é que andam os espinhelenses, povo e políticos, com assembleias populares e providências cautelares em diante, para  castrarem a agregação?!!!! 
Outros, de outras terras e outras gentes, puseram o rabinho entre as pernas e calaram-se.  E nisto, meus amigos, tal foi a posição reinante, tal a oposição, inexistente. Por alguma razão, uns são melhores que outros; uns maiores e outros minorcas. 
É caso para dizer, relativamente à nobre bandeira/estandarte ribeirense que se vê na imagem e com todo o respeito, que bem a podem arrumar no fundo da arca. Óis não teve políticos, nem cidadãos nem jornalistas que defendessem a sua causa. E disto é que não há dúvidas.

sábado, novembro 17, 2012

Arcor aprovou programa de acção e orçamento de 2013

A assembleia geral da Arcor aprovou o programa de acção e orçamento para 2013, por unanimidade, na noite de ontem. Participou dezena e meia de associados (incluindo os órgãos sociais) e confirmou-se que o presidente João Gomes não se vai recandidatar nas eleições que devem realizar-se ainda este ano. 
Os boatos da aldeia arcoriana já há muito borbulhavam tal probabilidade, pelo que quanto a isso, digamos que nada de novo, a não ser que o presidente marcou a data de saída, que será coincidente com a do aniversário da associação,a  19 de Janeiro de 2013, menos de dois antes de concluir dois anos de mandato. 
A experiência associativa arcoriana tem sido alvo de repetidas "crises", chamemos-lhe assim, e basta lembrar o tempo que se arrastou o último mandato de Agostinho Tavares, que teve de se prolongar por mais de dois, até que foi substituído por João Gomes.
A freguesia é pequena e não tem muitos valores com estaleca suficiente para dirigir a associação, pelo que os actuais órgãos sociais terão de assumir as suas responsabilidades.

sexta-feira, novembro 16, 2012

A União de Freguesias e o enterro ribeirinho...

A tal UTRAT, ou seja Unidade Técnica Para a Reorganização Administrativa do Território, deu por certa a escolha dos doutos eleitos do PSD e do CDS na Assembleia Municipal de Águeda (como já aqui falámos) e agora a coisa veio em forma de jornal da caserna, para o povoléu ver. 
Realmente, o infinitamente bondoso povo não tem acesso a estas modernidades da internet e tem mesmo de ser os pasquins locais a trazer a nova às aldeias. O recorte lá explica, sumariamente e com um desenho e tudo, o que os eleitos aprovaram, com a benção e o voto do nosso presidente, que é cangalheiro de profissão, como sabem. Com a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira em... Travassô. Travassô que dispõe, como todos sabemos, de uma sede muito mais ampla e apetrechada que a de Óis. O d´Óis Por Três está enganado ou precisa ver e ler de óculos?! 
Aí ao lado, os de Espinhel estrebucham e basta ler outro título da imprensa de Águeda: «Presidente garante que a Junta não vai acabar». Vai ou não vai, não sabemos e duvida-se que alguém saiba. Mas ao menos dão luta, a defender os interesses da sua terra. Vá lá saber-se que estão certos, ou se estão errados!

quinta-feira, novembro 15, 2012

«Sanear o saneamento» desde há... 7 anos!!!

O primeiro post do d´Óis Por Três que objectivamente, falou das coisas de Óis titulava-se «Sanear o saneamento», foi editado a 16 de Novembro de 2005, e lamentava-se das obras que decorriam e estava mal sinalizadas.
«O saneamento d´ois é, aliás, um buracão enorme, já maior que o mais de um ano desde que começaram as obras, as valas, as valinhas e os valões que uns infatigáves rapazes, assim a modos que meio trapalhões, por aí tem andado a fazer e a voltar a fazer, com umas máquinas enormes, que metem medo e atrapalham o trânsito. Como se não tivessem mais nada que fazer!!! Os rapazes!!!».
Mal pensaríamos que, 7 anos depois, o saneamento de Óis ainda está por acabar e nem se faz ideia de quando tal acontecerá, se é que alguma vez acontecerá.
A Câmara de Águeda mudou de cor, exactamente nessa altura, e mudou também a responsabilidade regional do saneamento, que há um ano e tal (ou coisa que o valha) o município «passou» para a ADRA. Ou porque mudou ou porque não mudou, a verdade é que Óis apenas tem saneamento no eixo que vai da rua do Viveiro ao bairro alto, passando pelo largo do Cruzeiro e ruas Benjamim Soares de Freitas e Nossa Senhora de Fátima. As outras ruas, népia!!! E assim se passaram 7 anos de d´Óis Por Três.
Ver AQUI

quarta-feira, novembro 14, 2012

A véspera do parto do d´Óis Por Três foi há 7 anos...

O primeiro ensaio do d´Óis Por Três foi na noite de 14 de Novembro de 2005. Estávamos longe de pensar que chegaríamos aos dias de hoje, mas chegámos - embora com muitos altos e baixos, mais estes que aqueles e com humores diferentes, alguns desumores, reacções das mais inesperadas e impertinentes da parte de quem devia ter tento e calma para assumir as verdades e as actualidades ribeirenses e as suas e nossas virtudes e defeitos. Mas a vida é assim e o d´Óis Por Três por cá irá andando, enquanto puder e for capaz e não se sentir estorvo de ninguém. Enquanto sentirmos que o d´Óis Por Três é útil a Óis da Ribeira e a nossa obrigação for um prazer como o que temos, desde essa noite de chuva de 2005. 

terça-feira, novembro 13, 2012

Imagem de Santo Adrião em exposição diocesana

A Imagem de Santo Adrião, Padroeiro da Paróquia de Ois da Ribeira, foi levada para o Museu de Aveiro, onde estará exposta de Janeiro a Abril de 2013 - informa a página de facebook.
A imagem  estará em exposição com outras 100, de outras tantas paróquias, para comemorar os 75 anos da restauração da diocese de Aveiro.

segunda-feira, novembro 12, 2012

A freguesia de Óis agregada a Travassô

A notícia veio nos jornais nacionais e eu lia no Publico, confirmando-a depois no site da Assembleia de República, a de que a tal Unidade Técnica da Reforma Administrativa e do Território aprovou a proposta da Assembleia Municipal de Águeda que, com o voto do sr. presidente da Junta, «extingue» a freguesia de Óis e a agrega a Travassô, ficando a sede nesta terra.
O d´Óis Por Três não vai dizer que morre de desgosto por tal. 
A Junta de Freguesia ser extinta diz-nos pouca coisa, pois não nos lembramos que alguma vez tenhamos recorrido aos seus serviços - se é que tem alguns e não tem nada de mais. Mas entristece saber que os nossos políticos não deram luta e para o lixo vai toda uma história que, tanto quanto sabemos, é anterior à fundação de Portugal. Mas cada um tem o que merece.
Na verdade, o povo ribeirense ao escolher os eleitos que tem fez a sua própria opção e não tem mais que aceitar com a paciência de Job o estigma de uma geração sem líderes, ou gente que defenda os interesses colectivos.