quinta-feira, fevereiro 28, 2013

As caras novas da Arcor...

As novas caras da Arcor são estas, para quem não conhece (e nós não conhecíamos algumas). Da esquerda para a direita, Mário Fernando Marques (tesoureiro), Joel Gomes (secretário), Manuel Soares (presidente), Fernando Pires (vice-presidente) e Paulo Santos (vogal).
A frente que têm pela fente são dois anos de mandato, que todos desejamos que seja muito profíquo. Esta é a direcção, que certamente terá apoio dos suplentes e dos outros órgãos sociais, a assembleia geral e o conselho fiscal, tudo gente capaz e, como todos sabemos, muita próxima uma da outra, pessoal, política e associativamente falando.

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Plantação no telhado da churrasqueira

O telhado da churrasqueira norte do parque da pateira está “feito” num campo de plantas.
O tamanho deixa a entender que não será limpo faz algum tempo, quiçá por falta deste, da parte de quem é responsável pela limpeza do espaço.
Passar por lá e dar um jeito no local, não ficaria nada mal - antes, até, que o peso das plantas ponha baixo o telhado da churrasqueira. Ou a imagem entre em algum concurso fotográfico que a “popularize” pelo mundo fora - deixando a pairar, injustamente, a ideia de algum desmazelo. LN

Tirado DAQUI

terça-feira, fevereiro 26, 2013


O casal Maria do Carmo e João Bernardino festejou os seus 50 anos de casados no passado domingo, com celebração na igreja de Óis - a mesma onde deram o nó e juraram fidelidade e amor até que a morte os separe. Assim têm feito, de tal modo que chegaram às bodas de prata com estas caras de felicidade.
O casal te dois filhos, ambos licenciados: o João José e o Jorge. Noras e netos e saúde que o traz a esta bonita idade matrimonial. Apresentamos-lhe, embora de longe e sem que tenhamos afinidade tal, as nossas felicitações. É destes exemplos que precisa a sociedade, cada vez mais ateia e com menos fé 
Ver a página de facebook da Paróquia

domingo, fevereiro 24, 2013

Macacadas...



- «É pá, tás com cara de chateado!!! Está com algum problema, ou quê?!...», perguntou o Três.
- «Não, nada disso... - respondeu o d´Ois - ando é a reparar numas macacadas que por aí andam a fazer!...».
« Deixa lá, não faltam é macacos por aí...», disse o Três.

sábado, fevereiro 23, 2013

Aventar das Almas em Óis da Ribeira


Um grupo de ribeirenses anda a realizar o Aventar das Almas, tradição que, no essencial, serve para «ajudar as almas que, na outra vida, não estarão bem». Realiza-se todas as quintas-feiras da Quaresma, em cruzeiros, cruzamentos e entroncamentos (por onde se perderão as Almas), entoando-se, em cânticos, Pai Nossos, Avé Marias e Salvé Rainhas. 

A foto mostra o grupo deste ano Aurélio Reis, José Pinheiro, Agostinho Tavares, Porfírio Pires, Hernâni Reis e Manuel Marques, faltando Luís Neves, quem a tirou.
Foto DAQUI


sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Catequeses Quaresmais da Missão Jubilar em

A maioria das Paróquias de toda a Diocese está em Missão Jubilar dos 75 anos da Restauração da Igreja de Aveiro e hoje e é em Óis da Ribeira. 
As actividades começaran nas Catequeses Quaresmais, que, segundo a página de facebook da Paróquia, têm a particularidade de serem orientadas por Leigos denominados “MISSIONÁRIOS” pela missão que assumiram.
A primeira das paróquias a cargo do também Arcipreste Pad
re Júlio Grangeia realizou-se na noite da passada sexta-feira, dia 15 de Fevereiro na Igreja Matriz de Espinhel. A segunda será hoje, na igreja de Óis da Ribeira, pelas 21 horas. A terceira será na Igreja Matriz de Travassô na noite do dia 1 de Março.

Ver AQUI

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Canoagem da Arcor com nova equipa técnica


Há decisões na Arcor, ao nível da canoagem, aparentemente transitadas da anterior direcção, pois a nova só tomou posse anteontem: António Monteiro (ao centro na foto) lidera equipa técnica para o ano desportivo de 2013, com António Brinco (adjunto, à direita), ambos antigos atletas olímpicos e também do clube, com os treinadores André Santos (à esquerda), João Paulo Brinco, Andreia Fernandes e Alexandre Pires
O clube, entretanto, já a 23 e 24 de Fevereiro (sábado e domingo) vai participar  no Portugal Winter Trial - NELO Winter Challenge, que se realizará no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho.

A equipa apresentar-se-á com Tiago Tavares (C1 sénior), Alexandre Pires e Andreia Fernandes (K1 seniores), Mariana Pires e Adriano Coelho (K1 cadetes), Fábio Lopes (C1 sénior) e Manuel Tavares, Arménio José, Luís Santos, Filipe Carvalho e João Santos (C1 cadetes).

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Posse dos novos dirigentes da Arcor

O novo (Manuel Soares) e o anterior 
presidente (João Gomes)

posse dos novos órgãos sociais da Arcor foi ontem e, para além dos presidentes Manuel Soares e Fernando Pires (vice), sabe-se que, no biénio 2012/14, Diamantino Correia  continuará na assembleia geral e Alexandra Santos no conselho fiscal.
As eleições foram no passado domingo, dia 17 de Fevereiro, e votaram 30 sócios, 29 a favor e um em branco. 
Os novos órgãos sociais da Arcor são os seguintes:
- Assembleia geral: Diamantino Correia (presidente), João Viegas (1º. secretário) e Vital Santos (2º.). Suplentes: José Manuel Martins, Álvaro Soares e Paulo Rogério Santos.
- Direcção: Manuel Soares dos Reis e Santos (presidente), Fernando Pires (vice-presidente), Joel Gomes (secretário), Mário Fernando Marques (tesoureiro) e Paulo Alexandre Santos (vogal). Suplentes: Pedro Soares, Paulo Gomes, Germano Venade, Arsénio Lameiro e Danilo Costa.
- Conselho fiscal: Alexandra Vanessa Santos (presidente), Cristina Framegas Soares (1º. vogal) e Maria Fátima Reis (2ª.). Suplentes: João Alberto Ferreira, António Carlos Almeida e Marcos André Santos.

O que se deseja é que tenham um bom mandato.

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Homem detido em Óis da Ribeira


A GNR de Águeda deteve hoje um indivíduo de 40 anos, em Ois da Ribeira, pelo crime de resistência e coação.
O indivíduo, após provocar desacatos no interior de um café, onde, cerca das duas horas da manhã de hoje, partiu a montra e furou dois pneus da viatura do proprietário, deslocou-se para a sua residência, começando a importunar os pais.
A patrulha foi ao local, e assim que lhe foi pedida a identificação, de imediato a injuriou. Por tal facto, foi detido, tendo resistido, mas foi presente no Tribunal da Comarca do Baixo Vouga.

Notícia DAQUI

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Teatro de Óis da Ribeira há 8 anos...


O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR está a ensaiar a peça «Arcanjo Negro», de Aquilino Ribeiro, em três actos, e com adaptação de Luís Oliveira Guimarães. A estreia ainda não tem data marcada.
O director artístico continua a ser Arlindo Reis e o grupo é coordenado pelo seccionista Porfírio Tavares Pires. Desde há semanas que em vindo a ensaiar no centro social – na cave poente, precisamente sob o salão cultural e onde se prevê que venham a instalar os camarins e guarda-roupa. Seguramente preparando-se para os êxitos de últimas épocas artísticas.
Notícia de 2005, tirada do site Óis da Ribeira Net

domingo, fevereiro 17, 2013

Soares & Pires na direcção da Arcor

Manuel Soares dos Reis Santos foi hoje eleito presidente da direcção da Arcor, com o seu fiel companheiro Fernando Pires como vice. Foram hoje eleitos e, afinal, em lista única. A outra lista, que se julgou expectável, não passou de um bluff.
Quem ler a revista lançada pela Junta de Freguesia, na altura da inauguração, facilmente verifica que estes dois homens, com as suas virtudes e defeitos, governam Óis da Ribeira desde 1986, quando Manuel Soares tomou posse como presidente da Junta de Freguesia, reelegendo-se em 1989, para o mandato de 1990/93. Nesse ano deu lugar a Fernando Pires e, desde então, só tem dado ele próprio, depois de ter sido secretário da JFOR no segundo mandato de Manuel Soares.
O que há a esperar destas duas figuras públicas com tantos anos de responsabilidade nos interesses de Óis é que relancem a questão do lar, perdido em circunstâncias que nunca foram bem conhecidas mas que afectam os interesses da Arcor e de Óis da Ribeira.
Sobre a outra lista, ou foi bluff ou falta de coragem, ou de apoios. Vá lá saber-se.

sábado, fevereiro 16, 2013

Master class da Tuna Musical de Óis da Ribeira


A Tuna vai realizar mais uma master class, agora de trompete, saxofone e música de câmara, com os professores João Figueiredo e Nuno Silva, marcada para os dias 16 e 17 de Março. 
As inscrições são limitadas a 20, custam 10 euros e podem ser feitas em www.tunadeois.com opu telemóvel 936676074.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Medalhas e ranking nacional da Arcor



A Arcor foi o quarto clube nacional com mais medalhas ganhas, em 2012: 22. O GICA ficou em 32º. lugar, com duas - uma de ouro (fundo) e uma de bronze (pista).
     O clube de Ois da Ribeira teve 9 de ouro: 4 de provas  de pista, 3 de maratonas, uma de esperanças e uma de kayak pólo. Mais 8 de prata: 6 de pista, uma de fundo e uma de esperanças. E 5 de bronze: duas de pista, dias de fundo e uma de maratonas.
 O CN Ponte de Lima teve 98, seguida do Gemeses (50), do Prado (56), da ARrcor e do Arade (ambos com 22).

ARCOR em 11º. lugar
no ranking de clubes

 O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o melhor clube de canoagem de 2012, com 602 pontos. A Arcor foi 11ª. classificada (272), o GICA ficou em 39º. lugar (81) e o Náutico de Requeixo em 41º.  (60), entre 63 clubes.

O cube de Ois da Ribeira, segundo o ranking federativo oficial, conquistou 88 pontos em provas de pista; 38 na Taça de Portugal e 50 no campeonato nacional. Mais 69 em fundo: 46 da TP e 23 do CN. Ainda 45 em maratonas; 12 de TP e 33 do  CN. Mais 40 de Esperanças,  14 nas 1ªs. Pagaiadas e 16 em veteranos.
O GICA alcançou 34 na pista (2 da TP e 32 do CN), 23 de maratonas (16 na TP e 7 no CN(, 14 nas maratonas, 2 em esperanças, 56 em slalon  e um em veteranos.
O ranking de veteranos tem o Marecos em primeiro lugar, com 110,3 pontos. Seguem-se, o Vilacondense (88,9) e Prado (86,1). A Arcor foi sétima (39,4) e o GICA o 30º. (0).

Campeões macionais
da Arcor e do GICA


A Arcor teve, na última época, três campeões nacionais: Arménio José, Luís Santos e Luciana Pires.
Luciana encerrou a época em Águeda, na terceira prova das 1ªs. Pagaiadas, conquistando o título de K1 2000 metros.
A dupla Arménio/Luís dobrou os títulos nacionais, sagrando-se campeões nacionais de C2, nas distâncias de 500 e 1000 metros.
Jorge Silva, do GICA, foi outro campeão nacional de clubes de Águeda, com a medalha de ouro de C1 Veteranos.

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Homenagem aos campeões de canoagem da Arcor

A Federação Portuguesa de Canoagem realiza domingo, dia 17 de Fevereiro, às 16 horas, a Gala dos Campeões de 2012, nas lista estando cinco atletas da Arcor: Tiago Tavares, Fábio Lopes, Arménio José, Luciana Pires e Luís Santos (foto).
A cerimónia vai realizar-se no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e o objectivo é homenagear os atletas e clubes que se sagraram campeões nacionais em 2012 e os que representaram Portugal nas selecções nacionais de velocidade, slalom, maratona e kayak pólo. 
Tiago Tavares e Fábio Lopes, atletas da Arcor, são dois dos internacionais a homenagear, pois ambos representaram Portugal no Campeonato da Europa que se disputou em Montemor-o-Velho. Outros três atletas do clube de Óis da Ribeira a homenagear são os também os campeões nacionais Arménio José, Luciana Pires e Luís Santos (na foto, por esta ordem).

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Câmara comprou casa de Maria Eugénia no largo da Igreja

A Câmara Municipal de Águeda vai comprar (ou já comprou) a casa de Maria Eugénia Reis, mesmo em frente à igreja, por 55 000 euros, incluindo uma parcela de terreno do quintal (julgamos nós) de 82 metros quadrados. É uma boa notícia.
Já podemos imaginar uma futura rotunda mo lago da Igreja, onde por milagre não tem havido acidentes, justamente na esquina da casa que agora é comprada, para o lado do cruzeiro.

Eis, então, uma boa notícia, daquelas que nós gostaríamos de dar todas as semanas.

terça-feira, fevereiro 12, 2013

Contas da Tuna Musical com saldo negativo


A assembleia geral da Tuna aprovou, por unanimidade, as contas de 2012.O saldo votado é negativo (11 391,89 euros), mas principalmente resultante da compra do terreno anexo à sede. As contas, porém, transitam com um superavit de 7 816,59,  resultante do saldo de 2011 (19 208,48 euros) e das receitas de 2012 (32 477,46). As despesas de 2013 chegaram aos 43 869,35.
Os trabalhos da AG, presididos por António Manuel Melo, tiveram participação de 12 sócios (com a mesa), que também ficaram a saber que a Tuna anulou o concerto de carnaval previsto no plano deste ano, “por diversas incompatibilidades”, mas pensa realizar um concerto por altura da Páscoa, com algumas surpresas.
O ano de 2012 ficou principalmente marcado pela compra do terreno e celebração do contrato de comodato com a Junta de Freguesia, que dá à Tuna uso da sede por 99 anos.

Notícia e foto DAQUI

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Os passadiços, os pregos e os parafusos...

Passadiços com 10 anos destruídos? Eh, pá!!! Os passadiços são assim tão destruidores de anos? Bom, deixemos lá de parte a semântica gramatical da coisa, para analisar o concepção arquitectónica dos populares de Óis citados pelo jornalista. 
Ora, vamos lá a ver, porque raio é que não foi construído um só passadiço? Porque não foi afastado 4 ou 5 metros da água para poder proporcionar um espaço livre para os pescadores desportivos poderem exercer com condições a sua actividade?
As perguntas são inquietantes, tal qual as constatações: as madeiras deveriam ser fixadas umas nas outras com parafusos e não com pregos, porque o calor dilata a madeira e estes além de racharem salientam-se e são obstáculos a quem lá passeia. 
Bem visto. Pena foi só que estes criativos populares não fossem ouvidos em devido tempo. O que se poupava, meu Deus?

domingo, fevereiro 10, 2013

A ponte de Óis da Ribeira, há 108 anos


Fevereiro 12, 1905 in Séc. XX
“Falla-se agora muito n´uma ponte sobre o Águeda, em virtude de se dizer, quando o sr. Conde se aproximou do rio, que a estrada alli deveria ficar já com altura sufficiente para a sua construcção. Tal melhoramento era para Ois da Ribeira de grandissima importância porque, no inverno, no tempo das cheias, não podemos surtir-nos de lenhas ou matos das gândaras de Travcassô e Cabanões, sem termos de ir á volta por Águeda, o que é bastante penoso.
Alem d´isso, ha occasiões em que as lanchas não podem atravessar para Cabanões, devido aos temporaes.
Dizem que ha annos, devido á iniciativa particular, se pensou em a construir, chegando a juntar-se uns 400 mil reis. Hoje poderá garantir-se a mesma quantia; mas isso o que é em relaçao á importância da obra?
O que é certo é que presentemente é o assumpto de todas as conversações e nós, se tivessemos valor e competência, haviamos de organisar uma representação aos poderes públicos, pedindo a construcção da ponte que é o melhoramento que todos desejam e o mais necessario à freguezia e que seria tambem de grande utilidade para as freguezias vizinha”.

sábado, fevereiro 09, 2013

Lista B, querem ver, com vices daqui para lá?


Hein, pá, lista B?! 
Lista B, com um presidente antigo a votos contra um seu ex-vice-presidente, que por sua vez já foi presidente de várias coisas e ainda é de uma outra? E este ex-tanta e actual coisa a enfrentar uma lista na qual está um seu ex-vice de uma delas? E este ex e actual vice da mesma coisa a querer ser vice do antigo presidente, na nova coisa? 
Dá para entender alguma coisa disto? 
E um ex-presidente da assembleia que é ex da dita, de novo candidato a ser? E um outro candidato a outra presidência será alguém muito próximo do ex que quer ser de novo mas anda em grandes segredos, como se murmura à boca fechada? 
Percebem esta charada, ou não percebem nada e querem que expliquemos? E será que nós mesmo conseguimos perceber bem, para que possamos explicar? Sei, não!
Ui, ui, ui...., que a coisa é bem mais séria que o que se pensava!!! 
Querem lá ver?

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Duas listas?

Há aquele ditado popular, «não há fome que não dê em fartura», e parece que se vai apropriar ao que se passa pelas bandas arcorianas: estará em formação uma outra lista para a eleições e, apesar do secretismo com que estará rodeada, já houve fuga de informação. Era disto que por estes dias se falava em Óis e pela boca de um dos possíveis candidatos. 
Vendêmo-la tal qual a ouvimos e com reticências, na dúvida entre ser verdade ou boato, pois não se sabe bem do que se fala e, para falar verdade, até duvidamos. Mas, se se vier a confirmar a teoria, ó, ó..., vai ser lindo, vai! Vamos lá a ver quem apadrinha tal coisa, coisa que, a acontecer, não deixará de ter sua piada, depois de duas assembleias sem candidatos. Ih, ih, ih..., ele há cada uma. Eh, eh, eh, eh!!!
Andava o d´Óis Por Três numa de falar nisto, ou não falar, para não confundir a causa, quando achou melhor esperar pela imprensa de Águeda desta semana, para ver se por lá aparecia algo sobre o assunto.
E então não é que apareceu? Subrepticiamente, mas apareceu!
Ambos os jornais dão notícia de que há a lista de Manuel Soares e ambos deixam escapar a probabilidade de outra haver. O Soberania escreve que «é certo que há pelo menos uma lista». O Região de Águeda escreve que Manuel Soares «é o único candidato conhecido». Ora se é o único conhecido, poderá isto querer dizer que há outro. Será assim, será?!
Ui, amigos, não há realmente fome que não dê em fartura. 

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Um lúcio perca com 87 cms. e quase 10 quilos

A notícia vem no Região de Águeda de hoje: o pescador António Carlos, apanhou um lúcio perca com quase 10 quilos (exactamente 9700 gramas) e um metro de comprimento (87 cms). A imagem fica para a posteridade.

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Passadiço da pateira partido

O temporal fez da suas em Óis da Ribeira e disso é imagem a foto e notícia da imprensa aguedense de hoje. Como lá se pergunta, falta saber quem é que vau aguentar os prejuízos. Ou muito nos enganamos ou vão ser os contribuintes, como é da praxe.

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Baile de carnaval na Arcor...

O salão cultural da Arcor vai ser espaço para um baile de carnaval, na noite de 11 de Fevereiro - de segunda para terça-feira de entrudo.
O cartaz publicitário anuncia também um concurso de disfarces e máscaras e não faltarão concorrentes, concerteza, até porque a entrada é livre e  a malta aprecia as borlas. 
Então, baile-se, disfarcem-se e mascarem-se - pois nesta altura todos podem fazer isso, sem que ninguém leve a mal. Pior será depois da meia noite de 12 de Fevereiro, pois logo começa a quaresma, que é tempo de reflexão, oração, meditação, abstinências e sacrifícios. Como se estes fizessem alguma falta!
Quanto a disfarces, não faltarão imaginação e bons temas: uns de bons rapazes, outras de boas raparigas; uns de ex e outros de futuros dirigentes; aqueles de ex-colaboradores e aqueloutros de protegidos e, acima de tudo, convém que se mascarem de bons ribeirenses. 

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Já existiram dois e agora não se sabe de nenhum

Houve tempo, e não tão distante assim, em que Óis da Ribeira tinha dois grupos de teatro. 
Uma busca ao site Ois da Ribeira NET, dá-nos conta que tal acontecia há precisamente 9 anos: o GTA da Arcor e o GAOR - Grupo Amador de Óis da Ribeira tinham peças em exibição simultânea.
Esta, ficou-se por uma peça e dizem as más línguas que até faltou a um espectáculo numa vila próxima de Óis. E saiu a palco umas três ou quatro vezes. O GTA da Arcor tem saído quase todos os anos, mas em 2012 também se ficou pela quatro ou cinco actuações. E este ano, vai sair?
Ver AQUI e clicar na imagem para ampliar.

domingo, fevereiro 03, 2013

Um carro estacionado no centro da curva do Cruzeiro

O d´Óis Por Três não tem vocação policial, nem delactiva. Mas é sua obrigação alertar para o sistemático mau estacionamento de um automóvel, precisamente em cima da curva da Zola, no largo do Cruzeiro. Em dois fins de semana consecutivos, o d´Óis Por Três assistiu a três situações de possíveis acidentes. Isto porque o carro, tal como está, para além de infringir o código da estrada, obriga a que as viaturas que venham do lado da igreja para a ponte, tenham de  fazer uma manobra perigosa. E se for uma viatura grande (por exemplo uma carrinha, ou uma camioneta, ou um tractor) então, entra mesmo na faixa contrária. Foi precisamente a isto que hoje assistimos, quando uma camioneta de ferro velho teve de pisar a sinalização horizontal e ia sendo batida de frente por um automóvel que vinha do lado da ponte e seguia para a rua do Cabo.
O d´Óis Por Três não sabe de quem é este automóvel, mas seja quem for, que estacione em sítio adequado.  

sábado, fevereiro 02, 2013

PRÁFLOR produz artesanato em ferro

A PRÁFLOR é uma empresa de Travassô, com gente de Óis, o sócio Manuel Fernando  Marques (Rosa Maria).
Produz artesanato em ferro e materiais relacionados com a decoração de plantas ornamentais e jardinagem
As peças são produzidas através de processos artesanais, onde sobressai o estilo, o requinte e a qualidade de cada peça, em função da sua futura utilização, seja em ambientes interiores como exteriores.
É mais uma empresa do empreendedorismo ribeirense, que registamos com satisfação.
Os contactos são estes:
Rua João Baptista, nº 171
3750-755 Travassô
Telefone 234 629 638
Ver AQUI

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Manuel Soares é o candidato à presidência da Arcor

Há luz sobre a nova direcção da Arcor e, a ser verdade que é quem se fala, não é surpreendente dizer que é uma surpresa: Manuel Soares (à esquerda, na foto), ex-presidente da Tuna e actual presidente da Assembleia de Freguesia e antigo presidente da Junta de Freguesia. O que se pode dizer é que acumula presidências, o que também quer dizer que é um homem disponível para servir a terra. Ainda mais surpreendente é o nº. 2 da lista, Fernando Pires, actual presidente da Junta. Desta é que a Arcor vai para a frente, depois do estado «potenciado» que a levou a futura ex-direcção do dr. João Gomes (à direita).