domingo, março 31, 2013

Um olhar diferente sobre a pateira

Em tarde chuvosa de domingo de páscoa, valeu a pena apanhar uns pingos da murraça miudinha e tirar esta foto da pateira, de um ângulo muito pouco vista. Da estrada das cabreiras para o lado de Espinhel. O parque desta terra fica atrás da copa do eucalipto da esquerda. Lá ao fundo, à direita, fica Perrães.
É assim Óis da Ribeira.

sábado, março 30, 2013

As cheias em Óis da Ribeira

A riqueza da net, é esta: estejamos onde estivermos, longe ou perto, está tudo à distância de um clic. Co o se vês houve cheia em Óis da Ribeira, na rua do Viveiro, como é habitual. Pois aqk estão as fotos, vistas a uns bons pares de quilómetros e retiradas da página de facebook da Paróquia. Com comentários, que deixamos transcritos, com a devida vénia.
Boa Pascoa para todos!

sexta-feira, março 29, 2013

Concerto da Primavera da Tuna de Óis da Ribeira


A Tuna de Óis da Ribeira vai realizar o Concerto da Primavera, que julgamos ser inédito na freguesia e na sua programação cultural. A iniciativa está marcada para as 21 horas de 6 de Abril e certamente não deixará de atrair muito boa gente ao salão cultural da Arcor - onde irá decorrer. Arcor que agora é presidida por um ex-presidente da Tuna, que há uns anos anunciou ir construir uma sede mas se ficou pelas palavras. Penso eu de que. 

quinta-feira, março 28, 2013

A visita pascal de Óis da Ribeira à segunda-feira...

Hoje é Quinta-Feira Santa e sendo domingo o Domingo de Páscoa, é certo e sabido que a mesma Páscoa em Óis será na segunda-feira. 
O d´Óis Por Três nunca entendeu porque é que a Páscoa em Óis é à segunda-feira. O que tem sido explicado é que era porque o padre não podia fazer a visita ao domingo, porque a fazia em Travassô. Logo aqui não dá para entender porque é que os anos não eram alternados e Óis sempre foi jogado para a 2ª.... divisão. 
Agora que já não é o padre a fazer a visita, porque é que não é feita ao domingo?

quarta-feira, março 27, 2013

Arcor com saldo positivo nas contas

A assembleia da Arcor aprovou as contas de 2012 com saldo positivo de quase 35 000 euros.  Não se entende como é que antes davam prejuízo. Vá lá saber-se!

terça-feira, março 26, 2013

No coments...

O temporal foi de 19 para 20 de Janeiro, já lá vão mais de dois meses. Mas se tiver de passar por esta estrada asfaltada de Óis da Ribeira, terá de tomar os seus cuidados.  Talvez não possa passar, a não ser de moto 4. Ou a pé. No coments.

segunda-feira, março 25, 2013

O polidesportivo da Arcor está muito poli... assim!

O polidesportivo da Arcor está assim, do lado sul (em cima) e na entrada para o espaço de jogo (em baixo)
Também pode ser visto deste lado e dentro do campo (em baixo). Não parece que fique muito bem. Trata-se, afinal de um espaço público, mas tem dono e sabe-se quem é.


domingo, março 24, 2013

Festa da Paróquia de Óis da Ribeira


A paróquia de Óis da Ribeira vai ter a sua festa nos próximos dias 3, 4 e 5 de Maio, com um programa que está a ser definido pela respectiva comissão - que é liderada por Pedro Soares e Susana Pinheiro (juizes), com Luís Neves (secretário) e Jorge Miguel Tavares (tesoureiro).
Os dois primeiros dias terão animação profana, ficando para domingo (5 de Maio) as actividades religiosas, com missa e procissão já da parte da tarde - o que parece ser inédito em Óis da Ribeira.
A Comissão Fabriqueira da Paróquia realizou em 2012 (a 2 e 3 de Junho) uma festa religiosa, facto que já não acontecia há para umas duas dezenas de anos. Na sequência disso, sugeriu que a festa fosse realizada pelos ribeirenses que completem 30 ou 40 anos em cada ano. Nem todos podem ou querem fazer parte da comissão, mas há um grupo (que inclui os acima citados) que está sensibilizado para prosseguir a iniciativa e alguns altares estão a ser enfeitados por elementos femininos da comissão de 2013.

sábado, março 23, 2013

Altar de Santo António de Óis da Ribeira

Altar de Santo António, na capela do mesmo santo, em Óis da Ribeira. Trabalho feito pelo restaurador sacro António Monteiro - o mesmo que recuperou o altar mor da Igreja Matriz de Santo Adrião.
Foto da página de facebook do técnico, AQUI  

sexta-feira, março 22, 2013

A pateira, o coreto e o hangar de canoagem

O hangar de canoagem e o coreto de Óis da Ribeira vistos do lado de Fermentelos. 
Pelo meio, o espelho imenso da pateira, para consolo dos olhos e do espírito de quem tem o privilégio de viver nesta terra. A terra é mesmo privilegiada. Ás vezes, as suas gentes nem a merecem!
Foto DAQUI

quinta-feira, março 21, 2013

Tuna Musical promoveu masterclass

Notícias da master class da Tuna, não as li em outro jornal que não neste (o Região de Águeda) e escrita por Hercílio de Almeida - o que até é surpreendente, i nem por isso. É o registo que deixamos anotado hoje, com o manifesto de estranheza que o habitual comunicador das coisas de Óis (o Soberania) desta vez não disse nada sobre o assunto. Sabe-se lá porquê!

quarta-feira, março 20, 2013

Rede de saneamento de Óis da Ribeira


Fala-se de quando em vez na rede de saneamento de Óis da Ribeira, que está por concluir há uma data de anos. Surge agora a notícia de que está a ser feito o troço que do bairro alto vai para Espinhel, que nós, na nossa boa fé, julgávamos que já estava instalado. Pelos vistos, afinal não está.
O que faltará a partir de agora é a rede das ruas António Bernardino (da escola até à pateira), Manuel Tavares (a do cabo), a do Santo António e a da Pateira. Num cálculo a olho, falta fazer mais do dobro do que está feito. É a vida! 

terça-feira, março 19, 2013

A Tuna vai editar o segundo CD

A Tuna de Óis realizou uma master class no último fim de semana, que encerrou com um concerto, e prepara-se para editar um novo CD. Será o segundo, 8 anos depois da sua estreia nestas andanças.
A foto mostra a Tuna num momento de gravação, no salão da Arcor. Foi retirada  DAQUI

segunda-feira, março 18, 2013

A capela mortuária de Manuel Marques Maurício


A capela de Manuel Marques Maurício e família fica mesmo à entrada do cemitério velho, do lado esquerdo, e o d´Óis Por Três dá-se a pensar se alguma vez reparou na estátua (ou estatueta) que fica mesmo lá em cima, Temos a ideia de que não e nem é difícil, pois a gente entra no cemitério olha para o portão, até pode espreitar para dentro (onde está um recado para procurar a chave na loja do presidente da Junta) mas segue em frente. E se for em dia de funeral ou dia de cerimónia, cá para nós ninguém se põe para ali de cabeça a olhar para o ar.
A capela é de 1915, mas não fazemos a menor ideia de quem serão os descendentes desta família Marques Maurício, da qual  nunca ouvimos falar.  

domingo, março 17, 2013

O monumento necrófilo a Jacynto Tavares da Silva

Outra monumento do cemitério velho, evocando Jacintho Tavares da Silva, nascido a 27 de Maio de 1835 e falecido a 9 de Outubro de 1905. 
E quem foi? 
Uma placa em baixo indica que o sepulcro está ao cuidado da Santa Casa Misericórdia de Águeda, o que deu luz ao esclarecimento que nos foi dado. Era pai do dr. Carvalho da Silva, médico que casou com uma senhora da Casa do Redolho, da Borralha. Dando a explicação com reserva, o casal não teve filhos e doou à Misericórdia a sua fortuna e este monumento estará a seu cuidado por essa razão. 

sábado, março 16, 2013

Jazigo da Família Maya



Chamaram a atenção do d´Óis Por Três para monumentos necrológicos no cemitério velho, depois de termos escrito que a nossa terra não é fértil em monumentos (quando aqui falámos do monumento aos músicos). Pois hoje, dia de ir ao cemitério (novo), fomos ver (o velho) e, não sendo novidade vê-lo, fotografámos este, no qual nunca tínhamos reparado com tão atenta... atenção.
A primeira curiosidade tem a ver com a idade do jazigo: 110 anos. Melhor dizendo, a memória é ao padre João Pires S. Maya, que faleceu a 4 de Abril de 1903. Jazigo mandado construir por José M. Rosa, seu sobrinho, cuja família actual viverá na Piedade. Se assim é, ou não, sabemos, nem ninguém nos soube dizer, quando perguntámos.
Não deixa, porém, de se verificar que, sendo quem quer que fosse, era família de posses, a avaliar pela construção um jazigo desta grandiosidade. 
E, em Óis, quem será a família descendente? 

sexta-feira, março 15, 2013

2ª. Feira do Livro da Arcor



A Arcor vai realizar a segunda edição da Feira do Livro, desta vez entre 18 e 28 de Março de 2013. 
Ora 18, é já na próxima segunda-feira e 28 será para a a semana a seguir. Por 10 dias, os ribeirenses (e não só), poderão ir à feira. 
O horário de funcionamento pode retirar-se do cartaz, sendo curioso registar que não funcionará no dia 23 (um sábado).
Cartaz tirado DAQUI

quinta-feira, março 14, 2013

Master class de Tuna de Óis da Ribeira

A «sorte» (???) de Óis ter um padrinho que é jornalista é dar-se este exemplo de promoção das coisas da terra na imprensa de Águeda. Página a cores, fotografia a cores, destaque ao que se faz em Óis e na Tuna.
Ao homem, chamam padrinho e outras coisas nem sempre simpáticas, é verdade. Mas vai-se a ver e quem publicita e promociona as coisas de Óis, quem é?
Parabéns à Tuna, entretanto e com mérito, para o que faz pela cultura Óis. Outras associações são culturais e não se sabe bem que fazem pela cultura.

quarta-feira, março 13, 2013

Os passsadiços esventrados pela natureza


A Junta de Freguesia iniciou há algum tempo a limpeza da margem da Pateira. Quantidades de jacintos arrastados pelas últimas cheias, ramos de árvores e outros detritos foram retirados, contribuindo e melhorando o aspecto a que já nos habituou este local paradisíaco.
A poda de dezenas de árvores está em marcha e, daqui a algum tempo, o verde, as sombras e as pessoas vão dar vida e cor à margem.
Mas não há bela sem senão e os passadiços esventrados pelo temporal dão uma nota triste e negativa a todas esta beleza natural. É urgente a sua retirada e o quanto antes melhor...
Depois, sim, repensar melhor esta infra-estrutura, que nesceu mal, podendo ser melhorada, economizando muito dinheiro e servindo melhor os milhares de visitantes que frequentam esta dádiva da natureza.
HERCÍLIO ALMEIDA
Jornal Região de Águeda 
de 6 de Março de 2013

terça-feira, março 12, 2013

Arcor vai prestar contas de 2012

A assembleia geral da Arcor está marcada para o próximo dia 22 de Março, para analisar e votar as contas e o relatório do conselho fiscal de 2012.
É a primeira da nova gestão, embora vá apreciar e decidir sobre contas de outra (a anterior). E boa parte dos que as vão votar (por exemplo, os sócios novos dos novos órgãos sociais) nem sequer eram sócios no período a que se referem - o ano de 2012. Se calhar, nem sabiam que existia a associação. Bom, mas é assim mesmo que será e tudo vai correr bem. Obviamente.

segunda-feira, março 11, 2013

Quem é quem?, quem é que está no retrato?!

O engº. Luís Neves brinda-nos com estas relíquias fotográficas e abriu o apetite com a identificação do tio dele, Manuel Estima (o Neca) aquele lá atrás, junto à árvore, entre o senhor da boina e o do chapéu. 
O d´Óis Por Três quis saber mais e perguntou, sem ter grande sorte. Porém, um familiar nosso diz que este senhor de óculos e gravata às riscas é capaz de ser um filho do sr. José Estima, de nome Dinis e que estará no Brasil. E que o mais alto, de casaco claro e óculos, é o sr. Dinis Tavares, avô do Steven e sogro do  sr. Fernando Pires, que está na América. Quem está a assar o frango é o sr. Ramiro, avô do Francisco e bisavô do Tiago Tavares, que ainda é vivo. Atrás dele, que lhe parece o sr. Severino, avô do Polido. Será ou não serão, a nós só nos parece que o assador é mesmo o sr. Ramiro.
Aceitam-se sugestões.

domingo, março 10, 2013

Monumento ao Músico de Óis da Ribeira

Não sendo Óis da Ribeira terra com monumentos, registe-se aquele que homenageia os músicos, que aqui reproduzimos e se encontra na rua que vai do largo da igreja para o cemitério. Rua dos Arais, assim se chama.
O monumento é singelo e bonito, muito agradável mesmo, mas curiosamente passa despercebido. Não é todos os dias que se passa por ali, a não ser em dias de funerais ou de ir ao cemitério, e nem sequer está iluminado - o que nos parece que seria fácil e barato, pois a Junta de Freguesia tem energia eléctrica ali bem perto. O mais curioso é que foi inaugurado em Novembro de 2001, há mais de 11 anos, e poucas vezes demos por ele. Ontem, à conversa com uma conterrânea no cemitério, a opinião dela é a mesma e disse-nos que também lhe passa despercebido, embora lá passe quase todos os sábados. E o monumento está lá desde 18 de Novembro de 2001, como se lê na placa alusiva.

sábado, março 09, 2013

As preocupações do presidente da Junta de Freguesia


Há obras ou não há obras? Repare-se na preocupação do presidente da Junta: "A nossa gestão é marcada pela preocupação constante de olhar para os problemas que afectam a população".
Que pena não se ter lembrado disso quando na Assembleia Municipal deu a freguesia de mão beijada aos vizinhos de Travassô. Que pena, não se lembrar disso, nem os seus pares da Assembleia de Freguesia que votaram a agregação. Ora, ora!!!! - Ora bolas..., para tal "preocupação constante".
A imagem é do jornal Região de Águeda desta semana.

sexta-feira, março 08, 2013

Canoagem da Arcor na imprensa de Águeda

A canoagem da Arcor esteve destacada na imprensa de Águeda desta semana. 
Ontem, mostrámos a notícia publicada no Soberania do Povo. 
Hoje, da imagem do Região de Águeda.

quinta-feira, março 07, 2013

Selecionador nacional de canoagem na Arcor



O seleccionador nacional de canoagem Ryszard Hoppe e o adjunto Rui Fernandes visitaram a Arcor no dia 28 de Fevereiro, segundo se lê na imprensa de Águeda de hoje.
Os dois técnicos foram recebidos na sede, pelo presidente Manuel Soares e vice-presidente Fernando Pires (área da canoagem) e pelas equipas técnica e coordenadora. Visitaram o hangar, onde foram recebidos pelos atletas e o objectivo da visita foi conhecer a realidade dos  clubes, com atletas nas selecções e trocar  ideias com técnicos e atletas.
- TIAGO: O Centro de Alto Rendimento de Montemor recebe, entre 4 e 23 de Março. Março, mais um estágio de preparação da selecção nacional sénior de velocidade.
O seleccionador Ryszard Hoppe divulgou a lista dos atletas convocados, que inclui o ribeirense Tiago Tavares.
Simultaneamente, o CAR  de Montemor receberá a seleção nacional C e K  da Polónia.
 - REGIONAL: A ARCOR vai participar no campeonato regional de fundo, a 9 de Março, pelas 14,30, na Praia do Areínho, em Ovar.

quarta-feira, março 06, 2013

Livro de Alfredo Oliveira chama-se “É tão linda a minha terra”


Alfredo Oliveira, na festa dos seus 70 anos, teve prenda de família, a edição de um livro do poemas: “É tão linda a minha Terra”. Reúne poesia popular sobre Ois da Ribeira, e outros temas, com alguns trabalhos fotográficos.
Auto-didacta e pequeno agricultor (logo após a 4ª. classe escolar), foi jovem tecelão e tarimbou nas pequenas empresas industriais que emergiram em Águeda, na década de 60 do século XX. E a elas  se dedicou profissionalmente, sempre, porém,  com o “bicho” das rimas a fervilhar-lhe na alma, “casando-as” com outro “vício”: o da música. 
Música na poesia: Alfredo Ferreira de Oliveira foi executante, como clarinetista da Banda Alvarense (de Casal de Álvaro) e da Tuna de Ois da Ribeira.
Os seus poemas são eminentemente populares, neles fazendo retrato das suas vivências pessoais. Por vezes até «dispensam» a métrica, mas todos vertem a sua sabedoria de vida e neles (e com eles) lava a alma que sempre tem apaixonada pela sua terra ribeirense.
Edição de CD: O ano de 2004 foi tempo de editar o CD “É tão linda a minha terra”, com duas letras que escreveu e musicou - “Um   hino a Ois da Ribeira” e “ARCOR em frente”. 
É propositado o nome do livro agora editado, compilando temas sobre a freguesia natal, entre outros: “É tão linda a minha Terra”. É tributo da filha, genro e netos, a este reformado que “ocupa o seu tempo na música, na leitura e nos seus pequenos terrenos agrícolas”.
Foto e notícia DAQUI

terça-feira, março 05, 2013

Caíram os passadiços, à espera de arranjo...

Não é querer dizer mal, só por dizer! Criticar, para destruir, ou coisa que o valha, é tão simplesmente constatar factos como este: os passadiços da pateira foram destruídos há mais de 6 semanas e estão por la caídos e ao abandono. Poderá este estado de coisas não ser resultado da incompetência, mas também este comentário não é consequência de nenhuma impertinência.

segunda-feira, março 04, 2013

Um buraco na estrada há mais de 6 semanas...

A estrada da capela de Santo António para a pateira está assim desde 19 de Janeiro deste ano, há portanto mais de 6 semanas. 
Dando por certo de que tapar um buraco exigirá um arrojado e complexo projecto, morosos licenciamentos camarários e do Estado, e portanto demora o seu tempo, podiam ao menos sinalizar devidamente o espaço, como mandam as boas regras de segurança. Mas a malta esqueceu o código e se alguém for vítima do buraco, que se lixe, hospital com ele e taxas moderadoras em cima.

domingo, março 03, 2013

Cedros caídos há 6 semanas na entrada de Óis

O temporal que afectou o país foi há precisamente 6 semanas e uma das imagens deixadas em Óis é a do cedro caído sobre a ponte, à entrada da freguesia, do lado de Cabanões. E um segundo, para o rio, como se vê na foto.
Independentemente de quem tem de resolver estas coisas, seja quem for, há gente responsável que está no banco dos réus, por não cumprir as suas obrigações. Passaram-se 6 semanas, o que é muito tempo. Isto ou há incompetência, ou indiferença.

sábado, março 02, 2013

Rampa de acesso e sanitários para deficientes

A Câmara Municipal de Águeda aprovou um protocolo com a  Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para a construção de uma rampa de acesso e adaptação dos sanitários do hangar de canoagem para deficientes. 
O acordo fora feito já em Setembro de 2012, mas só agora foi à Assembleia Municipal, envolvendo a pavimentação de arruamentos junto ao parque de merendas.
O protocolo é no valor de 10 000 euros.
Ver AQUI

sexta-feira, março 01, 2013

Arménio José ganhou na Nelo Winter Challenge

O canoísta Arménio José, da ARCOR (destacado na foto),  venceu as provas de C1 2000 e 200 metros do Portugal Winter Trial - NELO Winter Challenge, que se disputou a 23 e 24 de Fevereiro, em Montemor-o-Velho, com perto de 600 atletas de 17 países.
     Os resultados dos atletas da ARCOR foram os seguintes:

 2000 metros


- Seniores, K1: 83º.-Alexandre Pires; 57ª.-Andreia Fernandes; C1: 37º.-Tiago Tavares.
- Juniores, C1: 5º.-Manuel Tavares.
- Cadetes, K1: 31º.-Adriano Coelho; 43º.-Leandro Melo; 7ª.- Mariana Pires.
- Cadetes, C1: 1º.-Arménio José; 3º.-Luís Santos; 14º.-João Ribeiro; 16º.-Filipe Carvalho.

200 metros

- Seniores, 1ª. eliminatória, K1: 4º.-Alexandre Pires; 7ª.-Andreia Fernandes; C1: 4º.-Fábio Lopes (1ª. eliminatória); 8º.-Tiago Tavares (semi-final).
- Juniores, C1: 4º.-Manuel Tavares (o melhor português). - K1 cadetes: 7º.- Adriano Coelho, na semi-final; 8º.-Leandro Melo (na semi-final);  - 7ª. na final A: Mariana Pires.
- Cadetes, C1: 1º.-Arménio José (final A); 4º.-Luís Santos (final A). Filipe Carvalho foi sétimo e João Ribeiro oitavo, ambos na final B.