terça-feira, abril 30, 2013

O cedro caiu mas ninguém o tira de cima da ponte

O cedro que se vê caído sobre a ponte, na entrada de Óis, caiu na noite de 19 para 20 de Janeiro, há 3 meses e semana e meia depois, mais ou menos. Não se compreende como é que ainda lá estava na tarde de anteontem, domingo, dia 28 de Abril de 2013. Será que estão à espera que caia o governo.
O cartão de visita à entrada da freguesia não é a coisa mais simpática..

segunda-feira, abril 29, 2013

As Maias morreram na tradição de Óis da Ribeira



O mês de Abril está no fim e chega o de Maio, o das Maias. 
Antigamente, ainda há bem pouco tempo, uns 10 ou 15 anos, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio, apareciam sempre nas portadas das casas belos arranjos florais, com flores do campo: papoilas, malmequeres e urzes frescas, espetadas num arco meio desajeitado e feito de pampilhos e azevém. 
A porta da Igreja era outro ponto onde aparecia uma florida cruz - também com flores do campo, em sinal de respeito e devoção - que gerações de ribeirenses trouxeram até nós, provavelmente por séculos. Acabou tudo...
Ois da Ribeira, culturalmente, morre aos poucos. Já não somos o que foram os nossos antepassados!!!

domingo, abril 28, 2013

O buraco da estrada de Santo António


O passeio dominical fez-nos esbarrar nesta surpresa, pouco agradável: o buraco aberto pela tempestade de 19 de Janeiro, na estrada de Santo António para a pateira, de que aqui já falámos. E até mostrámos a foto, com o «buraco» devidamente assinalado. Pois agora não está.
Pode imaginar-se as consequências de um automóvel e principalmente de veículos de duas rodas que só dê por ele, quando estiver em cima. Dá acidente, de certeza. E depois pedem-se respostas a quem? Quem é desmazelado nisto?

sábado, abril 27, 2013

Tuna edita segundo CD

A gravação do segundo CD da Tuna 
no Soberania do Povo. 
Tirado DAQUI

sexta-feira, abril 26, 2013

Um fim de semana pela pateira...

O tempo de amanhã vai estar claro, com sol e temperatura máxima na ordem dos 17º.- A mínima andará pelos 6º, com humidade a 52% e zero de precipitação. O vento soprará até 24 quilómetros por hora e a humidade chegará aos 52%. O domingo terá algumas nuvens, mas sem chover, com temperatura mínima de 7º. e a máxima a chegar aos 16º. O vento soprará até 24 quilómetros por hora e a humidade chegará aos 51%.
 Isto tudo para dizer que o fim de semana estará bom para um passeio pela pateira. 
A foto é de Panorâmio.

quinta-feira, abril 25, 2013

O terreno onde ficam as sedes da Arcor e Junta

O terreno onde hoje se situam as sedes da Arcor e da Junta foi cedido pela Câmara Municipal de Águeda há 20 anos, 22 de Abril de 1993. 
O tempo parece que voa, assim como muitos de nós, ou mesmo todos, já nem nos lembramos de como era o espaço, antes de se fazerem as obras - que se pode rever na foto.
A talho de foice, diga-se que o terreno foi cedido à Arcor, pela Junta de Freguesia, a 30 de Agosto de 1999. Era propriedade de Armando Resende, que o vendeu à Câmara.

quarta-feira, abril 24, 2013

Filarmónica Matos Galamba em Óis da Ribeira


A grande novidade da imprensa de Águeda desta semana é a vinda Óis da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, de Alcácer do Sal, a 21 de Setembro, a convite da Tuna. 
O d´Óis Por Três acha que é uma iniciativa muito interessante e que mostra claramente o arrojo cultural da direcção de António Horácio Tavares.
O concerto, ainda que não se saibam muitos pormenores, acontecerá pela altura da apresentação oficial do segundo CD da Tuna, há dias gravado. 
A Matos Galamba é dirigida pelo maestro João Neves, que também dirige a Banda Nova de Fermentelos e se vê na foto, ali mesmo à frente. A Banda Nova, como se sabe, é «madrinha» da Tuna.

terça-feira, abril 23, 2013

Luís Neves no Ciclo de Workshops de Fotografia de Águeda





O ribeirense Luís Neves integra o Núcleo de Fotografia de Águeda (NFA) que, no último sábado e com apoio da Câmara Municipal de Águeda, realizou o primeiro workshop de Iniciação à Fotografia.
O worshop decorreu no Fórum Municipal da Juventude, em Águeda, entre as 14,30 e as 18 horas, com Luís Neves e António Pereira, que também orientarão as próximas edições deste ciclo de «trabalho» com fotografia. 
O workshop é de iniciação e visa a transmissão de alguns conceitos e técnicas básicas de fotografia, quer sejam utilizadores de máquinas fotográficas analógicas ou digitais.
As inscrições devem ser feitas através do seguinte formulário: http://goo.gl/0P8Xx

segunda-feira, abril 22, 2013

Um baptizado em Óis da Ribeira

Realizou-se um baptismo em Óis, o que, convenhamos é uma grande e boa novidade. Valha-nos a página de facebook da Paróquia para sabermos estas coisas, estejamos onde estivermos.
Benjamim é o nome da criança, filho do jovem casal que está à direita e que, francamente, não conhecemos - por culpa a nossa. Benjamim de Óis apenas nos lembramos de um, um senhor de idade que mora na rua do Cabo. E, obviamente,  Benjamim Soares de Freitas, que foi benemérito da freguesia e, por isso, dá o nome à rua que vai do largo do Cruzeiro até à escola.
O vídeo pode ser visto na página de facebook da Paróquia, AQUI

domingo, abril 21, 2013

Um Coral de Óis da Ribeira



Um(a) ribeirense, supomos, enviou-nos esta foto, que disse ser de um coral de Óis da Ribeira, que nos parece ter sido tirada num espectáculo do salão do Pôr-do-Sol - provavelmente do Grupo de Teatro da Arcor. 
Indicou os nomes e pede que alguém possa dizer de que ano é. Da esquerda para a direita: Carla Rodrigues,
António Prazeres, Cesaltina, ?? (tapado), Carlos Pereira, Hernâni, Ana Almeida, Porfírio Pires e Clara Santos.
Se alguém puder identificar o nome em falta e dizer o ano, obrigado. E será mesmo um grupo coral do teatro ou da igreja? E porque razão não há um coral em Óis da Ribeira?

sábado, abril 20, 2013

Festa de Nossa Senhora de Fátima

Óis da Ribeira vai ter um fim de semana de festa, de 3 a 5 de Maio. Festa a Nossa Senhora de Fátima, com bailes e tudo, coisa que julgamos inédita. Do que o d´Óis OPor Três se lembra, a  festa de Nossa Senhora de Fátima tinha procissão das velas, na véspera, missa e procissão no outro dia, que era sempre um  domingo. Era uma festa eminentemente religiosa.
Este ano, porém - e não sei quantos depois de não se fazer a festa, esta ou qualquer outra - teremos pelo menos dois bailes, que é para animar a malta, nesta época de depressão económica e mental. Parabéns à comissão e muita fé para que o bom tempo não estrague a dança.

sexta-feira, abril 19, 2013

Montanhistas de Lisboa passearam Óis da Ribeira

Um grupo de 60 funcionários da Secção de Montanhismo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), de Lisboa, esteve em Óis da Ribeira, passando por Espinhel, passeando-se nas margens da que é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica - a pateira - e ao rio onde desagua, o Águeda. 

quinta-feira, abril 18, 2013

Assoreamento da Pateira e campos de cultivo penalizados



Notícias de Óis da Ribeira 
na imprensa de Águeda desta semana:

A estrada do campo que liga Óis da Ribeira a Requeixo, que liga dois concelhos, bastante movimentada como é natural, mostra à sociedade duas realidades distintas. No território de Requeixo ela é alcatroada e o seu campo fértil está preservado. 
O de Óis da Ribeira está mal tratado como a foto documenta.
O tout-venant lá colocado é atirado com a força das correntes das cheias para os campos circundantes, e o pobre agricultor que resolva a sua triste situação. 
Perguntam eles indignados: se o alcatrão é anti-ambiente não será mais anti-ambiente a pedreira em cima das suas terras?
HERCÍLIO DE ALMEIDA
Notícia DAQUI

quarta-feira, abril 17, 2013

Assembleia aprovou as contas da Junta de Freguesia


As contas da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foram aprovadas no sábado e por unanimidade, com 72 440,15 euros de receita e 46 670,27 de despesa.
A imprensa de Águeda diz que apenas estiveram 4 dos 7 eleitos da Assembleia de Freguesia. Por exclusão de partes, tendo estado Manuel Soares, Pedro Soares e Eugénia Martinho, do PSD, e Carlos Pereira, do PS,  faltaram o social-democrata Germano Venade e os socialistas Carla Tavares e Luís Neves.
As maiores despesas (14 000 euros) foram para viadutos, arruamentos e obras complementares (14 000 euros) e  remunerações de membros dos órgãos autárquicos (8 600), transportes e comunicações (5 150) e pessoal (4 170). As maiores receitas foram da Direcção Geral das Autarquias Locais (23 157 euros) e da Câmara Municipal de Águeda (20 443,87).

terça-feira, abril 16, 2013

Canoagem da Arcor na selecção nacional

A canoagem da Arcor sempre na frente e com dois atletas uma vez mais na selecção nacional: Tiago Tavares e Fábio Lopes.
Ver AQUI 

segunda-feira, abril 15, 2013

O livro de Alfredo Oliveira

Há tempos, falámos do lançamento do livro de Alfredo Oliveira e agora podemos mostrar a capa, que retirámos do site Óis da Ribeira Net. Temos gosto em o fazer, nomeadamente porque é sempre admirável como um homem do povo, como é o sr. Alfredo de Oliveira, ousa editar um livro.
Um livro e  não só, pois já em 2004 editara o CD «É tão Linda a Minha Terra», que também, dá nome ao livro de poemas agora recentemente publicado. O CD, incluía as músicas «Um Hino a Óis da Ribeira» e «Arcor em frente».

domingo, abril 14, 2013

As tradições e a (des)união de Óis da Ribeira

A tarde de hoje, depois da tradicional visita familiar e do passeio pela pateira, que está muito sujinha, graças a Deus, foi passada a caçar fotos de Óis, nos vários espaços da família ribeirense da net. Vou publicar a que mais gostei, sacada do facebook de Alexandre Pires: a do grupo que, em 2003, cantou a ladaínha quaresmal.
O d´Óis Por Três sabe que não se realizou este ano mas acredita que a continuidade destas tradições representa a união, o dar de mãos para fazer alguma coisa. E união, tanto quanto me parece, é o que agora mais falta em Óis. Anda tudo para seu lado. Penso o d´Óis Por três de que. Já nem este grupo se junta para ladainhar. As tradições morrem em Óis, como o milho do sequeiro.
É a ladainha, foi a festa da pateira, a de Santo António e Nossa Senhora de Fátima. Não se vê o carnaval, nem as fogueiras de Natal e de S. João, a serradela da velha, os jogos de antigamente. Já nem a festa do padroeiro.

sábado, abril 13, 2013

Tuna grava CD e Junta de Óis da Ribeira presta contas.

A Tuna de Óis está a gravar o seu segundo CD, no salão da Arcor, e o vice-presidente e instrumentista Luís Neves postou esta imagem na sua página de facebook. Força, Tuna, tocai sempre em frente e bem, pelo mundo espalhando o nome e a cultura de Óis da Ribeira. 
Hoje, também, é a Assembleia de Freguesia que vai votar as contas de 2012. Será às 21 horas, no salão nobre da sede da futura agregada de Travassô,

sexta-feira, abril 12, 2013

Fazer por Óis da Ribeira...

O cartaz já tem quase 8 anos, mas não deixa de ter a sua piada. Está, de resto, num blogue que assumidamente se propõe caricaturar os cartazes eleitorais das Autárquicas de 2005.
«Fazemos pos Si.
Fazemos
por Óis da Ribeira», dizia o sr. Pires.  
Estes 8 anos depois, vale a pena perguntar se fez por Óis da Ribeira ou se fez por Travassô, a quem, com o seu partido e o PS, deu a freguesia de mão beijada, nessa história mal encharcada da agregação das freguesias.
E é p´ra ganhar quem?
Cartaz tirado DAQUI

quinta-feira, abril 11, 2013

Arménio é campeão nacional de canoagem


Os títulos dos campeões nacionais de de canoagem da Arcor na imprensa de 
Águeda de hoje.

quarta-feira, abril 10, 2013

Tuna de Óis da Ribeira vai gravar o segundo CD

A imagem é de 2005, mas, com alguns estes e outros músicos vai repetir-se este fim de semana, para a Tuna de Óis da Ribeira gravar o seu 2º. CD. O maestro é outro, António Bastos. Ao tempo, para o «Murmúrios da Pateira», era Carlos Matos, o Bigodes.
A gravação cai fazer-se de novo no salão cultural da ARCOR e o d´Óis Por Três saúda a iniciativa da agremiação musical ribeirense - que apresentará novas peças, algumas delas executadas já no Concerto da Primavera, no passado sábado.

terça-feira, abril 09, 2013

Arménio é campeão nacional de canoagem

O d´Óis Por Três já ontem realçou os feitos canoísticos da Arcor, mas hoje «pesca» no jornal do padrinho a chamada de 1ª. página do suplemento desportivo, titulando «Arménio é campeão nacional» - ao lado de Luís Santos, com quem ganhou a respectiva prova de C2.
O que não sabíamos é que o jovem atleta se sagrou campeão nacional pela 12ª. vez, em apenas dois anos. É obra e por isso a realçamos. Parabéns.
Foto DAQUI 

segunda-feira, abril 08, 2013

Arménio José é campeão nacional de canoagem

A página de facebook da Arcor anuncia um novo campeão nacional, Arménio José, que está ao meio na foto, rodeado do treinador João Brinco e de Luís Santos. Parabéns, bem merecidos para o grande atleta e para quem o prepara para estes feitos desportivos, não esquecendo o clube que lhes proporciona condições e meios de trabalho.
O Arménio José foi campeão nacional de C1 cadetes
Outro atleta. o ucraniano Valery Shuftakyn, foi medalha de bronze em veteranos C, correndo em K1.
A Arcor foi 11ª. classificada por clubes e os seus canoístas tiveram as seguintes classificações: 
- K1 INFANTIS:  Luciana Pires, 20º; João Pedro Framegas, 47º.
- K1 CADETES: Mariana Pires, 11º; Cíntia Espinhal, 23ª.; Adriano Coelho, 29º; Leandro Melo, 26º.
- C1 CADETES: Armenio José, 1º. lugar, campeão nacional; Luis Santos, 4º.; Filipe Carvalho, 13º.
- C1 Juniores: Manuel Tavares, 10º.
- K1 Seniores: Alexandre Pires, 51º.
- C1 Seniores: Tiago Tavares, 7º.
- K1 Veteranos C: Valery Shuftaikyn, 3º. (medalha de bronze).

domingo, abril 07, 2013

O buraco da estrada de Santo António

A estrada de Santo António «deu-se» no passado fim de semana de 19 para 20 de Janeiro. Passaram-se 11 semanas, 77 dias, quase 3 meses. Na tarde de hoje, continuava como se vê na foto, ficando por saber-se se o arranjo não foi feito por falta de tempo, de dinheiro ou de meios ou de vontade, ou se ficar por conta da futura Junta de Óis e Travassô. 
A democracia local bem poderia explicar. 

sábado, abril 06, 2013

O canal das cheias do rio para o ribeiro

O  mundo seria mais feliz se se ouvissem e seguissem as grandes opiniões. Como esta, de abrir um canal na curva do rio, antes de Requeixo, para levar as águas do rio para a pateira e evitar que as correntes fortes das cheias levassem das terras. Quem sabe, sabe, e ponto final.
A ideia aliás nem é nova pois o presidente da Junta de Freguesia há muito tempo que defende coisa semelhante ou parecida ou igual, seja lá isso o que for e valha o que valha. Portanto, senhores autarcas ribeirenses, tratem lá de ir ouvir as pessoas conhecedoras do local e desfaçam as dúvidas das vossas cabecinhas. Afinal, muitas cabecinhas a pensar, e a pensar bem, sempre dá para outros e melhores resultados.
Percam lá, meus senhores, esses preconceitos, que são provincianos e só atrasam o desenvolvimento da freguesia.

sexta-feira, abril 05, 2013

Arcor na Taça de Portugal e campeonato nacional de fundo

A Arcor vai disputar o campeonato nacional de fundo e a Taça de Portugal de Canoagem, marcados para amanhã e domingo, dias 6 e 7 de Abril, no CAR de Montemor-o-Velho.
O clube ribeirense participa com os seguintes atletas:
- FUNDO: João Pedro Framegas e Luciana Pires (K1 infantis), Leandro Melo, Adriano Coelho, Mariana Pires e Cíntia Espinhal (K1 cadetes), Arménio José, Luís Santos e Filipe Carvalho (C1 juniores), Manuel Tavares (C1 juniores), Alexandre Pires e Andreia Fernandes (K1 seniores), Tiago Tavares (C1 seniores) e Valery Shuftakyin (K1 veteranos C).
- TAÇA: João Pedro Framegas/Miguel Soares e Luís José/Renato Pires (K2 e K4 infantis), Arménio José/Luís Santos e Filipe Carvalho/João Santos (C2 e C4 cadetes), Adriano Coelho/Leandro Melo (K2 cadetes), Mariana Pires/Mariana Fernandes e Sara Soares/Cíntia Espinhal (K2 e K4 cadetes), Tiago Tavares/Fábio Lopes (C2 seniores) e André Santos/Alexandre Pires (K2 seniores)

quinta-feira, abril 04, 2013

Arcor na Feira dos Saberes e Sabores de Águeda

A Arcor vai participar na Feira Saberes & Sabores, promovida pela Bela Vista e que se vai realizar no próximo dia 13 de Abril, no Instituto do Vinho e da Vinha em Águeda.
A iniciativa tem parceria da Câmara Municipal e participação de diversas instituições de solidariedade do concelho. A Arcor estará presente com uma tenda, na qual mostrará os saberes e os sabores tradicionais da freguesia de Óis da Ribeira, convidando od amigos para la irem almoçar.


quarta-feira, abril 03, 2013

Contas da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira


As contas da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, relativamente ao anos de 2012, vão ser analisadas e votadas na Assembleia de Freguesia marcada para as 19 horas do próximo dia 13 de Abril.
A ordem de  trabalhos inclui as habituais  informações do presidente da Junta, sobre as actividades do último trimestre autárquico, para além da votação dos protocolos e delegação de competências da Câmara Municipal de Águeda.
Os protocolos com a Câmara tem a ver com a repavimentação dos passeios na  rua da Pateira, acesso e wc públicos do hangar de canoagem e o calcetamento do arruamento do parque sul da lagoa, depois do restaurante e para o caminho da Laje.

terça-feira, abril 02, 2013

Imagem de Óis da Ribeira espalhada pelo mundo


Imagem do rio Águeda, em Óis da Ribeira, com a ponte a fazer-se em espelho na água. Uma beleza!
A foi tirada da net e aqui gostaríamos de pôr o nome do autor. Desconhecemos. Quem foi?
Importante, todavia, é a imagem de Óis que corre mundo, através desta rede mundial de comunicação.

segunda-feira, abril 01, 2013

Vista pascal com duas cruzes e casas fechadas...

A visita pascal de Óis da Ribeira teve duas cruzes, o que é um luxo, para uma terra tão pequena como a nossa. Mas veio a saber-se que muitas casas, a grande maioria, não abriram as portas, vá lá saber-se a razão, apontando alguns que tal se deve ao facto de não ser acompanhada pelo padre, como era antigamente. E era, realmente, lembramo-nos muito bem das ruas cheias de gente e as famílias e os amigos a irem de casa em casa. Era um dia de alegria. 
Foto da página de facebook da Paróquia