quarta-feira, abril 30, 2014

Nacional de Canoagem em Óis da Ribeira



A segunda prova do campeonato nacional de Esperanças, de Canoagem, está marcada para domingo, dia 4 de Maio, em Ois da Ribeira. Com mais de 600 atletas de todo o país.
“É uma das três maiores provas nacionais dos escalões de formação e estamos a preparar tudo, para que não aconteçam falhas”, disse Fernando Pires, acrescentando que “a Secção de Canoagem está mobilizada para esse efeito, com o nosso apoio” - o da direcção executiva da ARCOR.
A prova envolverá mais de 600 atletas, de mais de 40 clubes de todo o país, dos escalões de infantis, iniciados e menores, femininos e masculinos (que correrão em K1 e K2), infantis e cadetes masculinos (C1 e C2) e cadetes masculinos (K1 e k2).
“É uma prova de grande dimensão e estamos a organizá-la com todo o cuidado”, disse Paulo Rogério Framegas, da Secção de Canoagem da ARCOR, citando os apoios da M. Rodrigues e da Inspeágueda (patrocinadores de época), Qual, Caniágueda, MPD, Agência Funerária Pateira, Aluport, EPEC, Soares & Simões, Servimolas, Bio-Interprise, Ibérica, António M. Reis, Construções António Costa, Moldicorte, Águas Serranas, Loja Mini-Max, Moto Classis e Daniel Marques.
Notícia DAQUI

terça-feira, abril 29, 2014

Ser ou não ser vogal da Junta da União



O caso do vogal António Horácio Tavares, da Junta de Freguesia da União, foi razão para troca de mimos entre os presidentes Mário Martins (Junta) e Sérgio Neves (AFTOR). Tem mandato, ou não?
O líder do executivo questionou o da Assembleia, por António Horácio Tavares estar a ser convocado como elemento da... Assembleia. «Era minha obrigação, foi eleito membro da Assembleia», disse Sérgio Neves. Não concordou Mário Martins e argumentou com um parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, que lhe será favorável.
António Horácio Tavares estava, e continuou, sentado na mesa do executivo. Mas, alegadamente, terá cinco dias (a decorrer) para justificar a falta como eleito da AF a esta sessão. Não o fazendo, perderá o mandato, pois já acumulará duas, às duas últimas AF. Perderá?
A questão não é pacífica, de todo. O presidente da Assembleia terá de fazer participação ao Ministério Público e este seguramente agirá. Como consequência limite (a da perda de mandato), todos os actos da União de Freguesia em que participou, desde 17 de Fevereiro, poderão ser anulados.
O socialista foi eleito vogal da Junta a 19 de Dezembro de 2013, por 60 dias - prazo  que, segundo Sérgio Neves, acabou a 17 de Fevereiro de 2014, sem que a sua reeleição fosse solicitada, face à prorrogação da auto-suspensão de Marta Neves.
Mário Martins, na altura, disse a SP que “a Junta tem vogal, foi eleito e a lei é clara sobre esta matéria, é claríssima”. “Quem está ilegal é a Assembleia de Freguesia, que tem menos um eleito. Se há alguma falta, fosse na Junta ou seja na Assembleia, quem tem de  fazer a convocatória é sempre o presidente da Assembleia”, disse então, a SP.
Questões que a maioridade política, certamente, teria evitado e que, acontecendo como acontecem, não prestigiam os dois órgãos autárquicos.
Notícia e foto DAQUI

segunda-feira, abril 28, 2014

Orquestra Juvenil da Academia da Banda Nova

A Orquestra Juvenil da Academia da Banda Nova de Fermentelos esteve em Óis da Ribeira, no concerto da Tuna Musica. Foi na noite de sábado passado, dia 26 de Abril, e é sabido que o salão da Arcor encheu  literalmente e que o concerto foi de categoria. As gentes de Óis sabem apreciar a música e quando é boa, então não falham.

domingo, abril 27, 2014

Comunhão solene em Óis da Ribeira

Hoje foi dia da 1ª. comunhão na Paróquia de Óis da Ribeira e o padre Júlio pôs o filme no seu site oficial. 
Quem quiser, pode ir ver AQUI, em filme. As fotos estão AQUI. São eles, da esquerda para a direita, Gonçalo, Tiago, Carolina e Ana Jorge. São poucos, mas, como diz o ditado, são bons!

sábado, abril 26, 2014

Concerto na Tuna de Óis da Ribeira

Hoje é dia do Concerto da Orquestra Juvenil da Banda Nova de Fermentelos, em Óis da Ribeira, dirigida pelo maestro Nuno Silva.
A organização é da Tuna Musical e o espectáculo vai decorrer no salão cultural da Arcor, a partir das 21 horas e com entradas livres. 

sexta-feira, abril 25, 2014

Nacional de Canoagem em Óis da Ribeira


A secção de canoagem da Arcor via realizar, a 4 de Maio, o Campeonato Nacional de Esperanças II, destinado a atletas dos 8 aos 15 anos, esperando-se que participe, à volta de 600 de clubes de todo o país.
As provas começam a disputar-se depois das 10 horas e prolongar-se-ão pela tarde dentro. A Arcor também participa com 9 atletas de um deles, José Brinco, vencedor nas Minas de S. Domingos, em Mértola.

quinta-feira, abril 24, 2014

Assembleia de Freguesia de TravassÓis

A Assembleia de Freguesia de TravassÓis está convocada para a noite de hoje, em Travassô e para reunião que irá analisar 10 pontos! 10 pontos???!!!! É obra, para uma assembleia ordinária em noite de futebol europeu, nas meias finais da Taça da UEFA e com o Benfica (um clube português) a receber a italiana Juventus.
Até por este pormaior, assaz interessante, se vê em que consideração os eleitos de TravassÓis têm os seus eleitores. Claramente, não os querem na AF, para não ouvirem alguns disparates. Enfim!
A ordem de trabalhos tem uma carrada de coisas e, entre elas, avultam a delegação de competências e o apoio da Câmara para a compra de viaturas, chumbadas na última assembleia, com todas as letras. Será desta? Há outros assuntos de interesse para a União de Freguesias e a votação das contas que restam de 2013, desde Outubro a Dezembro, depois da União, para além da primeira revisão orçamental de 2014. Votação, vai haver, de certeza, não se sabe é qual será, depois da discussão que se adivinha acesa, a acreditar no que tem acontecido nas última reuniões. Tudi isso e mais o que vier depois do intervalo do Benfica-Juventus, às 21 horas.

quarta-feira, abril 23, 2014

Caminhada e meditação «Livremente Saudável»




A Crisom SG realiza a 25 de Abril, nas margens da pateira, em Óis da Ribeira, uma caminhada e meditação.
“Livremente Saudável - o corpo responde ao que a mente  comanda” é o tema para esta jornada proposta pela Crisom SG - um espaço de Aveiro dedicado à saúde e bem-estar físico, emocional, mental e divinal, desenvolvendo várias terapias alternativas energéticas que equilibram o ser”, pois “mais importante que tratar as doenças, é preveni-las!” .
“É esse o grande objectivo do Lugar Energético Crisom SG, ajudando a tratar os distúrbios (doenças), mas também ajudando a preveni-las”, disse Sílvia Fernandes Gomes, a criadora do espaço.
A iniciativa começa às 8,45 horas, seguindo-se alongamentos, caminhada, mais alongamentos, o Crisom Meditare (11.300), entrega de vales , pic-nic e fm do encontro (14).
Os interessados em participar podem inscrever-se em geral@crisomsg.com.
Notícia DAQUI

terça-feira, abril 22, 2014

Ois da Ribeira pertence à Região Demarcada da Bairrada

O Conselho de Ministros aprovou, a 3 de Janeiro de 1991, o decreto de lei que criou a Região Demarcada da Bairrada, era Aníbal António Cavaco Silva o 1º. Ministro e Arlindo Marques da Cunha o Ministro da Agricultura.
O DL foi promulgado por Mário Soares, o Presidente da República, a 25 de Janeiro de 1991.
O Artigo 1º., no nº. 1, confirma como denominação de origem controlada (DOC) a denominação «Bairrada», a qual só pode ser usada para a identificação dos vinhos brancos, rosados, tintos e espumantes naturais, produzidos na respectiva área delimitada, que satisfaçam as disposições do presente diploma e demais legislação aplicável, integrando-se na categoria dos vinhos de qualidade produzidos em região determinada (VQPRD) da nomenclatura comunitária.
O Art. 2º. define a área geográfica de produção dos vinhos cobertos pela denominação Bairrada e lá está Óis da Ribeira. Sabia?
Vejamos:
a) Os municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro;
b) Águeda: as freguesias de Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barrô, Belazaima, Espinhel, Fer mentelos, Óis da Ribeira, Recardães e Valongo do Vouga;
c) Aveiro: Nariz.
d) Cantanhede: Ançã, Bolho, Cadima, Cantanhede Cordinhã, Corticeiro de Cima,Covões, Febres, Murtede, Ourentã. Outíl, Pocariça, Portunhos, Sanguinheira, São Caetano, Sepins e Vilamar;
e) Coimbra: Botão, Souselas, Vil de Matos e Trouxemil;
f) Vagos: Covão do Lobo, Ouca e Sosa.

segunda-feira, abril 21, 2014

Vista pascal de 2014 em Óis da Ribeira

A visita pascal deste ano teve a novidade de as duas cruzes andarem juntas, o que sempre permitiu que as famílias não fossem tão separadas porque elas, as cruzes andavam muito distantes uma da outra e às vezes a chegada a uma casa da mesma família coincidia com a chegada a outra. Ora, omnipresente, só Deus, pelo que o convívio familiar era prejudicado.
A foto de Luís Neves mostra os dois grupos, no final da visita pascal e na nave da igreja matriz de Óis da Ribeira.

domingo, abril 20, 2014

O aterro da ponte vai desaparecer

O aterro de Óis da Ribeira vai desaparecer dentro de poucos dias, por mor das obras de construção da ponte que muita gente diz que vai resolver os problemas das cheias de Águeda. Se vai resolver as de Águeda, irá complicar as de outras localidades, mas isso são outras histórias.
O dono das árvores do lado norte, que é Jacinto Viegas, vai receber 3000 euros e a Câmara Municipal de Águeda ainda terá que lhe limpar e replantar o terreno, o que nos parece justo. Se quem prometer cumprir, deixaremos de ter aterro a partir de terça-feira, dia 22 de Abril de 2014. vamos Ver...  

sábado, abril 19, 2014

A luz nocturna na pateira de ÓIs da Ribeira


Aqui temos uma foto de MARIA!! E o que se vê??!!! Pois é a margem de Óis da Ribeira, vista do lado de Fermentelos e à noite. Cá para nós, que ninguém, nos ouve, a fotografia é o máximo e que a registou merece fartos aplausos. Tem classe, não há dúvidas!!!...
Mas a verdade é que também é o que é porque é... Óis da Ribeira!!

sexta-feira, abril 18, 2014

Estrada para Espinhel foi alcatroada

Faz tempo que o d´Óis Por Três não passava pela ladeira do Surpel, quem desce para Espinhel, mas hoje, por burrice nossa e a pensar que a ponte já estava encerrada, fomos dar a volta por Casal de Álvaro e descobrimos a estrada para Óis alcatroada, como se vê na imagem.
A última vez que lá passámos, a estrada estava uma vergonha, por causa da rede de saneamento, mas agora é de se lhe assobiar e tirar o chapéu.
Abençoada burrice, que nos levou a descobrir o mehoramento.

quinta-feira, abril 17, 2014

Concerto da Primavera da Tuna de Óis da Ribeira


A Tuna Musical de Óis da Ribeira vai realizar o Concerto da Primavera, no noite de 26 de Abril. Uma vez mais será no salão da Arcor, a partir das 21,30 horas.
Desta vez, estará em palco a Orquestra Juvenil da Academia da Banda Nova, de Fermentelos, o que por si só é sinónimo de qualidade. A entrada é livre.

quarta-feira, abril 16, 2014

Assalto à pastelaria Pau de Canela d´Óis


Trio de assaltantes atacou cafés em Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha e Águeda. Perseguidos com tiros, dois dos ladrões despistaram-se, já em Aveiro. 
Três assaltantes causaram ontem uma madrugada de sobressalto que atravessou quatro concelhos do distrito de Aveiro. Após três furtos em cafés e pastelarias, dois dos ladrões foram perseguidos pela GNR e despistaram-se contra uma casa, em Eirol, Aveiro. Seguiram a fuga a pé e a nado, pelo rio Vouga. Estão a ser procurados pelas autoridades. O trio atacou primeiro em Perrães, freguesia de Oiã, Oliveira do Bairro, seguindo depois para S. João de Loure, em Albergaria-a-Velha, e, finalmente, pelas 04h00, assaltou a pastelaria Pau de Canela, em Óis da Ribeira, Águeda. Aqui, foram vistos por um morador vizinho que chamou a GNR.
Os ladrões estavam divididos em duas carrinhas: uma com as máquinas de tabaco que conseguiram furtar nos três crimes e outra, uma Opel Vivaro, em que seguiam dois dos elementos. Foi esta que a GNR, com diversas patrulhas, encontrou e tentou intercetar no caminho até Eirol, onde a dupla se despistou contra uma habitação. 
"Acordei com o estrondo. Ouvi sirenes e disparos e fiquei em casa, por segurança", disse ao CM Carlos Ferreira, o proprietário da residência atingida. O acidente não travou a fuga dos ladrões, que se atiraram por um terreno íngreme e, segundo populares, ainda tiraram algumas roupas antes de se fazerem ao rio Vouga. "Vim à rua com o barulho, mas a GNR disse para nos mantermos em casa", contou Ernestina Fonseca, testemunha da situação. O trio continua a ser procurado. 
Por Daniela Batista Couto/Francisco 
Manuel - Correio da Manhã
Notícia DAQUI


terça-feira, abril 15, 2014

Dia de Ramos em Óis da Ribeira - 2014

A festa do Dia de Ramos em Óis da Ribeira foi documentada pelo padre Júli Granjeia, na página de facebook da paróquia. É agradável rever esta tradição da comunidade religiosa e, por outro lado, rever algumas caras que a distância vai fazendo esquecer. 
A procissão e as cerimónias decorreram no último domingo, dia 13 de Abril de 2014
Ver AQUI

segunda-feira, abril 14, 2014

Junta preenche e manda declaração do IRS



A Junta da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira anunciou a sua disponibilidade para ajudar no preenchimento da declaração do IRS. 
Os interessados, residentes e/ou eleitores de TraassÓis, deverão dirigir-se á Junta de Freguesia, em Óis ou em Travassô, nas respectivas horas de expediente. Também a mandará pela internet.


domingo, abril 13, 2014

Candeeiro na noite da pateira


Quinta-feira, Abril 13, 2006
CANDEEIRO NA NOITE DA PATEIRA
Foto Luís Neves
Publicada por d´OIS POR TRÊS em
20:30

Leia os 3 comentários de 2006: AM disse...

sábado, abril 12, 2014

Benção de Ramos em Óis da Ribeira

A bênção dos Ramos em Óis da Ribeira far-se-á no adro da Igreja Matriz de Santo Adrião aquando da missa dominical, às 10 horas - seguida de procissão para Igreja, onde se dará continuidade à celebração da Eucaristia.

Assim continuam as tradições religiosas católicas de Óis da Ribeira.

sexta-feira, abril 11, 2014

A ponte de Óis da Ribeira outra vez encerrada...

O povo anda todo apavorado por causa do encerramento da ponte e os srs. da política fazem-lhe o jeito de lhes arranhar soluções alternativas para passar. São uns corações abertos, de uma generosidade beatificadora.Uma simples navegação pela net dá para recordar que num passado bem recente a ponte também esteve interrompida uns meses e ninguém morreu por isso.
Tal aconteceu há precisamente 10 anos, quando se restaurou a ponte. Se lembram? Também íamos à volta por Espinhel e ninguém pediu indemnizações. 
Foto DAQUI 

quinta-feira, abril 10, 2014

Prolongamento de ponte vai custar 725 505,08 euros


A nova ponte de Óis da Ribeira terá 140 metros, a partir de um aterro de cerca de 30, que se manterá, logo a seguir à actual. Ficará entre as duas.
O tabuleiro será de duas vias, cada qual com 2,25 metros de largura, com passeios e protecções de ambos os lados. O custo final é de 725 505,08 euros, mais IVA e a ponte integra-se no grupo de obras (com o canal e Ponte do Campo, em Águeda) com que se julga acabar com as cheias da cidade. No total, as três custarão 1298 097,37 euros, mais IVA.
António Gomes da Conceição, que na reunião de 24 de Fevereiro tinha posto em causa a palavra de Jorge Almeida, interveio para «pedir desculpa». «Disse o que disse, em público, e pelo que ouvi agora é em público que peço desculpa», disse o ribeirense, que é residente em Travassô.

Notícia a partir de dados DAQUI

quarta-feira, abril 09, 2014

Óis sem passagem na ponte por 3 semanas


Os trabalhos de construção da ponte de Ois da Ribeira vão começar a 22 de Abril e até 12 de Maio não haverá passagem de e para Cabanões.  As obras deverão estar concluídos em Julho de 2015.
As primeiras semanas (até 12 de Maio), serão para a construção do percurso alternativo. A partir do actual tabuleiro e dos cerca de 30 metros de aterro que ficarão, será feito um desvio, em rampa, pelo terreno de Jacinto Viegas e pelo caminho existente, que será alcatroado e iluminado.
- TRANSPORTES: O transporte de peões de Ois da Ribeira a Cabanões (e vice-versa), nos períodos de impedimento, serão assegurados pela Câmara Municipal de Águeda - em plano que vai ser articulado com a ARCOR.
Os interessados deverão expor os seus casos na Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou secretaria da ARCOR.  
- ALTERNATIVAS: O percurso alternativo (para estas primeiras semanas, ou em período de cheias) será por Casal de Álvaro e ponte de Espinhel, para veículos ligeiros. Ou, para pesados, pela rotunda do Milénio, indo por Casal de Álvaro ou Oronhe. Em caso de cheias, ligeiros ou pesados terão de ir por Águeda, Recardães e Piedade.
Para Aveiro, a solução, sem cheias, será pela estrada do campo, via Requeixo. Ou, sem cheias, pela Piedade e Oiã.

Notícia DAQUI

terça-feira, abril 08, 2014

União de TravassÓis sem dinheiro da Câmara Municipal


Os protocolos de delegação de competências da Câmara de Águeda com as Juntas de Freguesia foram assinados no dia 4 de Abril, mas Travassóis ficou de fora. Isto porque a Assembleia de Freguesia chumbou a proposta.

Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro das freguesias, lamentou “a ausência de uma, algo que disse «não  compreender», até porque, como explicou, as delegações estão previstas na lei e resultam do acordo entre todas as Juntas de Freguesia.
Notícia DAQUI

segunda-feira, abril 07, 2014

A interrupção na passagem da ponte...

A ponte está na ordem do dia e o seu encerramento vai afectar o dia a dia dos ribeirenses, que são quem mais vai sofrer as consequências. O d´Óis Por Três perguntou e soube que a passagem será totalmente suspensa durante várias semanas, altura em que a passagem terá de necessariamente ser por Espinhel ou, em caso mais mais complicado, por Recardães e Águeda. Logo se verá como povo reagirá, quando tiver de andar 8 a 12 kms. para cada lado.

domingo, abril 06, 2014

A pateira de Óis da Ribeira há 8 anos



O SOL DA PATEIRA
VISTO POR LUÍS NEVES

Publicado por d´Ois Por
Três, a 6 de Abril de 2006,
sem comentários.
Há 8 anos!

sábado, abril 05, 2014

Arcor com contas positivas em 38 000 euros


A Arcor teve contas com saldo positivo em 2013, na ordem de um pouco mais de 38 000 euros, melhor ainda que em 2012 (quase 35 000).
O d´Óis Por Três sabe que a assembleia geral foi participada por 13 associados (órgãos sociais incluídos), que aprovaram as contas por unanimidade. O 13 é o número de azar, mas deu boa sorte neste caso, com a associação a provar, na prática, que é sustentável. O que é de aplaudir, seja quem seja a direcção.

sexta-feira, abril 04, 2014

Marchas populares de Óis da Ribeira


As marchas populares de Óis da Ribeira já tem dia marcado, na edição de 2014: vão ser no dia 21 de Junho. A tradição vai assim continuar, numa iniciativa conjunta da Tuna Musical e da Arcor, as duas associações ribeirenses. Iniciativa que vem já desde 2002, nas direcções, respectivamente, imagine-se só..., de Jorge Élio Framegas e Celestino Viegas. Quem havia de dizer!!!!.... - e se o d´Óis PorTrês bem se lembra. 
Só depois a política se meteu na organização, quando a Junta de Freguesia se fez de conta que também organizava, ou a deixaram meter na dança. E agora, segundo se lê na imprensa de Águeda, com a tal dita cuja União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, a cada vez mais conhecida Travassóis.

quinta-feira, abril 03, 2014

O encerramento da ponte...

A ponte de Óis vai ser encerrada por causa das obras e a sessão camarária de esclarecimento sobre os procedimentos a seguir vai realizar-se amanhã, às 19,30 horas, no salão da Arcor. 
Oxalá venham boas novidades, que satisfaçam os interesses do povo de Óis da Ribeira, que é o quase único prejudicado e durante largos meses vai ficar quase isolado.
Curiosamente, o edital da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira diz que a interrupção é da Rua Dinis Pires da Silva - que é o principal arruamento de Cabanões.
Assim, de forma manhosa, a governação ignora Óis da Ribeira, como se Óis da Ribeira não existisse, ou fosse peçonha. Haja decoro!

quarta-feira, abril 02, 2014

Arcor tem mais campeões nacionais de canoagem



A Arcor tem mais três campeões nacionais de canoagem: Arménio José e os irmãos António e João Brinco.
O campeonato nacional de fundo realizou-se em Melres, a 29 e 30 de Março, com cerca de 50 clubes, mais de 1200 embarcações e cerca de 1500 atletas.

Os resultados da Arcor, segundo a imprensa de Águeda, foram os seguintes:
- K1 iniciados;  10º.-Manuel Brinco; 16º.-Tiago Ferreira.
- K1 infantis: 17º.-Miguel Soares; 21º.-Renato Pires. - 10ª.-Luciana Pires.
- C1 júnior: 1º.-Arménio José, campeão nacional.
- C1 seniores: 4º.-Fábio Lopes; 9º.-Tiago Tavares.
- K1 Veteranos  B: 8º.-António Brinco.
- K1 Veteranos C: 3º.-Valery Shuftaykin; 6º.-Volodymyr Penekhodov.
- C2 infantis: 2ºs-Filipe Tavares/João Pedro Framegas, vice-campeões nacionais, na foto de baixo
- K2 infantis: 5ºs-Miguel Soares/Renato Pires.
- K4  infantis: 11ºs.-Miguel Soares/Reanto Pires/Filipe Tavares/João P. Framegas   
- K2 seniores: 15ºs.-Alexandre Pires/André Santos; 26ºs.-Adriano Coelho/Lorenzo Soares. - 11ªs.-Andreia Fernandes/Mariana Pires.   
- K4 seniores: 7ºs.-Alexandre Pires/Lorenzo Soares/André Santos/Adriano Coelho.
- K2 Veteranos: 1ºs.-António Brinco/João Paulo Brinco, campeões nacionais, na foto de cima.
- K2 Veteranos C: 2ºs.-Valery Shuftaykin/Volodymyr Penekhodov, vice-campeões.
- C2  seniores: 3ºs.-Fábio Lopes/Tiago Tavares.
- EQUIPAS: 1º.-P. Lima, 3352; 2º.-Crestuma, 2861; 3º.-Prado, 2047; 4º.-Gemeses, 1985; 5º.-Liga-Dura, 1329; 6º.-Marecos, 1107; 7º.-S. Guedes, 992; 8º.-Alcoutim, 912; 9º.-ARCOR, 803; 10º.-Patos,  707.

Fotos DAQUI

terça-feira, abril 01, 2014

A pateira de Óis da Ribeira vista pelo fotógrafo Panoramio


Há muito que aqui não postávamos fotos de Óis da Ribeira, tiradas por estranhos à terra. Hoje, «pescámos» esta, de Panoramio, que não conhecemos. Não o conhecemos, mas reconhecemos-lhe o talento e por isso lhe dizemos obrigado por colocar no ar os ares retratados de Óis da Ribeira.
Tire muitas e mais ponha no ar!
Ver mais AQUI.