quinta-feira, julho 31, 2014

Campeões nacionais de canoagen da Arcor



A Arcor tem mais campeões nacionais: Tiago Tavares/Fábio Lopes e Arménio José, em C1, 200 metros.Tiago e Fábio Lopes de C2.
O campeonato nacional de pista decorreu em  ontemor-o-Velho, no último fim de semana e a Arcor registou três títulos de campeão nacional,  três de vice (segundos lugares), três terceiros e muitas finais.
Os resultados foram os seguintes:
- C1 juniores, 200 metros: 1º.-Arménio José, campeão nacional; segundo lugar nos 1000, vice-campeão.   
- K1 juniores: 6ª.-Mariana Pires, nos 200 e nos 500.
- K2 juniores, 200: 9º.-Leandro Melo/Adriano Coelho; 2º.s na Final B de 1000.
- K1 seniores, 200 metros: 9ª.-Andreia Fernandes; terceira na Final B de 500.     - C1 seniores, 200; 1º.-Tiago Tavares; 6º.-Fábio Lopes.
- C1 seniores, 1000 metros: 3º.-Fábio Lopes.
- C2 seniores, 200: 1º.s-Tiago Tavares/Fábio Lopes, campeões nacionais; segundos nos 1000, vice-campeões.
- K1 Veteranos A, 1000: 5º.-André Santos; 8º.-Paulo Gomes.
- K2 Veteranos A: 6ºs.-Paulo Gomes/André Santos.
- K1 Veteranos B: 2º.-António Brinco, vice-campeão nacional; 6º.-João Ferreira, 7º.-Rui Figueiredo.
- K2 Veteranos B: 3ºs.-António Brinco/João Brinco.
- K4 VeteranosB: 4º.s-António Brinco/ João Brinco/João Ferreira/Rui Figueiredo-4º
- K1 Veteranos C: 2º.-Valery Shuftayn, vice-campeão.

Dados DAQUI

quarta-feira, julho 30, 2014

Não há ponte para ninguém?!!!


Não há ponte para ninguém? 
A gente lê e nem acredita.
Só pode ser mentira, 
é habilidade de jornalista.
Ler para crer:

As obras de construção da ponte, prolongando a actual, estão paradas. E o empreiteiro em PER, um plano especial de recuperação.
O prazo contratualizado é de 480 dias, pelo que, a cumprir-se, bem poderão os utentes... esperar. Não será fácil para quem, diariamente, tem de usar a via (térrea) alternativa.
A passagem pela ponte foi interrompida a 5 de Maio, até ser construída a passagem alternativa - o que aconteceu na terceira semana desse mesmo mês. Todavia, não tem passagem para viaturas pesadas, sejam de passageiros ou de carga.
O caminho, por seu lado, , não foi asfaltado e o facto condiciona a circulação, para além de provocar pó ou lama, conforme faça sol ou faça chuva. E covas. Com isso, sofrem as viaturas e os peões - e muitos são, de e para o apeadeiro de Cabanões.
O eleito Germano Venade  (PSD), na última Assembleia de Freguesia, chamou-lhe picada. Uma simples asfaltagem, como a da rampa de acesso, resolveria facilmente o problema.
Problema que, a olhar para o lento andamento (parado), vai continuar por longos e penosos meses. Será mesmo pelos tais 480 dias? As obras estão paradas e, três meses depois de iniciadas, há trabalho feito de... três dias. O Plano Especial de Recuperação pedido pelo empreiteiro só vai atrasar os trabalhos, mesmo que a Câmara lhe adiante meios.
A foto mostra o estado das obras no último fim de semana. Só lá tem sido visto um homem que, obviamente, não faz nada. "É para justificar que a empresa não abandonou a obra, para não a perder", disseram a SP.

A Europa Ar-Lindo, empresa adjudicatária das obras, está em Processo Especial de Recuperação (PER) “Reunimos a 9 de Julho, ficou tudo definido, a estacaria seria para pôr na semana seguinte, mas foi quando fomos informados que a empresa estava em PER. Nada podemos fazer, as obras continuam adjudicadas”, disse Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara.
O PER carece de aprovação dos credores e demora pelo menos 4 meses. Sem isso, a Europa Ar-Lindo, de Braga, entrará em falência. E já não fará a obra. A acontecer, sobrará para o povo de Ois da Ribeira o custo da situação: ficará indeterminadamente sem ponte, sem passagem, sem respeito pelos seus direitos.
A Europa Ar-Lindo, entretanto, pediu um adiantamento à Câmara de Águeda, o que Jorge H. Almeida confirmou. “Poderemos fazê-lo, mas só com garantias inquestionáveis”.   

A notícia e capa são DAQUI

terça-feira, julho 29, 2014

A televisão do Padre Júlio...

O padre Júlio é párco de óis há uma camioneta de tempo mas não tínhamos notado que tem um canal de TV. É o canal nº. 190619 no #MeoKanal e, tanto quanto lemos encontra-se frequentemente em destaque. Confira aqui http://kanal.pt/home
Fomos ver e ficámos a saber que quem tiver TV por Meo pode carregar na tecla verde do comando de TV, digitar o nº 190619 - o numero do canal do Padre Julio - e perceberá então porque razão é que se encontra em destaque dentre as dezenas de milhar de canais que já existem. É ir ver.

segunda-feira, julho 28, 2014

A Igreja de Óis da Ribeira, há 6 anos!!!


Uma vez mais, lá fomos nós ao site de Luís Neves e «roubámos-lhe» esta bela imagem fotográfica de Óis da Ribeira. Neste caso, da Igreja Paroquial. Até que Óis da Ribeira parece uma cidade! Não parece?! Mas isto era em 2007, já lá vão 7 anos!!!

domingo, julho 27, 2014

Um esclarecimento sobre a ponte de Óis...

Uma pessoa chega a Óis e, zás, toca de chupar com o pó do caminho de terra que dá acesso, por causa das obras da ponte. Chupa e cala-se. Depois, com o caldo comido e com uma ida à horta, depara-se com um aviso da União de Freguesia de TravassÓis, que vai haver uma reunião no dia 30 de Julho, para um esclarecimento relacionado com as obras da ponte em Cabanões.
Repare-se no preciosismo dos eleitos de TravassÓis: «da ponte em Cabanões». Então a ponte não é ponte de Óis? Esta é mesmo à governador Mário e aos seus horácios.
O d´Óis Por Três reparou melhor e verificou que o aviso, afinal, é anónimo: não tem assinatura, nem carimbo. Alguém anda a brincar com isto. 

sábado, julho 26, 2014

As marchas de Óis da Ribeira...

A notícia fala das actuações das Marchas de Óis da Ribeira, neste ano de Deus de 2014. 
A da Tuna Musical actuou em Óis (no dia 14 de Junho), em Recardães (a 20), em Águeda (dia 28), no Rego, de Oiã (a 4 de Julho), em Fermentelos (5) e em Aguada de Cima (12). 
A da Arcor esteve em Óis (14 de Junho), Águeda (12) e Fermentelos (5 de Julho).
Há notícias que, não parecendo, são importantes, com esta das actuações marchantes.O d´Óis Por Três aplaude.

sexta-feira, julho 25, 2014

A Arcor no Agitágueda...


A Arcor está no Agitágueda e a ementa para hoje é de se tirar o chapéuCaldo verde, sopa de legumes, leitão, batata, laranja,salada, rojões, batata e um feijãozinho verde. E certaenet não faltará um bom vinho e umainda melhor champanhe, como é de bom tom.
O que é pena que que não possamos ir. As distâncias nem sempre estão ao pé da mão e do apetite.

quinta-feira, julho 24, 2014

Postes de electricidade no meio dos passeios...

A rua António Bernardino tem vários postes de electricidade no meio do passeio. Este aqui, em primeiro plano, é um exemplo, mas os que estão lá para trás, na direcção da escola, estão numa posição quase igual. No sentido da pateira, já outros.
O d´Óis Por Três não cuida saber que bichinho mordeu na inteligência do autor destas «plantações» de postes nos passeios, quem as projectou e quem os instalou. Mas não devem nada à sabedoria e mais sóbria segurança, sejam eles quem quer que sejam. 

quarta-feira, julho 23, 2014

Posto Médico fechou para férias...


A Unidade de Saúde (posto médico) de Travassô está fechada desde sexta-feira, dia 18 de Julho. Só volta a abrir a 21 de Agosto.
A razão é muito simples: férias do pessoal. Como se a saúde pudesse entrar de férias. Os doentes de Travassô e Ois da Ribeira (os directamente afectos a este posto médico) poderão ir a Mourisca do Vouga, ou ao Centro de Saúde de Águeda, neste caso apenas aos sábados de manhã.

ENCERRADO 
PARA FÉRIAS
O aviso, para os mais prevenidos, está afixado à porta do posto médico.
É taxativo: "Unidade de Saúde encerrada de 21 de Julho a 21 de Agosto, por motivo de férias. Em casos agudos, renovação de baixas e medicação crónica, devem dirigir-se ao Centro de Saúde da Mourisca".
O edital afixado, em observação, dá ainda conta que "podem ir a Águeda, só aos sábados, das 9 às 13 horas". Mas, obviamente, só é visto por quem lá vai, quem o frequente regularmente. Quem tenha consultas marcadas a alguma distância temporal - os desprevenidos -, chega lá e bate com o nariz na porta.

AVISAR OS UTENTES
Não seria difícil, nem caro, que os serviços avisassem os utentes de consultas marcadas, para evitar aborrecimentos, deslocações e prejuízos.
Quem estiver (ou vier a estar) doente, quem precisar de consultas, que se previna. Ao posto médico de Travassô, não vale a pena ir. Até 21 de Agosto.
Outra questão tem a ver com as  consultas marcadas com a médica que está em situação de baixa: todas ficaram sem efeito. Não se sabe até quando.

Foto e notícia DAQUI

- Nota do d´Óis Por Três: O que dirão a isto as autoridades 
eleitas da comunidade política de TravassÓis? Irão promover 
uma manifestação? Protestar? Reclamar? Reinvindicar? 
Vamos esperar.

terça-feira, julho 22, 2014

Mudanças de cores...

O presidente da (des)União de TravassÓis já foi azul do CDS e agora é rosa do PS. Até rima!!! Será que, vestido de laranja, como se vê na foto, se está a habituar ao PSD? Do futuro só Deus sabe, como é óbvio, mas para quem já viu um porco a andar de bicicleta, uma coisa destas nem espantava por aí além...

segunda-feira, julho 21, 2014

Ementa da Arcor no Agitágueda de 2014..

Palavras para quê? É a ementa da Arcor 
no Agitágueda. É para ler, crer e... comer!

domingo, julho 20, 2014

A Festa do Peixe com missa e concerto musical

Diz que a Festa do Peixe está a ser um êxito, com peixe esgotado e redes botadas à água, para que hoje não faltasse. E não deve ter faltado. Hoje, houve missa campal, com se vê na imagem, e concerto da Tuna Musical, coisas de que a distância nos afastou. Mas tudo isto é bonito e quando é bonito é de aplaudir e pedir mais, para o ano.

sábado, julho 19, 2014

Casal Caleiro casou há 50 anos...



O casal Caleiro festejou 50 anos de casamento e foi hoje renovar núpcias à Igreja de Óis da Ribeira, onde fizeram juras de amor há precisamente meio século,
As fotos está no facebook da paróquia. Os parabéns vão para a Benedita Tavares Gonçalo e o António Caleiro.

sexta-feira, julho 18, 2014

Tiago Tavares apurado para a semi-final do Mundial de Canoagem



O canoísta ribeirense Tiago Tavares apurou-se hoje para a semi-final dos 200 metros, em C1, do escalão sub-23, do campeonato do mundo - na Hungria.
O atleta internacional da ARCOR ficou em segundo lugar, com o tempo de 40.257 - mais 0.384 que Adel Mojalali Moghaddam Foumani, do Irão. Em terceiro lugar, ficou o polaco Michal Lubniewski,  com 40.257.
Tiago Tavares volta à pista na tarde de amanhã, para disputar a semi-final, às 15,45 horas.

quinta-feira, julho 17, 2014

A Arcor no Agitágueda de 2014

A Arcor vai ter uma barraca de comes e bebes no Agitágueda, entre 20 e 27 de Junho e com uma ementa que muda todos os dias, segundo anuncia o seu site oficial - que também anuncia sempre bons petiscos.
O convite oficial é o que se pode ver na imagem e as ementas pode ser vistas AQUI. É para todos os ribeirenses, amigos da associação e familiares.

quarta-feira, julho 16, 2014

Tiago Tavares no Mundial da Hungria

Mais palavras, para quê? É um campeão 
de Óis da Ribeira e está tudo dito!

terça-feira, julho 15, 2014

A tenda da Festa do Peixe da Tuna

A Festa do Peixe da Tuna é já este fim de semana e, com tempo, começam os preparativos. O vice-presidente Luís Neves arrumou na sua página de facebook a tenda que se vê na imagem. Sem cuidar de eventual engano, quer-nos parecer que tem dimensão maior ás dos últimos anos. Seja como for,  o imprtate é o peixinho frito que se possa e deva comer sábado e domingo, na margem da pateira - mesmo junto ao coreto, que, aliás, se vê na imagem, lá atrás.

segunda-feira, julho 14, 2014

Os políticos de andar por aí...

- «Os tagarelas são os mais discretos de todos os homens: falam, falam... e não dizem nada, não achas?», perguntou o Três.
- «Essa piada não é mais sobre a classe política?...», questionou o d´Ois.
- «Mas qual classe política? A de Óis ou a de TravassÓis?!», retorquiu o Três.
- A de Óis ainda vá que não vá, ora a de Travassô, a que está nos assembleiados, nem te digo nem te conto...», palestrou o d´Óis.
E calaram-se todos!

domingo, julho 13, 2014

Campeões distritais de canoagem da Arcor


A ARCOR foi segunda classificada do Campeonato Regional do Centro de Velocidade e alcançou 10 primeiros lugares: 10 campeões distritais
A prova decorreu a 5 de Julho, no CAR de Montemor, e o Saavedra Guedes foi a equipa mais pontuada (1928), seguida da ARCOR, com 1 238 - 612 dos 1 000 metros, 312 dos 500 e 312 dos 200. Seguiram-se, Fluvial de Coimbra (1 152), SC de Aveiro (608), SC de Ovar (548), Montemor (468), Torreira (464), CND de Requeixo (156) e IDEC, de Cacia (60).
Classificações dos atletas da ARCOR, nos 1000 metros:
- K1 seniores: 6º.-André Santos.
- K1 juniores: 6º.-Adriano Coelho; 8º.-Leandro Melo.
- K2 juniores: 3ºs.-André Coelho e Leandro Melo.
- K2 seniores: 5ºs.-André Santos e Alexandre Pires.
- K1 infantis: 3º.-João Paulo Framegas; 5º.-Miguel Soares.
- K2 infantis: 2ºs.-João Paulo Framegas e Miguel Soares; 5ºs.-Manuel Brinco e Tiago Ferreira.
- K1 iniciados: 1º.-Manuel Brinco; 2º.-Tiago Ferreira.
- K1 Veteranos A: 2º. lugar-Paulo Gomes.
- K1 Veteranos B: 1º.-António Brinco; 2º.-João Paulo Brinco.
- K1 Veteranos C: 1º.-Valery Shuftakyn; 2º.-Volodymyr Perekhodov.
- K2 Veteranos A: 2ºs.-João Ferreira e Paulo Gomes.
- K2 Veteranos B: 1ºs.- António Brinco e João Paulo Brinco; 2ºs.Valery Shuftakyn e Volodymyr Perekhedov.
- C1 seniores: 1º.-Fábio Lopes.
- C1 infantis: 1º.-Paulo Pires.
- C2 infantis: Paulo Pires e Filipe Tavares.

500 metros
- K1 infantis: 1ª.-Luciana Pires.
- K1 seniores femininos: 2ª.-Andreia Fernandes.
- K1 juniores: 1ª.-Mariana Pires.
- K2 seniores: 2ªs.-Andreia Fernandes e Ana Almeida.

200 metros
- K1 seniores: 6ª.-Alexandre Pires, 7ª.-André Santos.
- K1 seniores femininos: 2ª.-Andreia Fernandes.
- K1 juniores femininos: 1ª.-Mariana Pires.
- K1 jun.: 7º.-Leandro Melo.
- K1 cadetes: 5ª.-Mariana Fernandes.
- K1 seniores: 2º.-Alexandre Pires; 6º.-Carlos Macedo (Requeixo).
- K1 juniores: 3º.-L. Melo.

Clube Náutico de Requeixo

- C1 juniores: 1º.-Luís Santos.
- C1 cadetes: 2º.-Marco Pires.
- C1 juniores: 1º.-Luís Santos.
- C1 cadetes: 2º.-Marcos Pires.
Notícia DAQUI
Foto DAQUI

sábado, julho 12, 2014

Futsal de Óis da Ribeira ganha e perde...

A equipa de Óis perdeu por 3 a 4 com, a de Belazaima/Castanheira/Agadão, no Torneio Inter-Freguesias de Futsal. O jogo foi ontem à noite e parece que os nossos foram prejudicados pela arbitragem, não sabemos se é desculpa de mau perdedor. O jogo foi em Barrô.
Já hoje e no Inter-Ruas da Associação Desportiva de Travassô, ganharam por 3 a 2 e passaram para a frente do grupo.
Lamentamos, mas não sabemos a constituição das equipas.
A equipa da foto é da Torneio Inter-Freguesias de 2007.

sexta-feira, julho 11, 2014

Assembleia de Freguesia de TravassÓis está completa


Rita Martins (à direita na foto) é a substituta de António Horácio Tavares (à esquerda) na Assembleia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
A posse da socialista (filha do presidente Mário Martins) quase passou despercebida, na última reunião da AFTOR, a 30 de Junho, depois de se sentar no lugar, ser convidada a sair pelo presidente Sérgio Neves (PSD) e, depois, anunciada e assumir o cargo, como membro efectivo. 
Rita Martins, de Travassô,  substitui António Horácio Tavares (PS), de Ois da Ribeira - que é vogal da Junta, a substituir a auto-suspensa Marta Morais, todos do PS. 
AAFTOR desde 24 de Fevereiro que (mal) funcionava com apenas 8 elementos - sendo atribuídas faltas injustificadas a António Horácio Tavares.

Obras da ponte

A asssembleia teve outros actores, além dos falados na última edição SP. E até uma entrega (quase furtiva) de chaves ao PAF, por Horácio Santos.
A ponte (que anda em obras a passo de lesma) foi um dos temas. Germano Venade (PSD) chegou a dizer que o caminho (alternativo) de Cabanões ”mais parece uma picada” e perguntou “para quem foi a madeira do aterro e do Trainel?”. O presidente Mário Martins explicou que a de Cabanões “rendeu 1200 e qualquer coisa euros” e que “a de Almear não deu receita para a Junta”. Foi, disse, ”um acordo da Câmara de Águeda, com os madeireiros”.
A sinalização da via alternativa à ponte, segundo Germano Venade, “é para quem sai de Ois e não para quem  entra”.
Mas, disse o presidente da Junta de Freguesia, “está aprovada e não se pode chegar lá e mudá-la”. Não se pode.
E o símbolo da União de Freguesias? A pergunta foi de Paulo Pires (PSD) e respondeu Mário Martins que ”estamos a trabalhar com uma empresa, mas já rejeitámos várias propostas”. Frisou que “há questões heráldicas a respeitar”. 
Outras questões foram a da análise da água da fonte de Cabanões e os menos participantes no cicloturismo.
“Há informações técnicas de que a água sofre alterações bacteriológicas no mesmo do dia, pelo pouco valerá a fiabilidade da informação de análise”, disse Mário Martins, respondendo a Paulo Pires, também sobre o cicloturismo e dizendo que “houve, realmente, alguma redução significativa” de participantes.
Ainda sobre o cicloturismo, registou-se mais uma altercação presidencial, para o qual Sérgio Neves disse ”não ter sido convidado”. Foi, não foi (??), o certo é que o presidente da AF acabou por dizer que vai “pôr uma caixa de correio à porta da sala da AF, já que não quer (Mário Martins) ir aos Correios” mandar a correspondência.

Tirado e continuado AQUI

quinta-feira, julho 10, 2014

Óis perdeu com Recardães/Espinhel



A equipa de Óis da Ribeira perdeu por dois a zero, com a de Recardães/Espinhel, no jogo de ontem do Torneio Inter-Freguesias de Futsal, disputada em Aguada de Baixo.
A equipa volta a jogar no dia 11, mas em Barrô, defrontando a de Belazaima/Castanheira e Agadão, às 22 horas.
Foto e dados DAQUI

quarta-feira, julho 09, 2014

Óis da Ribeira no Inter-Freguesias de Futsal de Águeda



Óis da Ribeira voltou a participar no Torneio Inter-Freguesias de Futsal, de Águeda, e estreou-se no último sábado, em Barrô e frente a Aguada de Baixo, que venceu as últimas quatro edições.
A equipa ribeirense perdeu (4-7), mas esteve muito bem. Os aguadenses é que são mesmo bons, pois até disputam (a ARCA) o campeonato distrital da 1ª. divisão de Aveiro. E não é por acaso que venceram as quatro últimas edições.
Os ribeirenses são treinados por Daniel e jogaram Carlos Samuel, Romeu, Rui Rodrigues (2), Ricardo, Bruno (2), Márcio, Júlio, Rúben, Rui Santos, Gonçalo, Telmo e Óscar.
Hoje, às 21 horas mas em Aguada de Baixo, defrontam a equipa de Recardães/Espinhel.
A equipa da foto, recolhida da net, é a que representou Óis no Torneio de 2001, há 13 anos. Se não nos enganamos, apenas os guarda-redes Carlos Samuel e Óscar continuam a jogar.

terça-feira, julho 08, 2014

O Dia da Paróquia de Óis da Ribeira

A festa da Paróquia foi no domingo, mas, ao que se lê na página de facebook, a missa foi na igreja (por causa do mau tempo) e o convívio e espectáculo no salão do restaurante Pôr do Sol.
A verdade é que choveu durante a manhã, pelo que que confirmou a prudência da organização. 
Quem quiser saber pormenores, pode ir AQUI

segunda-feira, julho 07, 2014

O arranjo do caminho do campo...

Uma das promessas eleitorais da Coligação PS/CDS de TravassÓis era arranjar o caminho do campo, a que os doutos candidatos chamaram Rua de Santo António/Requeixo, vá a saber-se porquê! Passados dez meses e para além de umas pazadas de areia/brita que deram cabo das terras limítrofes, mai´nada, tá quieto.
Há semanas, chegava a notícia de que a Câmara ia atribuir um apoio de 20 000 euros para arranjar o caminho do campo. Será desta que vão gastar algum dinheiro em Óis?

domingo, julho 06, 2014

Ribeirenses no cicloturismo foram... 10!



Apenas 10 pessoas de Óis participaram mo cicloturismo do pomposamente intitulado «Freguesias de Travassô e Óis d Ribeira em Movimento».
As palavras são do sucedâneo António Horácio Tavares, o ribeirense que integra o executivo da chamada (de)União de Freguesias e vem publicadas na página de facebook da Paróquia
A mesma página diz ser «estranho Óis ter participado apenas com uma dezena de cidadãos», mas só estranha que não conhece (ou faz por desconhecer) a sobranceria com «os governadores da (des)união tem tratado Óis da Ribeira. E não só: também a forma como não tem resolvido os problemas da freguesia, desde que tomaram posse.
Enfim, tido isso vale o que vale e ponto final.



sábado, julho 05, 2014

Cartaz da festa do Peixe da Tuna de Óis


Aí está o cartaz da Festa do Peixe 2014, da Tuna Musical de Óis da Ribeira - que está marcada para os dias 19 e 20 de Junho e vai decorrer no parque da pateira, junto ao coreto, como é tradicional.
É um cartaz sugestivo, digas-se de passagem e por ser verdade.
 O programa incluiu peixe frito a partir das 16 horas de sábado e, nessa noite, a actuação do Grupo «Los Sameros», da Banda Nova de Fermentelos. No domingo, dia 20, será celebrada missa campal, às 10 horas, com peixe frito a partir das 12 e concerto da Tuna, às 16.

sexta-feira, julho 04, 2014

José Brinco é vice-campeão nacional de canoagem


A ARCOR tem mais um vice-campeão nacional de canoagem, em Esperanças: José Brinco, em K1 menores. Ficou a dois pontos do novo campeão nacional.
A terceira e última prova realizou-se a 29 de Junho, em Crestuma, e José Brinco foi segundo. Na soma das três provas, teve 62 pontos, os resultantes das duas melhores classificações (34+28+28). O campeão nacional é Adolfo Ferreira, do Fão (64).
Resultados dos atletas a ARCOR:
- K1 menores: 18º.- lugar: Leonardo Melo.
- K1 iniciados: 10º.-Manuel Brinco (6º.no campeonato, 26 pontos); 14º.-Tiago Ferreira (15º. no campeonato, 4).
- K2 infantis: 7º.-Miguel Soares/Paulo Pires (7ºs. no campeonato, 24 pontos).
- K1 infantis: 5º.-João Pedro Framegas, também 5º. no campeonato, 30 pontos.
- K1 infantis: 6ª.-Luciana Pires (5ª. do CN, 28 pontos).
O  vizinho CND de Requeixo teve Marco Pires (10º. de C1 cadetes, sexto nacional, 6 pontos) e Daniel Gomes (16º. de K1 cadetes, 2 pontos).
O Ponte Lima foi o vencedor, com 940 pontos. Seguiram-se, Crestuma (772) e Prado (567). De Aveiro, o S. Guedes foi 8º. (200) e a ARCOR a 16ª. (106). 18º.-SC Aveiro, 82; 33º.-Torreira, 18; 39º-Requeixo, 8; 43º. e último: Nabância, 0.
Foto e notícia DAQUI

quinta-feira, julho 03, 2014

Os jardins e verdes das ruas de Óis da Ribeira

Faz tempo que o d´Óis Por Três não passava pela rua da Rosa do Alexandrino, que, afinal, se chama Rua dos Aidos. As coisas que a gente aprende quando volta a sítios da meninice. Mas não foi tanto isso surpreendeu. Foi antes o aspecto verde  e cuidado da rua, que dá acesso a uma das principais vias da nobre vila, a Comendador António Bernardino, e fica em plena zona urbana e habitacional.
Um verdadeiro, digo eu, jardim do Éden!
Se a União das Freguesias foi para isto, volta Pires..., que estás perdoado!

quarta-feira, julho 02, 2014

Mentiras e vergonhas na Assembleia de Freguesia de TravassÓis










Notícia e comentários sobre a Assembleia 
de Freguesia de TravassÓis,
hoje e DAQUI

A Assembleia de Freguesia de Travassô e Ois da Ribeira, a 30 de Junho, tinha cinco pontos, mas um foi retirado.

Os trabalhos começaram com Sérgio Neves, presidente da Assembleia de Freguesia, a “pôr ponto final” no caso do mandato de António Horácio Tavares (PS), como vogal da Junta, e “corrigindo as suas faltas” como membro da Assembleia. Um  parecer da CCDRC diz que “cabe à Junta de Freguesia autorizar as suspensões e prorrogações de mandato dos vogais e não à Assembleia”.

Palco de mentiras

O período de antes da ordem do dia começou com Manuel Almeida “Capitão” (PSD) a questionar Mário Martins (PS) sobre o posto médico, fonte do Valbom, caminho do campo e o “Travassô e Ois da Ribeira em Movimento”, que “esqueceu Ois”.
Teve troco: “Quando votaram contra a delegação de competências, deviam saber que estavam a condicionar as obras. As consequências são desastrosas. Este ano, ainda não recebemos um cêntimo da Câmara e você tem mais responsabilidade, pela sua experiência autárquica”. “É costume mentir“, disse Mário Martins, acrescentando que “esta sala está a transformar-se num palco de mentiras”.
Reagiu Manuel Almeida: “Já não é a primeira vez que me chama mentiroso”. E perguntou-lhe pelos 15 000 euros, que “eram para ser gastos em Ois e foram gastos em Travassô”.
Diamantino Correia (PS) interveio para “esclarecer o sr. Mário”: Acusa-nos que prejudicámos a Junta, pelo chumbo da delegação de competências. Ora a AF não chumbou nada, não havia documentos”.
“Claro que assumo que não entreguei documentos. Mas você tínha-os. Tinha-os no escuro”, disse Mário Martins.
“Foram-me entregues particularmente”, disse Diamantino Correia: “Não foi a Junta”.

Trabalhos suspensos

A assembleia teve outras intervenções e chegou-se a uma primeira suspensão de 10 minutos, depois de mais uma acesa disucussão entre Sérgio Neves e Mário Martins, reciprocamente se apelidando de mentirosos, ora porque um queria falar (MM), ora por outro não deixava (SN).
“Quero falar”, disse Martins.
“Não vou dar autorização”, disse Neves.
“Vai, vai...”, disse Martins.
“Não dou”, redisse Neves.
“Vai, vai...”, insistiu Mário Martins, frisando a Sérgio Neves que “o sr. é mentiroso e eu vou responder, com autorização, ou sem autorização”.
Sérgio Neves suspendeu a sessão, mas continuou a troca de palavras, sobre convites,  cartas e emails, que se mandaram e (não) se receberam.
“Estamos há duas horas a discutir zero. Ou isto anda, ou vou-me embora”, chegou a dizer Diamantino Correia.
Andou. Sérgio Neves, sobre o terceiro ponto - o de informações do presidente da Junta sobre a União e situação financeira da autarquia, passou adiante: “Não há suporte escrito, é um ponto encerrado”. E não houve comentários.

É uma vergonha

Houve foi nova escaramuça verbal entre os dois presidentes, sobre cartas registadas para 5 endereços diferentes. “Isto é um gozo, é infantilidade, é de mais. E depois querem que uma pessoa seja santa”, disse Mário Martins.
Explicou-se Sérgio Neves, que “na net há duas ou três direcções”e que “isso será corrigido até à próxima Assembleia”. Sobre correio, acusou M. Martins de “não entregar” o que chega para a AF. O que, segundo Martins, “é mentira”.
Chegou a vez do público e Manuel Soares disse que “tenho pena do que aconteceu aqui”. “Parem todos para repensar, sentem-se na mesma mesa e partam a pedra toda. Isto é uma vergonha. Vocês têm de parar com isto ou então vão para eleições. Isto é a falência do poder local”, sublinhou.
José Vidal, da Concelhia do PS, também interveio: “Todas as Assembleias são ilegais desde 19 de Dezembro. Ainda bem que o sr. presidente resolveu isto, ainda bem...”.
“Está reposta a legalidade e vocês terão de resolver as vossas diferenças”, disse José Vidal.


comment Comentários (3 publicado)
  • image Senhores autarcas de Travassô e Óis da Ribeira, ponto e vírgula, a guerra é toda entre os dois presidentes, que são ambos de Travassô. Eles têm nome, Mário Martins e Sérgio Neves, e a ser verdade o que se lê deveriam era ter vergonha e demitirem-se, masos tachos não se podem perder, é ums chatice... Os autarcas de Óís tem sido exemplares e oxalá assim continuem...
    (Publicado por Ribeirense atento em Julho 2, 2014, 4:11 PM)
  • image Um parecer da CCDRC diz que “cabe à Junta de Freguesia autorizar as suspensões e prorrogações de mandato dos vogais e não à Assembleia”. Uma guerra imunda que o Sr. Presidente da Assembleia Freguesia arranjou despropositada. Crianças a fazer o trabalho de adultos. Uma vergonha muito grande. Não vale nada
    (Publicado por Posterico Mendes em Julho 2, 2014, 12:02 PM)
  • image Senhores autarcas Travassô-Óis da Ribeira: Tenham um pouco de vergonha! vocês são os mais arruaceiros que já vi. Não dignificam nada quem vos elegeu e será por vossa causa, autarcas, que dois povos com séculos de amizade antes de vocês vão ficar marcados, quem sabe se de costas voltadas pela insensibilidade, incompetência, má-fé, chamen-lhe o que quiserem e acima de tudo burrice. Vergonha á o que sinto por este bom povo estar tão mal representados
    (Publicado por vergonha em Julho 2, 2014, 11:28 AM)

terça-feira, julho 01, 2014

O tal (in)movimento da freguesia de TravassÓis

O cicloturismo do (in)movimento da União de Freguesias de TravassÓis foi no domingo, dia 29 de Junho, mas só agora nos foi possível obter imagens, na página do facebook da Paróquia. 
Diz-que-diz-que que de Óis foram meia-dúzia de gatos pingados, pois o resto do pessoal não esteve para passeios.
O melhor é ir ver AQUI