A assembleia geral da Arcor vai reunir no da 6 de Novembro, para apreciar e votar o plano de actividades e orçamento de 2016.
Os trabalhos, convocados pelo presidente Paulo Alexandre de Medeiros Teixeira e Santos, vão decorrer na sede da associação e incluem um outro ponto, muito importante: «Apreciação, discussão e votação da revisão dos estatutos da Arcor, de acordo com o Decreto-Lei nº. 172-A/2014, de 14/11». E ainda 30 minutos para tratar de assuntos de interesse da associação.
A AG está convocada para as 20 horas, se estiverem presentes mais de metade dos associados. Se tal não acontecer, refere o edital, decorrerão uma hora depois, com qualquer número de associados.
Semana Sénior da Arcor está marcada para de 2 a 7 de Novembro de 2015.
O programa é intervalado na sexta-feira, dia 6 e vá lá saber-se porquê, e é o seguinte:
- Dia 2, segunda-feira: Passeio pedestre (10,30 horas) e acção de sensibilização da GNR, integrada na operação «Idosos em Segurança» (14,30).
- Dia 3, terça-feira: Cuidados de Imagem, pela cabeleireira Salomé.
- Dia 4, quarta-feira: Rastreios Clínicos, pelas enfermeiras Henriqueta Resende e Ana.
- Dia 5, quinta-feira: Palestra sobre «Alimentação na Terceira Idade». pela nutricionista Dinora Bastos (15,30 horas).
- Dia 6, sexta-feira: Intervalo.
. Dia 7, sábado: 2ª. Mostra de Sopas, com animação dos Jogos do Hélder (16 horas). Participam a Arcor (que organiza) e a Tuna de Óis da Ribeira, Escuteiros, Associação Desportiva, Patronato, Banda 12 de Abril, Associação de Pais da Escola e Jardim Social de Travassô.
A Tuna vai comemorar mais um aniversário nos dias 21 e 22 de Novembro e vale a pena recordar que a sua bandeira, seu símbolo físico máximo, já tem 110 anos. São muitos, muitos mas mesmo muitos anos.
O site oficial da Tuna publicou, a 11 de Junho de 2001, uma nota explicativa, que agora reproduzimos:
«Foi a 30 de Abril de 1905, que o Conde de Sucena, de Águeda, ofereceu uma bandeira à Tuna de Óis da Ribeira, que hoje é a maior relíquia da sua história, estando guardada como preciosidade na sede da associação (foto ao lado).
A notícia, tal qual a redacção da época, colhida do jornal Soberania do Povo, de 4 de Maio de 1905:
«Pelo sr. Conde de Sucena, nosso illustre conterrâneo e digno deputado por este circulo, foi no último domingo entregue à tuna dois da Ribeira, (um)a preciosa bandeira (…). A entrega foi feita na casa que o illustre titular possue n´esta vila, sitta na praça que tem o seu nome, achando-se muitas pessoas presentes e subindo ao ar grande quantidade de foguetes.
A Tuna tocou algumas peças do seu variado e distincto reportório, que agradaram muito ás pessoas que alli se achavam.Antes da retirada da tuna o presidente da mesma, sr. Manuel Tavares da Silva, agradeceu com palavras commovidas e cheias de entusiasmo a valiosa offerta d sr. Conde, que constitue um penhor de eterna gratidão, não só para aquelles alegras rapazes, mas para toda a freguezia de Ois da Ribeira».
Respeitada a redacção da época. - Ver AQUI