quinta-feira, dezembro 31, 2015

Canoagem da Arcor fez festa de natal e Ano Novo

A Secção de Canoagem da Arcor realizou ontem o seu jantar de Natal/Fim de ano, com uma simbólica troca de presentes, em momento de convívio que teve o objectivo de «passar um momento de descontração, diversão e fortalecimento do espírito de grupo, sem a pressão das competições ou das cerimonias formais».
A imagem, a última do ano e que «marca o convívio da nossa segunda família», envolveu atletas, pais, treinadores e direcção da Arcor.

quarta-feira, dezembro 30, 2015

Arcor vai comemorar 37 anos de fundação


A Arcor vai comemorar 37 anos no dia 23 de Janeiro de 2016, com um jantar marcado para a sede e centro social, às 19 horas.
A direcção do presidente Manuel Soares, segundo se lê no documento publicado no site oficial (na imagem), pede a confirmação de participação até ao dia 13, pelo email geral@arcor-ipss.pt e telefones 234629818 (secretaria da sede) e 913392524.
A Arcor foi fundada a 9 de Janeiro de 1979 e, segundo a revista editada pela altura da inauguração do centro social, a escritura de fundação foi a 17 de Novembro de 1980, assinada por Celestino Viegas (o sócio fundador nº. 1 e primeiro presidente da direcção), António Framegas (1º. secretário), Custódio Alves Ferreira (1º. tesoureiro), Agostinho Tavares, Armando Morais, José Melo Ferreira, Fausto Melo Ferreira, José Pires Tavares e Armando Tavares dos Reis, com testemunho deDanilo Costa e Filipe Silva. A escritura custou 3 813$00.
Ver AQUI e AQUI

terça-feira, dezembro 29, 2015

Tuna de Óis vaio Cantar os Reis



O tradicional Cantar dos Reis da Tuna de Óis da Ribeira vai estar nas ruas nos dias 2 e 3 de Janeiro de 2016, o fim de semana próximo.
O percurso será o tradicional, começando no sábado às 16 horas, saindo da sede, para as ruas Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), Benjamim Soares de Freitas e Nossa Senhora de Fátima, até à casa do presidente António Melo. NO domingo, começará junto à Arcor, às 14 horas, seguindo, pelas ruas Manuel Tavares da Silva (Cabo), Santo António e Pateira, terminando na Comendador António Bernardino.

segunda-feira, dezembro 28, 2015

A nova valeta da Rua da Igreja ribeirense


Dizem que a Junta mariana não faz obras em Óis? Dizem, e o d´Óis Por Três também já o disse, mas não é verdade de todo: ontem mesmo notámos o arranjo da valeta da Rua da Igreja, a Benjamim Soares de Freitas, do largo  e parque de estacionamento para sul. 
As placas que se vêem na parede (à esquerda) estão a indicar a Rua dos Arais e o cemitério novo.
O estranho é a forma como a valeta ficou, com um rasgo aberto ao longo de todo o comprimento, modelo que na verdade nunca vimos em lado nenhum. Nem parece uma valeta. Nalguma coisa se moderniza a nobre vila de Óis da Ribeira, sede oficial da (des)União de Freguesias de TravassÓis.

domingo, dezembro 27, 2015

Assembleia de Freguesia de TravassÓis em plano para 2016 e etc.


A Assembleia de Freguesia de TravasssÓis vai reunir na sede, em Óis da Ribeira, para apreciar e votar o plano de actividades e orçamento para 2016. 
Como se trata do quarto documento projectivo, será desta, quem sabe, que o mandato mariano (de Mário, o Martins) indicará alguma obra de interesse geral para Óis? Uma obra estruturante? Uma das que estão prometidas desde as eleições autárquicas de 2013?!
A pergunta não é inocente, é verdade, mas não tem nada a ver, nem se aproxima, da maldade com que as coisas ribeirenses tem sido tratadas por esta gente eleita há pouco mais de 2 anos. Lembram-se do caminho da Calçada? Da rede de saneamento que nunca mais se acaba? Do estado miserável em que se encontram alguns caminhos da lavoura e do campo? E da picada em que se transforma a rua António Berna? E do dinheiro que era da Junta de Óis, uns 15 000 euros ou mais..., e que a Junta da União gastou em Travassô? Lembram-se do tecto do salão nobre da sede oficial da Junta (em Óis) que está há mais de dois anos para restaurar?
Os trabalhos, convocados pelo inimitável presidente Neves, estão marcados para as 20,30 horas de 29 de Novembro de 2015 (terça-feira) e incluem o período de antes da ordem do dia (para a palhaçada), a (des)informação escrita do executivo mariano, o regulamento de taxas e licenças e, finalmente, análise e votação da proposta de candidatura a fundos comunitários para as obras do salão paroquial de Travassô. Esta, é surpreendérrima! Aproveitem e peçam «massa» para restaurar o tecto da sede da União de Freguesias de TravassÓis. Em Óis!

sábado, dezembro 26, 2015

Habitação social ribeirense e outras coisas mais!!!



O d´Óis Por Três, em fim de semana prolongado pelas festas natalícias, «foi repescar-se» no tempo e viajou dez anos atrás, até 26 de Dezembro de 2005!
Um dos dois posts desse dia era precisamente este que abaixo reproduzimos. Vejam os caros leitores o que eventualmente mudou na vida local e apontem-nos essas diferenças, para que as possamos anotar.
Verão que pouca coisa. Ou nenhuma.
Ora vejam e meditem:

«Já se sabe, até que enfim!!!..., que o orçamento da instituição local anda na ordem dos 10 000 contos, no que diz respeito a 2006. E que boa parte, para além das custas habituais, vai para a pintura de muros e a limpeza das valetas cá da cidade!!! Desenvolvimento vistoso!!!
E alguma coisa, de outros orçamentos, é verdade e se Deus e a Câmara de Nadais da Fonseca quiserem, para a chamada habitação social - que por aí anda prometida há uns 8 anos. Não é ó coisos?!!!
A propósito, lá continua o cúmplice silêncio da imprensa vizinha do nosso venerável presidente da instituição. Cala-te boca!!!
Quanto ao mais, mais não seria de esperar pois, como prega o bom Frei Tomás, já está tudo feito cá na terra e o que falta fazer (falta mesmo?!) não é obra para a instituição local.
A oposição independente absteve-se. Não concordou com a coisa e ficou-se por aí. Lá terá as suas razões. E de pouco lhe valia. Eram dois (não d´Ois) contra cinco!!!».

///\\\

Curiosamente, uns tempos antes, aí por Junho/Julho de 2004, era anunciado que o projecto de habitação social de Óis da Ribeira estava exposto na Câmara de Águeda, para consulta pública, como se pode reler no site «Óis da Ribeira», do engº. Luís Neves. Ler AQUI 
O que se passou nestes dez ou onze anos, o d´Óis Por Três não sabe. E muito menos por onde andam e o que fazem os que, de Óis, foram eleitos nesta quase uma dúzia de anos. O que se sabe é que a habitação social não existe e que quem perde, como sempre, é o povo contribuinte e sofredor. Os senhores eleitos e deseleitos, os de então e os de agora, esses assobiam para o lado e coçam a barriga! O resto, para eles, é conversa fiada.

sexta-feira, dezembro 25, 2015

Tuna de Óis da Ribeira vai cantar os Reis



A Tuna de Ois da Ribeira vai fazer a sua visita dos Reis, que é de cortesia e cumprimentos aos ribeirenses mas também de angariação de fundos, para a compra de instrumentos novos - ou outro material de interesse para a agremiação.
A iniciativa cantá-los-á de porta em porta e vai decorrer já em 2016, nos dias 2 (sábado), 3 (domingo) e 4 (segunda-feira), três bns momentos para a população mostrar quanto e como pode ajudar a Tuna.

quinta-feira, dezembro 24, 2015

O Natal e a Igreja de Óis da Ribeira


É tempo de Natal, e é já o Natal de 2015 que estamos a viver, o que equivale a festa de nascimento e da Igreja. 
A memória fotográfica que hoje aqui deixamos é a de uma visão diferente da igreja paroquial de Óis da Ribeira (o templo) - obtida por um pedestrianista do grupo SolaGasta, que por Óis passou, há mais ou menos 4 anos, calcorreando o percurso pedestre da pateira - o mesmo de ainda ontem aqui falámos. 
O templo, na verdade, até parece mais grandioso, visto do lado norte. Há ângulos pelos quais raramente vemos as coisas, as pessoas, os monumentos, a nossa terra. E sobre a Igreja Paroquial de Óis da Ribeira estamos habituados, principalmente, a ver fotos da fachada principal. 
Bom Natal para todos os ribeirenses!

quarta-feira, dezembro 23, 2015

O percurso pedestre da pateira...

O percurso pedestre da Pateira, que vai de Óis a Espinhel e volta a Óis, parece que já teve melhores dias e muito mais gente. Admitamos que passou de moda! Partes do seu percurso estão, diríamos, intransitáveis e sem manutenção.
Há placas indicativas que desaparecerem e outras em mau estado de conservação.
Não se sabendo exactamente que entidade o tutela - isto é, a quem, se possam pedir explicações - lembramo-nos que na inauguração a Câmara botou faladura e mostrou galões. Será à Câmara que se pode agora sugerir que dê um arranjo ao percurso?
Bom Natal!

terça-feira, dezembro 22, 2015

António Bernardino, o Berna dos Fados de Coimbra




António Berna terá, eventualmente, sido o ribeirense mais conhecido do século XX, pelas suas virtudes e popularidade como cantor de fados de Coimbra.
Não é raro encontrarmos, nesse imenso mundo global que é a net, referências a ele - que recebeu o grau honorífico de Comendador da República Portuguesa - que lhe foi atribuído pelo presidente Mário Soares.
Hoje descobrimos mais uma referência a este ilustre ribeirense, na net. Aqui.
A rua que vai da Escola Primária à da Pateira, a mais extensa de Óis da Ribeira e mais moderna, tem o seu nome - como homenagem que a freguesia lhe prestou em 1996, no ano da sua morte, por iniciativa (suponho) da Junta de Freguesia. Desse dia, lembro-me de ver milhares de pessoas em Óis, na certamente maior concentração que se realizou na freguesia.

segunda-feira, dezembro 21, 2015

São lanchas, bateiras ou caícos, os da pateira?

Embarcações de Óis da Ribeira, muito usadas na pateira, para a pesca e apanha do moliço mas que agora já quase não se vêem, o que é pena. As modernidades vão acabando com as tradições e, quanto a moliço, não há e pesca é para poucos e estes sentados na margem da lagoa, à espera que o peixe «pique».
Tenho a ideia que não serão as chamadas lanchas (ou bateiras), serão caícos (ou caíques). Alguém, poderá desfazer esta duvida (técnica)?

domingo, dezembro 20, 2015

Tuna no Concerto de Natal de Águeda

A Tuna de Óis da Ribeira actuou ontem no Concerto de Natal de Águeda, actuando com o Orfeão de Águeda, na Igreja Matriz da cidade.
Hoje, que é domingo, dia 20 de Dezembro de 2015, repete-se o concerto, mas desta vez na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira, um acontecimento inédito no templo paroquial. Às 15,30 horas e para não perder.
A Tuna, liderada pelo presidente António Manuel Melo, é artisticamente dirigida pelo maestro António Bastos.
Foto do site oficial da Câmara Municipal 
de Águeda, que foi a responsável pela 
iniciativa, DAQUI 

sábado, dezembro 19, 2015

A ponte (que não é) um ano depois...

Só para registo histórico, ou memória de futuro, como dizem os senhores e as senhoras da televisão, aqui fica a imagem (da tarde de hoje) da ponte que nunca mais é, entre a ponte de Óis da Ribeira e (quase) o apeadeiro de Cabanões, na freguesia desunida de TravassÓis. 
Igualzinha, tal e qual mas com os verdes mais altos, há (quase) um ano atrás! E há 19 meses que começaram as obras. 
Assim se respeita o bom povo de Óis da Ribeira e a mediocridade dos políticos que o (não) representam. Tem dito assim, o d´Óis Por Três.

sexta-feira, dezembro 18, 2015

A pérgola sem... público da entrada d´Óis

A pérgola, na entrada de Óis do lado da Ponte, é a obra mais visível do consulado mariano (de Mário Martins) à frente dos destinos da jovem e desprotegida (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - mais conhecida por TravassÓis.
Temos de lhe juntar, não esqueçamos, o reforço da placa da dita pérgola (e do lavadouro), que umas figuras da realidade social ribeirense tanto dramatizaram numa assembleia, porque podia... cair. Cairia, não sabemos (abrenúncio, Deus nos proteja...), se calhar a planejar (como dizem os brasileiros) uma enorme afluência de público a calcar a pérgola para ver a majestade paisagística dos campos das Areias de Óis, rio abaixo, até ao travassonense Freixoeiro. Mas não... O d´Óis Por Três nunca lá viu uma pessoa! Uma pessoazinha, sequer!
Assim se investe o dinheiro público!

quinta-feira, dezembro 17, 2015

Tuna no Natal da Cidade de Águeda




A Tuna de Óis da Ribeira vai participar na festa de Natal de Águeda 2015, actuando no concerto de sábado, dia 19 de Dezembro de 2015, às 19,30 horas, na Igreja Matriz da cidade capital do concelho.
O concerto de Natal é organizado pela Câmara Municipal de Águeda, que para a época preparou outras iniciativas, e será em conjunto com o Orfeão de Águeda..
 Recordemos que, no próximo domingo, dia 20 de Dezembro e às 15,30 horas, na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira, será a vez de o Orfeão de Águeda participar no Concerto de Natal da Tuna, Musical, num intercâmbio que é inédito entre as duas colectividades.
Os dois espectáculos farão ecoar sons e cantares característicos de Natal. Ambos a não perder!

quarta-feira, dezembro 16, 2015

A pateira na Vogue da moda internacional

A Vogue, prestigiada revista internacional de moda, escolheu a pateira para uma sessão fotográfica de alta costura.
A notícia foi divulgada pela Câmara Municipal de Águeda, referindo esta que não é a primeira vez que a lagoa é escolhida como o cenário “perfeito” para produções fotográficas de moda, e outras. A promoção e divulgação de imagens e conteúdos chegou via web à equipa de produção da Vogue. O contacto com a Câmara e uma visita ao local confirmou que a lagoa ofereceria o cenário ideal para uma produção de moda, de prestígio internacional.
O município colaborou na preparação da produção fotográfica, em articulação com entidades locais e particulares. A sessão decorreu a 12 de Novembro e está publicada em 10 páginas da revista, contribuindo para a promoção do concelho de Águeda e deste espaço natural, em particular.
A Vogue Portugal, já nas bancas, lança 2016 com boas sugestões no melhor dos cenários: Águeda está na moda!
Ver AQUI

terça-feira, dezembro 15, 2015

Posto de Correios de Óis da Ribeira



Navegar na net e procurar Óis da Ribeira traz surpresas, por vezes. Por exemplo, sobre o Posto de Correios que, na década de 60, portanto há mais ou menos 60 anos, era na loja de Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, que tinha o telefone 59101.
Tal loja ficava, com posto público de telefone, ficava onde é hoje o Café Central, de Aníbal Saraiva, que, tanto quanto julgamos saber, ainda mantém o posto público. 
Em data desconhecida, o posto de Correios passou para o Escondidinho, a loja de Fernando Pires, junto à Igreja - onde funcionou até Dezembro de 2007. A 2 de Janeiro de 2008, passou para a secretaria da Arcor, ali funcionando entre as 9 e as 12,30 e as 14 e as 17 horas de todos os dias.
Ver AQUI

segunda-feira, dezembro 14, 2015

Natal da Tuna em concerto com o Orfeão de Águeda



A Tuna de Óis da Ribeira realiza o seu Concerto de Natal a 20 de Dezembro, este ano (de 2015) com uma novidade de peso: a participação do Orfeão de Águeda.
Outra novidade, é o local do concerto: a Igreja de Óis da Ribeira. Será ás 15,30 horas e a oportunidade é magnífica, para os ribeirenses viverem o Natal de forma diferente e em espectáculo de alta qualidade.
Atenção, é já no próximo domingo.

domingo, dezembro 13, 2015

Luz no Natal 2015 Óis da Ribeira

O Natal d´Óis apresentou-se este ano de 2015 com luz nova. Ontem à noite, ao chegar ao largo do cruzeiro, tivemos esta bonita surpresa. Supomos que seja «obra» da Junta da (des)União de Freguesias, pelo que fica o registo.
Oxalá esta luz natalícia lhe faça luz para os dois últimos anos de mandato e que estes sejam bem melhores para Óis que os dois primeiros. Seria a melhor prenda do menino Jesus!

sábado, dezembro 12, 2015

O baptistério da Igreja de Óis da Ribeira



A visita de hoje, à nossa igreja, emocionou-me particularmente, quando parei junto ao baptistério. 
Lá recebi as águas que me tormaram membro da Família Cristã e dizem que as recebi sem chorar uma lágrima e sem um berro. Sou, pois, dos bons cristãos das Paróquia.
A imagem do baptismo de Jesus no rio Jordão, no quadro do baptistério, sempre me impressionou, desde que me conheço, nela me tendo fixado centenas de vezes. Ontem, fiquei-me largos minutos a olhá-la e, não sei explicar, senti uma paz muito especial.
Reparei que a capela foi construída em 1955. Sei lá quantos ribeirenses ali se baptizaram! Muitos! Eu fui um deles!

sexta-feira, dezembro 11, 2015

Festa de Natal 2015 da Arcor




A festa de Natal da Arcor está marcada para hoje, dia 11 de Dezembro de 2015, segundo se lê no site oficial, que só hoje vimos - por desábito, em função das habituais desactualizações da vida da instituição. Mas, pronto, cada qual é como é e nada há a dizer sobre isso. A informações é do dia 7, a última segunda-feira, para o dia 11 (hoje e sexta, com um feriado pelo meio).
O programa festivo inclui o espectáculo «A magia musical», de Pedro Hinça, às 18,30 horas e que é teatro de marionetas e para todas as idades, seguindo-se a chegada do Pai Natal e a Ceia de época.
O prospecto publicado diz que a direcção do presidente Manuel Soares «tem a honra de convidar V. Exª. para estar presente na Festa de Natal», pelo que o d´Óis Por Três, fazendo suas estas palavras, endereça o convite para quem nos lê. Se ainda for a tempo.


quinta-feira, dezembro 10, 2015

Brinco e Fábio vencer provas de canoagem




A equipa de canoagem da Arcor participou no 11º. Troféu Cláudio Poiares, com 17 atletas e a 6 de Dezembro de 2015. Manuel Brinco (K1 iniciados, ao centro e na foto de cima) e Fábio Lopes (C1 seniores e aocentro nma foto de baixo) venceram as suas provas. Tiago Ribeiro (C1 cadetes) e António Brinco (Veteranos) foram segundos classificados.
A prova realizou-se em Atães (Gondomar), com participação de mais de 400 atletas, de 22 clubes, inserindo-se na preparação da próxima época.
A Arcor fez-se representar pelos atletas Margarida Abrantes, Mariana Oliveira, Beatriz Oliveira, Gabriela Resende, Leonardo Melo, José Brinco, Manuel Brinco, Paulo Pires, Tiago Ribeiro, João Pedro Framegas, Carlos Matos, Adriano Coelho, Fábio Lopes, Rui Figueiredo, António Brinco, ValeriyShuftaykin e Paulo Gomes.
Fotos e dados DAQUI

quarta-feira, dezembro 09, 2015

Há 11 anos, as últimas obras da Arcor...



As obras de construção do Centro Social da Arcor entraram na última sua última «etapa» – a dos arranjos exteriores, a 6 de Dezembro de 2004. Há 11 anos!! 
Os trabalhos envolviam a instalação das redes de água, saneamento, gás e iluminação, arruamento interno, parque de estacionamento e urbanização de toda a zona frontal – a de ligação ao exterior, para a rotunda. A parte da frente terá (tem) uma unidade de Multibanco, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Águeda. Ver AQUI

terça-feira, dezembro 08, 2015

A Visita Pastoral do Bispo de Aveiro e Óis da Ribeira


A Visita Pastoral do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro,  à Paróquia de Óis da Ribeira terminou no domingo, dia 6 de Dezembro de 2015 e em clima de festa.
Apesar de ser uma das mais pequenas em termos de habitantes - na casa dos 700... -  nem por isso a Paróquia do Padre Júlio deixou de estar à altura das maiores em termos de acolhimento humano retribuindo assim toda a amabilidade,simpatia e simplicidade que o nosso bispo aqui demonstrou... chegando,mesmo, a mostrar  o outro lado do Bispo: Não só o Cristão mas também o Homem: um homem simples  e próximo que cativou tudo e todos quantos privaram de perto com ele nestes três dias em que aqui esteve.
Ver AQUI, na página de facebook 
da Paróquia de Óis da Ribeira

segunda-feira, dezembro 07, 2015

Presépio de Natal no adro de Óis da Ribeira

Dezembro é mês de Natal e, pronto, aí está o presépio da Paróquia de Óis da Ribeira, ontem fotografado no adro da Igreja Matriz.
O d´Óis Por Três inclui-se na festa natalícia ribeirense e a todos deseja um feliz Natal, assim como um belo ano novo de 2016. Se possível, um bocadinho melhor que este que está a acabar e não deixa muitas saudades. 

domingo, dezembro 06, 2015

Contentor voltou ao local do crime



Afinal o contentor do Largo da Igreja voltou ao local onde, sem se perceber porquê, o puseram e de onde o tiraram há semanas. Quem foi, quem não foi, não sabe o d´Óis Por Três quem é (quem são) o(s) autor(es) desta brincadeira.
O que se sabe é que hoje, em dia de visita do Bispo de Aveiro à Igreja de Óis da Ribeira, o principal espaço cívico da antiga e nobre vila estava de novo enfeiado com o contentor e, obviamente, com o lixo do cemitério.
Deus perdoará a esta gente que não sabe o que faz! A esta gente que, por ignorância, incompetência ou malvadez, assim procede com o povo ribeirense.

sábado, dezembro 05, 2015

Visita Pastoral do Bispo de Aveiro

O Bispo de Aveiro esteve ontem em visita pastoral à Paróquia de Óis da Ribeira. D. António Moiteiro visitou a escola primária(foto), encontrou-se com a Junta de União de Freguesias e esteve na Arcor, onde celebrou missa com os utentes. Depois, visitou a Capela de Santo António e, finalmente, partilhou-se com o povo cristão ma Igreja da Santo Adrião.
A visita culminou com um encontro com catequistas de Óis da Ribeira e Espinhel, no salão da capela da Piedade.
Ver texto e fotos na página 
de facebook da Paróquia
AQUI

sexta-feira, dezembro 04, 2015

Carpa de 9 quilo pescada na pateira

O pescador Hélder Oliveira pescou uma enorme 
carpa com quase 9 quilos, na pateira. 
Depois de apanhada e fotografada, anteontem 
(dia 2 de Dezembro de 2015), foi pesada e 
devolvida «à água e à vida», como considerou 
a Estalagem da Pateira, frisando estarmos 
em presença de «uma grande carpa e um grande pescador».
É verdade e aqui fica a homenagem.
Dados e fotos DAQUI

quinta-feira, dezembro 03, 2015

Óis da Ribeira vista do céu...

A imagem já não é tão recente, assim (não é, terá para aí uns  ou mais anos), mas vale a pena republicá-la para se voltar a ver Óis da Ribeira do... céu. É sempre um prazer!
Aqui fica, pois!

quarta-feira, dezembro 02, 2015

A geringonça que anunciava a ponte que não foi...

Os «restos mortais» do cartaz da ponte que nunca foi construída (e um dia será...) também estão em frente ao edifício mais emblemático de Óis da Ribeira: o Centro Social da Arcor e sede da União de Freguesias.
A estrutura metálica está ali há mais de ano e meio, já desapareceu o cartaz que lá estava e o «mostrengo» continua a enfeiar o espaço - que, do nosso ponto de vista, devia ser mais respeitado. Mas não é. Está lá da despropósito, sem servir para coisíssima nenhuma. 
Quem o deve tirar, não se sabe bem. Mas alguém é. Necessariamente. Será a empresa que o lá colocou e lá o esqueceu? Será a Junta de Freguesia da (des)União? Será a Câmara Municipal de Águeda? Será a Arcor, a que estorva? Seja quem for, tirem de lá a geringonça.
Haja vergonha! E respeito!

terça-feira, dezembro 01, 2015

O placard da ponte que não foi construída...

Agora que já se sabe, e de vez, que a tal empresa que era para construir mas não construiu a ponte já fez as malas e se foi embora, na triste figura que fez - ela e quem lhe adjudicou a obra e todos aqueles que a defenderam -  seria de bom tom que por Óis não deixasse rasto. Mas deixou: deixou a armação do cartaz que fica na rua da ponte, logo depois da curva da loja da Zola. O cartaz que a anunciava a ponte para dentro de 570 dias (salvo erro). Onde eles já vão!...
Afinal, a tal Ar-Lindo Europa (ou Europa Ar-Lindo) foi um ar que lhe deu, foi embora e o emplastro continua no local, com o painel caído e a enojar os ribeirenses. Ninguém tira de lá o esqueleto?