terça-feira, maio 31, 2016

O programa dos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira


O ansiado cartaz das festas foraleiras de Óis da Ribeira apareceu, finalmente. Ou nem ainda ontem aqui reflectíssemos sobre a falta de informação sobre o «quinhental» acontecimento.
O sempre atento engº. Luís Neves deu-lhe hoje publicidade, escrevendo na sua página de facebook que foi aparentemente distribuído a noite passada, porta a porta. 
Um comentário de Luís Soares, supõe-se que o presidente da ARCEL (associação de Espinhel) faz lembrar que no dia seguinte (5 de Junho) é a comemoração do Foral de Espinhel, que, diz ele, é o mesmo de Óis da Ribeira e Fermentelos. Seria mais correcto dizer que o Foral Manuelino de Óis da Ribeira abrangia parte de Espinhel e também Fermentelos. Na verdade, o foral foi atribuído a Óis da Ribeira e não às duas outras localidades, embora as abrangesse. E a comemoração, na opinião do d´Óis Por Três (e não só) deveria ser comum. Bom, adiante.
O programa lê-se na imagem, podendo fazer-se contas: durará 7,30 horas. Os 500 anos passam a... 7 horas e meia. É escolher a que der mais jeito, sendo muito curioso que se leve a discussão do foral para a Igreja. É, do ponto de vista do d´Óis Por Três, o lugar menos indicado, mas manda quem pode e... pronto. Porém, uma celebração administrativa e política em debate justifica-se num templo católico? Então e as outras religiões? E que razão leva a foraleira organização a misturar política com religião? Sabe-se lá!... Mas já é mania!
Viva!! Vivas aos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira!
Ver AQUI 

segunda-feira, maio 30, 2016

Os 500 anos do Foral de Óis da Ribeira


Alguém pode dizer qual é o programa comemorativo dos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira?
O cartaz - o único cartaz que está em Óis da Ribeira, ou os que estão nas entradas de Travassô (em Almear e na estrada da Mourisca) - apenas diz que é no dia 4 de Junho de 2016. Quando ao programa, o d´Óis Por Três tem perguntado, tem insistido, mas nada de saber. É de tarde, é à noite, é de manhã, é todo o dia, é o quê? O que é que vai acontecer.
Não é por nada, mas o povo gostava de saber e a única coisa que se sabe é que as comemorações vão decorrer na pateira. E na pateira nem se entende bem porquê, pois não é o dentro do lugar e neste há dois ou três bons sítios para o «quinhental» evento: a Arcor, o novo largo da Igreja (no espaço da casa que foi demolida) ou até na escola.
Na Arcor, seria até o melhor sítio pois em caso de chuva, a festa poderia fazer-se no salão ou na cave - que é imensa. 
Mas qual é o programa? Qual é? O d´Óis Por Três tem procurado por trancos e barrancos e... nada!

domingo, maio 29, 2016

Os contentores do lixo no cemitério novo...



O lixo junto ao contentor do muro do cemitério novo tem idade de semanas: seco, encostado ao canto e esquecido por quem devia fazer a devida recolha.
Repare-se no canto: está amontoado e com cara de não ser mexido há largo tempo. Sucede o mesmo com o lixo que faz fronteira com todo o muro sul do cemitério: não deve ser limpo há largo tempo, pois acumula-se e está seco de tanto por lá estar esquecido.
Acresce a isto o desmazelo dos utentes, que enchem os contentores e atiram os resto de flores e sacos plásticos para o chão, como se vê na imagem de baixo. Disseram-nos ontem. lá no local, que no momento até estava muito limpo. Olhem só se não estivesse.


sábado, maio 28, 2016

Subsídio quiçá efígico da Câmara de Águeda à Arcor!!!



A Arcor vai receber apoio financeiro da Câmara Municipal de Águeda, pela organização do Campeonato Regional de Maratonas de Canoagem da Zona Centro - já realizado a 7 de Maio de 2016.
A quantia não é especificada no site oficial da autarquia (que citamos), mas é explicado que a Arcor esteve representada pelo presidente Manuel Santos, na assinatura do protocolo e que o campeonato «apresentou-se como um evento desportivo de relevância na modalidade de canoagem, que decorreu (...) sob a efígie da Federação Portuguesa de Canoagem», com «a participação de alguns dos melhores praticantes da modalidade».
Despertou-nos a atenção o facto de a prova ter decorrido sob a efígie da Federação.
Efígie, senhores da Câmara Municipal de Águeda?! Não quereria o ilustre autor da notícia dizer «sob égide da Federação»?
O d´Óis Por Três deu-se ao trabalho de consultar o dicionário e o que significa éfígie?
Lê-se é-fí-gi-e, é um substantivo feminino e significa:
1- Representação (em vultode uma pessoa ou coisa personificada ou simbolizada.
2 - Imagemretrato.
Foi isto que a Câmara Municipal quis dizer, que «a prova decorreu sob a representação (em vulto) de uma pessoa ou coisa personificada ou simbolizada» da Federação? Ou «sob imagem, retrato» da mesma Federação?
Valha-nos Deus!
\\\//////\\\
Ver "efígie", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/ef%C3%ADgie [consultado em 24-05-2016].
Notícia tirada DAQUI

sexta-feira, maio 27, 2016

Marchas não fazem parte dos 500 anos do foral...


As Marchas Populares de Óis da Ribeira, este ano em 15ª. edição (já são bem tradicionais...) não fazem parte do programa (que ninguém conhece até ao dia de hoje) das comemorações dos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira.
A conclusão é evidente, a partir do post do facebook do sr. engº. Luís Neves, vice-presidente da direcção da Tuna Musical, entidade organizadora das marchas, com a Arcor. Na realidade e a pergunta de Teresa Gomes («Vai ser junto com a feira medieval?») responde o mais mediático cibernauta de Óis da Ribeira, e citamos, como se vê na imagem, que «acontecem no mesmo dia... só que isto é à noite».
Assim sendo, ainda que acontecendo no mesmo dia, o vice-presidente da direcção de uma das entidades organizadoras das marchas (a Tuna) deixa a entender, sem quaisquer dúvidas, que não faz parte do programa foraleiro, que será à tarde, ou de manhã desse mesmo dia 4 de Junho de 2016, ninguém sabe quando e como, embora estejamos a uma semana do histórica comemoração.
Viva o Foral de Óis da Ribeira!

quinta-feira, maio 26, 2016

As obras da ponte em Quinta-Feira de Ascensão de 2016....

As obras da ponte tinham este aspecto, a meio da tarde de hoje, dia feriado da Quinta-Feira da Ascensão de 2016. Já se nota no destacado, o que se supõe ser um dos pilares e continuam a ver-as as gruas que, segundo nos contaram, tem cavado os «poços» para os ditos pilares.
O d´Óis Por três, que tantas vezes aqui «malhou» no desdém, desconsideração e indiferença, na incompetência com que o caso da ponte tem sido tratado, não pode deixar de sublinhar o andamento das obras, por ser de justiça.
Soubemos entretanto hoje, na hora do almoço,  que o estaleiro da empresa construtora já foi assaltado por duas vezes. Só faltava esta vergonha. E falta saber quem são os ladrões, para lhes aplicar a lei devida. 

quarta-feira, maio 25, 2016

Marchas populares de Óis da Ribeira...


A 15ª. edição das Marchas Populares de Óis da Ribeira está marcada para 4 de Junho de 2016, com exibição no largo da Pateira, a partir das 21,30 horas. Terão participação dos grupos da Arcor (infantil e adulto) e da Tuna de Óis da Ribeira, do Grupo Nova Gente (de Aguada de Cima) e da Associação Mais Bonsucesso «Ideias ConVida» (de Aradas, em Aveiro).
O cartaz oficial indica a concentração para o largo da Igreja (às 20,30 horas, ainda será de dia), arrancando o desfile meia hora depois (21), pelas ruas Benjamim Soares de Freitas, Manuel Tavares (Cabo) e da Pateira, até ao largo desta.
A organização é da Arcor e da Tuna, com apoio da Câmara Municipal de Águeda e da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - mais popularizada por TravassÓis.
O cartaz oficial (aqui reproduzido) nada diz sobre tal, mas especula-se em Óis da Ribeira que as marchas populares deste ano fazem parte do programa comemorativo dos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira. Será? 
É que deste programa nada se sabe e o cartaz, repita-se, sobre tal nada diz.
Mais um mistério da Junta mariana!

terça-feira, maio 24, 2016

Padre José Bernardino foi libertado há 104 anos


O padre José Bernardino Santos Silva foi preso político, na sequência da implantação da República (em 1910), e, depois de cumprir prisão no Alto do Duque e Limoeiro, em Lisboa, foi solto sob fiança e chegou a Ois da Ribeira a 22 de Maio de 1912. Há dias se fizeram 104 anos! 
Estes dados foram recolhidos do blogue Arcor d´Óis, infelizmente parado há muito tempo, há anos, e que refere que preso durante 5 meses, por «suspeitas de alta traição». 
Acrescenta que José Bernardino dos Santos Silva, filho de Manuel Tavares Duarte e Maria José dos Santos Silva, celebrou missa nova no Dia de Reis de 1903, tinha 22 anos. Foi pároco de Trofa e Ois da Ribeira (onde entrou a 6 de Abril de 1908). Também exerceu em Coimbra e no Estado do Espírito Santo (Brasil), onde foi um dos construtores da Igreja da cidade de Muqui. 
Monárquico convicto, foi denunciado no regime republicano por «suspeitas de alta traição", esteve preso, foi libertado e fugiu para o Brasil. Foi julgado à revelia, pelo Tribunal Militar de Coimbra. Foi presidente da Comissão da Ponte (de ainda antes da implantação da República) e à comissão voltou, depois do regresso do Brasil. Então, foi Consultor Diocesano, pároco e arcipreste de Águeda e, depois, pároco de Ois da Ribeira. 
O Papa Pio XI elevou-o à dignidade de  Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e Águeda, então,  prestou-lhe «justa e eloquente homenagem». Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, na sua casa de Ois da Ribeira - cujo espaço e quintal são agora propriedade da ARCOR, a poente do centro social. 
Ver AQUI
E AQUI

segunda-feira, maio 23, 2016

Fátima é o altar português da Fé!

A festa em honra de Nossa Senhora de Fátima teve, para além da paganíssimo e despido programa de sexta-feira a noite (dia 20), momentos altos de fé e oração. Como o da Procissão das Velas, na noite de sábado, dia 21 de Junho de 2016 - de que mostramos imagem, retirada da página oficial da Paróquia. Ou a missa solene e a procissão de domingo (dia 22), acompanhada pela Tuna de Óis da Ribeira.
Fátima é o altar português da fé, como se pode ver no painel localizado à entrada da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira. Fátima é fé eterna, também em Óis!

domingo, maio 22, 2016

Ui... samba e carnaval da Senhora de Fátima..


Samba na festa de Nossa Senhora de Fátima foi novidade e grande em Óis da Ribeira! 
Coisa nunca vista!
A imagem, recolhida da página de facebook do mordomo Jaime Framegas, não tem a melhor qualidade, é verdade, mas dá para imaginar o forró que terá sido a noite de anteontem no largo da Igreja.
Ui, ui!!... o que pensará disto Nossa Senhora de Fátima? O que pensará deste Carnaval de Maio, com mulheres de corpo ao léu (reparem no lado esquerdo da foto) e outras coisas mais, mais acarnavaladas que outras coisas mais religiosas?!
Ver filme  AQUI

sábado, maio 21, 2016

As máquinas da ponte em obras...

A freguesia ribeirense está em festa a Nossa Senhora de Fátima, que ontem teve desfile bem desnudado em honra da nossa fé mariana, mas, sem ofensa à dita (que nos perdõe), o d´Óis Por Três, porém, considera que motivo de festa grande é as obras da ponte estarem em andamento.
Hoje e para memória futura, apresentamos a imagem das ditas obras no princípio da tarde. Paradas, por ser sábado e como é evidente, mas com os equipamentos de perfuração ali bem visíveis e que tem estado em laboração, segundo os garantiram.
Boas notícias sobre a ponte! Até que enfim!!!

sexta-feira, maio 20, 2016

Sambas sensuais na festa de Nossa Senhora de Fátima


Está tudo a postos para as grandiosas festas em honra de Nossa Senhora de Fátima que a comissão de 2016, certamente com autorização do eclesiástico local, tem este ano uma colaboração pagã muito pouco inusual. Começa hoje pelo desfile e exibição de um grupo de samba e respectivos e sensuais e bombaleantes corpos bem à mostra, dignos de todas as fés marianas do mundo.
A foto, do mordomo Jaime Framegas, antecipa o espaço de festa, no largo da igreja, e lá se vê o palco para as carnais festas sambatórias. Vai ser um festim!
O programa dos três marianos dias de festa, recordemos, é o seguinte:
- Dia 20, sexta-feira, hoje: Grupo de Samba Unidos da Vila Régia, de Albergaria-a-Velha, com desfile e actuação, a partir das 21,30 horas. 
- Dia 21, sábado, amanhã: Procissão das Velas, a partir das 21 horas. 
- Dia 22, domingo: Missa solene na Igreja Matriz, seguida de procissão, com a Tuna de Óis da Ribeira (9 horas), entrega do ramo (12,30), actuação do Trio Musical Tema e de João Claro, artista de rádio e TV, de Eixo (16).
Isto é que vai ser! 

quinta-feira, maio 19, 2016

Grupo de Samba em Óis da Ribeira



Amanhã é 20 de Maio de 2016 e o primeiro dia das festas de Nossa Senhora de Fátima em Óis da Ribeira, que começam, imaginem, com um desfile e a actuação de um grupo de samba de Albergaria-a-Velha. É absolutamente surpreendente e inédito!
Chama-se Grupo de Samba Unidos de Vila Régia e o espectáculo começará às 21,30 horas. Pela imagem de cima, bem pode imaginar-se, por antecipação, o que se poderá ver.
Unidos de Vila Régia significa, segundo a sua página oficial de facebook, «união, força, sorriso, amor e acima de tudo família»! Acrescenta a página que «não somos mais, não somos melhores, não somos maiores, mas somos únicos». E que «a noite irá continuar com o grupo Ligação Urbana», supõe-se que também Óis da Ribeira e no Largo da Igreja
O melhor é ir ver, para ficar a conhecer.

quarta-feira, maio 18, 2016

António Bernardino, o Berna, no global youtube...



O youtube fez.nos reouvir a voz de António Bernardino, o Berna para nós (ribeirenses) a eterna voz do fado de Coimbra, numa das suas mais brilhantes interpretações - a «Cantiga para os que partem», do álbum «Flores para Coimbra».
A edição em disco é de 1969, com um poema da Rosália de Castro (autora espanhola da Galiza), que foi adaptado por José Niza, que também foi o responsável pela música.
António Bernardino Pires dos Santos é ribeirense, filho de Aires Carvalho e Santos e Maria Pires (do Aires). nasceu em 1942 e faleceu, de doença, em 1996. Foi galardoado pelo Presidente Mário Soares com a Comenda da Ordem do Infante, que recebeu a 10 de Junho de 1995. Faleceu a 18 de Junho de 1996, com 54 anos.
A rua da escola à pateira tem o seu nome, atribuído pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, com descerramento de placa e cerimónias oficiais no dia 16 de Novembro de 1996.
Ver e ouvir AQUI

terça-feira, maio 17, 2016

O estado das obras da ponte...

A imagem não é das melhores, é de telemóvel, mas regista (para memória futura) o estado das obras de construção da ponte, ao princípio da tarde de hoje - dia 17 de Maio de 2016. Já se vêem máquinas e contámos pelo menos 10 trabalhadores.
A (nova ainda não) ponte substituirá o aterro que foi tirado a 5 de Maio de 2014, há mais de 2 anos, e que, por ter sido tirado, tantas dores de cabeça e tantos prejuízos deu aos ribeirenses e não só mas também aos milhares de pessoas que nele passavam, por necessidade de deslocação para o trabalho, para o poso médico, para a farmácia, para o que é necessário.
Havemos de ter ponte...

segunda-feira, maio 16, 2016

A ponte a ser topografada...


A (ainda não) ponte tem gente a trabalhar e a imagem que hoje publicamos, tirada da ponte e do lado de Óis da Ribeira, precisamente apontando a curva a 45º. que lhe dá acesso do lado de Cabanões, mostrar o técnico de topografa a... topografar.
É uma boa notícia que se pode dar, pois o levantamento topográfico é um decisivo passo para  que as obras comecem e já lá andam homens a preparar o ferro, o que e muito bom sinal.
O registo fica para a história.
- 2x3: Agradecemos a imagem ao leitor 
que no-la fez chegar.
É de quinta-feira passada, dia 12/05/2016.

domingo, maio 15, 2016

Havemos (de ter...) ponte...




A foto é do princípio da tarde de ontem, dia 14 de Maio de 2016, e mostra o estado geral das obras da (ainda não) ponte. 
No momento, lá trabalhavam dois homens, tanto quanto vimos e até nos passavam despercebidos não fosse outra automobilista que também parou para as ver (as obras) e nos chamou a atenção. 
Estavam a armar ferro, tal como parecia. E eram dois ou três? Ou quatro? Não deu para ver muito bem e a foto (em pormenor) também não facilita nada a (des)confirmação de quantos eram. Porém, fossem quantos fossem, andavam lá, valha-nos Deus.
Será desta que teremos obras e a ponte?
Já não será sem tempo.
Rezemos por isso. 
Havemos de ter ponte!

sábado, maio 14, 2016

A (des)União de TravassÓis sem obras para terem apoios...


Olhem a foto do lado, não está lá a (des)União de Freguesias de TraassÓis!!!! A notícia foi tirada do Soberania, da net, e diz que, transcrevemos, «representantes da Câmara Municipal de Águeda e das Juntas de Freguesia do concelho assinaram, no dia 2 de Maio, um conjunto de Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências, no valor de 429.500 euros». Acrescenta que «em contratos interadministrativos de delegação de competências, foram atribuídos 278.000 euros, já em apoios para a realização de obras e aquisição de viaturas foi concedido um apoio de 151.500 euros».
O pior, no que interessa a TravassÓis vem depois. Isto: «Todas as freguesias assinaram acordos, com excepção da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e da União de Freguesias da Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, uma vez que ainda não foram definidas as obras a contratualizar ou a apoiar». 
Ainda não foram definidas as obras a contratualizar ou a apoiar? Então, não há um plano de actividades e orçamento de 2016, aprovado na Assembleia de Freguesia? Entãoo que andam a fazer os nossos eleitos do executivo? Distraídos e a apoucar as terras que prometeram defender e promover? Valha-nos Deus! E os eleitos que o (não) fiscalizam, o que é feito deles?
O triste mais triste disto é vermos a (des)União sem ideias, sem projectos e sem futuro para dizer aos concidadãos. Não é justo.

sexta-feira, maio 13, 2016

A ponte, a ponte, a ponte, a ponte...


As notícias que chegam sobre a (não) ponte é que andam lá uns homens, dois homens, há uns dias e a preparar o ferro e que hoje andavam com os pés à beirinha da água, pois tem chovido nos últimos dias.
A ponte era para ser começada há 2 anos e começou. Começou mas parou. O empreiteiro estava falido e o povo foi ludibriado quando, entre outras vezes e coisas, perguntou sobre o que se passava e foi mal informada, nas reuniões que a douta Câmara Municipal de Águeda fez no salão da Arcor e onde o sr. vice-presidente da dita disse o que bem entendeu, mas poucos entenderam. Ou melhor, entenderam ter sido enganados.

quinta-feira, maio 12, 2016

Festa de Nossa Senhora de Fátima



Óis da Ribeira vai estar em festa e logo por 3 dias: os próximos 20, 21 e 22 de Junho de 2016 e em honra de Nossa Senhora de Fátima.
O programa, segundo o cartaz espalhado na aldeia, é o seguinte:
- Da 20, sexta-feira: Grupo de Samba Unidos da Vila Régia, de Albergaria-a-Velha, com desfile e actuação, a partir das 21,30 horas.
- Dia 21, sábado: Procissão das Velas, a partir das 21 horas.
- Dia 22, domingo: Missa solene na Igreja Matriz, seguida de procissão, com a Tuna de Óis da Ribeira (9 horas), entrega do ramo (12,30), actuação do Trio Musical Tema e de João Claro, artista de rádio e TV, de Eixo (16). 

segunda-feira, maio 09, 2016

Cartaz do Foral de Óis e as galinhas com dentes...




O cartaz a anunciar as comemorações dos 500 anos do Foral da Vila de Óis da Ribeira já apareceu em público, confirmando a data de 4 de Junho de 2016 como dia para tal evento.
Quando ao programa, depois de se saber que terá a colaboração das associações de Óis da Ribeira e de Travassô (de Travassô..., vá lá saber-se porquê...) ainda não é conhecido. Consta.... - e o d´Óis Por Três frisa que consta, pois ainda nada tal confirma... - que um dos elementos festivos a apresentar será uma versão da famosa galinha com dentes, obra do artesão Gil Reis e que foi exposta no dia da inauguração da ponte, há 60 e tal anos, dando resposta à maledicência, despeito e desrespeito dos vizinhos: que Óis só teria a ponte quando as galinhas tivessem dentes.
Tiveram dentes as galinhas e os homens de Óis aquilo que se vende na praça e vai das hortas para a mesa, para fazer saladas, para calar quem apoucava a freguesia e as suas gentes. Como hoje também procuram apoucar, por tudo e por nada...
Foto do facebook de 
Aurélio Reis, AQUI

domingo, maio 08, 2016

Orçamento participativo tem reunião em Óis


A segunda edição do Orçamento Participativo (OP) da Câmara Municipal de Águeda vai ter uma sessão de esclarecimento em Óis da Ribeira, na sede da (des)União de Freguesias de TravassÓis, no próximo dia 13 de Maio, sexta-feira e às 21 horas. 
As reuniões decorrem já e vão realizar-se outras, em todo o concelho, e a sessão do OP deste ano envolve 500 000 euros. As propostas já podem ser apresentadas.
O orçamento participativo de Águeda envolve voluntariamente os cidadãos – com 16 ou mais anos, naturais e/ou residentes no concelho de Águeda (ou afectos por razões académicas) na apresentação, priorização e votação de propostas que integrarão as grandes opções do orçamento e plano da Câmara Municipal em 2017.
O que irá propor a gente da (des)União?!

sábado, maio 07, 2016

Arcor é campeã regional de Maratonas do Centro

A Arcor sagrou-se hoje campeã regional de Maratonas do Centro, em canoagem, durante as provas disputadas por 9 equipas e cerca de uma centena de atletas.
A organização foi do próprio clube de Óis da Ribeira, esta manhã na pateira, e, convocados pela dupla técnica António Brinco/André Coelho, participaram os seguintes atletas juniores, seniores e veteranos, na foto:

- K2 sénior André Santos/Adriano Coelho.
- C2 juniores: João Lavoura/Paulo Pires.
- K2 veteranos C: Valery/Vladimir.
- K2 veteranos A: Paulo Gomes/João Ferreira.
- K1 seniores: Andreia Fernandes.
- K1 veteranos A: Ana Almeida.
- C1 seniores: Fábio Lopes, António Brinco e Lorenzo Soares.
- C1 júnior: Tiago Ribeiro.
- K1 juniores: João Pedro Framegas e Luciana Pires.

Parabéns!!!

sexta-feira, maio 06, 2016

Maratonas de canoagem de Óis da Ribeira


A Arcor organiza amanhã, dia 7 de Maio de 2016, o Campeonato Regional de Maratonas do Centro de Canoagem, nas águas da pateira. 
A prova está marcada para as 10,30 horas e terá participação de cerca de 100 atletas, de 9 clubes filiados da Associação de Canoagem de Aveiro: a própria Arcor e o GICA (ambos de Águeda), SC de Aveiro e IDEC de Cacia (Aveiro), Clube Fluvial de Coimbra e Clube de Montemor-o-Velho (Coimbra), Saavedra Guedes, de Salreu (Estarreja), Clube de Canoagem de Ovar (Ovar) e Clube Náutico do Leça (Porto).
As provas começam às 10,30 horas e a organização da Arcor tem colaboração da Federação Portuguesa de Canoagem e da Associação de Canoagem de Aveiro.



quinta-feira, maio 05, 2016

Obras da ponte, desde há 2 anos!...


O aterro, na foto de cima, lembram-se?  Jorge Almeida, 
vice-presidente da Câmara, e Mário Martins, presidente 
da (des)União de TravassÓis, num das várias sessões 
de propaganda sobre a (não) ponte (foto de baixo)

A placa da segunda fase da obra de construção da ponte (na foto de cima) foi colocada há dias. «Trabalhamos para uma Águeda melhor», diz a propaganda da Câmara Municipal de Águeda. 
«Vê-se, vê-se...», dirão os eleitores de Óis da Ribeira, a quem, há precisamente 2 anos, retiraram o aterro de acesso à ponte inaugurada em 1952, com o rol de problemas que tal acarretou.
Retiraram (o tal aterro) a 5 de Maio de 2014!
O novo empreiteiro, para esta segunda fase, é a Edilages, uma empresa construtora de Penafiel. Para um prazo de construção de 210 dias. Será? Será cumprido?
Ora, 210 dias são 7 meses: Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2016. Será?
É que já prometeram tanta coisa, e outra tanta falharam, nas sessões de propaganda da Câmara de Águeda, no salão da Arcor, que tudo o que agora se ouça será sempre para desconfiar. Lembram-se do sr. vice-presidente da Câmara a falar sobre este caso da ponte?
O que o d´Óis Por Três hoje soube é que por lá andam duas pessoas, na obra, a gerigonçar qualquer coisa, que serão preparativos para a conclusão da obra. Melhor dizendo, para a construção da ponte. Será? 
O custo da obra, nem sequer é mencionado no cartaz. Porquê?
Bom, 2 anos depois, o melhor desejo é que se cumpra o que é devido e, de uma vez por todas, se ganhe respeito pelo povo de Óis da Ribeira e por toda a gente que utiliza esta via rodoviária regional. Vai sendo tempo...
- Uma ponte para qualquer dia. - Ver AQUI
- Prazo limite era 6 de Agosto de 2015. - Ver AQUI
- O encerramento da ponte. - Ver AQUI
- Obras da ponte há um ano. - Ver AQUI
- A ponte de São Nunca à Tarde! - Ver AQUI
Etc, etc, etc...

quarta-feira, maio 04, 2016

Formação profissional na Arcor...



A Arcor promove, em Maio, uma acção de formação, denominada «Que mudanças e quais as implicações?», no âmbito da NP EN ISO 9001:2015. Nos dias 10, 12, 17, 19, 24 e 30, num total de 12 horas e entre as 19 e as 21, com o engº. Figueiredo Simões como formador.
A iniciativa é feita em parceria com a DQM (empresa especializada em formação profissional) e pretende formar sobre princípios de gestão de qualidade, o Anexo SL e a implementação dos novos requisitos e diferenças entre as edições de ISO 9001:2008 e da ISO 9001:2015.
Os interessados podem obter esclarecimentos e inscreverem-se através dos telefones 234629818 e 913392524 e do email geral@arcor.ipss. 
A acção decorrerá na sede da Arcor, no Largo do Centro Social (o cartaz , retirado do site oficial da associação diz que é no Largo do Cetro, mas é lapso, naturalmente...).
Os sócios pagam 60 euros de inscrição e os não sócios mais 10 (70 euros).

terça-feira, maio 03, 2016

A paragem de autocarros suja há meses e meses...

A paragem dos autocarros no largo da Igreja de Óis da Ribeira é esta, vista de trás - do lado do cemitério novo. O vidro esta estalado em dois locais e as ervas cresceram e secaram na cobertura, como se vê na imagem, recolhida a 30 de Abril. Nunca foram arrancadas. Estão assim há meses e meses.

Observe-se aqui, mais em pormenor, o vidro partido. E as ervas da cobertura, que de tantos meses de nascidas e a crescer, acabaram por  secar e morrer.  Na imagem de baixo, pode reparar-se nas ervas secas, no vidro partido e com colagens de cartazes, no lixo que cresce na própria estrutura



Repare-se agora no aspecto da paragem, vista 
de frente: cobertura cheia de lixo (as tais ervas 
secas e terra), o vidro partido e com restos de 
colagem de cartazes, o banco e o 
chão como se vê (uma porcaria, pois nunca, 
nunca alguma vez deve ter sido limpo).
Isto está no largo da Igreja, provavelmente o 
local mais visitado da freguesia. E não 
envergonha ninguém! Que vergonha!

segunda-feira, maio 02, 2016

O foral de Óis da Ribeira, Espinhel e Fermentelos...

A data de comemoração dos 500 anos do Foral de Óis da Ribeira está anunciada para 4 de Junho de 2016 mas do programa nada se sabe. Anda por aí um enorme mistério e, do que se ouviu falar, disso não se tratou na última Assembleia da (des)União de Freguesias de TravassÓis.
Supostamente, e do que se respirou de uma reunião de 25 de Fevereiro deste ano, convocada pelo executivo mariano, foram convidadas as associações das duas freguesias, para participarem. Das duas freguesias da (des)União, desde logo não se entende porquê. 
O que tem Travassô a ver com o Foral da vila de Óis da Ribeira, concedido a 2 de Junho de 1 516, pelo Rei D. Manuel I? 
Nada.
Já teriam a ver, por razões históricas, as freguesias de Espinhel e Fermentelos, por terem pertencido à vila de Óis da Ribeira e, portanto, terras do foral.
Uma simples consulta à net daria para ver, rapidamente e sem qualquer dificuldade, que  o Foral foi concedido «ao concelho e terras dooes com os casaaes de espinhell e formontelos (...). O livro «Travassô e Alquerubim e outras terras da Região do Vouga», publicado em 1942, por sua vez confirma que «esta localidade de Óis da Ribeira já foi vila e sede de concelho» e que «compreendia a freguesia de Óis, a maior parte da de Espinhel e a de Fermentelos». O autor é insuspeito: Laudelino de Miranda Melo, de Travassô.
Assim sendo, e a irrefutabilidade da história é muito mais sábia e segura que a mediocridade de alguns lapardanas que ocupam cargos oficiais, o que faria sentido era associar Espinhel e Fermentelos às comemorações. Ou não era?
O executivo mariano associa Travassô, porém, à história nada liga e exclui as freguesias que, na verdade, eram abrangidas pelo foral manuelino. Com um bocadinho de cuidado e multiplicando o seu instinto colonizador, ainda o transformam em foral de Travassô e, quanto a Óis da Ribeira, nem uma vez terá andado nos mapas forais. 
Os eleitos ribeirenses que se cuidem, abram os olhos e cultivem o brio bairrista!
- O Foral de Óis da Ribeira
na Câmara Municipal de Águeda
Ver AQUI

domingo, maio 01, 2016

Vá lá, alguém fala da (não) ponte...


O d´Óis Por Três repetidamente aqui tem falado da (não) ponte e do aterro que roubaram há 2 anos e não repuseram, nem a ponte. E já aqui apontámos o dedo ao facto de a imprensa de Águeda, e toda a outra, não falar do assunto. Silenciando esta enorme injustiça para com o povo de Óis da Ribeira e todos os utentes da estrada.
Pois faça-se justiça, o jornal Soberania do Povo, em artigo de Mariana Pinheiro, de que só agora tivemos conhecimento (sendo já da edição de 20 de Abril), fala dos transtornos que deram as três cheias deste ano. 
Nunca é demais denunciar a situação. Nunca é demais destapar a careca dos mentirosos que há mais de 2 anos nos andam a enganar.