quarta-feira, agosto 31, 2016

A nova ponte no último dia de Agosto de 2016

A nova ponte, no último dia de Agosto de 2016. O 31! Prosseguiam os trabalhos de preparação do assentamento do piso final, no tabuleiro que há-de substituir o malfadado e indesejado desvio que tem servido de passagem nos últimos 16 meses - desde 5 de Maio de 2014.
A boa notícia - agora que andamos numa de boas notícias... - é que os trabalhos não pararam desde que recomeçaram, com o novo empreiteiro. Que bom, ainda bem. Deus os abençoe!
- Clicar na imagem, para se ver noutro plano.

terça-feira, agosto 30, 2016

O futsalista ribeirense Júlio Viegas


O d´Óis Por Três não é especialmente atraído pelo fenómeno desportivo, mas também não lhe quer passar ao lado. Foi com enorme gosto e orgulho, por exemplo, que aqui deixámos as notícias dos brilhantes títulos do canoísta internacional Tiago Tavares: vice-campeão da Europa e campeão do mundo de C1 200 metros. Na net encontrámos agora um outro valor desportivo, em outra dimensão: o futsalista Júlio Viegas, ex-Clube de Albergaria e que agora passa a alinhar pelo CRECUS, de S. João de Loure. O facebook deste clube diz que começou no Travassô, que subiu de divisão pelo Clube de Albergaria e por este disputou a final-four do ano passado. Outros desportistas ribeirenses existirão, pelo que o d´Óis Por Três vai passar a estar mais atento a este fenómeno. E parabéns para Júlio Viegas, que sabemos ser filho de Jacinto e neto de Hermenegildo Viegas.


segunda-feira, agosto 29, 2016

Casamento católico em Óis da Ribeira!

Um casamento católico em Óis da Ribeira é «coisa» cada vez mais rara pelo que, um se realizando, é uma boa razão para notícia. Desta vez, o de Ana Neves com Victor Ramisote.
Ana Catarina Neves é ribeirense, filha de Mário Fernando Neves e Selda Framegas, neta paterna de Mário Neves e Clarice Tavares e materna de Messias Framegas e Olinda (já falecida). O noivo, sabemos ser do Troviscal, em Oliveira do Bairro.
A cerimónia decorreu ontem, dia 28 de Agosto de 2016, na igreja paroquial de Óis da Ribeira e está ampliada na página de facebook da Paróquia. 
Registado o momento nupcial, registe-se também o voto de muitas felicidades para o jovem casal.

domingo, agosto 28, 2016

O perigoso buraco da estrada de Santo António...




As duas imagens de hoje foram captadas esta manhã e mostram o estado da estrada de Santo António, mesmo junto ao templo e do lado da pateira: imediatamente antes da curva, o que antigamente foi uma valeta e uma abertura de escoamento de águas pluviais está assim, um perigo latente para quem ali transita. Principalmente para quem, e é muita gente, ali circula em veículos de duas rodas, sejam bicicletas ou motorizadas. O perigo avalia-se melhor pelos buracos que a imagem da esquerda mostra, em grande plano.
Os automóveis também não se sairão bem da viagem, se tiverem o azar de cair nesta armadilha rodoviária. Para além dos prejuízos, poderão não escapar a um despiste, sabe-se lá. E são muitos também os que lá passam, idos ou vindos da pateira - a grande atracção turística de Águeda.
O d´Óis Por Três não tem gosto nenhum em dar eco a estas coisas menos boas. Mas elas existem e devem ser denunciadas. É pena, mas existem. Por onde anda o executivo da (des)União de Freguesias de TravassÓis?  

sábado, agosto 27, 2016

A nova ponte vista pelo lado de baixo...

A nova ponte, na hora do almoço de hoje e com vista para a parte inferior do tabuleiro. Foi-nos dito no local que os prazos vão ser cumpridos e admitiu-se até que possa estar concluída antes. 
A notícia é boa, caso de concretize. E oxalá que sim, pois sobram as mentiras que pregaram ao bom povo ribeirense, as aldrabices que foram ditas em reuniões com o mesmo povo e os prejuízos que este tem desde Maio de 2014. Há 27 meses.
Deus queira que o empreiteiro faça o que contratou e não faça como os políticos, que passam a vida a aldrabar, só para ganharem eleições.

sexta-feira, agosto 26, 2016

Passeio cheio de ervas em estrada turística...

A imagem verte para a consciência do poder público executivo e fiscalizador o estado «ervado» do passeio da Estrada de Santo António, a partir do templo e em direcção à pateira - que é por acaso, por coincidência, o maior ponto turístico de Águeda. E, obviamente, de Óis da da Ribeira e da tal (des)União de Freguesias de TravassÓis.
O «ervado» cresce no passeio, como se vê, e acaba na Fonte de Santo António (que se vê na imagem, na sombra dos dois pinheiros mansos) e é diariamente visto por muita gente. E o d´Óis Por Três nem está a falar da população local, já habituada a tão frequente e inusitado desmazelo do poder político. Fala principalmente de quem, por mor da pateira e das suas belezas, dela faz parte de passeio turístico e de lazer.
Seria importante que o executivo fosse mais cuidadoso? Seria. Mas quem dá o que pode, ou o que quer, só é «obrigado» a isso. E ninguém, dos eleitos da (des)União lhe tem ido à mão.

quinta-feira, agosto 25, 2016

O 25 de Agosto, dia da abertura da apanha do moliço...



A apanha do moliço já não é bem do tempo do d´Óis Por Três, mas há histórias da lareira dos avós que nos levam a recuar para o dia 25 de Agosto, quando o sino da Igreja de Fermentelos dava o sinal para que os povos das freguesias ribeirinhas pusessem mãos à vara e galgassem as águas da pateira para o apanhar, de ancinho puxado ao ombro e força de homens para o chegar à bateira e depois remar esta até aos portos da margem e lá a descarregar.
O moliço servia de adubo para as terras e tinha duas épocas de apanha. Era esta, a que abria a 25 de Agosto, e outra que seria por finais de Março e até Junho, salvo erro. Era carregado à força braçal, em carros de bois (foto ao lado) e mais tarde em tractores, para as terras.
O moliço deixou de existir, principalmente depois da dragagem da pateira, já poucos se lembram dele e da importância que tinha na economia agrícola local. Muito menos do 25 de Agosto e do seus rituais, dia do qual o d´Óis Por Três gostaria de conhecer mais pormenores. E alguém quiser ajudar...

quarta-feira, agosto 24, 2016

Cicloturismo e caminhada da Canoagem da Arcor


A Secção de Canoagem da Arcor vai organizar o seu 1º. Cicloturismo e Caminhada, marcados para o próximo dia 11 de Setembro de 2016, um domingo.
A iniciativa pretende angariar fundos para a modalidade, recentemente consagrada com o título de Tiago Tavares, campeão do Mundo da C1 200 metros, em sub-23.
As partidas (para percursos a anunciar oportunamente) estão marcadas para as 9 horas desse domingo, junto ao hangar da Arcor, na pateira, e os participantes dos eventos terão direito a uma t-shirt e almoço (de porco no espeto), para além de uma tarde recreativa nas margens da lagoa, com jogos tradicionais. 
O custo da inscrição é 10 pagaiadas, forma eufemística de dizer 10 euros. Nem é muito. Ver AQUI

terça-feira, agosto 23, 2016

Tuna altera estatutos para aderir à União de Bandas de Águeda


A Associação Musical Tuna de Óis da Ribeira vai reunir em assembleia geral, a 30 de Agosto de 2016, para analisar e votar uma proposta de alteração dos estatutos, adaptando-os à legislação vigente e, consequentemente, pedir o estatuto de utilidade pública e a futura adesão à União de Bandas de Águeda - a UBA.
Os trabalhos estão marcados para as 21 horas, na sede, e começarão com a análise, discussão e votação da proposta da direcção de António Melo para alterar o nome da associação, seguindo-se a dos estatutos e a da delegação de poderes no órgão executivo, para os adequar à exigências legais, por forma a poderem satisfazer as exigências das instituições (a UBA e o Estado). 

segunda-feira, agosto 22, 2016

A nova ponte vista do lado de Cabanões...




A nova ponte, que substitui o antigo aterro («roubado» a 5 de Maio de 2014), continua a andar bem, com cimento e ferro até dizer «chega» e cada vez mais com a forma definitiva. 
As duas imagens, desta vez do lado de Cabanões, foram recolhidas ao fim a tarde de ontem, infelizmente num momento em que o sol (por estar contra) lhes retirou alguma qualidade. Mas dá para ver. 
Subsiste a dúvida, que não dá para (não) confirmarmos, sobre a largura do tabuleiro da ponte, em modo de se poderem cruzar duas viaturas pesadas.
Cruzarão? Não cruzarão?!

domingo, agosto 21, 2016

Relva do adro está bonita, mas seca está a do parque ao lado...


O d´Óis Por Três melhorou a boa disposição de férias quando hoje reparou no verde apetecível das placas ajardinadas do Adro da Igreja. 
Ainda há bem pouco tempo estavam de relva seca, tão seca como areia do deserto, com ar de abandonada e a suscitar uma certa rejeição a quem, ou por quem as deveria ter cuidadas. Afinal, aí está a relva no seu esplendor, verdejante e bonita, enriquecendo o cenário ambiental do espaço público.
Cuidámos de enfatizar isto a quem nos acompanhava, que reagiu com um sorriso meio trocista. Então eu não sabia? Mas não sabia o quê? É que quem tem andado a regar estes dois pedaços ajardinados do adro não tem sido a Junta de Freguesia. Não tem, então? Pois, quem tem feito a rega tem sido o ex-presidente da Junta de Freguesia, o sr. Fernando Pires, que mora ali ao lado. 
Ao nosso espanto de surpresa, ironizou o interlocutor, com sorriso mais ainda largo, acrescentando que deve andar a preparar-se para as eleições autárquicas, que são já daqui a um ano.
Será?  A ver vamos...
O curioso é que, ali a meia dúzia de metros, está outro ajardinado público, o do parque de estacionamento, que se vê ao fundo junto à palmeira da foto de cima e está sequinho da silva, sem ver ponta de água há muito tempo. Basta olhar para a imagem do lado esquerdo.
Porque será que esta relva não é regada?
Que mistério por aqui anda?
E já agora reparem que a placa do estacionamento do pároco continua por limpar. Não há vergonha que chegue a algumas gentes da vida pública.

sábado, agosto 20, 2016

Passeio e placas destruídos no Largo do Zebedeu...

O passeio que vai da Rua do Viveiro para o Largo do Zebedeu foi rebentado pelos camiões ou tractores (ou lá o que foi) que andaram a acartar areia do rio para o terreno da Tuna.
Nada de mal viria ao mundo não fosse o caso de terem estragado e ido embora. Ficou como a imagem mostra - tirada precisamente do lado do terreno da Tuna. 
Acrescenta-se a isso a destruição parcial das tabuletas do trilho pedestre, que depois alguém canhestramente «enterrou» num dos buracos abertos no passeio (supomos que passará uma vala de água pluvial por baixo). O remedeio teria remediado não fosse o caso de a terem colocado ao contrário, como se vê: as indicações das placas (partidas ao meio e por isso incpmpletas) estão viradas para o terreno e não para o arruamento. Que pena. 

sexta-feira, agosto 19, 2016

O rio Águeda foi limpo...



A maré ribeirense é de boas notícias e cá vai mais uma: a da limpeza do rio Águeda, na frente dos Aidos de Baixo e Areias (do lado da margem de Óis da Ribeira) e do Freixoeiro (de Travassô). Tem agora este aspecto, airoso e cuidado) que se vê na foto de cima.
Há umas três semanas, era o rio como se pode ver na imagem ao lado esquerdo: uma «mata» pegada, cheia de areia, lamaa, lixo e árvores, algumas já de bom porte.
Depois, foi anunciada uma limpeza por três dias, tempo que era manifestamente pouco. Felizmente, decidiu quem manda nestas coisas (e muitas vezes delas se esquece) que a limpeza teria de ser por mais tempo. E foi. E o rio tem agora este aspecto. 
Ganharam todos. Ganhou o rio, mais limpo e largo. Ganhou o ambiente.
E até ganhou quem de lá carreou camionetas e tractores de areias. Os negócios só são bons quando ganham todas as partes.

quinta-feira, agosto 18, 2016

Pronto a vestir «Escondidinho da Núria»

Uma boa novidade ontem descoberta em Óis da Ribeira foi a da abertura de um novo estabelecimento comercial: o Escondidinho da Núria.
Que sai da igreja logo o vê, no sítio da antiga loja da D. Celeste, precisamente o Escondidinho. Trata-se de um pronto a vestir, gerido por Núria, que vem a ser esposa do neto Steven da D. Celeste e filho do sr. Pires, o antigo presidente da Junta. 
Curioso é o reclame luminoso imediatamente acima da placa publicitária do Escondidinho da Núria: o da Agência Funerária Pateira. Ups...
Bom, o que se deseja e que a nova loja prospere. O sítio não podia ser melhor.

quarta-feira, agosto 17, 2016

Paragem de autocarros suja e com vidro partido...

A imagem é da paragem dos autocarros junto à fonte do Cruzeiro. Não se vê bem, mas o vidro (ou o material que o substitui) está lascado (partido) de alto a baixo. É um perigo para quem ali espera e ele (o vidro) lhe pode cair em cima, aos bocados.
O desleixo, não sabe o d´Óis Por Três de quem é. Mas alguém é culpado e aquilo está assim há meses e meses. Imagine-se cair em cima de uma criança! Ou de um adulto.
Por outro lado e quanto a limpeza do espaço, essa vê-se bem: o vidro está esverdeado, de não se saber há quanto tempo é limpo; os caixilhos mostram bem como estão sujos; o banco, idem, idem, aspas, aspas... Atrás, vê-se lixo na relva. Sobre esta, é notório que não vê água (de rega) faz tempo. Está a secar! 
Pôxa, pá!!!

terça-feira, agosto 16, 2016

O contentor do lixo e a placa de estacionamento do padre


A doçura das férias não desamargou a sensibilidade do d´Óis Por Três relativamente ao contentor do lixo colocado no novo parque em frente à Igreja, no espaço onde era a casa da D. Maria Eugénia. Já dele falámos várias vezes, mas de nada valeu já que, como diz o ditado, manda quem pode e neste caso manda a mariana Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de TravassÓis.
Mas que, ali colocado e mantido, é um escarro público, lá isso é. E é uma falta de consideração pelo povo de Óis da Ribeira, tal e qual a placa de estacionamento do padre da paróquia, ali a 10 metros, que continua emporcalhada e a envergonhar a boa gente desta terra.
Será que a Junta da (des)União não sabe disto?
Sabe. Quando mais não fosse porque o caso foi levado à cena na última Assembleia de Freguesia, a 30 de Junho (há mês e meio) pela voz imortal do poeta, escritor e jornalista Ercílio de Almeida. Mas de nada valeu. A mariana Junta de Freguesia estava de orelhas moucas!

segunda-feira, agosto 15, 2016

O tabuleiro da nova ponte no dia de hoje...

Uns dias de férias não fazem mal a ninguém e o d´Óis Por Três, já com saudades, não deixou de logo ir ver as obras da nova ponte. Aí está o tabuleiro em construção, a meio da tarde de hoje e visto do lado de Óis, com uma «montanha» de ferro bem armado para o segurar e fazer durar a ponte por muitos e bons anos. 
Afiançaram-nos que a obra estará pronta dentro de 6 para 7 semanas a dois meses. É uma boa notícia e Deus queira que se concretize a profecia. Já bastam os dois anos e tal de privação de uma via rodoviária digna do século XXI.
Oxalá, óóóóó...-xaaaa-láááá... 

sábado, agosto 06, 2016

O campeão do mundo na imprensa nacional


O d´Óis Por Três procurou notícias sobre o título mundial de Tiago Tavares na imprensa nacional e pouco encontrou , para alem de meia dúzia de linhas ao fundo de páginas de jornais desportivos como A Bola, Record e Jogo.
O Jornal de Notícias, talvez por ser um atleta mais do norte que do sul do país, deu destaque ao memorável título do campeão ribeirense e é essa imagem que deixamos reproduzida, com renovados parabéns ao jovem campeão do mundo.

sexta-feira, agosto 05, 2016

A ponte nova ganha tabuleiro...


As obras da ponte continuam, o que é muito bom sinal para as gentes de Óis da Ribeira e não só, e já se vê a armação de ferro que vai servir de tabuleiro final.
A imagem de cima, muito parecida com algumas outras já aqui publicadas, dá ideia da grandeza a ponte. É tirada do lado da ponte actual, do lado de Óis da Ribeira. A de baixo, mostra a base que servirá o dito tabuleiro e que nos dizem ir ter 8 metros de largura, incluindo os passeios.
Venha a ponte nova! Tão prometida e tão esperada.

quinta-feira, agosto 04, 2016

Tiago Tavares homenageado e aplaudido na Arcor

A Arcor homenageou Tiago Tavares ribeirense que é campeão do Mundo e vice-campeão da Europa de C! 200 metros, em canoagem. Aqui está ele, mostrando a medalha de ouro, orgulhoso e feliz e tributado com enormíssima salva de palmas.
O d´Óis Por Três não soube em tempo e socorre-se das redes sociais para deixar para a história este momento invulgar da comunidade desportiva de Óis da Ribeira - a pequena freguesia que «faz» campeões do mundo. A foto de cima é DAQUI
Óis da Ribeira recebeu o atleta com este cartaz gigante, colocado em frente ao centro social da Arcor, no centro da freguesia e onde (no salão cultural) decorreu a merecida homenagem. Cartaz que saudava a vitória Tiago Tavares e com várias imagens, uma delas a do momento em que levanta os braços, imediatamente depois de anunciado como campeão do mundo e subir ao pódio de Minks. Ver AQUI
Tiago Tavares, na véspera, tinha sido recebido na Câmara Municipal de Águeda, onde foi fotografado com o presidente Gil Nadais, com a camisola com que disputou a prova.
Pode ser que, e deseja-se, os responsáveis pelo desporto camarário passem a olhar a canoagem da Arcor com outros olhos, diríamos nós que com outros dinheiros e equipamentos, para que a sua carreira internacional não esteja tão dependente, ou quase só dependente, do esforço financeiro da família e, quiçá, da Secção de Canoagem da Arcor. Foto DAQUI
Mas o  momento é de festa e de vitoriar o extraordinário feito desportivo de Tiago, aplaudindo-o e imortalizando o ouro que o fez campeão do mundo.

quarta-feira, agosto 03, 2016

Tiago Tavares vai ser recebido na Arcor

Tiago Tavares, o ribeirense campeão do mundo de canoagem, em C1 200 metros sub-23, é hoje recebido na sede da Arcor, o seu clube de sempre e a grande associação de Óis da Ribeira.
A iniciativa é promovida pela associação e está marcada para as 19,30 horas, no salão cultural, esperando-se e desejando-se a participação de muitos ribeirenses, e não só, para vitoriar e aplaudir o jovem campeão do mundo.
O primeiro campeão do mundo de Óis da Ribeira! O primeiro campeão do mundo de todos os desportistas de Águeda!


terça-feira, agosto 02, 2016

Tiago Tavares, campeão do mundo, já chegou a Portugal


Tiago Tavares, o ribeirense que se sagrou campeão do Mundo de C1 200 metros, de Canoagem, chegou esta manhã aeroporto e foi recebido pela Arcor e outros atletas e dirigentes.
Nunca é excessivo sublinhar o que de notável tem o feito desportivo deste conterrâneo, que é CAMPEÃO DO  MUNDO!
Há duas semanas, tinha sido vice-campeão da Europa!
Parabéns!!! Sempre!!!

segunda-feira, agosto 01, 2016

A escola primária de Óis da Ribeira vai fechar...



A imprensa de Águeda dá conta que Artur Neves (na foto), o presidente da CRESCER - Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Fermentelos, manifestou, na Assembleia Municipal de 22 de Julho, “desacordo, revolta e tristeza” pelo encerramento das escolas básicas (as primárias) de Espinhel e Óis da Ribeira. Que pertencem ao Agrupamento de Fermentelos.
Protestar e/ou desacordar, ou o seu contrário, tem sempre o seu tempo de utilidade e reivindicação quando a... tempo. Em tempo útil. E não como quem faz, ou não faz, quem se lembra de Santa Bárbara, só depois de trovejar.
Artur Neves falou nessa Assembleia Municipal e deu a conhecer uma proposta que a CRESCER apresentou ao presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais, e à vereadora da Educação, Elsa Corga, a 29 de Abril, que “previa a manutenção da Escola de Espinhel para acolhimento dos alunos das duas escolas”, ideia que, acrescentou ele, tinha “a concordância da grande maioria dos pais”.
E disse que a Câmara Municipal de Águeda não aceitou.
Revelou também que “as duas escolas, juntas, teriam, no próximo ano lectivo, um total previsto de 38 alunos no 1º. ciclo e 30 no pré-escolar (entre Espinhel e a ARCOR), o que garantiria a continuidade de matrículas”.
Alertou que “com o encerramento da Escola de Travassô, no final do próximo ano lectivo, como parece ser intenção do presidente da Câmara, ficará, entre a Trofa e Barrô, uma extensão de cerca de 14 quilómetros sem uma só escola de suporte”.
Tudo bem (mal). Mas esta luta não deveria ter sido assumida logo depois, ou até antes do famoso folclore do Pólo Educativo Pateira Nascente, sobre o qual nunca falaram, entre si, os srs. presidentes de Junta de então - a de Travassô (Mário  Martins, o mesmo de hoje, na União de Freguesias); a de Óis da Ribeira (Fernando Pires) e de Espinhel (Manuel Campos)?!
Os presidentes interessados, é bom não esquecer... 
Agora, queixam-se do quê? Ou de quem? 
E por onde andaram os pais e os dirigentes da associação por esse tempo todo?
Notícia e foto DAQUI