sábado, julho 31, 2021

Tiago Tavares, há 5 anos, foi campeão do mundo de canoagem!!!

 

Tiago Tavares no pódio mundial de Minks, na Bioelorrússia , há 5 anos!
Tiago Tavares

Palmas, Tiago!!!


O canoísta Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo do escalão de sub-23, de C1 200 metros, há precisamente 5 anos - a 31 de Julho de 2016.
Atleta internacional da ARCOR, Tiago Tavares integrava a seleção de Portugal e a prova decorreu em Minsk, capital da Bielorussia, tendo feito o tempo de 40 segundos e 71 milésimos.
Tiago Tavares já tinha sido vice-campeão da Europa em sub-23, no dia 17 de Julho anterior, numa prova em que foi batido o recorde do mundo.
A classificação final da histórica prova foi a seguinte: 1º.-Tiago Tavares (Portugal), co o tempo de 40.071; 2º.-Vladim Korobov (Lituânia), 40.191; 3º.-Sergey Yemelynov (Cazaquistão), 40.363; 4º.-Nicolai Maleshnikov (Rússia), 40.481; 5º.-Michal Marek Lubniewski (Polónia), 40.546; 6º.-Nicolae Craciun (Itália), 40.623; 7º.-Dávid Korisánszky (Hungria), 40.653; 8ª.-Oleh Borovyk (Ucrânia), 40.796; 9º.- Artur Guliev (Uzbequistão), 40.901.
Hoje, 5 anos depois, o que foi feito, pela ARCOR Canoagem e entidades oficiais locais, regionais e nacionais, desportivas e políticas, para apoiar o atleta?
 Não querendo ser injustos, diríamos que nada. Foi aproveitado o extraordinário feito desportivo de Tiago Tavares para políticos e dirigentes se «exibirem», mas... mais nada. O atleta abandonou a modalidade e, aos 28 anos, sabe-se que integra o quadro de dirigentes da ARCOR Caoagem, mas sem competir.
Hoje, 5 anos volvidos, reavivamos os nossos aplausos pela histórica e epopeica vitória de Tiago Tavares. Que elevou a Bandeira e o Hino de Portugal a um título mundial e tanto orgulhou, e orgulha, a nação óisdaribeirense e arcoriana.

Os candidatos do Bloco de Esquerda em Travassô e Óis da Ribeira !

Romeu Fernandes (BE)
 

O Bloco de Esquerda apresentou Romeu Fernandes como líder da lista de candidatos à Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira e disso já AQUI 
falámos.
Natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 3 de Janeiro de 1990, é técnico de electrónica e foi candidato do PS nas eleições autárquicas locais travassÓisenses de 2017, em 6º. lugar, desvinculando-se deste partido em desacordo com as posições políticas assumidas nas várias sessões da primeira Assembleia de Freguesia, logo em Novembro de 2017 (a primeira das que não elegeram executivo e levaram ás eleições intercalares de 2019).
É membro da Comissão Coordenadora Concelhia do BE de Águeda e representante dos Árbitros na assembleia geral da Federação Portuguesa de Canoagem, federação em que se encontra filiado desde os 9 anos.
Foi, com Diana Moreira e Rúben Santos, um dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis», que se apresentou como «apolítico e apartidário», visando «unir ribeirenses em prol do bem estar da freguesia», que procedeu à limpeza de algumas ruas e passeios da vila mas que se encontra inactivo desde Agosto de 2019.
A lista que lidera (ver à frente) inclui um tio (Carlos), um primo (Gabriel) e a esposa (Diana).

Rúben Santos
Diana Moreira


Outros candidatos
de Óis da Ribeira !

A lista bloquista travassÓisense incluiu mais 4 candidatos de Óis da Ribeira, entre os 9 primeiros que foram anunciados pela imprensa de Águeda.
Os seguintes:
- RÚBEN SANTOS, nº. 2: Rúben Joel Ferreira dos Santos, de 30 anos e licenciado e mestrado em engenharia química,
Gabriel Pires
C. Fernandes
trabalha na CIRES, em Estarreja.
Filho dos já falecidos Carlos Ribeiro do Santos e Fernanda Isabel Ferreira de Jesus, é neto de Manuel Arsénio dos Santos e de Maria Emília Vieira Ribeiro, moradores do chamado Bairro Alto, na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Candidato do PS em 2017, foi 11º. da lista de Júlia Pinheiro de Melo, desvinculando-se dos socialistas em Novembro de 2017 (tal como Romeu Fernandes).
É trineto paterno (afim) do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, secretário da Junta de Freguesia de 1943 a 1945, na presidência de Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos. 
Foi, com Romeu Fernandes e Diana Moreira, um dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis», já inactivo.
- CARLOS FERNANDES, nº. 5: Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), de 60 anos e trabalhador da construção civil, tio paterno de Romeu Fernandes. Já foi candidato da APU de Vital Santos, a actual CDU, em 1985 (4º. lugar), da CDU de Aníbal Saraiva em 2017 (8º.) e do Bloco de Esquerda do mesmo Aníbal Saraiva, em 2019 (10º. lugar). 
O tio Victor Fernandes da Silva foi candidato do PS nas primeiras eleições autárquicas, em 1976  e na lista de Isauro Santos, a vencedora (6º. lugar). 
- GABRIEL PIRES, nº. 8: Gabriel da Costa Pires, de 18 anos e estudante, filho de Ernesto Fernando de Almeida Tavares Pires e Ana Isabel Lopes da Costa.
É debutante da política, primo de Romeu Fernandes e neto materno de Danilo Soares da Costa, que foi candidato do PS em 1979 (11º. da lista), em 1982 (10º.) e 1989 (7º.). Sobrinho-neto de Fernando Tavares Pires que, eleito do PSD, foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 1994 a 2013. É trineto paterno do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, que foi secretário da Junta de Freguesia de 1943 a 1945, na presidência de Benjamim Soares de Freitas e com o tesoureiro Manuel Soares dos Santos. 
- DIANA MOREIRA, nº. 9: Diana Moreira Martins, licenciada em sociologia, de 29 anos e responsável de armazém, é comissária da coordenadora concelhia de Águeda e da distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda. É  natural da Borralha e residente em Óis da Ribeira, casada com Romeu Fernandes.
É a segunda da lista de candidatos do Bloco de Esquerda para a Assembleia Municipal de Águeda nestas eleições de 26 de Setembro de 2021.  Foi, com Romeu e Rúben, uma dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis».

* ANO 2011: Tiago venceu Final B de Europeu de Canoagem! O comerciante Manuel Resende, o médico Albano Tavares da Silva e Cunha e o Caminho as Areias


Tiago Tavares


O canoísta Tiago Tavares foi (é) o mais prestigiado atleta óisdaribeirense, dezenas de vezes campeão regional e nacional, vice-campeã europeu e uma vez campeão mundial de canoagem. A  31 de Julho de 2011, há 10 anos, venceu a Final B dos C1 200 metros do campeonato do mundo.
A prova realizou-se na Alemanha e Tiago Tavares também o foi 8º. classificado na Final B de C1 500 metros.
O atleta internacional do clube de Óis da Ribeira e formado na ARCOR, futuro campeão do mundo de sub-23 (ver peça de hoje, em separado desta), obteve os seguintes resultados:
- C1 200 metros: Quarto na eliminatória e quarto na semi-final, apurado para a Final B - que ganhou, com o tempo de
 41,685 segundos, a 1,026 segundos do ouro e três décimas da prata.
- C1 500 metros: Terceiro na eliminatória e sexto na semi-final, apurado para a Final B.
Tiago Tavares ficou automaticamente apurado para o Europeu de 2012 - que então estava previsto para Centro de Alto Rendimento (CAR) Montemor-o-Velho, no mês de Julho.
O mesmo dia, mas de 2016, foi tempo de se sagrar campeão do mundo de sub-23, em C1 200 metros, na Bielorrússia (ver peça em separado, de hoje).

Outros tempos,
outros factos!
O comerciante Manuel Maria Resende, o médico Albano Tavares da Silva e Cunha e o Caminho dAreias 
Manuel Resende e Maria Bernardina

1 - Ano de 1875,
há 146 anos !
- O COMERCIANTE MANUEL 
MARIA ALA DE RESENDE: O comerciante Manuel Maria Ala de Resende nasceu em Águeda a 31 de Julho de 1975, há 146 anos. Casou em Óis da Ribeira, com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, de 33 anos, solteira e filha de Manuel Tavares Duarte, lavrador, e de Maria José dos Santos Soares (Silva). Irmã do padre José Bernardino Santos Silva.
O casamento foi a 30 de Junho de 1904 e Manuel Maria Resende desenvolveu em Óis da Ribeira um importante e moderníssimo estabelecimento comercial, que incluía o café (onde se viria a instalar o telefone público), mercearias (finas e outras), panos, miudezas, tabacaria, perfumes, ferragens e todo o todo o tipo de utilidades domésticas. Também uma taberna, sala de jogos de salão e armazém de adubos e produtos de construção civil.
O estabelecimento foi herdado pelo filho Armando, que o alugou a Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, até aos anos 60, e depois aos cunhados Hostilino Matos/Albertino Gomes Soares e, mais tarde, a Armando Tavares dos Reis, antes de chegar a Aníbal Saraiva, que o comprou, demoliu e construiu o actual edifício.
O casal Manuel Maria/Maria Bernardina teve, já todos falecidos, os filhos Albano (em criança), José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende. José, o mais velho, casou com Ana Tavares e o casal teve os filhos Paulo e dra. Laura Tavares Resende, já falecidos. Manuel (Neca) casou com Maria da Luz Ferreira dos Reis, com os filhos José Bernardino (falecido), Mariazinha, Manuel, Armando, Albano, António e os gémeos Rui e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende. Armando Resende não casou e foi presidente da Junta em vários mandatos.
Albano Tavares


2 - ANO 1897,
há 124 anos !
- O NOVO MÉDICO ALBANO
TAVARES DA SILVA E CUNHA: O óisdaribeirense Albano Tavares da Silva Cunha concluiu a licenciatura em medicina e chegou a Óis da Ribeira e a 31 de Julho de 1897, sendo festivamente recebido pelo povo, com foguetes e a Filarmónica de Fermentelos.
Descera na estação de Oiã e, na chegada à casa de família, também o esperavam muitos amigos de Águeda e a Filarmónica de Aguada de Cima. Subiram ao ar girandolas de foguetes, sendo o novo médico muito saudado.
Albano Tavares da Silva e Cunha nasceu a 25 de Dezembro de 1866, em Óis da Ribeira, filho do lavrador José Tavares da Silva e de Maria da Graça Tavares da Silva e Cunha, governanta de casa, da Rua do Viveiro - a actual Adolfo Pires dos Reis.
Casou em Portel, a 27 de Novembro de 1897, com Maria do Carmo de Jesus Neves, de quem enviuvou a 22 de Abril de 1913. Casou em segundas núpcias com Elvira Amélia Macedo Souto, também em Portel e a 13 de Março de 1917 (ou 22?), de quem também enviuvou, a 15 de Dezembro de 1952.
Médico reputado e muito popular em Portel, foi atribuído o seu nome a uma rua da vila e sede do município alentejano.
Era irmão, entre outros, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e faleceu em Portel a 3 de Junho de 1959, aos (quase) 93 anos.
Zona das Areias em 2020

3 - ANO 1956,
há 65 anos !
- O CAMINHO DAS AREIAS COMEÇOU A SER ALARGADO
O Caminho das Areias, no campo de Óis da Ribeira e junto ao rio Águeda, começou a ser alargado a 31 de Julho de 1956. Há 65 anos.
Três proprietários cederam terrenos gratuitamente para o alargamento: Aires Carvalho e Santos (que era o tesoureiro da Junta de Freguesia), Albano Joaquim de Almeida e Germano Marcos dos Reis - já todos falecidos.
O executivo, sem meios financeiros para avançar com os trabalhos, solicitou ajuda popular e foi dado início aos trabalhos neste dia de há 54 anos. O presidente da Junta era Armando Resende e David Soares dos Santos o secretário.

O pontão iluminado do parque da pateira de Óis da Ribeira

 

O pontão iluminado do parque norte da pateira de Óis da Ribeira

Outro ângulo da iluminação

A margem óisdaribeirense da pateira, no parque norte, tem uma nova atração: a iluminação do pontão,  junto ao Lagoa Bar.
«Iluminámos a ponte do centro do parque para criar uma nova atração ao espelho de água», proclamou a Junta de Freguesia, na sua página de facebook, de onde retirámos as imagens.
A autarquia refere que «a iniciativa teve apoio da Câmara Municipal de Águeda» e que «faz parte da nossa política de turismo».
A iniciativa merece aplausos, como outras merecem críticas. E eles aqui ficam! Palmas!!!
Aproveitamos para lembrar que a mesma Junta de Freguesia, que tantos hossanas auto-proclama, ás vezes por «dá cá aquela palha», ou coisa pouca, tem literalmente abandonado o terreno das Varandas - em varanda natural 
O terreno das Varandas que é da Junta
sobre a pateira, imediatamente a sul do restaurante Pôr do Sol e viradinho, antes da Lages.

Terreno de polémica
entre Junta e Câmara

O terreno foi parcialmente doado à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira por Oriana Tavares, que o herdou de seu pai - o benemérito Manuel Maria Tavares.
A outra parte foi adquirida, entretanto, pela autarquia, na gestão de Fernando Tavares Pires e a uma sua irmã e co-herdeira.
O terreno tem excelente área e é, como se explicou, propriedade da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e está para ali inútil a abandonado há anos e anos. Nem sequer a vegetação é cortada.
Está a enfeiar o local,
E isto não é uma crítica, é uma constatação.
Ali se pensou, já agora e recordando, construir uns sanitários públicos, em 2011. Não se contruíram então, e nunca, e tal deu, ao tempo, motivo a acesa polémica da autarquia óisdaribeirense com a Câmara Municipal de Águeda.
Que nada resolveu, assim chegando aos dias de hoje.

sexta-feira, julho 30, 2021

O PS recandidata Júlia Melo nas eleições autárquicas travassÓisenses...

Júlia Pinheiro e Melo na eleições
intercalares autárquicas de 2019
 


O PS vai apresentar Júlia Pinheiro de Melo como (re)candidata às eleições para a Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira.
A gestora social de Travassô é sexta da lista socialista para a Assembleia Municipal de Águeda e apresenta-se pela terceira vez consecutiva a sufrágio dos eleitores travassÓisenses, elegendo-se em 2019 para a AFTOR e não sendo eleita nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019. Anos em que, como todos se recordarão, apresentou o óisdaribeirense Alexandre Resende Pires como nº. 2 da lista.
A formação da lista socialista ainda não é conhecida, sabendo-se, porém, que dois candidatos de 2019 são os dois primeiros candidatos do Bloco de Esquerda em 2021: Romeu Fernandes e Rúben Santos. Ambos de Óis da Ribeira e que, em 2017, abandonaram o partido, em descordo com a posição socialista na Assembleia de Freguesia - que veio, em resumo, a provocar as eleições intercalares de 2019.
E sabe-se, também, que Pedro Fernandes dos Santos, gráfico de Cabanões e nº. 3 das listas socialistas de Júlia Pinheiro de Melo, vai este ano ser candidato do CDS + Independentes em 2021.
O d´Óis Por Três também sabe também que alguns óisdaribeirenses foram contactados por Júlia Pinheiro de Melo e pelo aparelho do PS concelhio, no sentido de aderiram à sua causa eleitoral, mas recusaram integrar a lista socialista para as eleições de 26 de Setembro. Os motivos, não sabemos.
Isauro Santos
Agostinho Tavares

As vitórias e derrotas
do PS em Óis da Ribeira 

O PS foi o partido dominador da política local óisdaribeirense nas primeiras três eleições autárquicas, com os vencedores Isauro Santos (1976), Agostinho Tavares (1979) e de novo Isauro Santos (1982), então eleitos presidentes da Junta de Freguesia.
Seguiu-se o continuado domínio eleitoral do PSD, com vitórias dos presidentes Manuel Soares (em 1985 e 1989) e de Fernando Tavares Pires, em 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009. Até à constituição da conhecida (des)União de Freguesias.
O PS, sucessivamente e depois das suas três vitórias iniciais da democracia autárquica óisdaribeirense, candidatou Armando Tavares dos Reis (em 1985 e em 1989), António José Tavares (em 1997), Aníbal Saraiva (em 2001 e em coligação com o CDS) e Carla Tavares (em 2009). Não apresentou listas em 1993 e 2005.
Quanto às de 2021 e em eleições da (des)União, vamos esperar!

O Chega com Rosário Cadinha em duas frentes eleitorais!

Os militantes do CHEGA que entregaram listas no Tribunal de Águeda
Maria do Rosário Cadinha e
André Ventura, líder do CHEGA
M. Rosário
C. Cadinha


O partido CHEGA entregou as suas listas de candidatos a 29 de Julho de 2021, no Tribunal de Águeda. 
O d´Óis Por Três notou que a óisdaribeirense Maria do Rosário Carvalho Cadinha integra duas listas: para a Câmara e para a Assembleia Municipal.
«Missão cumprida! Entrega das listas dos candidatos aos órgãos autárquicos, no Tribunal de Águeda. O CHEGA chegou a Águeda!», comentou Sónia Antunes, coordenadora da concelhia do partido de André Ventura e também dupla candidata: segunda na lista da Câmara (com o líder Rui Melo) e terceira da Assembleia Municipal (comJorge Pereira)..
Os dados que recolhemos da imprensa local, que citamos, permitem-nos adiantar que é candidata em sexto lugar nas duas listas. E que o partido não concorre na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - onde há quatro: Juntos Por Águeda UFTOR (liderada por Sérgio Neves), PS (por Júlia Melo, que ainda não anunciou nomes mas é, ela mesma, a sexta da lista socialista da Assembleia Municipal), a do Bloco de Esquerda (de Romeu Fernandes) e o CDS + Independentes (de Ricardo Almeida.
O CHEGA, tanto quanto sabemos, apenas concorre em duas freguesias: União de Águeda e Borralha (com o empresário Jorge Costa a liderar a lista), e Fermentelos (com o coordenador de segurança Fausto Pires).

* ANO 2014: Uma ponte nova para qualquer dia! Campeões distritais da ARCOR, novos balneários do polidesportivo da ARCOR e Festa do Peixe da Tuna Musical


Engenheira Manuela Pato e os presidentes
Jorge Almeida («vice» da Câmara) e Mário 
Martins (da UFTOR) em 2014


A paragem das obras de construção da nova ponte, entre Óis da Rbeira e Cabanões, foi motivo para exaltada reunião no salão da ARCOR, a 30 de Julho de 2014. 
Não há muito tempo: há 7 anos!
O então vice-presidente e actual presidente da Câmara Municipal de Águeda deu a cara pela paragem das obras, mas não garantiu data de reinício.
«Será o mais depressa possível», disse Jorge Almeida, na reunião dessa noite de 30 de Julho de há 7 anos. Uma reunião de vozes muito exaltadas e exclamações menos ortodoxas, na qual mentiroso foi palavra muito solta.
A Câmara, recordemos, tinha adjudicada a empreitada à empresa Ar-Lindo, de Braga, estava tudo muito certo, foi feito o desaterro, em Maio de 2014, e, de repente, saíram os homens da obra.
A Câmara Municipal deu por ela e, a 23 de Julho: o empreiteiro está em PER - Plano Especial de Revitalização. Em pré-falência, por outras palavras.
Jorge Almeida, na exaltada reunião, deu a cara à centena de pessoas que se juntaram no salão da ARCOR. «Não trago a melhor notícia, mas já a sabem. Nas boas e nas más, cá estou, e esta não é boa».
Exaltaram-se e protestaram os populares, a várias vozes, debitando culpas ao «descuido camarário»: o de «adjudicar a obra a empreiteiro na falência».
«Vivo convosco a vossa mágoa e luto para que os prazos sejam os mais curtos possíveis», proclamou Jorge Almeida, que agora é o presidente da Câmara - Ver AQUI

Outros tempos,

outros factos!
Campeões distritais da ARCOR,  novos balneários do polidesportivo da ARCOR e Festa do Peixe da Tuna Musical 

Ana Almeida
Liliane Framegas


1 - ANO 1995,
há 26 anos !
- ARCOR FOI CAMPEÃ DISTRITAL COM
10 TÍTULOS INDIVIDUAIS DE CANOAGEMA ARCOR venceu o campeonato regional de velocidade, em canoagem, nas provas disputadas a 30 de Julho de 1995, há 26 anos e nas águas da pateira, do lado de Fermentelos.
O clube de Óis da Ribeira somando 205 pontos sendo seguido pelo GICA (172) e Recreio de Águeda (129).  Depois, 
Sérgio Soares
Pedro Carvalho
o Sporting de Aveiro (110), Saavedra Guedes (96), Ílhavo (94) e SNADO, de Ovar (87).
Individualmente, os atletas da ARCOR alcançaram os seguintes títulos de campeões distritais:
- K2 cadetes, 500 metros: Pedro Carvalho e António Azevedo
- K2 infantis, 500 metros: Ana Almeida e Liliana Framegas - esta, precocem,ente falecida a 20 de Setembto de 2020, aos 38 anos e vítima d doença.
- K1 infantis, 500 metros: Liliana Framegas, campeã distrital, com Ana Almeida em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 infantis, 200 metros: Ana Almeida, campeã distrital, com Liliana Framegas em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 cadetes, 200 e 500 metros: Beatriz Gomes.
- K1 cadetes, 200 metros: Pedro Carvalho, com António Azevedo em terceiro lugar e Alexandre Souto em sexto.
- C2 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C2 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C1 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares. Em segundo, lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.
- C1 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares. Em segundo lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.


2 - ANO 2003, 
há 18 anos !
- OBRAS DOS NOVOS BALNEÁRIOS
DO POLIDESPORTIVO DA ARCOR: As obras de construção dos actuais balneários do polidesportivo da ARCOR começram a 30 de Julho de 2003. Há 18 anos!
A 1 de Junho de 2002, tinham-se iniciado as obras de conclusão dos balneários- ao tempo com uma cobertura em chapa, a do tempo da direção de Fernando Reis. Com assentamento de tijoleira no chão e paredes, num trabalho executado por Milton Gomez e António Fernando Fernandes, durante vários fins de semana. O projecto viria a ser suspenso, por se considerar oportuno alterar o interior e a cobertura, que passou a ser em laje e com redes de água (quente e fria) e de saneamento. Foram também acimentados os espaços laterais do campo - a norte, nascente e sul. Como se vê na foto de cima. Estas obras, começaram a 30 de Julho de 2003. O vereador Pinto Galvão, da Câmara Municipal de Águeda, viria presidir à cerimónia da abertura dos balneários, a 25 de Outubro do mesmo ano. O programa incluiu jogos de futsal entre dirigentes e pais e mães e crianças da ARCOR, antes do beberete festivo. dente da Câara - Ver

3 - ANO 2011,
há 10 anos !
- FESTA DO PEIXE DA
TUNA NA PATEIRA: A Tuna Musical, agora designada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, realizou, no último fim de semana há 10 anos, a sua já tradicional Festa do Peixe.
O evento decorreu na margem da pateira - onde sempre foi, até 2019 e depois interrompido pelo efeito da COVID 19 - e nos dias 30 e 31 de Julho de 2011, junto ao coreto e hangar de canoagem, e com música ambiente permanente e o seguinte programa:
- Dia 30, sábado: Peixe frito a sair (a partir das 16 horas e até ao final da noite) e actuação do conjunto «Renascer» (22).
- Dia 31, domingo: Missa campal (10 horas) e concerto da Tuna (15,30). A organização teve peixe frito na hora, a partir das 11,30 desse dia. Festa sem peixe nem é festa do... peixe.

quinta-feira, julho 29, 2021

Os candidatos do Juntos por Águeda em TravassÓis!

 

Recandidatos da UFTOR, eleitos pelo PSD e agora pelo Movimento Junto Por Águeda
Sérgio Neves



O actual presidente da Junta de Freguesia (JF) da União de Freguesias de Travassô e Íus da Ribeira (UFTOR), Sérgio Neves, recandidata-se nas eleições autárquicas locais de 26 de Setembro de 2021, mantendo a mesma equipa executiva e quase todos os primeiros candidatos das intercalares de 24 de Fevereiro de 2019. A excepção é Sérgio Almeida, que ainda ontem presidiu as trabalhos da Assembleia de Freguesia.
Continuam, pois, a secretária Ondina Soares e o tesoureiro Paulo Pires, assim como, da Assembleia de Freguesia, a presidente Sara Silva, a secretária Ilda Pinheiro e a óisdaribeirense Maria de Fátima Reis.
Os nomes foram avançados pela imprensa de Águeda desta semana, no caso da lista do Juntos Por Águeda, pela qual de candidatam todos estes PSD´s.
A Coligação Juntos Por Águeda resulta de um acordo entre o Movimento Independente Juntos, o PSD e o MPT e vai concorrer a todos os órgãos autárquicos do município de Águeda, logo também na UFTOR.
Ondina Soares
Fátima Reis
Os candidatos 
de Óis da Ribeira

Ondina da Silva Gomes Soares foi eleita para o executivo travassÓisense nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.
Quadro superior da superior da Segurança Social de Aveiro, já em 2017 tinha sido candidata do PSD (11º. lugar), repetindo nas intercalares de 2019 (3ª. da lista).
O marido, Pedro Soares, foi candidato do PSD em 2005 (8º.), em 2009 (6º.) e 2013 (14º.). O sogro, Albertino Gomes Soares, foi o primeiro da lista do CDS em 1997, depois de, em 1982 e pelo mesmo partido, ter sido terceiro da lista do primo Sesnando Reis.
É cunhada da candidata Fátima Reis, 7ª. da lista e eleita da actual AFTOR.
Associativamente, foi dirigente da ARCOR, como vogal no mandato de João Gomes, e é membro da Fábrica da Igreja de Óis da Ribeira, na qual também é catequista.
- FÁTIMA REIS, nº. 7: Maria de Fátima Figueiredo dos Reis, empregada de escritório, é actual eleita da Assembleia de Freguesia, pelo PSD. 
Candidata social-democrata em 2017 (9º. lugar), repetiu nas intercalares de 2019 (9º. lugar). É filha de Valter Framegas dos Reis, eleito do PS nas primeiras eleições autárquicas, as de 1976 (3º. lugar e tesoureiro do executivo de Isauro Santos), nas de 1979, com Agostinho Tavares (5º.) e nas de 1982, de novo com Isauro Santos (7º.).  
O marido, Álvaro Soares, foi candidato do CDS em 1989 (6º. da lista de Eugénio Pinheiro) e do PSD em 1993 e 1997, neste caso contra a lista do pai Albertino (9º. da lista de Fernando Pires) e 2001 (11º.).
É cunhada de Ondina Soares e tia afim de Sérgio Almeida.
Associativamente, foi dirigente da ARCOR, como membro do conselho fiscal que cessou funções em Maio deste ano.
- NOTA: A lista publicada na imprensa de Águeda indica Paulo Gomes com 5º. da lista. Não sabemos se é candidato óisdaribeirense (não conseguimos confirmar). Publicaremos os restantes nomes assim que os saibamos.

Transferências de 251 041,75 euros da Câmara de Águeda para a Junta da UFTOR!

A sede da União de Freguesias, onde decorreram
os trabalhos da AFTOR, em Óis da Ribeira


A Assembleia de Freguesia da UFTIOR aprovou ontem, por unanimidade, os três pontos de agenda de trabalhos: os dos protocolos administrativos com a Câmara Municipal de Águeda.
Os protocolos delegam competências de execução de obras e, necessariamente, envolvem transferência de meios financeiros da Câmara para a Junta de Freguesia, depois da imperativa aprovação da Assembleia Municipal de Águeda - que, neste caso, ocorreu a 26 de Julho de 2021, na passada segunda-feira.
Os trabalhos da AFTOR foram presididos por Sérgio Almeida, substituindo a presidente Sara Silva, e, como o d´Óis Por Três aqui previu, foram rápidos e indiscutidos. Terminaram às 21,30 horas, meia hora depois de iniciados e com todos os pontos aprovados por unanimidade.
Além da presidente Sara Silva, também não participou Elisabete Melo, respectivamente substituídos por João Ferreira e Sofia Marques, todos do PSD.
O executivo de Sérgio Neves esteve todo presente, com a secretária Ondina Soares e o tesoureiro Paulo Pires. Assim como toda a oposição: António Horácio Tavares e Carlos Vidal, eleitos do Juntos e este já anunciado como candidato do CDS + Independentes, e Ricardo Almeida, eleito deste partido.


Transferências no total
de 251 041,75 euros !

As três delegações de competências da Câmara Municipal de Águeda envolvem transferências de 251 041,57 euros, no total, para os cofres da Junta de Freguesia da UFTOR.
Protocolo a protocolo, são as seguintes:
1 - Obras de requalificação da delegação e posto médico de Travassô (185 000 euros), mais respectiva fiscalização (18 15,17), total 203 415,17 euros; e obras de adaptação da sede da UFTOR, em Óis da Ribeira, para provisoriamente instalar o posto médico (11 500 euros).
2 - Zona de estacionamento do armazém e posto médico de Travassô, assim como do cemitério: 33 126,40 euros.
3 - Percursos pedestres da Pateira ao Águeda (PR1, o de Óis a Ribeira) e da Ponte de Ferro, em Travassô (PR5): 3000 euros.

* ANO 1886: Zebedeu, o último barqueiro! Orçamento suplementar da Junta de 1962, Grupo de Teatro «Artistas Unidos» de 1977 e a trágica morte de Joaquim António em 1999!

A inauguração do Largo do Barqueiro:
Dinis Oliveira (neto) e os presidentes
Fernando Pires (JF), Castro Azevedo
(da Câmara) e Horácio Marçal (da
Assembleia Municipal) 

Zebedeu Costa


O último barqueiro de Óis da Ribeira foi Zebedeu Alves da Costa, que nasceu a 29 de Julho de 1886, há 135 anos.
Zebedeu era filho de Joaquim Alves da Costa e Maria Bárbara Soares dos Santos e neto paterno de Manuel Alves da Costa e de Ana Maria Carvalho, neto materno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares. Casou a 23 de Maio de 1907, aos 20 anos e com Maria Augusta Pires, de 25, filha de Maria José Pires Ferreira. Descendentes, na actualidade e entre outros, são os netos Dinis de Oliveira Alves Pereira (filho de Cesaltina e morador em Eirol), os irmãos Zebedeu (ausente nos Estados Unidos) e Joaquim Costa (filhos de Maria Lá) e, filhos de Augusta, José, Maria Augusta e Messias (moradores em Recardães) e Nair Pires de Carvalho (à saída para Espinhel).
A Junta de Freguesia homenageou-o 30 de Setembro de 2000, descerrando uma placa com o seu nome no largo do rio, precisamente de onde ele fazia a travessia de barco para e de Cabanões.
Faleceu a 15 de Junho de 1954, aos 68 anos e vítima de doença e depois de um ataque epiléctico, quando estava internado no Hospital Conde Sucena, em Águeda.


Outros tempos.
outros factos!
Orçamento suplementar da Junta de 1962, Grupo de Teatro «Artistas Unidos» de 1977 e a trágica morte de Joaquim António em 1999!
Armando Resende


1 - ANO 1962,
há 59 anos !
- ORÇAMENTO SUPLEMENTAR
DA JUNTA DE FREGUESIA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 29 de Julho de 1962, aprovou o primeiro orçamento suplementar do ano, no valor de 1 803$15. Seriam agora 813,17 euros.
O orçamento destinava-se a suportar despesas com vários melhoramentos na freguesia e, aprovado, foi deliberado expô-lo e afixá-lo em edital público durante uma semana, para ser consultado pelo povo.
Além disso, foi deliberado proceder ao arranjo do Caminho Fundo, disso encarregando José Correia de Melo, que convidaria pessoal e carreiros.
A Junta de Freguesia era presidida por Armando Resende, com o secretário Manuel Simões dos Reis e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.
 
Isauro Santos
2 - ANO 1977,
há 44 anos!
- GRUPO DE TEATRO 
«ARTISTAS UNIDOS»: O Grupo de Teatro Amador Artistas Unidos, de Óis da Ribeira, iniciou, a 29 de Julho de 1977, os ensaios da peça «A morte de Miguel de Vasconcelos».
Os ensaiadores foram os irmãos Isauro e Firmino Carvalho e Santos e a estreia viria a ser a 17 de Dezembro desse ano, com actuações posteriores na Borralha (no dia seguinte) e de novo em em Óis da Ribeira, no dia de Natal, no restaurante Pôr do Sol. Actuou ainda, e pelo menos, em Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga (do concelho de Águeda), Avelãs de Caminho (Anadia), S. João de Loure (Albergaria) e Oliveirinha (Aveiro).
Infelizmente, não conseguimos apurar o nome dos actores.
Joaquim António
Almeida Estima

2 - ANO 1999,
há 22 anos !
- A TRÁGICA 
MORTE
DE JOAQUIM ANTÓNIO: O óisdaribeirense Joaquim António de Almeida Estima faleceu a 29 de Julho de 1999, há 22 anos, vítima de um acidente com uma arma de caça.
natural do Crasto, freguesia de Recardães, e então com 62 anos, casou em Óis da Ribeira com Maria Estela dos Santos Henriques de Almeida e o casal teve os filhos Rosa Deolinda (moradora na Rua António Bernardino), José Fernando (em Travassô) e a já falecida Maria Fernanda dos Santos Almeida.
O corpo foi encontrado pelo filho, no quintal da sua casa da Rua da Pateira, por volta das 9,30 horas da manhã desse dia 29 de Julho e quando o procurava para uma consulta médica no Hospital de Águeda.

Festa do Peixe da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira

O cartaz oficial da Festa do Peixe

Tuna/AFTOR



A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) volta a realizar a sua Festa do Peixe, em formato take-way pelo segundo ano consecutivo, devido à (crise da) COVID 19.
Dias 31 de Julho, sábado, e 1 de Agosto de 2021, domingo.
A iniciativa vai já em 16ª. edição, em anos consecutivos, desta vez a partir da sede da Rua Jacinto Bernardes Henriques (a da Ponte).
O peixe, no sábado, dia 31 de Julho, começará a ser servido a partir das 16 horas. 
Domingo, dia 1 de Agosto, com serviço de entrega a partir das 12 e com encomendas a partir das 9 horas - sendo obrigatório respeitar as normas da DGS, nomeadamente no que tem a ver com o uso de máscara e distanciamento físico adequado às circunstâncias pandémicas.
Encomendas que poderão ser feitas, directamente, pelos telefones 917540392 e 935447195.
Os interessados também poderão adquirir t-shirts e máscaras.
A direção de António Reis convida a comunidade a «desfrutar desta iguaria da pateira».
«Esperamos por si!», proclama o presidente da Tuna / AFOR, instituição que, nesta organização, tem apoio da Câmara Municipal de Águeda e da Junta e Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.

quarta-feira, julho 28, 2021

Os 7 primeiros candidatos do CDS + Independentes em TravassÓis !

Os três primeiros candidatos da lista do CDS + Independentes em TravassÓis
Mariana Pinheiro (2ª.), Ricardo Almeida (1º.) e Carlos Vidal (3º.)

Mariana Pinheiro
José Pinheiro, 
o trisavô revo-
lucionário

O CDS + Independentes já tem lista elaborada até ao 7º. lugar dos candidatos à Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira para as eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021. Com três elementos da vila óisdaribeirense: Mariana Pinheiro, Gabriela Reis e Aurélio Reis.
Os três primeiros candidatos já eram conhecidos: o enfermeiro Ricardo Alexandre Rebelo de Almeida, de Travassô e de 37 anos, que repete a candidatura das eleições intercalares de 2019 e é eleito da actual Assembleia de Freguesia; a nutricionista Mariana Soraia dos Reis Pinheiro, de Óis da Ribeira, de 27 anos, debutante da actividade política e ex-dirigente/tesoureira da Tuna / Associação Filarmónica; e o electricista Carlos Emanuel da Silva Vidal, de Travassô, de 22 anos, que também repete a candidatura de 2019 e é actual eleito do Movimento Independente Juntos.
O candidato nº. 4 também repete a candidatura das intercalares de 2019, quando foi nº. 2: é José Abílio de Oliveira Morais, de 59 anos, reformado da GNR e de Travassô.
Outro recandidato de 2019 (e 2017) é Pedro Santos, que então «respondeu» pelas cores do PS, com o nº. 3 da lista de Júlia Pinheiro de Melo. É tipógrafo e natural e morador em Cabanões.
Gabriela Reis


Os três candidatos de
de Óis da Ribeira na lista
do CDS + Independentes

A candidatura da nutricionista Mariana Soraia dos Reis Pinheiro já era conhecida, segunda da lista e natural de Óis da Ribeira.
Herdeira de família politizada,  é, pelo lado paterno, trineta de José Pinheiro de Almeida, pai do bisavô Alexandre e avô de seu avô Arménio Framegas  Pinheiro de Almeida. José foi um dos fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira 
(inaugurado a 30 de Julho de 1911) e, antes, um dos heróis aguedenses da implantação da República. Integrava «comando» que, alguns dias antes do 5 de Outubro de 1910, se preparava, sem conseguir (por ser abortada a operação), para prender o Rei D. Manuel II, no Bussaco. Ver AQUI
O avô materno, Silvério Gomes dos Reis, foi candidato do CDS em 1982 (12º.). É sobrinha de Aurélio Matos dos Reis, o nº. 7 das lista de 2021.
Aurélio Reis
Os dois outros candidatos óisdaribeirenses também tem historial político:
- GABRIELA REIS, nº. 5 da lista: Gabriela Catarina Ferreira Reis, de 24 nos, estudante-trabalhadora, música e ex-dirigente da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
É finalista da licenciatura em Serviço Social, no Instituto Politécnico de Leiria, mas já com o curso de técnica superior profissional (TESP) em Intervenção Social e Comunitária.
A política familiar vem já de seu bisavô paterno, Edmundo Pereira dos Reis, que foi dirigente local e concelhio da União Nacional (UN), depois Acção Nacional Popular (ANP), o partido de Marcelo Caetano. Era o regedor de Óis da Ribeira na altura da revolução de 25 de Abril de 1974 e foi secretário da Junta de Freguesia no mandato de 1941/42, com o presidente Armando Resende e o tesoureiro Manuel Simões dos Reis.
O avô paterno, Dinis Tavares dos Reis, fundador do restaurante Pôr do Sol, foi candidato do PSD nas eleições autárquicas de 1979 (11º. lugar), 1993 e 1997 (6º.) e 2001 (13º.). O tio-avô paterno Armando Tavares dos Reis foi candidato do CDS em 1976 (7º. lugar) e em 1979 (2º.) e do PS em 1985 e 1989 (1º. lugar) e 1997 (8º.). O pai, António Reis, foi candidato do PSD em 2013 e 2017 (34º.)
- AURÉLIO REIS, nº. 7: Aurélio Matos dos Reis, de 59 anos, ferramenteiro, foi muitos anos dirigente da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), de que ainda é instrumentista, e actualmente é membro do conselho fiscal da ARCOR.
Já foi candidato autárquico local em listas do PSD, pelo menos em 2005 (12º. lugar) e 2009 (11º.). É tio afim de Mariana Pinheiro, a nº. 2 da lista.
O tio paterno Hernâni Framegas dos Reis, já falecido, foi o primeiro candidato do CDS nas primeiras eleições autárquicas locais, as de 1976. E terceiro do PSD em 1989. O sogro, Silvério Gomes dos Reis, foi candidato do CDS em 1982 (12º.). O bisavô materno, Jacinto Pereira de Matos, que foi um dos fundadores da Tuna, foi vogal da Junta de Freguesia no mandato do presidente Joaquim António Pires Soares, em 1919/1922 e com o também vogal Albano Tavares Pinheiro.