sexta-feira, maio 31, 2024

- ANO 2003, há 21 anos: ARCOR/Óis da Ribeira venceram no futsal!

A equipa ARCOR/JFdOdR de 2003


- ANO 2003,
há 21 anos !
ARCOR/Óis da Ribeira
venceram no futsal!

A equipa de futsal da ARCOR, representando Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, venceu (2-0) Recardães na jornada de abertura da 6ª. edição do Torneio Inter-Freguesias de Futsal de Águeda.
O jogo decorreu a 30 de Maio de 2003, há 21 anos, no pavilhão gimnodesportivo de Belazaima do Chão, e a equipa ARCOR/OdR alinhou com Carlos Samuel; Luís Tavares, Sérgio Soares, André Ferreira (um golo), Milton Rino (1), Luís Ferreira, Ricardo Ferreira, Miguel Souto, Luís Carlos e Óscar Almeida (gr).

- Ano de 2002, há 22 anos: ARCOR/Óis da Ribeira com derrota no futsal!

A equipa ARCOR/JFdÓdR de 2002


- Ano de 2002,
há 22 anos !
ARCOR/Óis da Ribeira
com derrota no  futsal!


A equipa de futsal da ARCOR, representando Óis da Ribeira, perdeu (1-4) com a de Belazaima do Chão, no Torneio Inter-Freguesias de Águeda.
O jogo realizou-se a 31 de Maio de 2002 e decorreu no pavilhão da ABARCA, em Barrô.
A equipa óisdaribeirense chegou a estar a ganhar (1-0) mas os belazaimenses, que tinham uma equipa que na altura disputava o campeonato nacional da modalidade, superiorizaram-se após os primeiros 15 minutos de jogo.
A ARCOR/OdR, orientada por Miltom Gomez, alinhou com Carlos Samuel, Luís Tavares, Otelo Melo (1), Afonso Almeida, Sérgio Soares, Milton Rino, Luís, Daniel Marques, Jorge Marques, Ricardo e Pedro.

Câmara de Águeda «deu» 50 000 euros para o Centro Social da ARCOR!


Milton Gomez, eng~º. Filipe Magueta, Celestino
Viegas e Castro Azevedo na ARCOR


- ANO 2002,
há 22 anos!
Câmara de Águeda «deu»
50 000 euros para o Centro
Social da ARCOR! 


A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, em 2002, há precisamente 22 anos, um apoio de 50 000 euros à ARCOR.
O objectivo foi comparticipar as obras de construção do centro social da instituição óisdaribeirense, então em execução (na segunda e decisiva fase, iniciada a 22 de Outubro de 2001) e cujos custos, segundo o «Jornal da ARCOR» desse tempo, na altura já passavam do 78 000 contos. Seriam agora, segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como 550 000 euros.
Os 50 000 euros então atribuídos pela Câmara Municipal de Águeda à ARCOR, corresponderiam hoje, ainda segundo o mesmo conversor, a 75 000  euros.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda era Manuel Castro Azevedo, que no dia 13 de Junho seguinte (como se vê foto) visitou as obras, sendo recebido pelo presidente Celestino Viegas e o vogal Milton Gomez, com o engº. Filipe Magueta, director de obras das Construções Marvoense - a empresa construtora do centro social.

- ANO 1964, há 60 anos: A vista do presidente da Câmara e as regadeiras nos caminhos!


Caminho das Arroteias
nos tempos de hoje
 


- ANO 1964,
há 60 anos!
A vista do presidente da Câmara
e as regadeiras nos caminhos!


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 31 de Maio de 1964, fez saber que o presidente da Câmara de Águeda iria visitar a freguesia no dia 2 de Junho seguinte e elaborou uma lista de pedidos.
O presidente camarário municipal era o engº. José Bastos Xavier e da visita falaremos a 2 de Junho, dentro de dias
O executivo óisdaribeirense era presidido por Armando Resende, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia e, para essa reunião, convocou os proprietário de motores de rega para os informar de que era expressamente proibida a condução de águas pelos caminhos, em regadeiras.
Os três proprietários convocados foram Fernando Reis Duarte de Almeida, José Valentim Pinheiro Estima e Manuel Soares dos Reis (Locas), -  já todos falecidos e que também foram avisados de que onde houvesse lugar a travessia de águas devia esta ser feita com canos subterrâneos, de maneira a que o caminho estivesse sempre transitável e não condicionasse o trânsito.
Manuel Soares dos Reis (Locas), que se fez representar pela esposa (Maria do Carmo «Taipeira») aproveitou para reclamar que o caminho do Bacelinho para as Arroteias estava muito apertado, condicionando trânsito, devido ao cômoro que existia da parte de cima.

Óis da Ribeira na Feira do Mundo Rural

A Tuna / AFOR no concerto da noite de ontem

 Inês Margaça e António Bastos


A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira assumiu ontem - e com brilhantismo!!!... - o concerto de abertura da Feira do Mundo Rural, que até domingo está a decorrer no Parque de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô.
A instituição musical óisdaribeirense foi dirigida pelo maestro António Bastos e teve partcipação da cantora soprano Inês Margaça. Num concerto de grande qualidade e muito aplaudido.
A associação tunande vai continuar na Festa doMundo Rural até domingo, com a sua «barraca» de comes e bebes e peixe frito, caldeirada de enguias e enguias fritas, sopa de pedra, leitão assado e cabidela de leitão, tábua de queijos, enchidos e geropiga, entre outros petiscos.
A ARCOR também participa, sempre com caldos e, hoje com  leitão assado e bacalhau com natas. Sábado, será a vez de carnes assadas e bacalhau com natas e, no domingo, terá rojões e favas com chouriço.
Os quatro dias serão tempo para serviço de bifanas, moelas, chouriça assada, salgados, empalhadas e sobremesas.
Os amigos das duas associações, como já ontem aqui disssemos, poderão/deverão lá ir e, para além do conforto gastronómico que «ganharão», ajudarem as instituições óisdribeirenses.

quinta-feira, maio 30, 2024

- ANO 1972, há 52 anos: A morte de Mariana de Jesus Viegas !


Mariana Viegas
José Pinheiro
de Almeida




- ANO 1972,
há 52 anos !
A morte de Mariana
de Jesus Viegas !

A óisdaribeirense Mariana de Jesus Viegas nasceu 6 de Setembro de 1880 e faleceu a 30 de Maio de 1972, em Viana do Castelo.
Era filha de Rosa Florinda de Jesus, mãe solteira e jornaleira, e o pai era Joaquim Carvalho da Silva, que viria a ser médico e o primeiro director do Hospital Conde Susena, de Águeda.
 Mariana casou com José Pinheiro de Almeida, sapateiro e agricultor, e o casal teve os filhos Porfírio e Severino (que 
Elísio e a mãe
Mariana
faleceram ainda crianças) e os também já falecidos Eugénio e Elísio (que moravam em Viana do Castelo) e Alexandre Pinheiro de Almeida, este em Óis da Ribeira. Neto residente nesta localidade, é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, filho de Alexandre, morador na Rua Nossa Senhora de Fátima e empresário agro-pecuário.
Mariana enviuvou a 4 de Janeiro de 1919, quando, aos 41 anos e vítima de tuberculose, faleceu José Pinheiro de Almeida (foto) - que foi um dos combatentes da República, activo político local e um dos fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira.
O filho Elísio Pinheiro de Almeida faleceu duas semanas depois da mãe, também em Viana do Castelo e a 12 de Julho de 1972.

- ANO 1955, há 69 anos: Restauro da capela de Santo António!

 

A placa com o ano da restauração (1955)



- ANO 1955,
há 69 anos !
Restauro da capela
de Santo António!

A capela de Santo António foi restaurada há 69 anos, por iniciativa de «alguém que nas longínquas paragens africanas, debaixo de um sol tropical, nem lá se esqueceu de um Santo Português da sua devoção, (…), vindo encontrar a capela num mísero estado de conservação».
O benemérito «africano», supomos que tenha sido Manuel Maria Tavares da Silva (que dá nome à ainda hoje também chamada Rua do Cabo), chegou a Óis da Ribeira e verificou que «ameaçava ruína a capela» (...) «porque ninguém olhava pela sua conservação» e procedeu ao restauro «a expensas suas».
Extraídas as guarnições exteriores, verificou-se em pouco tempo que caía. «Grossas vigas de cimento armado ligaram e protegeram a linda capela, que fica a atestar para a posteridade que nem tudo se preverteu», escreveu-se na ápoca.
Lápide colocada no interior dizia: Capela de Santo António – Restaurada em Maio de 1955». Há uma outra no exterior, topo sul, como se vê na imagem. - Ver AQUI

- ANOS 1936 e 2004, há 88 e há 20 anos: Os tempos de 2 grupos de teatro em Óis da Ribeira!


Notícia em jornal de 1936



- ANOS 1936 e 2004,
há 88 e há 20 anos !
Os tempos de 2 grupos
de  teatro em Óis da Ribeira!

A tradição teatral de Óis da Ribeira é imemorável mas sabe-se que, há 85 anos, tinha dois grupos activos e rivais.
Actualmente, e desde 2012, a ARCOR deixou «morrer» a arte cénica e não há teatro para ninguém.
A 30 de Maio de 1936, o grupo «Os Modestos e Inseparáves», segundo a crónica do tempo - e que ao lado reproduzimos - levou variedades ao palco que «envergonharam e indignaram as pessoas docentes que assistiram».
A notícia descasca-lhe, como se vê ao lado, notícia que repescámos do blog «Óis da Ribeira» - AQUI

O programa incluiu um drama e as culpas eram atiradas ao ensaiador. Isto foi a 30 de Maio de 1936.
O mesmo jornal dava notícia de que «Os Inseparáveis» iam levar à cena, no dia 7 de Junho seguinte (1936), o drama «O segredo do pescador», em três actos, e com as comédias «O Gabinete do Sr. Regedor» e «Padre, Filho e Espírito Santo, ou Que Trindade». 
O correspondente local apontava variedades para acabar a noite teatral, fazendo votos para que não merecesse os reparos feitos a «Os Modestos e Inseparáveis». O correspondente era Joaquim Tavares da Silva, irmão de Manuel Maria Tavares da Silva e pai dos já falecidos Durval, Eurico e Dinis Tavares da Silva, sendo este avô materno de Steven dos Reis Tavares Pires, o actual tesoureiro da ARCOR.
- ARCOR e GAOR: O ano de 2004 foi novo tempo de dois grupos de teatro em Óis da Ribeira, em simultâneo: o da ARCOR e o do GAOR (Grupo de Amigos de Óis da Ribeira).
A ARCOR estreou a peça «A Prima Eugénia », a 11 de Abril. O GAOR, no seguinte dia 18, estreou a peça «Um erro judicial». Um dos seus animadores foi Rui Fernandes, que viria a ser secretário da direção da ARCOR (actualmente auto-demitido) e que em 2012 viria a ser o último ensaiador da GTA da mesma ARCOR, quando a secção «faleceu».

- ANO 2009, há 15 anos: A «Noite dos Campeões» nos 30 anos da ARCOR!

O cantor Alcindo Antunes e a Orquestra Ligeira Pinheirense

O cartaz do evento de há 15 anos



- ANO 2009,
há 15 anos!
A «Noite dos Campeões»
nos 30 anos da ARCOR!

O salão da ARCOR recebeu o cantor Alcindo Antunes e a Orquestra Ligeira União Pinheirense na noite de 30 de Maio de 2009, há 15 anos e na chamada «Noite dos Campeões».
O espectáculo encheu literalmente o salão cultural da associação e estava integrado nas comemorações dos 30 anos ARCOR e no programa da inauguração do Centro Social, que nesse ano envolveu espectáculos mensais.
Os seguintes:
- Dia 14 de Janeiro: Inauguração do Centro Social.
- 28 de Fevereiro: Noite dos Fundadores.
- 28 de Março: Noite dos Directores.
- 24 de Abril: Noite dos Dadores e Beneméritos.
- 29 de Maio: Noite dos Campeões de Óis da Ribeira.
- 27 de Junho: Noite dos Associados.
- 24 de Julho: Noite da ARCOR Social. Encerramento do ano lectivo.
- 26 de Setembro: Noite das Instituições de Óis da Ribeira.
- 31 de Outubro: Noite da Freguesia.
- 18 de Dezembro: Noite de Todas as ARCOR´es, envolvendo todas as secções, festa de Natal e encerramento das comemorações.
Alcindo Antunes era um renomado tenor, com obra gravada, e a Orquestra Ligeira era da Nanda Recreativa União Pinheirense, de S. João de Loure.

Associações de Óis da Ribeira na Feira do Mundo Rural de 2024!

 

A Tuna/AFOR na Feira do Mundo Rural de 2024
A equipa da ARCOR


As duas associações da vila de Óis da Ribeira estão a participar na Feira do Mundo Rural que há momentos foi inaugurada no Parque de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô.
E aberta até ao próximo domingo, dia 2 de Junho de 2024.
A Tuna / AFOR, em termos da concerto musical, é a instituição que oficialmente «abre» o evento, já na noite de hoje e a partir das 21,30 horas, com actuação da cantora lírica Inês Margaça.
Quando à ementa da «barraca» de comes e bebes, é variada - desde o peixe frito à caldeirada de enguias e às enguias fritas, sopa de pedra, leitão assado e cabidela de leitão, tábua de queijos, enchidos e geropiga, entre outros petiscos.
A ARCOR tem caldo verde sopas nas aberturas e hoje, como pratos principais, tem vitela e carne assada, para além de bacalhau com natas. Amanhã, terá leitão assado e bacalhau com natas. Sábado, será a vez de carnes assadas e bacalhau com natas e, no domingo, terá rojões e favas com chouriço.
Os quatro dias serão tempo para serviço de servir bifanas, moelas, chouriça assada, salgados, empalhadas e sobremesas.
Os amigos das duas associações poderão/deverão lá ir e, para além do conforto gastronómico que «ganharão», assim ajudarem as instituições óisdribeirenses.

Óis da Ribeira nas cerimónias do Dia de Corpo de Deus !

A Irmandade de Óis da Ribeira
O padre Júlio Grangeia



A Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira participou hoje nas cerimónias do Dia de Corpo de Deus de 2024, na Praça do Município de Águeda.
O programa começou com a celebração de missa às 10,30 horas - e a única do dia, em todo o Arciprestado - e seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento e pelas ruas da cidade, na qual se integrou a Irmandade de S. Miguel e da Almas - como se pode ver na foto (retirada da página oficial do padre Júlio Grangeia, pároco de Óis da Ribeira, Travassô e Espinhel).

A ARCOR Canoagem no Campeonato Nacional de Esperanças II

 

O cartaz oficial da prova


A ARCOR Canoagem vai participar no Campeonato Nacional de Esperanças II que está marcado para o dia 2 de Junho, domingo e em Esposende, junto ao Centro Náutico de Gemeses.
As provas começam às 9,30 horas, a organozação local é do Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses e 
os atletas arcorianos convocados são os seguintes:
- K1 Mínimos: Martim Carvalho.
- K1 Menores: Diego Ribeiro.
- K1 Iniciados B: Nuno Ferreira Oliveira, Marcelo Santos e Alan Henriques.
- K1 Iniciados A: Rodrigo José de Oliveira e Gustavo Monteiro.
- K2 Iniciados: Santiago Ribeiro de Sousa / Francisco Almeida Santos.
- K1 Iniciadas A: Joana Ferreira Monteiro.
- C1 Infantis Femininos: Filipa Almeida.
- K1 Infantis A: Francisco Sousa Cardoso e Simão Tavares Ramos.
- K1 Infantis B: Yara Marques.
- SUPC Cadetes: Simão Lopes e Guilherme Martins Pereira.
- C1 Infantis B: Rodrigo Henrique Neves.
- K1 Infantis A: Ariana Sousa.
- SUPC Infantis: Filipe Valente Tavares.
- K1 Cadetes: Luana Lau.
- K2 Infantis: Lara Duarte Lopes / Matilde Coelho Morais.
- C1 Cadetes: Rafael Freitas, Rodrigo Ferreira de Almeida e Vitor Morais.
- K1 Cadetes: Diogo Abrantes.
- K2 Cadetes: Salvador Sucena / João Morais Gomes.
Isidro Abrantes é o árbitro de Óis da Ribeira nomeado pelo Conselho de Arbitragem e a terceira e última prova do nacional de Esperanças realizar-se-á a 29 de Junho, em Marecos (Gondomar).

quarta-feira, maio 29, 2024

- ANO 2004, há 20 anos: O Espaço e Internet na Junta de Freguesia!


A internet, há 20 anos e na sede da
 Junta de Freguesia de Óis da Ribeira



- ANO 2004,
há 20 anos!
O Espaço e Intenet
na Junta de Freguesia!

O Espaço Internet da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi oficialmente aberto a 29 de Maio de 2004, há 20 anos e no âmbito do Programa Aveiro Digital.
O executivo óisdaribeirense era presidido por Fernando Tavares Pires, com o tesoureiro Rui Fernandes e o secretário Manuel Duarte Almeida (Capitão), e funcionava no salão da sede, ainda na Rua da Ponte, onde agora é a sede da Tuna / AFOR, e 20 horas por semana, com apoio de uma formadora para o efeito contratada.
«Estará disponível para todos os interessados, pelo menos nos próximos dois anos», explicou o presidente da autarquia, referindo também que estavam franqueados quatro computadores em linha.
O espaço funcionava seis dias por semana, ás segundas e terças feiras (entre as 15 e as 19 horas), quartas (15/19), quinta e sexta (17/20) e sábados (15/19 horas).

- ANO 1960, há 64 anos: Aldírio Soares da Costa foi detido pela «PIDE»!


Leonildo S. Costa


- ANO 1960,
há 64 anos !
Aldírio Soares da Costa
foi detido pela «PIDE»!

óisdaribeirense Aldírio Soares da Costa foi detido pela PIDE em Maio de 1960, há 64 anos, quando regressava da Venezuela, país onde estava emigrado.
A irmã Maria da Graça (que foi casa com Ernesto Alves e Almeida), por essa razão, foi à Junta de Freguesia presidida por Manuel Maria Tavares a Silva pedir um certificado que atestasse que, antes de emigrar, tinha ajudado a angariar donativos para as obras de construção da ponte (inaugurada a 25 de Maio de 1952) e, depois, contribuído com 500$00 para as obras de reconstrução da Igreja Paroquial e outros 500$00 para as obras da Rua do Cabo, a actual Rua Manuel Maria Tavaresda Silva, na qual residia a família.
Aldírio Soares da Costa, já falecido, foi pai de Maria, Clélia, Leonildo (na foto), Manuel Filipe (morador em Valpaços), Danilo, Sérgio e Aldírio (estes dois moradores na Praia da Barra) e dos já falecidos Alexandre Herculano (ainda criança) e Ana Paula Correia da Costa, que faleceu aos 52 anos, a 24 de Agosto de 2018.
A PIDE era a Polícia Internacional e de Defesa do Estado - a polícia política do Estado Novo, enre 1945 e 1969, ano em que foi substituída pela Direcção Geral de Segurana (DGS).

- ANO 2010, há 14 anos: Alexandre Resende Pires foi campeão nacional de kayakindoor!

 

Alexandre Pires (2010)

Alexandre Pires
em 2021

- ANO 2010,
há 14 anos!
Alexandre Pires foi
campeão nacional de
kayakindoor!

O óisdaribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires foi campeão nacional de kayakindoor escolar no dia 29 de Maio de 2010, há precisamente 14 anos e no escalão de juvenis.
Atleta da ARCOR Canoagem, representava o Instituto Duarte Lemos (IDL), da Trofa (onde então estudava), e as provas decorreram no pavilhão do Ginásio Clube de Águeda.

No mesmo dia, mas da parte da manhã, tinha sido terceiro classificado nas provas de 200 e dos 2000 metros de canoagem (clássica, em modalidade circuito) que se disputaram na pateira, em Óis da Ribeira.
Alexandre Pires nasceu a 18 de Dezembro de 1994, filho de José António dos Santos Pires e Maria da Luz Resende dos Reis. É licenciado em gerontologia social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e foi candidato do PS, em segundo lugar da lista, nas eleições autárquicas da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira em 2917 e 2019. Actualmente é o eleito socialista da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Foi membro suplente da direcção da ARCOR, no mandato de 2021/2022.

A ARCOR e Óis da Ribeira na Feira do Mundo Rural de 2024!






A ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira vai voltar a participar na Feira do Mundo Rural que, neste ano de 2024, vai decorrer de 30 de Maio a 2 de Junho de 2024, no parque de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô.
«Convidamos todos os clientes e respectivas famílias, sócios, fornecedores, amigos e comunidade em geral, a visitar a feira e a deliciarem-se na nossa «barraquinha», com as várias iguarias que teremos para si», sublinhou a direção de Dinis Alves, sugerindo que «todos
A «barraca» da ARCOR em 2023 
Inês Margaça
poderão usufruir de um dia diferente!».
«Contamos com a sua presença!», frisou a mesma direcção ARCORiana.
A vila de Óis da Ribeira, para além da ARCOR, terá também a presença da Tuna / AFOR, que terá o concerto a noite de abertura - ver AQUI - e da comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima de 2025.
«Traga sua família e amigos. Marque na agenda e venha viver essa experiência única connosco! Esperamos por si!», convida a direção de Luís Neves, da Tuna/AFOR, acrescentando que o concerto de 30 de Maio e com a soprano Inês Margaça «será inesquecível».
Está marcado para as 21,30 horas, sob direção do maestro António Bastos.

terça-feira, maio 28, 2024

- ANO 1987, há 37 anos: Daniel Prazeres foi campeão distrital de futebol de Aveiro!

 

Daniel Gomes Prazeres

- ANO 1987,
há 37 anos !
Daniel Prazeres foi 
campeão distrital de 
futebol de Aveiro!

O futebolista Daniel Gomes Prazeres, natural e residente em Óis da Ribeira, sagrou-se campeão distrital da zona sul da 2ª. divisão de futebol de Aveiro, há 37 anos e ao serviço da Associação Desportiva O Nacional de Barrô.
A equipa barroense subiu à 1ª. divisão distrital de Aveiro e era treinada por António Manuel (Talho, antigo jogador do Recreio de Águeda) e somou 72 pontos em 78 possíveis dos 26 jogos da prova.
Daniel, anos mais tarde, na época de 1991/92 e ao serviço do SC de Paradela, sagrar-se-ia de novo campeão distrital da 2ª. divisão, também subindo à 1ª. divisão B da Associação de Futebol de Aveiro.
Jogou e treinou em outros clubes da região (Paradela e Águas Boas, por exemplo) e actualmente está retirado das actividades desportivas.

- ANO 1942, há 82 anos: O arcipreste José Bernardino nas comemorações do 28 de Maio!



- ANO 1942,
há 82 anos!
O arcipreste José Bernardino
nas comemorações do 28 de Maio!

O sacerdote óisdaribeirense José Bernardino dos Santos Silva, futuro monsenhor e na sua qualidade de Arcipreste de Águeda, integrou a mesa oficial as comemorações do 28 de Maio, que neste dia se celebraram em 1942 e se realizaram no salão nobre dos paços do concelho.
O Conde da Borralha abriu a sessão solene, enaltecendo a obra do Estado Novo, e também usaram da palavra o professor José Alves Pereira, o chefe de quina Álvaro Antunes (da Mocidade Portuguesa) e António Cruz Nunes, advogado e professor da Escola Industrial e Comercial Madeira Pinto (a actual Marques de Castilho. Todos muito aplaudidos.
O padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva faleceu a 18 de Janeiro de 1960, os 79 anos, de doença e na sua casa de Óis da Ribeira.

- ANO 1892, há 132 anos: O nascimento de Sebastião Pires dos Reis, político de Óis da Ribeira!

Sebastião Reis
 

- ANO 1892,
há 132 anos!
O nascimento de Sebastião
Pires dos Reis, político
de Óis da Ribeira! 

O óisdaribeirense Sebastião Pires dos Reis nasceu a 28 de Maio de 1892. Há precisamente 132 anos! 
Político local, foi vogal da Junta de Freguesia nos mandatos de 1935/1937 e 1938/1940, ambos presididos por João de Oliveira Matos. Também, por várias vezes, foi membro da Comissão Fabriqueira.
Faleceu a 11 de Outubro de 1980, aos quase 88 anos e era um dos 12 filhos dos lavradores José Constantino dos Reis e Maria Rosa da Maia. Neto paterno de José Francisco dos Reis e Maria Teresa de Almeida, neto materno de Francisco Gomes dos Reis e Maria Pires da Maia. Irmãos de Sebastião, foram Manuel Maria, Rosa, Ana, Maria Augusta, Augusto, Maria Celeste, Leonor, Joaquim, Fernando e, emigrados no Brasil, por lá ficando, João e José.
Sebastião casou com Maria da Graça Sucena Estima a 27 de Dezembro de 1929, tendo o casal três filhos: Manuel (Neca, falecido a 5 de Janeiro de 2021), Rogério (morador em Oeiras) e Maria Olinda (falecida a 22 de Agosto de 1978 e que foi esposa de Messias dos Santos Framegas, falecido a 4 de Junho de 2017).
Bisavô paterno de Ana Sofia Resende Framegas, actual secretária da Kunta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. 

- ANO 2006, há 18 anos: A Orquestra Juvenil da Tuna na abertura do EURO sub-16!

Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira (imagem de arquivo)



- ANO 2006,
há 18 anos!
A Orquestra Juvenil da Tuna
na abertura do EURO Sub-16!

A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira actuou, a 28 de Maio de 2006, há precisamente 18 anos, no programa de abertura do Campeonato da Europa de Sub-16.
O concerto decorreu no largo 1º. de Maio / Botaréu, junto ao rio e em Águeda, em dia do jogo Alemanha-Portugal (às 19,45 horas) - que foi transmitido em ecrã gigante.
A participação musical tunante (juvenil)  estava integrada no programa «Águeda com o Europeu», dinamizado pela Câmara Municipal, e aconteceu depois do jogo com os alemães - que, infelizmente, os portugueses perderam (0-1).
A Tuna (sénior), por sua vez e no mesmo dia actuou na Trofa e em Óis da Ribeira – neste caso na festa da comunhão solene da Paróquia de Santo Adrião.
A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira tinha sido apresentada alguns meses antes, na noite de festa dos 108 anos da Tuna/mãe, a 26 Novembro de 2005, supomos que dirigida por Nuno Almeida (que então era músico da Tuna).

As obras da futura sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira!

 

O edifício da escola, futura sede da Tuna/AFOR

Inês Margaça


As obras de requalificação do edifício da escola primária, agora adaptando-as a próxima-futura sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira continuam em ritmo regular.
«O telhado já foi tratado, estando apenas pendente um dos cantos, que terá partido aquando da queda de ramo, antes do processo do protocolo»
, disse o presidente Luís Neves, acrescentando que «no entanto, trata-se apenas de uma questão estética, que está a ser analisada».
Os próximos passos, ainda segundo o presidente da direcção tunante, «estão pendentes da aplicação da nova caixilharia», que já está «prevista para Junho».
A Tuna/AFOR, entretanto e como já AQUIreferimos, vai abrir a Feira do Mundo Rural, em Travassô com um concerto para as 21,30 horas do dia 30 de Maio, com participação da cantora Inês Margaça (foto).
E também lá terá uma tenda de gastronomia, como, aliás, a ARCOR e a comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima.

segunda-feira, maio 27, 2024

- ANO 2001, há 23 anos: Bruno Soares foi campeão nacional de juniores de canoagem!


 
Bruno Soares
 
- ANO 2001,
há 23 anos!
Bruno Soares foi campeão
nacional de juniores
de canoagem!

O atleta Sérgio Soares, canoísta da ARCOR, sagrou-se campeão nacional de C1 juniores, há 23 anos e ao vencer a Maratona da Torreira.
A prova foi a terceira de três classificativas nacionais, pontuáveis para o campeonato nacional, e Bruno  Soares já tinha vencido a Maratona de Fão, em Esposende (a 22 de Abril). A primeira prova tinha decorrido a 18 de Março anterior, em Vila Nova de Mil Fontes e onde o canoísta da ARCOR foi segundo classificado.




- ANO 1999 há 25 anos: Projectos da ARCOR na Segurança Social!

 

Fernando Reis
ARCOR em 1999

- ANO 1999
há 25 anos !
Projectos da ARCOR
na Segurança Social! 

Os projectos de arquitectura, águas e esgotos do então denominado centro cívico de Óis da Ribeira foram aprovados pelo Centro Distrital de Solidariedade e  Segurança Social de Aveiro a 27 de Maio de 1999.
Há 25 anos!
O projecto incluía o centro social da ARCOR e a sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - agora União de Freguesias e posto médico.
Já lá vão 25 anos e a direção ARCORiana era presidida por Fernando Reis (falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 85 anos de idade, de doença e no IPO, em Coimbra) e o projecto previa, em termos de ARCOR, apenas o centro de dia e o ATL. Viria, por essa razão, a ser alterado, para incluírem a creche (que já funcionava no espaço onde agora é a pastelaria «Pau de Canela d´Óis»), o centro de dia e o serviço apoio domiciliário

- ANO 1979, há 45 anos: Futebol da ARCOR venceu (4-3) o Casaínho!

ARCOR Futebol em 1979. De pé, Zé Edgar, Carlos Marques, Zé Melo, Fernando Suares, Zé Celestino Viegas, Diamantino Correia e Zé Ferreira. Em baixo, Vicente, Framegas, Jorge Melo, Manuel Capitão, Daniel  Marques, Custódio Ferreira e Zé Pires 


- ANO 1979,
há 45 anos!
Futebol da ARCOR
venceu (4-3) o Casaínho! 

A equipa de futebol da ARCOR venceu (4-3) o Casaínho de Cima, em jogo de futebol disputado em Travassô, no campo do Areeiro, a 27 de Maio de 1979 - o ano da fundação da associação.
A equipa (parte dela na foto, que não é deste encontro) alinhou com Vicente; Custódio, Zé Celestino (cap.), Diamantino e Samuel; Zé Melo, Zé Pires, Framegas e Zé Edgar; João José e António Prazeres (2 golos). Também jogaram Capitão (1) e Milton Gomez.
O que é feito desta gente arcoriana da há 45 anos? 
Recorrendo ao extinto blog ARCOR d´Óis, recordemos a equipa.
- GUARDA-REDES:
- António Vicente: empregado de escritório, já aposentado e residente em Recardães.
- DEFESAS:
- Custódio Ferreira: Defesa direito, trabalhava na construção civil e está emigrado nos Estados Unidos. Foi membro da comissão instaladora e o primeiro tesoureiro da associação.
- Zé Celestino Viegas: Defesa central, contabilista e jornalista, agora aposentado. Foi presidente da comissão instaladora e da primeira direção, até 1982. Depois, de 2001 a 2005. Reside em Óis da Ribeira.
- Diamantino Correia: Defesa central, é empresário do sector hortícola e reside em Óis da Ribeira. Em diferentes mandatos, foi tesoureiro (1985/86 e 1991/92), secretário (1997/98), vogal (1993/94) e presidente do conselho fiscal (1995/96) e secretário 1997/98 e 1999/2000) e presidente da AG (2011/12). É o actual presidente da assembleia geral.
- Manuel Capitão: Metalúrgico, foi secretário da direção (1985/86 e 1989/90), secretário da AG (1997/98) e vogal do conselho fiscal (1988/89 e 1995/96).
MÉDIOS:
- Milton Gomez: Empresário de construção civil, foi vogal das direções de 1985/86, 2001/02 e 2003/04). Reside em Óis da Ribeira.
- José Melo: Engenheiro mecânico, foi presidente da direção de 1991/92. Aposentado, reside em Aveiro.
- António Framegas: Metalúrgico, era membro da comissão instaladora e foi primeiro secretário da direção. Aposentado, reside em Óis da Ribeira.
- José Tavares Pires: Estudante e agora emigrado em França.
AVANÇADOS:
- José Edgar: Metalúrgico e emigrante em Inglaterra.
- João José: Economista, membro da direção em 1999/2000 e várias vezes secretário da AG. Reside em Aveiro, é o actual presidente do concelho fiscal.
- António Prazeres: Metalúrgico e aposentado, reside em Óis da Ribeira.
- Samuel Fernandes: Metalúrgico e aposentado, reside em Travassô.
Dos 13 atletas deste encontro, apenas 6 residem em Óis da Ribeira e três estão no estrangeiro