segunda-feira, setembro 30, 2024

- ANO 2017, há 7 anos: A ARCOR e a Tuna no IV Encontro de Sopas!



- ANO 2017,
há 7 anos!
A ARCOR e a Tuna
no IV Encontro de Sopas
de TravassÓis!

A quarta edição da Mostra de Sopas de TravassÓis decorreu no dia 30 de Setembro de 2017. 
Há 7 anos!
O vez-à-vez entre as duas localidades levou a que neste ano fosse em Travassô e, dessa feita, com organização da Orquestra Filarmónica 12 de Abril - a Banda.
Passada a euforia de promessas eleitorais da campanha que terminara à meia noite, o dia foi então tempo para confraternizar e provar as sopas do movimento associativo travassÓisense. Que eram (e são) mais certas que o cumprimento das promessas que os candidatos por aí andam a fazer nos sempre «loucos» dias de comícios eleitorais.
A ARCOR esteve presente, com a sopa à lavrador, rojões e sobremesas. A Tuna, com sopa de pedra, sandes de leitão e sobremesas. Ambas distribuíram convite para o povo óisdaribeirense para ir «visitar as barraquinhas e desfrutar das nossas iguarias»
- NOTA: A edição de 2024, depois da interrupção provocada pela COVID 19, está marcada para 26 de Outubro e será organizada pelo Patronato de Travassô.

- ANO 2002, há 22 anos: A licenciatura em Direito de Carla Eliana Tavares !


A licenciatura de Carla Tavares
no «Jornal da ARCOR»


- ANO 2002,
há 22 anos !
A licenciatura em Direito
de Carla Eliana Tavares na
Universidade de Coimbra !

A óisdaribeirense Carla Eliana da Costa Tavares licenciou-se em Direito há 22 anos, na Universidade de Coimbra, e a festa de curso foi a 29 de Setembro de 2002, em casa da família, na Rua da Pateira.
O «Jornal da ARCOR», na edição de 30 desse mês, deu conta do acontecimento, referindo que era catequista paroquial e filha do empresário Agostinho Albino Pires Tavares (falecido em Agosto de 2018) e de Maria Fernanda Soares da Costa e «a primeira mulher óisdaribeirense a licenciar-se em Direito, devendo seguir a advogacia ou a magistratura judicial».
Seguiu a advogacia, que exerce(u) em escritório da cidade de Aveiro, foi candidata a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 2009, foi eleita da Assembleia Municipal de Águeda e deputada na Assembleia da República na lista do PS.
- NOTA: Carla Tavares, actualmente e desde há anos, preside à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

- ANO 2000, há 24 anos: Homenagem da Junta ao Barqueiro Zebedeu!


Zebedeu Alves da Costa
A inauguração do
Largo do Barqueiro


- ANO 2000,
há 24 anos !
Homenagem da Junta
ao Barqueiro Zebedeu!

 A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira homenageou o barqueiro Zebedeu Alves da Costa a 30 de Setembro de 2000, há precisamente 24 anos, atribuindo o seu nome ao largo do rio.
O largo fica junto à casa que foi sua residência da Rua Adolfo Pires dos Reis - a do Viveiro e imediatamente a juzante da ponte do rio Águeda - e que foi porto de partida e de chegada da travessia do Rio Águeda.
Zebedeu foi o ultimo barqueiro a assegurar a passagem de Óis da Ribeira para e de Cabanões, no rio Águeda - até à construção da ponte, inaugurada a 25 de Maio de 1952.
O serviço era contratado com a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e por arrematação pública. Entre outras obrigações, particularmente as horárias, tinha de ter duas embarcações disponíveis (para passageiros e carros) e ambas sempre limpas e bem assoalhadas.
- NOTA: Zebedeu, o último barqueiro de Óis da Ribeira, faleceu a 24 de Maio de 1954, aos 68 anos e já não sendo barqueiro, depois de vários dias de internamento no Hospital Conde Sucena, em Águeda, devido a um ataque de epilépsia.

- ANO 1914, há 110 anos: José Pinheiro de Almeida, o revolucionário d´Óis e a implantação da República!


José Pinheiro de Almeida



- ANO 1914,
há 110 anos !
José Pinheiro de Almeida,
o revolucionário d´Óis e a
implantação da República!

O óisdaribeirense José Pinheiro de Almeida teve passaporte do Governo Civil de Aveiro, emitido a 30 de Setembro de 1914, há 109 anos e para emigrar para o Brasil - ele que tinha sido um dos soldados contra a Monarquia e 4 anos depois da implantação da República.
Supomos, porém, que não terá chegado a emigrar, provavelmente já afectado pela doença que o levaria à morte, vítima de tuberculose e a 4 de Janeiro de 1919.
José Pinheiro de Almeida nasceu a 8 de Dezembro de 1878, há quase 146 anos e em Óis da Ribeira, filho da costureira Maria dos Santos Pinheiro e neto de José Ferreira Baeta e de Ana Maria dos Santos Pinheiro - que eram de Travassô
Ao tempo, era sapateiro e carpinteiro de profissão, tinha 35 anos e era casado com Mariana de Jesus Viegas, em cerimónia celebrada a 7 de Setembro de 1901.
O casal teve os filhos Porfírio e Severino (que faleceram em crianças), Eugénio e Elísio (que se fixaram em Viana do Castelo) e Alexandre - já todos falecidos.
A acta de fundação do Centro
Republicanocom a assinatura
de José Pinheiro de Almeida



O Centro Repubicano
de Óis da Ribeira!


José Pinheiro de Almeida foi, ao tempo, um revolucionário militante e activo, integrado no movimento aguedense que culminou na implantação da República.
Há quem o associe à frustrada tentativa de, no Bussaco, prender o Rei D. Manuel II, num acção revolucionária comandada pelo capitão Viegas, de Malhapão, em Oliveira do Bairro.
Foi um dos fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira - conforme só pode ler na acta fundacional que ao lado publicamos.
O CROR foi fundado a 30 de Julho de 1911, por Silvério Marcos dos Reis (presidente), Diamantino Francisco da Silva (vice-presidente), Joaquim António Pires Soares (tesoureiro), Anacleto Pires Soares (secretário) e os vogais António José da Costa, Alexandre Pires Soares e Dinis Pires da Silva - a primeira direção -, com José Pinheiro de Almeida, Ricardo Pires Soares (padre, que era o presidente da Junta de Freguesia), João Bernardino dos Reis, Albano Joaquim de Almeida e Manuel Joaquim Reis (também da Junta de Freguesia), José Maria Santos, Jacinto Pereira de Matos, Eduardo Costa, César Pires da Silva, António Henriques de Carvalho, Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e Salvador Sucena Estima.
- NOTA: Neto actualmente residente em Óis da Ribeira é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida (filho de Alexandre), que mora na Rua Nossa Senhora de Fátima. A trineta Mariana Pinheiro, neta de Arménio, foi a candidata nº. 2 da lista do CDS nas eleições de 26 de Setembro de 2021.

- ANO 2000, há 24 anos: A nova sede da Tuna Musical de Óis da Ribeira!



O edifício da Junta de Freguesia na Rua
Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro)
A placa inaugurativa

- ANO 2000,
há 24 anos!
A nova sede da
Tuna Musical de Óis da Ribeira!
A Tuna Musical de Óis da Ribeira, agora chamada Associação Filarmónica, inaugurou a sua sede, a primeira da actual geração, a 30 de Setembro de 2000.
Há 24 anos e na Rua Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro, como se vê nas inafens).
A direção era presidida por Jorge Élio Framegas, que fez obras de restauro na que era a antiga residência do benemérito Adolfo Pires dos Reis (que a doou à Junta de Freguesia nos anos 80 do século XX). Restauro que teve custos na ordem dos 3000 contos (o equivalente a actuais 25 000 euros, segundo a equivalência da Pordata) e a Tuna teve apoio financeiro de 500 contos, que agora seriam 4 000 euros, da Câmara Municipal de Águeda.
A cerimónia de inauguração foi muito singela e participada por Manuel Castro Azevedo e Horácio Marçal, ao tempo, respectivamente, presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Águeda. Jorge Élio Framegas fez questão, na altura, de referir e destacar os apoios de amigos e empresas de fora da freguesia, para custear as obras.
- NOTA: A sede inaugurada há 24 anos é propriedade da Junta de Freguesia e, infelizmente, tem estado muito degradada e abandonada desde Novembro de 2007 - quando a Tuna de lá passou para a sede, junto à ponte. O edifício foi cedido à Associação Juvenil Hugo Costa, conforme foi aprovado na Assembleia de Freguesia de 24 de Abril de 2024.

7 facadas, hospital e prisão preventiva....

A notícia no jornal digital «Noticias de Águeda»

A notícia no «Correio da Manhã»


A notícia é do «Correio da Manhã» de hoje, ver ao lado e AQUI, e dá conta que «um homem, com cerca de 50 anos, foi detido, na madrugada de domingo passado, pela suspeita de ter esfaqueado, com gravidade, um outro homem, de 42 anos, em Ois da Ribeira».
O suspeito, diz o jornal, foi intercetado pela GNR de Águeda e encaminhado para a Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro.
A vítima é de Travassô e, por sua vez, foi assistida no local pelos Bombeiros Vuntários de Águeda e equipa da viatura médica de emergência e reanimação. Depois de estabilizada, foi levada para o hospital de Coimbra.
O homem foi presente a um juiz do tribunal de instrução criminal de Aveiro, na tarde de hoje e pela suspeita do crime de homicídio na forma tentada. No final do interrogatório judicial, o juiz decretou a prisão preventiva.

O jornal digital «Notícias de Águeda», por sua vez, acrescentou mais pormenores e reporta, como se pode ler AQUI, que «tudo começou no Café Central, quando o homem de 42 anos imobilizou e agrediu violentamente um terceiro indivíduo, deixando-o com várias fraturas e ferimentos graves».
E acrescenta:
«Populares que assistiram ao episódio descreveram o agressor como «vingativo» e «perigoso» e que erá ameaçado todos os presentes com frases como «não se metam no assunto», enquanto espancava a vítima sem qualquer piedade. 
«Ninguém teve coragem de intervir, o medo era palpável, parecia que estavamos sob sequestro», contou uma testemunha ouvida pelo «Notícias de Águeda».
Jornal digital «Notícias de Águeda»

7 facadas
na vítima!

A GNR foi chamada e deteve o agressor, mas, segundo o NdA,  «surpreendentemente, horas depois, foi libertado e levado de volta para perto do Café Central, onde tinha semeado o terror»
O cenário agravou-se quando um segundo homem, identificado como Maurício, amigo da primeira vítima, fez questão de avisar: «Se fosse comigo, não seria assim»
O proprietário do estabelecimento decidiu encerrá-lo, por volta das 2 horas da manhã, e saiu com os clientes que se encontravam no interior. Poucos minutos depois, já na rua e aida segundo o NdA, testemunharam o momento em que o agressor voltou a atacar. Ao tentar fugir, Maurício foi rapidamente alcançado e foi violentamente agredido, tendo, em sua defesa, desferido «pelo menos sete facadas na vítima», deixando-o inconsciente e a sangrar no chão.
A GNR de Águeda foi rápida a chegar ao local e deteve Maurício, apresentando-o à Polícia Judiciária de Aveiro. A vítima, em estado crítico, foi assistida no local pelos Bombeiros de Águeda e pela equipa médica de emergência e depois transportada para o Hospital de Coimbra, onde se encontra nos cuidados intensivos e foi submetido a pelo menos uma intervenção cirúrgica.
- NOTA: Créditos ao jornais «Correio da Manhã» e «Notícias de Águeda».



Paulo Gomes eleito vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa da Canoagem!

Os novos órgãos sociais da FPC
 
Paulo Gomes


Ricardo Machado foi ontem eleito presidente da direcção da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC).
O óisdaribeirense Paulo Jorge dos Santos Gomes, na foto e atleta veterano da ARCOR Canoagem, é um dos novos vice-presidentes do Conselho de Arbitragem.
A eleição é para o ciclo olímpico de Los Angeles/2028 e apenas uma lista se apresentou no acto eleitoral, recebendo 50 votos, de um colégio eleitoral de 100. 
Ricardo Machado sucede a Vítor Félix, que atingiu o limite de 3 mandatos e de quem foi vice-presidente.
A tomada de posse dos novos órgãos sociais ainda não tem data marcada, devendo acontecer dentro dos próximos 10 dias e na sede da FPC, em Vila Nova de Gaia.
Paulo Gomes, como afirmou ao d´Óis Por Três a 18 e 19 de Setembro deste ano, ver AQUI e AQUI, vai procurar alterar «o estado em que se encontra atualmente a arbitragem».
Ricardo Machado está na FPC desde 2012, primeiro na equipa de Mário Santos, agora diretor-geral das modalidades do FC Porto, e foi o vice-presidente para as seleções nos mandatos de Vítor Félix, que atingiu o limite legal de três mandatos.
Anunciou que entre as suas prioridades para o seu mandato estão «a sustentabilidade financeira da Federação, a alteração aos regulamentos, a renovação das seleções nacionais das diversas disciplinas e tentar levar a LA2028 o maior número de canoístas possível», assumindo por inteiro «o desejo de levar dois K4».

Há 4 novos bancos no jardim lado da casa mortuária...

Os 4 bancos novos do parque dos Arais, ao lado da casa mortuária. Eram 5!

 


O espaço ajardinado ao lado da Casa Mortuária de Óis da Ribeira, na Rua dos Arais e a caminho do Cemitério Novo, tem 4 novos bancos.
Já não era sem tempo, pois já desde pelo menos Março de 2023 que andavam a ser reclamados, por estarem todos a apodrecer.
«Os ripados nunca tiveram qualquer manutenção, carecem de reparações e estão a soltar-se, sujos e cheios de fungos», notou o d´Óis Por Três, a 29 de Março desse ano de 2023, há 17 meses,  e acrescentando que «alguns deles, até já estão soltos».
Podem os estimados leitores AQUI recordar as imagens desse já distante dia.
Ac própria actual Junta de Freguesia da (des)UFOR recongece, agra, que, e citamos, «encontravam-se em muito mau estado de conservação, tendo agora sido totalmente remodelados criando melhores condições a todos».
Finalmente e passado todo este tempo, foram substituídos e não na totalidade, é verdade - eram 5... -, mas já lá estão 4 novos bancos, como ontem pudemos observar, no final da celebração eligiosa da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
É caso para dizer que, demorou mas... chegou.

Um banco a 29/03/2023


Bancos estão sem
qualquer manutenção!

Os 5 bancos apodecidos foram instalados há muitos, muitos anos e pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira presidida por Fernando Tavares Pires. 
Há mais de 23 anos e desde então sem qualquer tipo de manutenção.
É certo que já lá estavam em Novembro de 2001, quando foi inaugurado o Monumento ao Músico, por altura do 104º. aniversário da Tuna Musical.
O que é muito, muito tempo...
«É a isto que, prosaicamente, a Junta de Freguesia presidida por Sérgio Neves diz que é «cuidar do herdado para deixar em legado?», perguntámos em Março do ano passado, concluindo, com outra(s) interrogação: «Os eleitos de Óis da Ribeira nada dizem sobre estas coisas? E/ou outras?».
Pois, era (é) o que se sabe (sabia)!!! Pelos vistos, não...
Agora, e embora com menos uma unidade, já há 4 bancos para o povo se sentar.

domingo, setembro 29, 2024

- ANO 2017, há 7 anos: Comício do PSD em TravassÓis!


Paulo Pires comiciou em Travassô. Aqui com NN, Sérgio Neves, Gil Abrantes, Ilda
Pinheiro e Manuel Almeida (Capitão), o único óisdaribeirense no palco do PSD

A acalorada intervenção de Hilário Santos


- ANO 2017,
há 7 anos!
Comício do PSD
em TravassÓis!


O PSD foi o último partido a comiciar em TravassÓis nas eleições autárquicas de 2017 e fê-lo na noite de 29 de Setembro, no salão da Banda/Orquestra Filarmónica 12 de Abril, em Travassô.
Os oradores foram vários, nomeadamente Sérgio Neves, Manuel Duarte Almeida (Capitão) e Paulo Pires, candidatos locais, mas também Hilário Santos e os presidenciáveis Miguel Roque (Câmara) e Gil Abrantes (Assembleia Municipal de Águeda).
O último dia de campanha foi também dia de passagem (ao fim da tarde) da caravana dos Juntos (movimento independente de Separados do PS) e de propaganda sonora de partidos.
A CDU, que o d´Óis Por Três soubesse, não organizou nenhuma sessão de esclarecimento/comício - a única das 4 candidaturas que tal não fez, quer em Travassô quer em Óis da Ribeira.
- NOTA: O PSD ganhou as eleições, com 4 lugares na AFTOR - tantos quantos o Juntos e mais uma(a) do PS. O impasse deu no que se sabe: 11 sessões sem eleger Junta de Freguesia e eleições intercalares a 24 de Fevereiro de 2019.

- ANO 2004, há 21 anos: Centro de Dia da ARCOR com a primeira assistente social!


Ana Carolina Simões, Anacleto Estima, Maria da Luz,
Judite Tavares (funcionária) e Ilusinda Jesus

- ANO 2004,
há 21 anos !
Centro de Dia da ARCOR
com a primeira
assistente social!


O centro de dia da ARCOR abriu portas a 22 de Novembro de 2004, mas a 29 de Setembro anterior, há 22 anos, foi admitida a assistente social Ana Carolina Simões, de Anadia - para preparar a sua organização e instalação.
Na prática, foi a primeira quadro superior desta nova valência da instituição particular de solidariedade social de Óis da Ribeira.
O presidente da direção arcoriana era Celestino Viegas e o centro de dia foi a primeira (e muito, muito ansiada...) valência da terceira idade a ser instalada na ARCOR. E ainda actualmente está activa. E a funcionar bem, tanto quanto sabemos. Pouco depois, seria o apoio domiciliário.
- NOTA: Os primeiros utentes foram Anacleto Estima e Ilusinda de Jesus e, logo depois, Armanda Anjos, de Cabanões. Dias depois, entrou o casal Rosa/Acácio Gomes, de Óis da Ribeira. Nomes e pessoas, já todas falecidas, mas que ficam para a história do Centro de Dia da ARCOR!!!

- ANO 1985, há 39 anos: ARCOR em festa com a Festa da Amizade!

A ARCOR em 1985
 


- ANO 1985,
há 39 anos!
ARCOR em festa com
a Festa da Amizade!


A ARCOR organizou a 29 de Setembro de 1985, há já 39 anos passados, a Festa da Amizade, ao tempo mobilizando muita gente da vila de de Óis da Ribeira.
O programa começou com missa campal celebrada junto à capela de Santo António e uma tarde foi de futebol popular nos palhais, envolvendo vários escalões de atletas locais e com três jogos, curiosamente todos eles com empates: entre futebolistas dos 10 aos 14 anos (0-0), o segundo escalão, dos 15 aos 20 (1-1) e o terceiro, para maiores de 21 anos (2-2).
A tarde desta Festa da Amizade completou-se com merenda partilhada e vivida em confraternização verdadeiramente sentida, de forma saudável e alegre.
- NOTA: O presidente da direção arcoriana, ao tempo, era Armando Alves Ferreira, infelizmenta já falecido, de doença, a 26 de Setembro de 2019.

- ANO 1963, há 61 anos: Pedestal para urnas, a rua das Longas, a luz do relógio e e atestados para casamentos!

O pedestal na sua actual posição
 


- ANO 1963,
há 61 anos !
Pedestal para urnas, a rua
das Longas, a luz do relógio e
e atestados para casamentos!


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 29 de Setembro de 1963, há 61 anos, deliberou mandar construir um pedestal para depositar as urnas no cemitério, nos funerais e para a última encomenda sacerdotal.
Foi construída por Hermenegildo Viegas (já falecido) e, ver foto, ainda está no Cemitério Velho.
O executivo era presidido por Armando dos Santos Ala de Resende - com o secretário Manuel Simões dos Reis (Manelzito) e o tesoureiro José Pinheiro das Neves, já todos falecidos - e, na mesma sessão da há 63 anos, foi ainda deliberado reparar o Caminho das Longas (actual Rua António Bernardino) e colocar uma lâmpada eléctrica no relógio da torre sineira da Igreja de Santo Adrião, que tinha sido oferecido pelo benemérito Benjamim Soares de Freitas e entrara em funcionamento a 5 de Agosto de 1954 e inaugurado a 13 de Março de 1955 - juntamente com o telefone público, também por ele oferecido.
- NOTA: A sessão foi ainda tempo para o executivo óisdaribeirense passar atestados para os casamentos de Arlindo Reis Duarte de Almeida (com Maria Natércia Martins Pereira, de Segadães e agora moradores na Rua da Pateira) e do casal Felizbela Pinheiro dos Santos e Manuel Estima dos Reis (Neca), ambos de Óis da Ribeira e já falecidos.

ANO 2013, há 11 anos: As primeiras eleições da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira!


Os resultados eleitorais das Autárquicas de 2013, as primeiras da União de
Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR)
Eleições de 2013

- ANO 2013,
há 11 anos!
As primeiras eleições da
União de Freguesias de Travassô
e Óis da Ribeira!


As primeiras eleições autárquicas após a reforma administrativa que juntou Óis da Ribeira e Travassô em União de Freguesias, a UFTOR, realizaram-se a 29 de Setembro de 2013.
Há rigorosamente 11 anos!
Apenas concorreram duas listas: a do PS, liderada por Mário Martins, e a do PSD, por Sérgio Neves, que viriam a ser eleitos presidentes, respectivamente, da Junta e da Assembleia de Freguesia. Ambos de Travassô.
O PS ganhou, com 698 votos (51,10%), sendo 516 de Travassô e 182 do eleitorado de Óis da Ribeira. O PSD teve 577 (41,73%), sendo 227 de Óis da Ribeira e 350 de Travassô.
Estavam inscritos 2 161 eleitores e votaram 1 366 (64,10%). Registaram-se 65 votos em branco (4,76%) e 33 nulos (,42%).
Os 5 eleitos socialistas foram o presidente Mário Martins, Horácio Santos e Conceição Reis, os óisdaribeirenses Vital Santos (4º.), Diamantino Correia (5º.) e António Horácio Tavares (7º.), além de Marta Morais (6ª.) e Filipe Almeida (8º.).
O PSD elegeu 4: Sérgio Neves (nº. 1) e Sofia Marques (3ª.), de Travassô; Germano Venade (2º.) e Manuel Duarte de Almeida «Capitão» (4º.), ambos de Óis da Ribeira.
- NOTA: A (des)União de Freguesias deu no que deu e não vale a pena chorar sobre o que acontece e estará para acontecer. É a política, que deoende senpre dos seus actores e do que eles valham.

ARCOR em 4º. lugar e com 8 vitórias individuais no Memorial Sandra Matos!

Matilde C. Morais
Francisco Cadinha


A ARCOR Canoagem foi quarta classificada do Circuito do Rio Novo do Príncipe, Memorial Sandra Matos, que ontem, dia 28 de Setembro de 2024, se disputou em Cacia.

A destacar, os primeiros lugares de Filipe Valente Tavares, Simão Lopes, Matilde Coelho de Morais, Rodrigo Henrique Neves, Afonso Faria, Francisco Cadinha, Leonardo dos Santos Melo e Pedro Filipe de Carvalho.
Os resultados individuais dos atletas arcorianos foram os seguintes:
- K1 Menores: 7º.-Diego Ribeiro, 4 pontos. Júnior Campos não largou.
Afonso Faria
Leonardo S. Melo
- K1 Iniciados A: 4º.-Rodrigo José de Oliveira, 97 pontos ; 5º.-Gustavo Monteiro, 96.
- K1 Iniciadas B: 4ª.-Constança Bizarro, 97 pontos.
- K1 Iniciadas A: Joana F. Monteiro não largou.
- K1 Iniciados B: 5º.-Matias Almeda Silva, 96 pontos 6º.-Marcelo Santos, 95; 7º.-Santiago Ribeiro de Sousa, 94; 14º.-Nuno Ferrera de Oliveira, 87; 18º.-Alan Henriques, 0.
- SUPC Infantis: 1º.-Filipe Valente Tavares, 0 pontos.
- SUPC Cadetes: 1º.-Simão Lopes, 0 pontos.
- K1 Infantis A: 9º.-Francisco Sousa Cardoso, 92 pontos. Simão Tavares Ramos não largou.
- K1 Infantis B: 1ª.-Matilde Coelho de Morais, 106 pontos.
- K1 Infantis A: 2ª.- Lara Duarte, 102 pontos; 6ª.-Ariana Sousa, 95.
- C1 Infantis: 1º.-Rodrigo Henrique Neves, 0 pontos.
- C1 Infantis Femininos: 2ª.-Filipa Almeida, 102 pontos.
- K1 Masters B: 4º.-Paulo Fonte de Oliveira, 97.
- K1 Masters C: 2º.-João de Jesus Ferreira, 102 pontos; 4º.-João Paulo Brinco, 0.
- K1 Masters D: 2º.-Avelino Silva, 0 pontos.
- K1 Masters B Feminino: 3ª.-Joana Oliveira dos Santos, 99 pontos.
- K1 Cadetes: 15º.-Diogo Abrantes, 0 pontos.
- C1 Cadetes: 1º.-Afonso Faria; 2º.-Rafael Freitas; 3º- Vitor Morais; 4º.-Rodrigo Ferreira de Almeida, sem pontos.
- K1 Juniores: 1º.-Francisco Cadinha, 106 pontos ; 5º.-Rodrigo da Silva Ferreira, 96.
- C1 Juniores: 1º.-Leonardo dos Santos Melo, 0 pontos.
- C1 Juniores Femininos: 2ª.-Marta Bizarro, 0 pontos.
Pedro F. Carvalho
- K1 Masters A: 1º.-Pedro Filipe de Carvalho, 106 pontos; 6º.-João Gonçalves Oliveira, 0.
K1 Master A Femininos: 2ª.-Eliana Soares, 0 pontos.
- K1 Seniores, ambos Sub-23: 5º.-Leonardo Marques de Melo, 96 pontos; 11º.-Alexandre Graça Gomes, 0.

ARCOR Canoagem
em 4º. lugar de 10!

O Saavedra Guedes, clube de Pardilhó, venceu por equipas, com 3 001 pontos. Seguiram-se o Sporting Clube de Aveiro (com 1 943) e o Clube Canoagem de Cacia (com 1 717).
A ARCOR Canoagem, clube de Óis da Ribeira, foi quarta cassificada, com 1 650 pontos.
Seguiram-se: 5º.-Clube de Canoagem de Ovar (com 1 559); 6º.-Associação Náutica da Torreira (985); 7º.-Clube de Canoagem do Sorraia, de Coruche (961); 8º.-Clube Náutico do Mondego, de Montemor-o-Velho (796); 9º.-Casa do Benfica de Montemor-o-Velho (500); 10º.-Clube Náutico de Ponte de Lima (300).

Os indesejados jacintos da pateira...

 

Os jacintos na tarde de ontem, dia 28 de Setembro de 2024
A draga, a 13 de Dezembro de 2006. Há quase, quase 18 anos!


Falar de jacintos na pateira já esgotou palavras e imagens. 
Há tantos anos deles se fala e tantos governantes locais, regionais e nacionais os «visitaram» e deles já comentaram e sobre eles prometeram o que não cumpriram.
A imagem de cima foi obtida a partir do passadiço junto ao bar da margem de Óis da Ribeira, na tarde de ontem, mas desde há mais de 20 anos que se repete neste e em outros locais da lagoa.
Só para não esquecer tudo, lembremos que a draga «Pato Bravo» chegou a Óis a Ribeira a 13 de Dezembro de 2006, há quase, quase 18 anos..., e até Abril de 2007 - segundo uma nota camarária dessa altura - terá tirado das águas da pateira qualquer coisa com 13 000 toneladas de jacintos.
E, quase só a perguntar por perguntar, quando vem, afinal, a prometida nova draga?
Ainda será este século?

sábado, setembro 28, 2024

- ANO 2021, há 3 anos: Os 4 eleitos de Óis da Ribeira na (des)UFTOR!


Ondina Soares e Paulo Gomes

- ANO 2021,
há 3 anos!
Os 4 eleitos locais
de Óis da Ribeira
na (des)UFTOR!

A vila de Óis da Ribeira teve quatro eleitos nos órgãos autárquicos locais, na sequência da eleições de 26 de Setembro de 2021, há 3 anos: Ondina da Silva Gomes Soares, Paulo Jorge dos Santos Gomes, Maria de Fátima Figueiredo dos Reis e Ana Sofia Resende Framegas. 
Todos integrantes do Movimento Juntos por Águeda, qe agregouo PSD e o MPT - embora ainda hoje não se saiba quem representava este partido.
Quem eram / quem são eles, os 4 eleitos de Óis da Ribeira?

1 - ONDINA SOARES.
Ondina da Silva Gomes Soares, nº. 2 da lista, é quadro da Segurança Social de Aveiro, filha de Jaime de Almeida Gomes e Isaura Fernandes da Silva, casada com Pedro Miguel Estima Soares, que foi candidato do PSD em 2005, 2009 e 2013. É cunhada de Fátima Reis, nº. 7 da lista e moradora na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Ondina Soares debutou na política local quando nas eleições de 2017 (11º. lugar) e nas intercalares de 24 de Fevereiro de 2019 (3ª.), integrando a lista do PSD e, nestas, eleita secretária da Junta de Freguesia. Foi secretária da direção da ARCOR no mandato (que não concluiu) de João Resende Gomes, em 2011/2012. É membro da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Demitiu-se do cargo de tesoureira e passou para a AFTOR em Julho de 2023. 

2 - PAULO GOMES.
Paulo Jorge dos Santos Gomes, nº. 5 da lista e eleito da Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (AFTOR), electricista e picheleiro, morador na Rua António Bernardino (Berna). É atleta da ARCOR e campeão nacional de veteranos B em título, por equipas. Já foi seccionista do clube e membro do seu Grupo de Teatro Amador (GTA).
Politicamente, foi candidato do PSD, em 21º. lugar da lista de 2019. Em 2009, foi 9º. do mesmo PSD. Anteriormente, foi candidato da LIOR, em 2005 (7º. lugar) e do PS em 1997 (5º.). É o actual presidente da Assembleia de Freguesia, substituindo Sara Silva, que se demitiu em Dezembro de 2022.
Fátima Reis

3 - FÁTIMA REIS.
Maria de Fátima Figueiredo dos Reis, nº. 7 da lista e eleita da AFTOR, também foi sexta em 2013 e é casada com Álvaro Manuel Estima Soares, que foi candidato do CDS em 1989 e do PSD em 1993, 1987, 2001 e 2013. É cunhada de Ondina, pelo casamento desta com Pedro Soares, irmão de Álvaro.
O pai, Valter Framegas dos Reis foi o primeiro tesoureiro da Junta de Freguesia eleita após o 25 de Abril de 1974, no mandato de 1977/1979. E no de 1980/1982, presididos por Isauro Carvalho e Santos e Agostinho Tavares. E foi candidato nas eleições de 1982 e de 1985, sempre pelo PS.
O sogro, Albertino Gomes Soares, pai de Álvaro e Pedro, foi líder da lista do CDS em 1997, quinto em 1979 e terceiro em 1982
O irmão Armando Figueiredo dos Reis foi candidato da LIOR em 2001 e do PS em 2009 e 2013.
O tio Victor, irmão de Valter, foi candidato socialista em 1976 (5º.) e o primo António Framegas, filho de Victor, secretário da Junta de Isauro Santos, no mandato de 1983 e a partir de 26 de Novembro de 1986, tinha sido o segundo da lista do CDS em 1982 e quinto do PSD em 1979.
O tio Élio dos Reis Framegas foi secretário da Assembleia de Freguesia entre 1 de Abril de 1988 e o final do mandato de 1986/1989, eleito pelo PSD.
Fátima Reis foi membro do conselho fiscal (até Maio deste ano) e do Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR.
É a actual 1ª. secretária da Mesa da AFTOR.

4 - SOFIA FRAMEGAS.
 Ana Sofia Resende Framegas, quadro administrativo, nº. 9 da lista eleita da AFTOR de 2021/2025.
Antes, tinha sido  candidata do PS nas eleições autárquicas de 2017 (nº. 4 da lista) e é filha de Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, que foi candidato do CDS em 1989 (7º. lugar da lista), em 1993 (9º.) e 1997 (10º.), do PS em 2001 (10º.) e da LIOR em 2005 (6º.).
Elsa Maria Lourenço Resende Framegas, a mãe, foi candidata do PSD em 2013 e 2017, neste caso quando ela foi da quarta da lista socialista, e nas intercalares de 2019.
O avô paterno, Messias dos Santos Framegas, foi candidato do CDS em 1982.
É a actual secretária da Junta de Freguesia, substuindo Ondina Soares.
- NOTA: Ondina Soares, como acima já foi dito, renunciou ao mandato de secretária da Junta de Freguesia em Julho de 2023, assm omo o tesoureieoaulo Pires,  passando ambos para a Assembleia de Freguesia. Foram substituída por Ana Sofia Framegas e Ilda Almeida.

- ANO 2017, há 7 anos: O silvado da Carreira da Igreja que ia desaparecer!


O silvado do logradouro da casa que foi de Armando Resende vai desaparecer.
O espaço foi comprado em hasta pública no Tribunal de Ovar
A casa que foi demolida


- ANO 2017,
há 7 anos!
O silvado da Carreira da
Igreja que ia desaparecer!


O silvado existente na Carreira da Igreja, na Rua Benjamim Soares de Freitas, ia  desaparecer - referia o d´Óis Por Três de há 7 anos.
Continuava:
Obra milagrosa deste período eleitoral, tão generoso em obras..., nem que não sejam precisas? 
Não. 
É iniciativa de um particular. 
Já lá vamos!
O silvado nasceu e multiplicou-se no logradouro envolvente da antiga casa de Armando dos Santos Ala de Resende (na segunda foto), entretanto vendida e
O novo espaço, onde era a casa
de Armando Ala de Resende
perdida pelo proprietário seguinte. Em tribunal. 
O espaço da casa, esse foi gradualmente transformado em local de estacionamento, ao lado do silvado - onde disseram ao d´Óis Por Três que cresceu muita bicharada, que ameaça as casas mais próximas.

Hipoteca do terreno
parou em Tribunal!

O terreno foi hipotecado e a tramitação processual decorreu no Tribunal de Ovar, onde a hasta pública foi ganha por António Carvalho, quem teve a melhor licitação. 
Não conseguimos saber o valor, apesar da consulta ao tribunal.
O destino daquele espaço, em local nobre da vila de Óis da Ribeira, passou para  as mãos do novo proprietário - o que foi para bem melhor, como o tempo mostrou.
- NOTA: O silvado desapareceu e o terreno ficou como agora está, tendo António Carvalho, com casa de residência ao lado, cedido parte do espaço para o alargamento da rua. Como se pode ver na terceira imagem.