sexta-feira, setembro 27, 2024

A ARCOR Canoagem no Memorial Sandra Matos / Circuito do Rio Novo do Príncipe!

O cartaz oficial da prova


A ARCOR Canoagem vai participar no Memorial Sandra Matos / Circuito do Rio Novo do Príncipe, que amanhã, dia 28 de Setembro de 2024, vai realizar-se em Cacia, no Cais do Outeiro.
A organização é da Federação, da Associação de Canoagem do Centro e do Clube de Canoagem de Cacia. 
As provas começarão às 14 horas e o já tradicional circuito evoca  e homenageia a antiga canoísta de Cacia, apresentando-se o clube de Óis da Ribeira com os seguintes 39 atletas:
- K1 Menores: Júnior Campos e Diego Ribeiro.
- K1 Iniciados A: Rodrigo José de Oliveira, Gustavo Monteiro e Martim Gomes.
- K1 Iniciadas B: Constança Bizarro.
- K1 Iniciadas A: Joana Ferreira Monteiro.
- K1 Iniciados B: Nuno Ferreira Oliveira, Santiago Ribeiro de Sousa, Marcelo Santos, Matias Almeida Silva e Alan Henriques.
- SUPC Infantis: Filipe Valente Tavares.
- SUPC Cadetes: Simão Lopes.
- K1 Infantis A: Simão Tavares Ramos e Francisco Sousa Cardoso.
- K1 Infantis B: Matilde Coelho de Morais.
- K1 Infantis A: Ariana Sousa e Lara Duarte Lopes.
- C1 Infantis: Rodrigo Henrique Neves.
- C1 Infantis Femininos: Filipa Almeida.
- K1 Masters B: Paulo Fonte de Oliveira.
- K1 Masters C: João Paulo Brinco e João de Jesus Ferreira.
- K1 Masters D: Avelino Silva.
- K1 Masters B Feminino: Joana Oliveira dos Santos.
- K1 Cadetes: Diogo Abrantes.
- C1 Cadetes: Afonso Faria, Vitor Morais, Rafael Freitas e Rodrigo Ferreira de Almeida.
- K1 Juniores: Francisco Cadinha e Rodrigo da Silva Ferreira.
- C1 Juniores: Leonardo dos SantosMelo.
- C1 Juniores Femininos: Marta Bizarro.
- K1 Masters A: Pedro Filipe de Carvalho e João Gonçalves Oliveira.
- K1 Seniores, ambos Sub-23: Alexandre Graça Gomes e Leonardo Marques de Melo.
Além da ARCOR Canoagem, participam mais 9 clubes: Sporting Clube de Aveiro, CN de Ponte de Lima, ACR Saavedra Guedes (de Pardilhó), Náutica da Torreira, Canoagem de Ovar, Casa do Benfica e Náutico do Mondego (ambos de Montemor-o-Velho), Canoagem de Cacia e Canoagem do Sorraia (de Coruche). Total de atletas: 229.


quinta-feira, setembro 26, 2024

- ANO 2019, há 5 anos: A morte de Armando Alves Ferreira!

Armando Ferreira


- ANO 2019,
há 5 anos !
A morte de Armando
Alves Ferreira!


O óisdaribeirense Armando Alves Ferreira faleceu a 26 de Setembro de 2019, há 5 anos e vítima de doença.
Filho de Manuel Ferreira (Serôdio), moleiro, e de Ermezinda Alves de Freitas, doméstica (falecida dias antes, a 17 de Setembro de 2019, aos 98 anos), era irmão de Maria Rosa, José (moradores na Rua Nossa Senhora da Fátima) e Custódio Alves Ferreira (emigrado nos Estados Unidos) e foi homem de vários ofícios. 
Oficial miliciano dos Comandos, no tempo do seu serviço militar, foi presidente da direção e, durante vários mandatos, presidente do conselho fiscal da ARCOR e membro da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira e da Assembleia Municipal de Águeda. Para esta, foi o primeiro óisdaribeirense eleito directo, o que aconteceu nas eleições autárquicas de 2001 e na lista PS/CDS. Foi reeleito em 2005.
Armando Alves Ferreira foi um homem público de Óis da Ribeira e tribuno (im)pertinente e acutilante, uma voz muitas vezes incómoda, na bancada do PS, contabilista e empresário do sector do mobiliário.
- NOTA: Morador na Rua da Pateira, deixou viúva Maria Luísa Soares dos Reis, também de Óis da Ribeira, e duas filhas adoptivas.

- ANO 2017, há 7 anos: Alexandre Pires, d´Óis e socialista, na lista da Assembleia Municipal!


Carla Tavares e Alexandre Pires: socialistas de
ÓdR na lista da Assembleia Municipal de Águeda

- ANO 2017,
há 7 anos!
Alexandre Pires, d´Óis
e socialista, na lista da
Assembleia Municipal!


A lista socialista de candidatos à Assembleia Municipal de Águeda de 2017 foi liderada pela óisdaribeirense Carla Tavares, advogada e deputada, mas inclui outro conterrâneo de ÓdR: Alexandre Resende dos Reis Pires.
Gerontólogo e segundo da lista do PS para a Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, é o 18º. candidato da Assembleia Municipal, de um grupo de 21. Não será eleito, mas regista-se a candidatura.
Manuel Estima
Reis (Neca)
Armando S. Ala
de Resende
Óis da Ribeira não teve muitos seus eleitores como candidatos em listas da Assembleia Municipal-
Além destes dois de 2017, houve a eleição de Carla Tavares em 2009 e 2013 (tinha sido 10ª. em 2005) e a de Armando Ferreira, numa lista do CDS (6º. lugar em 2001) e depois do PS em 2005 (3º.) e 2009 (21º.).
Mais remotamente, em 1976 mas sem ser eleito, Manuel Estima dos Reis (Neca) foi o 13º. candidato do CDS, numas eleições autárquicas que foram as primeiras e, de Óis da Ribeira, tiveram outro candidato na mesma lista: Custódio Lopes Correia, o 22º. (segundo suplente) municipal: No mesmo acto eleitoral, Armando dos Santos Ala de Resende foi o 8º. da lista do mesmo CDS mas a da Câmara Municipal. Já falecido, seria tio-bisavô de Alexandre Pires.
- NOTA: Os presidentes de Junta de Freguesia também, e por inerência, fizeram parte da Assembleia Municipal de Águeda, no decorrer dos seus mandatos: Isauro Santos, Agostinho Tavares, Manuel Soares e Fernando Tavares Pires.

- ANO 2017, há 7 anos: Juntos de TravassÓis com apenas 14,6% de candidatos de Óis da Ribeira!

 

A sede oficial da União de Freguesias de Travassô 
e Óis da Ribeira (UFTOR), em Óis da Ribeira 


- ANO 2017,
há 7 anos!
Juntos de TravassÓis com
apenas 14,6% de candidatos 
de Óis da Ribeira!

A lista de candidatos do Juntos - Movimento Independentes de Travassô e Óis da Ribeira de 2017  era muito pouco óisdaribeirense.
Tinha apenas 11 candidatos, em 75!
Tantos quantos foram mostrados na brochura apresentada na declaração de intenções oportunamente distribuída aos travassÓisenses.
Independentes de Óis da Ribeira, feitas as contas, são apenas 14,6% dos listados.
António Horá-
cio Tavare
s
Pareceu-nos pouco, a mais porque, territorialmente e em número de eleitores, a freguesia de Travassô está longe, muito longe de ser cerca de 6 vezes maior (85,4%) que Óis da Ribeira.
As contas, com algum (eventual e pequeno erro percentual na casa das décimas) são esclarecedores: as duas freguesias somam 2032 eleitores, segundo os últimos sados oficiais desse tempo.
Óis da Ribeira, em 2009, ano das últimas eleições autárquicas antes da agregação de freguesias, tinha 656 eleitores recenseados.
Travassô tinha 1959, quase rigorosamente 3 vezes mais. É fazer as contas.
Justo seria, parece-nos, que essa proporção fosse correspon-
dente ao número de candidatos das listas.
Porém, não é. Juntos, mas... pouco, neste caso - o movimento de Travassô e Óis da Ribeira.
- NOTA: Os candidatos de Óis da Ribeira foram António Horácio Tavares (2º. lugar), Sandra Santos (6ª.), Liliana Framegas (17ª.), Sónia Tavares (18ª.), Manuel Soares (22º.) e Jacinto Viegas (49º.), Lurdes Cadinha (51ª.), Maria José Carvalho (52ª.), Jorge Tavares (60º.), António Brandão (61º.) e Armando Reis (62º.).

- ANO 2000, há 23 anos: A (não) habitação social no Surpel!

O baldio Alto do Surpel, no limite de Óis da Ribeira com Espinhel continua sem
qualquer utilização, para além de espaço para depósito de lixos e de lenhas

O estudo para a habitação social do Surpel. Há 24 anos!

- ANO 2000,
há 23 anos!
A (não) habitação
social no Surpel!


A Presidência Aberta da Câmara Municipal de Águeda a Óis da Ribeira, a 26 de Setembro de 2000, já lá vão 24 anos!!!..., não foi parca em anunciar sonhos: um deles foi a construção de habitação social no terreno da Junta de Freguesia, no baldio do Alto Surpel, mesmo no limite com a freguesia de Espinhel.
A (boa) ideia inicial apontava para a construção de 8 moradias tipo T3, mas o espaço disponibilizado pela autarquia óisdaribeirense permitia a ampliação para 10 - mais duas. O que não era dispiciendo, bem pelo contrário.
O projecto para cada apartamento, soube-se mais ou menos um ano depois, previa um rés-do-chão com sala comum, cozinha e sanitários) e primeiro andar (com 3 quartos e instalações sanitárias). 
Só faltava executá-lo. E faltava também definir o tipo de financiamento da construção e comercialização do empreendimento, destinado a casais jovens de Óis da Ribeira - que iria ocupar qualquer coisa como 6500 metros quadrados.
Iria, mas nunca foi. Até aos dias de hoje!

O loteamento no site da Câmara (2004)

Exposição pública
na Câmara de Águeda


Já em Julho de 2004, o site de Luís Neves, citando o do padre Júlio Granjeia, dava conta que «o loteamento Surpel, em Óis da Ribeira, para onde a Câmara Municipal de Águeda está a projectar a construção de habitação social, está em fase de exposição pública nos Paços do Concelho».
Acrescantava que «os interessados podem consultar o projecto, devendo dirigir-se ao serviço de atendimento da Câmara Municipal» de Águeda».
Pois bem, já lá vão mais de 20 anos sobre esta consulta pública e, quanto a habitação social, zero... Nem vê-la!
E muito menos o Pólo Educativo Pateira Nascente, que também, para lá chegou a ser pensado, mas entretanto posto na prateleira das promessas políticas.
O espaço do Surpel está ocupado, é verdade, mas com todo o tipo de lixos que, quando bem calha, a competente Junta de Freguesia da agora da (des)União de Freguesias de TravassÓis, lá autoriza depositar. Ainda há semanas lá começou um incêndio florestal.
- NOTA: Resumindo e concluindo e, quanto a habitação social, todos a vimos pelo canudo das promessas! Quanto ao Pólo Educativo, esse nem vê-lo també! Só prometido e... algures emprateleirado. Lixeira, isso sim! Lá isso é!

- ANO 2009, há 15 anos: Concerto Coral no salão cultural da ARCOR!

O cartaz do concerto


- ANO 2009,
há 15 anos !
Concerto Coral de 
Outono no Salão Cultural 
da ARCOR!

O sábado de 26 de Setembro de 2009, há precisamente 15 anos, foi tempo de mais um novo concerto coral no salão cultural da ARCOR.
A iniciativa foi da Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires, com a participação do Orfeão de Águeda e do Orfeão Estrelas de Silveirinhos, de Gondomar.
O espectáculo foi às 21 horas e teve entradas livres.
A tradição começara em 2005 quando, a 21 de Maio, por iniciativa da ARCOR (ainda ao tempo) presidida por Celestino Viegas, se realizou, já no mandato de Agostinho Tavares (empossado no dia 1 desse mês), nesse dia 26.
- NOTA: Este 1º. Festival de Coros de Óis da Ribeira teve participação do Orfeão de Águeda e dos seus congéneres de Viseu e de Eiriz (Paços de Ferreira).

- ANO 2021, há 3 anos: Os resultados d´Óis para a Câmara e Assembleia Municipal de Águeda!

 


.

Filipe Almeida e Sérgio Neves

- ANO 2021,
há 3 anos!
Os resultados d´Óis para
a Câmara e Assembleia
Municipal de Águeda!


As listas da coligação «Juntos Por Águeda» à Câmara e Assembleia Municipal de Águeda também venceram em Óis da Ribeira as eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021.
Os resultados da Câmara Municipal (que foi reeleita) foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Jorge Almeida: 243 votos.
- PS, de Francisco Vitorino: 115 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Antero Almeida: 41 votos.
- Bloco de Esquerda, de Cláudia Afonso: 8 votos.
- Chega, de Rui Melo: 7 votos.
- CDU, de Milton Matos: 3 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436 (72%).
- Votos nulos: 11 (1,83 %).
- Votos brancos: 8 (1,33%).
- NOTA: O executivo ficou formado pelo presidente Jorge Almeida, o vice-presidente Edson Santos e os vereadores Marlene Gaio e Vasco Oliveira.

Os resultados da
Assembleia Municipal


- Juntos por Águeda, de Filipe Almeida: 222 votos.
- PS, de Gil Nadais: 125 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Miguel Oliveira: 44 votos.
- Bloco de Esquerda, de Luís Grilo: 14 votos.
- Chega, de Jorge Costa: 8 votos.
- CDU, de João Canas: 5 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436 (72%).
- Votos nulos: 11 (1,83%).
- Votos brancos: 8 (1,33%).
- NOTA: Filipe Almeida foi eleito presidente da Assembeia Municipal e Gil Nadais não tomou posse como membro.

- ANO 2021, há 3 anos: Juntos venceram eleições locais de Travassô e Óis da Ribeira!

O movimento Juntos Por Águeda venceu as eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021 na
 União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Sara Silva, a PAG, demitiu-se. Paulo Pires e
Ondina Soares renunciaram aos seus mandatos da Junta presidida por Sérgio Neves
O executivo eleito nas intercalares de 2019
continuou a gerir os destinos da UFTOR


- ANO 2021,
há 3 anos!
Juntos venceram eleições
locais de Travassô e Óis
da Ribeira!
A lista «Juntos Por Águeda» reelegeu Sérgio Neves, que era do PSFD, como presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Há 3 anos e com maioria.
O acto eleitoral decorreu no dia 26 de Setembro de 2021, com duas mesas eleitorais em Travassô (na escola primária) e uma em Óis da Ribeira, no salão do centro social da ARCOR.
Os resultados totais da UFTOR, ns três mesas de voto, foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 895 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 234 votos.
- PS, de Júlia Melo: 151 votos.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 39 votos.
- CDU, de José Eduardo Festas: 12 votos.
- Eleitores inscritos: 2003.
- Votantes: 1 384.
- Votos nulos: 30.
- Votos brancos: 23.


Os resultados de
Óis da Ribeira !


Os resultados eleitorais na mesa de voto da UFTOR em Óis da Ribeira foram os seguintes:
- Juntos por Águeda, de Sérgio Neves: 294 votos.
- CDS/PP + Independentes, de Ricardo Almeida: 42 votos.
- PS, de Júlia Melo: 62 votos.
- Bloco de Esquerda, de Romeu Fernandes: 16 votos.
- CDU, de José Eduardo Festas: 3 votos.
- Eleitores inscritos: 600.
- Votantes: 436.
- Votos nulos: 11.
- Votos brancos: 8.

Fátima Reis
Ana Sofia

A nova Junta
ficou a mesma até
às demissões!

O novo executivo da UFTOR continuou a ser o mesmo: presidente Sérgio Neves e tesoureiro Paulo Pires, eleitos de Travassô, e a secretária Ondina Soares, de Óis da Ribeira.
Sara Silva foi reeleita presidente da Assembleia de Freguesia, capitalizando a maioria então eleita e que acontecerá na sessão (ainda não convocada) para a tomada de posse dos eleitos de hoje. Ilda Pinheiro e Nuno Oliveira, ambos de Travassô, também foram eleitos para a Assembleia de Freguesia.
Eleitos de Óis da Ribeira foram também Paulo Jorge Gomes (Passarito, o actual presidente), Maria de Fátima Reis (reeleita) e Ana Sofia Framegas (a actual secretária da Junta).
- NOTA: Sara Silva, a presidente da Assembleia de Freguesia, demitiu-se. Paulo Pires e Ondina Soares, tesoureiro e secretária do executivo, renunciaram aos mandatos em Julho de 2023 e passaram para a Assembleia de Freguesia. Substituídos por Ilda Pinheiro e Ana Sofia Framegas.

Lâmpadas fundidas e candeeiro roubado no parque da patera..


O candeeiro que não é, entre o bar e o coreto do parque norte da pateira

Um dos candeeiros fundidos
 
O candeeiro desapareceu


O parque norte da pateira, em Óis da Ribeira, está mal iluminado, por culpa de lâmpadas fundidas e outra, pelo menos, porque o candeeiro... «fundiu-se».
Isto é, desapareceu.
Alguém o fez desaparecer, num acto de vandalismo puro, que, infelizmente, ciclicamente se repete em muitos lados, lesando o património público. 
Basta olhar para a imagem de cima.
E isto nem sequer é novidade, infelizmente..., pois repetidamente tal acontece no ex-libris turístico local e regional que é a pateira.
Neste caso, há há meses..., provavelmente desde o princípio do verão e já estamos no outono.
O actual presidente da Junta de Freguesia já na campanha eleitoral de 2017 - a de há precisamente 7 anos!!!... - prometia intervir, e citamos do seu manifesto, na «beneficiação das condições de iuminação».
Condições de iluminação do parque da pateira. 
Pois, prometer, prometer..., lá isso prometeu, foi prometido.
Só que, como diria um famoso político regional, as promessas eleitorais não são para cumprir.

quarta-feira, setembro 25, 2024

- ANO 2021, há 3 anos: ARCOR preparava o futuro e recruta(va) pessoal!


A sede e centro social da ARCOR
O presidente Estima Reis na tomada de posse dos 
órgãos sociais da ARCOR, a 15 de Maio de 2021

- ANO 2021,
há 3 anos!
ARCOR preparava o
futuro e recruta(va) 
pessoal!

A ARCOR estava, há 3 anos, a recrutar um(a) técnico(a) superior de serviço social para o  quadro de pessoal, dando prioridade a candidatos com experiência profissional em instituições particulares e solidariedade social.
A direção era presidida por José Bernardino Estima Reis, empossada a 15 de Maio deste ano e para um mandato de 4 anos, e continuava, entretanto, com «várias acções em curso, para tentar recuperar a ARCOR».
Acções que, já em Junho desse ano, o presidente da direção, em nota então enviada ao d´Óis Por Três, informava que eram «a nível conjuntural e estrutural» e nomeadamente em «reuniões com a Segurança Social, autarquias e outras instituições».
«Quando tivermos resultados práticos, informaremos. O caminho faz-se andando...», disse Estima Reis, a esse tempo de há 3 anos.

A horta da ARCOR
 
O empréstimo bancário
e a horta da ARCOR !
O d´Óis Por Três consultou as redes sociais de então e deu conta que se ficou a saber que:
1 - A assembleia geral aprovou, por maioria, a contração de um empréstimo bancário, ao abrigo de uma linha de apoio especial relacionado com a COVID 19 e tendo em vista a requalificação do centro social, que não teve manutenções desde que,em 2005, foi concluído. Há 16 anos, então.
2 - As obras andariam a ordem dos 300 000 euros, nos termos de uma estudo feito pelo engº. Luís Ferreira, ex-membro de uma direção de Manuel Soares. Foi dito nessa AG extraordinária.
«As instalações estão bastante degradadas. Não foi feita manutenção, ou muito pouca. Temos de ir buscar dinheiro...», disse o presidente Estima Reis, precisando que seriam até 250 000 os euros que a ARCOR irá contrair como dívida, para requalificar o edifício. 
3 - A escritura do financiamento bancário, entretanto, já tinha sido assinada, com a Caixa de Crédito Agrícola do Baixo Vouga.
4 - A unanimidade aprovatória do voto foi quebrada pela abstenção dos associados Maria Rosário Cadinha e pelos ex-dirigentes Manuel Soares (ex-vice-presidente da direção e ex-presidente da direção e da assembleia geral) e Paulo Santos (ex-vogal da direção e presidente e vogal da assembleia geral).
5 - A 19 de Julho, uma segunda feira, um grupo de voluntários iniciou a plantação da horta da ARCOR: Isaura Soares, Dulce Viegas, Fernanda Reis, António Costa e Idílio Ferreira.
6 - As valências sociais continuavam a funcionar normalmente e expectava-se a criação de nova(s). A direcção trabalha(va) nesse sentido.
7 - A 7 de Julho, a associação anunciou estar a recrutar colaboradores para as áreas de cozinha e valências de centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
8 - A Secção de Canoagem, a 8 de Agosto, lançou a o projecto Pateira - Náutica de Lazer.

Gabriela Resende e, à direita, Beatriz 
Oliveira. Atletas internacionais da ARCOR 
Canoagem, com o treinador Miguel Viegas

Gabriela e Beatriz no
Mundial de Canoagem!

A ARCOR Canoagem teve intensa actividade neste período, que era  também de expectativa quanto às mais que anunciadas obras de ampliação do hangar.
9 - A ARCOR Canoagem amealhou títulos nacionais: Gabriela Resende (vice-campeã de C1, juniores, 500 metros), Beatriz Oliveira (K1 juniores, 200 metros), Hugo Costa (KL2, em 5000 metros), Ana Almeida/Sofia Almeida (Veteranos A, 5000), Veteranos A de K4 (masculinos, António Brinco, Pedro Carvalho, André Santos e Sérgio Varela, e femininos, Ana Almeida, Sofia Almeida, Eliana Soares e Lúcia Moreto), Veteranos B, em K4 (António Monteiro, Paulo Gomes António Costa e João Ferreira), Pedro Carvalho e Andre Santos (4° .título consecutivo de K2, 1000 metros), irmãs Beatriz e Mariana Oliveira (vice-campeãs K2 juniores em 500 metros.
O clube sagrou-se campeão nacional de veteranos por equipas e esta listagem pode(rá) estar incompleta, do que nos penitenciamos.
10 - As canoístas Beatriz Oliveira e Gabriela Resende (na foto e ambas juniores) disputaram o campeonato do mundo de sub-23.
Gabriela foi 9ª. na Final A de C2, juniores, 200 metros, fazendo equipa com Ana Pereira, do Ponte de Lima. Beatriz Oliveira foi sexta na Final B de K1 juniores, oitava na Final A de Juniores mistos, 200 metros, fazendo equipa com André Veiros, do CC de Ovar.
O tempo de hoje é de expectativa e fé no futuro. E confiança na liderança de Estima Reis, que, sejamos justos, ainda não teve tempo para mostrar resultados.
- NOTA: O presidente José Bernardino Estima Reis, infelizmente, viria a falecer, de doença, a dia 29 de Dezembro de 2021, na sua residência do Porto. RIP!! As então anunciadas obras do hangar ainda não 
começaram, passados 3 anos.

- ANO 2017, há 7 anos: Comunista Saraiva eleito pelo PS e não pelo Bloco!



 

Apresentação de Aníbal Saraiva na página oficial da CDU
de Águeda. Foi eleito uma vez para a AFOR. Não duas.

Em cima, a CDU em campanha por TravassÓis


- ANO 2017,
há 7 anos!
Comunista Saraiva eleito
pelo PS e não pelo Bloco!


A CDU de Águeda, há 7 anos,  apresentou Aníbal Marques Saraiva na sua pagina oficial, identificando-o como primeiro nome da Lista à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e integrante da lista à Câmara Municipal de Águeda.
O que era verdade.
Também era verdade que era (e é) comerciante em Óis da Ribeira. «Sobre ser activista desde os dez anos de idade, foi de quê?, ou do quê?», questionava o d´Óis Por Três.
O facebook da CDU dizia também que era sócio da Associação Académica de Coimbra há mais de 40 anos e dos Bombeiros Voluntários de Águeda. Nada a opôr, embora devamos reparar que, afinal e levando em conta esta informção curricular oficial, não era sócio de nenhuma das instituições de TravassÓis. E há várias! Mas, pronto, cada coisa é o que é.
A corrigir, todavia, foi  o facto de ser apresentado como eleito para a Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira em dois mandatos. O que não era (não é) verdade.
Saraiva candidatou-se a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 2001 (pelo PS) e em 2005 (pelo Bloco de Esquerda). No primeiro caso, como candidato socialista, teve 87 votos e foi eleito para a AFOR, mandato que exerceu. No segundo, como bloquista, teve apenas 30 votos e não foi eleito. Isto, é dos livros.
Ter sido eleito uma ou duas vezes, nada afectará a sua votação em 2017, como é evidente. É só uma questão de rigor, tanto que a propaganda a CDU fala em «trabalho, honestidade e competência».
- NOTA: A CDU, em 2017 e com Aníbal Saraiva, viria a ter 27 votos (1,92%) dos 1 404 que entraram nas urnas das três mesas da UFTOR.

- ANO 2014, há 10 anos: As obras da ponte de Óis da Ribeira !


As obras da ponte, há 10 anos!

- ANO 2014,
há 10 anos!
As obras da ponte
de Óis da Ribeira !

A foto ao lado é da sexta-feira anterior a 25 de Setembro de 2014 (dia 19) e, há 10 anos, ilustrava notícia sobre as obras de construção da nova ponte - entre Óis da Ribeira e Cabanões.  
A grua estava instalada no sítio do antigo aterro e abria os buracos para os pegões da futura ponte. Ao tempo dizia-se que faria poços de mais de 20 metros e, aliás, bastava olhar para o enorme braço perfurador. Dizia-se também, há 10 anos, que, por causa da chuva, os trabalhos tem sido lentos e até já tinham parado. 
«Vamos sonhar que o inverno não vai ser madastro e não vai parar as obras», considerava, então, o d´Óis Por Três.
- NOTA: A ponte, depois de uma paragem das obras e de muitos embaraços, só viria a ser inaugurada a 14 de Outubro de 2017, embora aberta ao tráfego no dia 16 de Outubro de 2016.

- ANO 2001, há 23 anos: Apoio à floresta e à agricultura!

O cartaz promocional do evento



- ANO 2001,
há 23 anos !
Apoio à floresta e
à agricultura!

O Ministério da Agricultura organizou, a 25 de Setembro de 2001, há precisamente 23 anos e em Óis da Ribeira, uma acção de esclarecimento sobre apoios à floresta e agricultura.
O técnico foi José Matos, quadro superior do Ministério, que na altura considerou que era «de todo o interesse a participação de produtores, nomeadamente para ficarem a conhecer os procedimentos a efectuar, em cada situação».
A acção decorreu no salão da sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (actual sede da Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira), ao abrigo do Programa Operacional Regional AGRIS.
- NOTA: O Programa AGRIS tinha financiamento do III Quadro Comunitário de Apoio - Portugal 2000/2006.

- ANO 1998, há 26 anos: Lixo na pateira proibido pela Junta de Freguesia!


A pateira (vista aérea)


- ANO 1998,
há 26 anos !
Lixo na pateira
proibido pela Junta
de Freguesia!

O despejo de lixos nas margens da pateira de Óis da Ribeira foi oficialmente proibido a partir do dia 25 de Setembro de 1998, há 26 anos. 
Vejam lá: como se fosse necessário... proibir.
O edital tinha data de 25 de Setembro desse mesmo ano e falava em «qualquer espécie de lixo nas margens da pateira».
Outra proibição do executivo autárquico era a de prenderam bateiras às árvores da Junta de Freguesia, que estavam plantadas na margem ribeirinha da lagoa.
- NOTA: A Junta de Freguesia era presidida por Fernando Tavares Pires, com o secretário Manuel Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Fernandes. Executivo que se manteve ate 2003 - ano da União de Freguesias.

- ANO 1980, há 44 anos: ARCOR renovou a sala de convívio da sede!


Sede da AFOR e que foi da Junta e da ARCOR

- ANO 1980,
há 44 anos!
ARCOR renovou a
sala de convívio
da sede!

O bar da ARCOR fo renovado há 44 anos, por intervenção de um grupo de jovens associados.
A notícia vinha no «Jornal da ARCOR» de 23 de Dezembro de 1980 e assinalava que «foram feitas algumas alterações, a comodidade é bastate mas evidente e, como que em jeito de prémio, a concorrência dos associados tem sido bastante elevada».
O bar, ou sala de convívio, localizava-se ma cave da sede da Junta de Freguesia, cedia arasede da assciação. O mesmo edifício (na foto) onde actualemte funcioma a sede da Tuna/AFOR.
- NOTA: A direcção arcoriana era presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira, que, com Manuel Conceição (Russo) e Raúl Silva (já falecidos), Armando Morais e Fausto Ferreira asseguravam o funcionamento diário do espaço.

- ANO 2004, há 20 anos: Hinos à ARCOR e a Óis da Ribeira!

 

Capa do CD «É tão linda a minha
terra» de Alfredo Oliveira


- ANO 2004,
há 20 anos!
Hinos à ARCOR
e a Óis da Ribeira!


O óisdaribeirense Alfredo Oliveira editou, em 2004, há 20 anos, o CD «É tão linda a minha terra», com duas letras que escreveu e musicou: «Um Hino a Óis da Ribeira» e «ARCOR em frente», dedicados à freguesia e à associação.
A apresentação foi a 25 de Setembro desse ano: «Tinha este sonho e consegui realizá-lo, estou satisfeito e feliz», disse Alfredo Oliveira, na sessão de apresentação, que decorreu no restaurante «Pôr do Sol».
O solista foi Hercílio de Almeida, com coro formado por Mariana Almeida e Andreia Almeida (dele netas), Catarina Marques e Lília Reis, com direção musical de Tiago Abrantes (também clarinetista) e os músicos Gil Abrantes (saxofone alto), Brian Carvalho (trompete), Renato Salgado (bombardino), Abílio Liberal (tuba), Gilberto Figueiredo (acordeão) e Rui Figueiredo (percussão).
Os arranjos foram do capitão Amílcar Morais.
«É para a freguesia, ninguém me fica a dever nada», disse, então, o emocionado Alfredo Ferreira, que em 2013 e na festa dos seus 70 anos, teve prenda de família, com a edição de um livro do poemas, de sua autoria: «É tão linda a minha Terra», compilando temas sobre a freguesia natal, entre outros.
- NOTA: Alfredo Ferreira de Oliveira faleceu a 13 de Dezembro de 2020, nos Cuidados Paliativos de Ílhavo, aos 77 anos. Nasceu a 9 de Fevereiro de 1943,  deixou viúva Deolinda Correia Nunes e era pai da médica Vera Lúcia Nunes de Oliveira. RIP!!

Comissão de Nossa Senhora de Fátima de 2025 com bar e várias iniciativas!

Altar de Nossa Senhora de Fátima

O torneio de
matraquilhos


A comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima de 2025, da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, está activa e de bar aberto na escola primária - com o objectivo de angariar fundos.
A ementa do último fim de semana teve pataniscas e ovos cozidos, tostas mistas, cachorros quentes, sandes de presunto e outros petiscos, para além de bebidas e os serviços tradicionais.
O que se repetirá em futuros fins de semana.
Hoje mesmo, entretanto realiza o sorteio de um cabaz.
Entretanto, vai organizar um torneio de matraquilhos, para o qual e até ao dia 4 de Outubro, aceita inscrições - que podem ser feitas no bar.
A mordomia das festas de Nossa Senhora de Fátima de 2025 é a seguinte:
- JUÍZ: Mário Fernando Santos Lameiro, com os mordomos Hugo Matos, Márcio Oliveira, Artur Maia, Jorge Élio Reis e Isidro Abrantes.
- JUÍZA: Alexandra Brenha dos Santos, com as mordomas Liliana Sousa, Sónia Correia, Marisa, Armanda Marques e Sandra Santos Lameiro.

terça-feira, setembro 24, 2024

- ANO 2017, há 7 anos: O burro do PS em campanha eleitoral!

 

Alexandre Pires levou o burro para a campanha eleitoral! Em baixo, o burro, o voto e os candidatos! Salvo seja(m)!

- ANO 2017,
há 7 anos!
O burro do PS em
campanha eleitoral!

O PS pode(ria) não ganhar as eleições de 2017 em TravassÓis - e ninguém sabe, o «jogo» dos votos seria só a 1 de Outubro... -, mas ganha, com certeza absoluta, em matéria de originalidade. E que tal levar um(a) burro(a) para a campanha?!
Foi o que fez a candidatura socialista travassÓisense, levando o animal com bandeira desfraldada e sem arreios, na arruada do fim de tarde de anteontem.
A «coisa» até teve piada, foi engraçada, mas também poderia ser puxada para o gozo e a zombaria, já que a situação se apresta a muitos comentários, ridicularizando a candidatura - até para a humilhar, sujeitando-a ao escárnio e ao mal-dizer.
O d´Óis Por Três acha-lhe piada mas não sabia se a surpreendente originalidade do(a) criativo(a) marqueteiro(a) socialista não
vai levar por tabela. Pode o povo não achar assim tanta
graça e se interrogar como muitos: «Afinal, quem é aqui o burro?»: «Quem vai votar, ou quem vai ser votado?».
- NOTA: «Salvo seja!», considerou o d´Óis Por Três. E por esta singela consideração se ficou, há 7 anos. E hoje mada adianta.