quarta-feira, novembro 30, 2005

OS 108 ANOS DA TUNA - ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES


A Tuna de Ois da Ribeira encerrou as comemorações do 108º. Aniversário.
A noite de sábado, foi o tempo maior e mais emotivo das comemorações, logo pela participação das entidades locais, ora poesia de Hercílio de Almeida (feita hino à Tuna e à sua idade, magnificamente apresentado e recitado por Cláudia Prazeres), ora porque a Tuna estreou fardamento novo, ora porque os jovens saídos da escola de música se exibiram com qualidade e foram bastante aplaudidos.
Hostilino Cardoso Matos, bisneto do fundador da Tuna (Jacinto de Matos) e actual presidente da direcção, lembrou as actividades de 2005 e sublinhou o facto de a Tuna estrear nessa noite de festa o seu novo fardamento. Que, disse, “deu muito trabalho, custou muito a arranjar, mas nos orgulha”.
Os investimentos feitos, de resto, ainda segundo o presidente Hostilino Cardoso de Matos, deixaram a Tuna “em situação de crise financeira”. Por isso, “pedimos que nos ajudem, que não se esqueçam de apoiar a Tuna”.
O presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, Fernando Pires, também usou da palavra, nomeadamente para referir que a autarquia “está orgulhosa da Tuna”.E referiu, ainda, que “está a trabalhar bem, na nossa perspectiva, por isso vamos continuar a ajudar, ao nível das nossas possibilidades, dando as mãos a quem trabalha e desenvolve e prestigia Ois da Ribeira”.

Discriminar pela positiva


O último orador da noite de festa, intervalada de várias actuações musicais (a cargo das valências da Tuna), Jorge Henrique Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal, não teve dúvidas em “assegurar apoio às associações que trabalham, como esta”.
Ao ver esta velhinha de 108 anos, rodeada de tanta gente jovem, não tenho dúvidas sobre o seu futuro. Com tanta juventude, é um desafio para nós”, disse Jorge Henrique de Almeida.
Afirmando-se, depois, numa «situação difícil mas assumindo responsabilidades políticas», por o mandato da nova Câmara Municipal “estar agora a começar”, Jorge Almeida foi claro em assumir que o actual executivo “vai honrar, de forma escrupulosa, todos os compromissos assumidos pelo anterior”. Por outro lado, e no que tem a ver com o apoio camarário o movimento associativo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda quis “dar garantia formal de que os bons desempenhos serão melhor apoiados».
Vamos fazer discriminar, mas discriminar pela positiva. Vamos apoiar todas, mas que mais e melhor trabalhar será mais apoiado”, disse Jorge Almeida.


2005
ANO BOM

O ano de 2005, para a Tuna de Ois da Ribeira, “está a ser de afirmação”. O ponto alto, foi a gravação do primeiro CD, intitulado “Murmúrios da Pateira», “apresentado numa Semana Cultural que se revelou um sucesso” – levando a actual direcção, empossada a 25 de Março, “a pensar na repetição em 2006”.
As Marchas populares por seu lado, voltaram a dar alegria às ruas da freguesia e a direcção “resolveu presentear os músicos com um novo fardamento, personalizado com um bordado do emblema da primeira bandeira da Tuna” - o mesmo da capa do CD. Ano Bom, que teve ainda 35 actuações na região.

Texto copiado, podado e enxertado do Jornal Soberania do Povo
de 2 de Dezembro de 2005. Com a devida vénia.

1 comentário: