Há 50 anos
ESTRADA PARA ESPINHEL
E ELECTRICIDADE
*Ano de 1955 foi de oiro para Ois da Ribeira
A freguesia de Ois da Ribeira teve 1955 como «ano de oiro», em termos de obras públicas: começou o alargamento da estrada para Espinhel e entregaram-se 30 contos na Câmara Municipal de Águeda para as obras de electrificação.
O mês de Julho, faz precisamente agora 50 anos, começava com uma boa notícia: «Principiaram os trabalhos de reparo e alargamento da estrada municipal que liga esta localidade a Espinhel»..
A notícia especificava que (...) esta estrada já há muitos anos devia ser reparada porque o seu estado era lamentável e chegou a estar na agenda da Câmara Municipal, já lá vão largos anos, em primeiro lugar».
Por razões que a razão desconhecia, não se fizeram e «por caprichos mal entendidos, arrastou-se até agora», até que a Câmara «mandou fazer ultimamente um estudo para uma variante, que não sei porquê não se cumpriu».
A verdade, porém, em Julho de 1955, é que «estamos a assistir a uma nova modalidade em cortes diversos e faço votos para que seja a contento de todos».
* ATERRO DA PONTE: Foto
Ao mesmo tempo, «o aterro da ponte desceu do lado nascente, num desnível grande, e enquanto não é reparado, há perigo para os veículos motorizados».
O lamento dos ribeirenses era óbvio: «De facto - escrevia o articulista - não faz sentido que a ligação de uma ponte em que se gastaram milhares de contos fique com aleijões».
«Pelo amor de Deus. Isso não», frisava a notícia.
* ELECTRICIDADE: (notícia de 23 de Julho de 1955): «Já foi entregue na Câmara Municipal a comparticipação desta localidade, de 30 contos, para que no futuro próximo possamos gozar o que os outros já desde há muito têm, a luz eléctrica».
\\\///
2X3: Veja AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário