sábado, agosto 21, 2010

As sedes da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira



Chegou-nos às mãos uma revista editada pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira sobre as varias sedes que teve ao longo do tempo. Achamos o tranalho muito interessante e aqui o iremos transcrevendo por estes dias mais próximos.

A ideia de construir a actual sede da Junta de Freguesia surgiu em finais da década de 80 do século XX, funcionava a autarquia na sede construída no mandato de Armando Resende, à
entrada da ponte - onde agora está a Tuna. O edifício, de linhas sóbrias e dois pisos, fora construído entre 1969 e 1970, sabe-se lá com que esforço da autarquia ribeirense.
As obras começaram a 24 de Fevereiro de 1969, segundo a acta de 2 de Março seguinte, mas não há quaisquer notas de inauguração. Nem nos serviços da autarquia, em actas, muito menos em notícia de imprensa. E mesmo nenhuma memória dos ribeirenses consultados - e muitos há, contemporâneos da construção; nós mesmos… - dá conta de qualquer acto inaugural. A nova sede terá, assim, sido aberta ao serviço público, sem foguetes ou discursos.
O primeiro piso incluía o salão principal e uma pequena saleta de ligação para o secretariado. Tudo em linhas sóbrias e mobiliário simples. A cave, tem um salão principal (equivalente ao de cima, outra saleta (mais estreita) e uma outra, que dá para o lavadouro (e rio). Esta cave esteve ao serviço da ARCOR, que lá teve a sede entre 1979 e 2004 - nela fazendo restauros sucessivos. É agora, todo o edifício, a sede da Tuna de Ois da Ribeira.
A cedência foi aprovada na Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira, de 9 de Fevereiro de 2007, por dez anos e por maioria (4-3). Votaram contra os eleitos Diamantino Correia e Vital Santos (Lista Independente de Ois da Ribeira - LIOR) e José António Pires (PSD), por terem discordado do período de cedência. Eram de opinião que deveria ser igual ao do mandato do executivo.
A Junta de Freguesia que construiu a sede da Rua da Ponte, entre 1969 e 1970, era presidida por Armando dos Santos Ala de Resende, pelo secretário Jaime Pinheiro dos Reis e pelo tesoureiro Custódio Lopes Correia.

Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário