domingo, agosto 22, 2010

As sedes da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - 2


Continuação
A Junta da Paróquia de Ois da Ribeira (a depois denominada Junta de Freguesia), funcionava numa dependência da Igreja (foto), pelo menos até 1912.
Terá, depois, estado «instalada» em vários outros locais e é certo que uma sede foi construída entre princípios de 1946 para 1947, numa casa que fora de Ana Alves de Carvalho e depois da filha, Olívia Pires Soares - na que ao tempo se chamava Rua do Viveiro (ainda não havia a actual Rua da Ponte).
A casa tinha sido expropriada a 18 de Novembro de 1944, por 1000$00, entregues a Diamantino Francisco da Silva, procurador de Olívia. Pagos pela Câmara Municipal de Águeda, que a ofereceu à Junta de Freguesia de Ois da Ribeira. Por volta de Junho de 1946, o pintor José Marcos dos Reis e o carpinteiro Invêncio Viegas assentaram madeiras, portas e janelas. As madeiras foram todas oferecidas por Monsenhor José Bernardino.
Presidente da Junta de Freguesia era Benjamim Soares de Freitas, com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e a venda de pedra e madeiras do edifício rendeu 288$50.
Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário