domingo, outubro 31, 2010

Cerimónias religiosas do 1 de Novembro de 2010

As comemorações paroquais do 1 de Novembro de 2010
estão marcadas para as 15 horas e começam com
a celebração da Eucaristia, na Igreja Paroquial
de Óis da Ribeira. Seguir-se-ão as romagens de evocação
dos nossos mortos, aos dois cemitérios (velho e novo).

sexta-feira, outubro 29, 2010

Caçador furtivo matou 7 patos da pateira

Os jornais de Águeda dão conta de que um caçador furtivo, logo não identificado, matou sete patos dos que, desde há anos, são protegidos pela Junta de Freguesia de Ois da Ribeira.
O presidente da Junta, ouvido pelo jornal, diz mesmo que “o caçador foi visto na hora e até interpelado, mas não hesitou em abater as aves, a tiro». E Fernando Pires, o autarca, afirmou até que «foram pelo menos sete”.
Os patos são, como todos sabemos e desde há já alguns anos, uma atracção da pateira e alimentados e admirados por muita gente. Menos pelo tal caçador que não respeita a natureza e a fauna da lagoa. O jornal concluiu mesmo: «Merecia cadeia!».
Não diríamos tanto, mas devia ser bem castigado. La isso devia.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Bispo de Aveiro em Óis da Ribeira

O Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, vai visitar Óis da Ribeira a 28 de Novembro, para benzer o novo altar e o ambão. Presidira à missa solene, que é também a da comemoração dos 113º. aniversário da Tuna.
Será a primeira vez que o actual Bispo de Aveiro visita Ói da Ribeira.
Ve AQUI.

quarta-feira, outubro 27, 2010

Actuações do Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor actuou em Santa Catarina de Vagos, no dia 23 de Outubro, com a comédia “O Gato”, de Henrique Santana.
O grupo tem, entretanto, marcadas mais os seguintes espectáculos:
- 30 de Outubro, próximo sábado: Participação FESTAZ 2010 - 5º. Festival Nacional de Teatro, em Oliveira de Azeméis.
- 6 de Novembro: Actuação na Associação Recreativa e Cultural de Pó, no Bombarral.
- 13 de Novembro: Exibição no 10º. Festival do Grupo Semente, em Eixo.
- 20 de Novembro: Festival de Teatro de Milheirós de Poiares, em Santa Maria da Feira.
A Tuna Musical de Ois da Ribeira vai comemorar o 113º. aniversário nos próximos dias 27 e 28 de Novembro.
O programa é o seguinte:
- Dia 27: Arruada pelas ruas de Ois da Ribeira (tarde).
- Dia 28: Missa (10 horas), com presença do Bispo de Aveiro, seguida de procissão e romagem ao cemitério; mini-concerto e almoço comemorativo.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Hinos de Alfredo feitos para a Junta de Freguesia e a Arcor


Descobri esta pérola no site do padre Júlio, apenas conseguindo apurar que é de 2004, provalmente de Outubro ou Novembro:

«Alfredo Oliveira leva mais de 40 anos de músico e a licenciatura da filha Vera, médica, inspirou-o para a rima. Mais tarde, «querendo deixar alguma coisa para a freguesia», criou dois hinos, escrevendo letra e música - o «Hino a Ois da Ribeira» e o «ARCOR em Frente».

Sábado passado quis apresentá-lo e dizer obrigado a quem «ajudou a pôr o CD na rua». Convidou os presidentes da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira e da direcção da ARCOR, porque «os hinos foram feitos para estas duas instituições», os músicos e coral, a família próxima, e, orgulhoso e emocionado, mostrou o trabalho no restaurante Pôr-do-Sol.
«Tinha este sonho e consegui realizá--lo, estou satisfeito e feliz», disse Alfredo Oliveira, dando por sugestão que, por exemplo, «poderão ser aproveitados nas marchas populares». «Olhem… - acrescentou, bem emocionado - é alguma coisade mim que fica para a freguesia, ninguém me fica a dever nada».O trabalho em CD, denominado “É tão linda a minha terra”, inclui os temas “Um hino a Ois da Ribeira” e “ARCOR em festa”, com o solista Hercílio de Almeida e coro formado por Mariana Almeida, Andreia Almeida, Catarina Marques e Lila Reis. A direcção musical (e clarinete) é de Tiago Abrantes, com os músicos Gil Abrantes (saxofone alto), Brian Carvalho (trompete), Renato Salgado (bombardino), Abílio Liberal (tuba), Gilberto Figueiredo (acordeon) e Rui Figueiredo (percussão) e arranjos musicais do capitão Amílcar Morais».
Tirado DAQUI.

domingo, outubro 24, 2010

GTA da Arcor no Pó do Bombarral

O Grupo de Teatro Amador da Arcor volta à freguesia do Pó no próximo dia 6 de Novembro, para interpretar a comédia «O Gato», de Henrique Santana. O convite foi da União Cultural e Recreativa Poense e o espectáculo esteve marcado para 15 de Maio, altura em que foi adiado, devido a doença de uma actriz da Arcor. O GTA já lá esteve em 2009, quamdo apresentou a peça «É urgente o amor».
Foto
DAQUI.

sexta-feira, outubro 22, 2010

Funcionários da Caixa Geral de Depósitos em Óis da Ribeira

O percurso terrestre de Óis da Ribeira foi calcorreado
por funcionários da Caixa Geral de Depósitos. E foram muitos,
como se vê no retrato! Aqui fica o registo fotográfico.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Somos pequeninos em tudo, até a receber do Estado

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira vai eceber 24.365 euros do Estado, em função da sua participação nos impostos do Estado. Entre as 20 freguesias do concelho de Águeda, é a 19ª. a receber menos. Menos só Macieira de Alcoba. Somos pequeninos em tudo.
O valor das transferências para as 20 freguesias é de 890.642 euros. Uma a uma, recebem os seguintes valores:
- Águeda: 118.458 euros.
- Valongo do Vouga: 77.686.
- Aguada de Cima: 61.010.
- Macinhata do Vouga: 58.443.
- Fermentelos: 49.190.
- Espinhel: 47.793.
- Recardães: 47.767.
- Trofa: 43.098.
- Agadão: 42.386.
- Préstimo: 42.138.
- Castanheira do Vouga: 40.388.
- Borralha: 39.835.
- Barrô: 35.592.
- Travassô: 34.280.
- Aguada de Baixo: 30.456.
- Belazaima do Chão: 30.079.
- Segadães: 25.355.
- Lamas do Vouga: 24.366.
- Ois da Ribeira: 24.365.
- Macieira de Alcôba: 17.958.

domingo, outubro 17, 2010

Teatro de Óis da Ribeira em Santa Catarina



O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor vai voltar aos palcos já no próximo sábado, dia 23 de Outubro - de novo com a comédia «O Gato», de Henrique Santana.
Os actores ribeirenses vão actuar a Santa Catarina, uma freguesia do concelho de Vagos, a partir das 21,30 horas). Logo depois e como já aqui falamos, participará no FESTAZ2010 – V Festival Nacional de Teatro, em Oliveira de Azeméis (dia 30), no X Festival de Teatro em Eixo, organizado pelo Grupo Semente (a 13 de Novembro) e, finalmente, no Festival de Teatro em Milheirós de Poiares, em Santa Maria da Feira (dia 20).

sexta-feira, outubro 15, 2010

A pequenina Óis da Ribeira

Óis da Ribeira é a 16ª. menos populosa freguesia das 20
do concelho de Águeda - o que nem é grande novidade.
Tem apenas 722 moradores, o que corresponde a 1,4% da
população de todo o município aguedense.
Outro número interessante tem a ver com o número de
habitantes por quilómetro quadrado: tem 195,7
por cada um. Chama-se a isto densidade populacional.
Somos poucos mas quase todos... bons!

quarta-feira, outubro 13, 2010

Passeio da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira organizou, no dia 9 de Outubro, o tradicional passeio anual que oferece aos ribeirenses, com transporte a expensas da autarquia local.
É um dia em que a terra fica mais vazia e cuja iniciativa divide opiniões. Uns porque simplesmente são do contra, outros porque atribuem ao passeio o estatuto de "campanha eleitoral" e também aqueles gostam da iniciativa e lá vão na passeata.

Texo e foto de Luís Neves, eleito do PS
na Assembleia de Freguesia. Ver AQUI.

terça-feira, outubro 12, 2010

Site da Arcor parado há 8 meses...

O site da Arcor não é actualizado desde 22 de Fevereiro, já lá vão quase oito meses! Valerá a pena ter o site no ar? E que é feito do primeiro site? Está bloqueado! O que é que isto tudo quererá dizer? Que a Arcor não tem notícias? Que se fechou para dentro de si mesma? Que não se adaptou às novas modernices informativas? Que... nada?!! Ou que... tudo?!!!
Quem quiser ver melhor, que clique na imagem - que ela amplia-se.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Aqui há... gatos!!

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR há semanas que está a ensaiar a mesma peça do último ano cultural, o "O Gato", de Henrique Santana, e vai andar por aí a representá-la. O que é bom!!! Muito bom!!!
Menos bom é a gatada (!!!) da escrita. Que chatice!!!... Com que então, recorda-mos??!!! E recorda-tos o quê? Uma coisa destas num grupo cultural, não parece que a coisa assente lá muito bem ! Não quereria o GTA da ARCOR dizer «recordamos», muito simplesmente? Recordamos que recordamos é a primeira pessoa do plural, do presente do indicativo do verbo recordar: eu recordo, tu recordas, ele recorda, nós recordamos...
Já agora, e só por mera brincadeira do antes de jantar de hoje, a senhora (Sª) Catarina de Vagos é boa senhora, é?! Valha-nos Santa Catarina!
E a peça chama-se, chama-se como? É «O Gato» ou é a «Gato»? Definam lá isso.

domingo, outubro 10, 2010

Um fez o jazigo para enterrar sete nascidos em 1886 morreram ou enviuvaram


«Histórias dos nossos dias indicam-nos que a superstição tem algumas vezes a sua razão e influência na vida dos povos, ou a fatalidade é o guia para o abismo. »Viveu entre nós uma criatura que tinha feito o seu testamento. Mas porque as disposições não satisfizessem e porque a hospitalidade e companhia de família o fizeram tomar nova orientação, fez novo testamento, deu conhecimento disso à família e anunciou o dia para encerrar o novo testamento em Águeda. Essa família era diminuída de herança e a criatura que fazia suas disposições morreu nessa noite, creio que a 4 de Abril. O testamenteiro, para cumprir as disposições, tinha de mandar construir um jazigo que se eleva no cemitério e quando da construção ouvi dizer-lhe: «Nem eu nem a minha família nunca baixaremos a este túmulo». Passam os dias, e creio que a política influiu nisso alguma coisa. Ferido com uma bala, tomba por terra o testamenteiro, que foi o primeiro a estrear o jazigo. Em 1886, nasceram diversas criaturas aqui. Que todas tiveram a mesma sorte. Isto é, uns morreram deixando viúvas, e outros estão viúvos. Libânia está viúva; António Pires, no Brasil, viúvou e morreu; Fernando Bernardino dos Reis morreu e deixou viúva; Belmira Morais morreu e deixou viúvo; Germano Marques, viúvou; Zebedeu Costa, viúvou; e Maria Pinheiro viúvou. Foi a última dos desse ano».
Site www.oisdaribeira.net.

sábado, outubro 09, 2010

Raid Fotográfico do Galitos de Aveiro

Hoje é dia do Raid Fotográfico do Clube dos Galitos,
de Aveiro, pela pateira de Óis da Ribeira.
Aqui repetimos uma bela imagem da lagoa, da
autoria de António Ramalho e tirada
DAQUI.

sexta-feira, outubro 08, 2010

Encontro de Coros de Óis da Ribeira

O tradicional Encontro de Coros, da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e do Orfeão de Águeda está marcado para as 17 horas do próximo dia 17 de Outubro, um domingo.
Participa, para além do do Orfeão de Águeda, o Coral Misto da Associação Musical Oleirense - de S. Paio de Oleiros (na foto) - para cujo concerto se dirigia o grupo aguedense na noite do fatídico acidente em que morreu Ana Paula Silva, coralista e secretária da direcção. Fará nesse dia precisamente um ano.
As entradas são livres.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Ajuste de contas na Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira



A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira aprovou a primeira revisão orçamental da Junta de Freguesia, deste ano e fixada no valor de 16 053,52 euros.
Os trabalhos decorreram na noite de 27 de Setembro e envolveram a apresentação, pelo presidente da Junta de Freguesia, do relatório de actividades e a explicação da situação financeira da autarquia.

segunda-feira, outubro 04, 2010

Missa dominical passa das 9 para as 10 horas

A missa dominical de Óis da Ribeira será celebrada às 10 horas, a partir de 10 de Outubro de 2010. Até agora era às 9, desde há vários anos.
A decisão, segundo o padre Júlio Granjeia, tem a v com «a política de rotatividade» com as outras paróquias onde presta serviço. Cá fica a boa notícia, para os católicos praticantes e frequentadores da missa dominical. Podem dormir mais uma hora, o que não é nada mau.

domingo, outubro 03, 2010

Muros da escola primária pintados de branco

Há dias mostrámos aqui a placa de informação que está junto ao
muro da escola, mesmo em frente á rua António Bernardino e que
tem falta de letras e de uma seta. E, ao de leve, dissemos que
tinha sido pintado o muro. Todo pintado de branco.
Este fim de semana, cuidámos de o ir fotografar, para aqui
mostrar a escola de Óis, de «cara» alva e lavada, como se vê.
É justo dizer o trabalho da Junta - seja ela qual for. Agora, é esta.