quinta-feira, março 31, 2011

Apartamentos à venda em Óis da Ribeira

A falta de notícias e a ausência do quotidiano ribeirense levou-me a desfiar a net, onde googlamos Óis atrás de Óis. Desta feita, localizámos um vídeo promocional de venda de apartamentos. São os que ficam junto à pateira e pelo que leio no youtube os interessados em ter informações podem contactar pelo telefone 965063355.
Ver AQUI.

quarta-feira, março 30, 2011

O comício eleitoral de 2009 e o programa da Junta de Freguesia

A net tem destes prodígios e, na falta de actualidade ribeirense, aqui vos deixo esta pérola das eleições autárquicas de 2009. O então recandidato ganhador Fernando Pires dizia ser mais homem de acção que de discursos, razão por que não tinha muito a dizer no comício em que esteve Marques Mendes. Também disse que a sua candidatura não tinha surpresas, que era natural, como o programa que tinha sido distribuído de porta a porta. Ano e meio depois, vem a talho de foice perguntar pela execução do tal programa. Vão ver AQUI, que é porreiro.

terça-feira, março 29, 2011

A pateira vista do ar e do lado de Requeixo...

Julgo nunca ter visto a pateira deste ângulo aéreo. Do lado norte, a partir de Requeixo. Ao fundo do lado esquerdo, vê-se o largo do restaurante Pôr do Sol. Em frente, a Estalagem de Fermentelos.
Acabei de a ver na net e aparece a identificar uma vista aérea de... Espinhel. Espinhel? Só se for aquela mancha lá ao fundo.

segunda-feira, março 28, 2011

Seminário sobre agricultura sustentável em Águeda



A Câmara Municipal de Águeda está a organizar o projecto “Agricultura – semente de sustentabilidade” e vai apresentá-lo no dia 4 de Abril, às 14 horas, no Salão Nobre.
O objectivo é atrair pessoas em situação de desemprego ou que pretendem desenvolver a actividade agrícola em part-time, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais, de modo a torná-la geradora de rendimentos para as famílias. Como Óis da Ribeira é terra fortemente agrícola, aqui fica o aviso para a malta.
A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição até ao dia 31 de Março, pelo presidente@cm-agueda.pt ou pelo telefone 234610070

domingo, março 27, 2011

Arcor aprovou contas e ganhou na canoagem


O novo site da Arcor dá conta da aprovação, em assembleia geral, das contas de 2010.

A reunião teve 28 associados, 26 votaram a favor e dois abstiveram-se. Foi na 6ª.-feira à noite e comentou-se que foi muito participada e informativa.

Ontem, sábado, entretanto, a equipa de canoagem disputou o Campeonato Regional de Esperanças, em Cacia. A prova foi participada por cerca de 130 atletas e 13 clubes, a Arcor conseguiu alcançar o 5º. lugar.

Classificações individuais:

- João Pedro Framegas: 9º. lugar em K1 Iniciados.

- José Gonçalves/António Gonçalves: 2º. lugar em K2 Infantis.

- Cíntia Espinhal/Mariana Fernandes: 1º. lugar em K2 Infantis.

- Adriano Coelho: 2º. lugar em K1 Infantia.

- Leandro Melo: 4º.- lugar em K1 Infantis.

- Sara Soares (na foto): 1º. lugar em K1 Infantis.

- Manuel Tavares: 3º. lugar em C1 Cadetes.

Ora aí está como um site pode ser útil à comunidade ribeirense.

sábado, março 26, 2011

Oias da Ribeira e a pateira vistas pelas crianças

Óis da Ribeira é uma pequena e simpática freguesia do Concelho de Águeda. O seu «berço», foram as margens do Rio Águeda. É uma terra com muitos anos de vida. Foi criada por um povo que chegou à Península Ibérica, antes de Cristo, chamado "Celta". Instalaram-se aqui, porque os terrenos eram alagadiços, e por isso, eram muito férteis para a agricultura.
O seu nome está ligado a esta circunstância e tem uma razão histórica de existir. Assim os Celtas chamaram-lhe «Olis» (terrenos alagadiços) e «ribeira» por se situar nas margens do rio, que seria, no tempo em que os Celtas ocupavam a Península, um pequeno rio. Mais tarde, no reinado de D. Manuel I, recebeu «a carta de Foral. No princípio do século XX, foi sede de concelho.
Alunos da Escola Primária de Óis
da Ribeira do ano 2004/2005
Ver AQUI.

sexta-feira, março 25, 2011

Saudemos o novo site da Arcor

A ARCOR tem site novo e nós que algumas vezes aqui mandámos umas bicadas ao desterro a que esteve entregue desde Fevereiro do ano passado, pela anterior direcção, aqui estamos para festejar a sua ressurreição. E dar os parabéns ao novo elenco directivo, presidido pelo dr. João Gomes.
Como dos mortos não reza a história, falemos dos vivos e saudemos o aspecto arejado e dinâmico do novo site, desejando, do coração, que não lhe aconteça o mesmo que aconteceu ao outro.
Reparámos entretanto que fechou o blogue da ARCOR, administrado pelo presidente da obra. Ficamos com pena - pois era uma referência da sociedade blogueira local e o espólio da história arcoriana.
Seja como for, nós que somos os decanos destas coisas, saudamos o novo site da Arcor e aconselhamos que o visitem, AQUI.

quinta-feira, março 24, 2011

A estrada de Santo António por asfaltar

O pequeno troço da estrada atrás da capela de Santo António continua por asfaltar e já lá vão mais de dois anos. O espaço em terra batida resultou do alargamento oportunamente feito pela Junta de Freguesia - em muito boa hora! -, graças à disponibilização de terrenos, da parte dos proprietários - Albertino Soares, Natália Neves, Natália Reis, Jacinto Viegas, Maria Martins, Aurélio Framegas, Marta Azevedo e José Maria Gomes.A estrada foi alargada, por detrás do templo e no prolongamento para lado da pateira (como se vê na foto), e até foram feitas valetas e emanilhamentos. Acontece é que ficou o novo espaço por alcatroar.
Há alguns meses, terá sido prometido o asfaltamento, para quando uma máquina do dito andasse por perto. Mas, diz o presidente da Junta de Freguesia, “já andou em Travassô e não veio a Ois”.
Assim sendo, não poderia ter andado mais perto.“Até nisso se vê o desprezo a que a Câmara Municipal vota Ois da Ribeira”, disse o presidente Fernando Pires, lembrando “o caricato de há tempos ter sido colocado o tout-venant, para asfaltar mas não ter sido asfaltado, acabando o tout-venant por desaparecer”.
Notícia DAQUI.
Foto DAQUI.


quarta-feira, março 23, 2011

A rede de saneamento de Óis da Ribeira vista á lupa...

Li as queixas do sr. presidente da Junta de Freguesia sobre a não conclusão da rede de saneamento. Óis está a menos de metade. E esta parte da população que não tem, que se lixe.
Não conheço bem o funcionamento dos investimentos públicos nestas matérias, mas uma certeza eu tenho: não é justo que uma parte da população não tenha a rede. Se a outra já tem. Então, há ribeirenses de primeira e ribeirenses de segunda?

Por outro lado, recordo que até 2005 a Câmara era do PSD, num tempo em que também não houve saneamento em Óis. Quem é culpado, então?
Vou precisar de uma lupa para o(s) encontrar. Penso eu de que! Encontrar o(s) culpado(s) e a própria rede de saneamento em falta.

terça-feira, março 22, 2011

O ribeirense Mílton Soares e Santos e Maria Leonor de Medeiros Teixeira da Rocha celebraram as suas bodas de ouro matrimoniais a 19 de Março, na igreja de Óis da Ribeira.
A cerimónia foi presidida pelo Padre António Rego (da TVI) e amigo do Milton desde Angra do Heroismo, onde ambos trabalharam. A Eucaristia, segundo o facebook da Paróquia, tece concelebração do diácono permanente Fernando Reis, cunhado do casal, e participação de numerosos familiares que quase encheram a Igreja de Santo Adrião.
O Coral de Oiã, com alguns familiares do casal, também se asociou e uma neta versejou, para retratar passos da vida do casal.
Milton Soares dos Santos é filho de David Soares dos Santos, que em Janeiro fez 100 anos. Foi director da Associação Comercial de Aveiro e presidente das assembleias gerais da Tuna e da Arcor.
Foto DAQUI.

segunda-feira, março 21, 2011

Escola Funerária de Óis da Ribeira

A Escola Funerária ANEL encerrou o curso de formação de responsáveis técnicos, que decorreu em Ois da Ribeire a envolveu dez agências da região.
A Associação Nacional as Empresa Lutuosas (ANEL) organizou cursos que envolveran 300 profissionais do sector por localidades como Lisboa, Braga, Barcelos, Coimbra, Setúbal, Fafe, Beja e Évora. E vai realizar em Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras. Ois da Ribeira foi a única freguesia rural a acolher um curso ANEL.
As primeira carteiras profissionais de responsáveis técnicos serão entregues ainda este mês de Março, em data a anunciar, e a cerimónia decorrerá precisamente em Ois da Ribeira - na sala de formação da Junta de Freguesia local. É o primeiro curso a ser concluído, em todo o Portugal.
A Escola ANEL organizou os cursos com “parceiros especializados na área da formação funerária”, caso da Profiforma e da Atlântida. Certifica, no caso do curso de Ois da Ribeira, 13 novos técnicos, das agências da Pateira, de Ois da Ribeira (2), A Funerária de Águeda, António Abrantes, Agência Castilho, S. João de Deus (Mourisca), Agência de Famalicão (Anadia), Agência de Cedrim do Vouga, A. Duarte (3), Gamelas (Aveiro) e Funerária de Macinhata do Vouga. O curso terminou a 10 de Março.
Notícia e foto DAQUI.

domingo, março 20, 2011

Arcor está em campanha de angariação de sócios


A Arcor está em campanha de angariação de sócios, como se vê pela cópia do documento que encontrámos espalhado por Óis. A Arcor está viva, começa por dizer o papel, dizendo mais à frente que tem creche, jardim de infância, ATL, centro de dia e apoio domiciliario, teatro e canoagem.
Damos aqui uma ajudinha á direcção: também tem o campo polidesportivo que lá pr ter sido abandonado pela antecessora, bem poderá ser um bom motivo para atrair a juventude. Eu mesmo lá joguei e o mesmo fizeram dezenas de jovens de Óis, durante anos seguidos. O diaxo é que a Arcor também deixou acabar o futsal, embora até me lembre de lá se fazerem jogos entre raparigas.
Acho que esta direcção tem nas mãos bons meios para trabalhar.

sábado, março 19, 2011

NÃO QUERO CÁ O CÃO!!!

Anda um cão à solta em Ois da Ribeira, no centro da freguesia, perto da associação - onde todos os dias está quase uma centena de crianças e muitos idosos. Ja não falando de adolescentes que por ali descem do autocarro do instituto e dos adultos que andam por ali na sua vida.
O cão anda à solta, pode ter raiva, é um perigo público!!! O cão também é frequenemente visto no adro da igreja, por onde brincam crianças da catequese. E já foi visto perto da escola. Procura quem lhe dê comida. Ninguém o tira da rua?!!!! Não há autoridade que cuide deste perigo?

sexta-feira, março 18, 2011

O polidesportivo da Arcor há 6 anos e o Dia das Mãe


A falta de notícias leva-nos a basculhar e, mesmo sem querer, dei com estas (e mais) fotos da forma como o polidesportivo da Arcor era utilizado há 6 anos, no diia 30 de Abril, a comemorar o Dia da Mãe. Quem for AQUI, encontra mais - no primeiro site da associação, acho eu. E repare-se na alegria das mães e das filhas.
Quem olha para o estado do campo de 2005 e olha para o de agora, louvado seja Deus! Que a nova direcção ponha aquilo como deve ser, é o que eu desejo.
Cliquem nas imagens, para as verem maiores.

quinta-feira, março 17, 2011

«Brilho da Noite" na pateira de Óis da Ribeira

O dia não deu para «caçar» notícias de Óis. Demos a volta pelos espaços habituais e nem cheiro. Nem o hebdomanário mais antigo do país, do ribeirense do lado da igreja e do presidente da Junta, publicou algo sobre a santa terrinha. Ou nada apareceu no site do jornal.
Os nossos arquivos, todavia, aqui estão no seu esplendor, com este instantâneo e brilhante «Brilho da Noite», de Guilherme Limas, que pescámos AQUI.
Cliquem na imagem, para a ampliar.

quarta-feira, março 16, 2011

As medidas para líquidos e secos no concelho de Óis da Ribeira

A riqueza da net é isto: andamos pro aquia navegar e de repene descobrimos coisas de Óis que nem imaginamos. É o caso de uma tabela de medidas para líquidos e secos do extinto concelho que já foi a nossa freguesia.
O para mim mais surpreendente que tenha sido o Sistema Google a localizar estes "Mappas das Medidas do Novo Systema Legal comparadas com as antigas nos diversos Concelhos do Reino e Ilhas" que, afinal, foi editado pela Imprensa Nacional Casa do Moeda em 1868. O concelho de Óis da Ribeira tinha sido extinto em 1834, para dar origem, com outros, ao de Águeda actual.
O amigo blogueiro que se inspire, cultive e divirta a ver as... medidas.
Tirado DAQUI.

terça-feira, março 15, 2011

Monumento à Tuna Musical de Óis da Ribeira

Muitas vezes, passamos tantas vezes num sítio e não damos pelo que nos rodeia. É o caso do Monumento à Tuna, que está no jardim entre a capela mortuária e o cemitério novo. Há quase 10 anos que lá está e se calhar nem tantas vezes demos por ele.
É simples, sóbrio, elegante, airoso, dignifica o pequeno ajardinado e prestiga a Tuna e Óis da Ribeira. Até é pena que não reparemos nele.

segunda-feira, março 14, 2011

Automatização dos sinos da torre da Igreja

Leio no site do Padre Júlio que a Comissão para os Assuntos Económicos (Fabriqueira) vai reunir hoje para analisar a posibilidade de avançar para a compra de um sistema de automatização dos sinos da igreja. Por mim concordo. Ainda no último funeral soube que, lamentavelmente, não foi tocada a primeira chamada na hora marcada, mas só meia-hora depois, porque não apareceu o sineiro.
A automatização é já muito vulgar por todo o país, pelo que não vejo razão para que Óis da Ribeira não avance com esta solução. Custa dinheiro? Pois custará. Mas é para isso que se podem puxar os cordões à bolsa.

domingo, março 13, 2011

Os padres e os seminaristas de Óis da Ribeira









A minha volta pela net de Óis fez-me encontrar o convite do Seminário de Santa Joana Princesa, de Aveiro, para que os jovens lá passem um ou dois dias, a 2 ou 3 de Abril. Quem sabe que vocações se poderão descobrir?! O convite suscitou-me uma curiosidade: quantos padres houve em Óis?

Recentemente, lembro-me da ordenação de um, o padre Carlos Reis (foto a cores), que já não exerce. E sei que, no século XX, apenas terá havido um, o padre José Bernardino (foto a preto e branco), que não conheci e sei que chegou a monsenhor. E não terão havido mais? Perguntei lá para casa e pouco mais soube. Ouvi falar de vários seminaristas e, com grande surpresa minha, seminaristas relativamente recentes.

Um deles é o actual presidente da assembleia geral da Arcor, Diamantino Correia. Sabiam? Eu não sabia, nem fazia a menor ideia. E sabem quem foi companheiro dele nas camaratas do seminário? Pois, foi Dinis Alves , filho do José Eurico. E foi também um filho de João Bicho, de que não sei o nome mas em altura diferente.

Já fechava a minha boca de espanto, quando me diz a minha mãe que quem também foi seminarista foi Dinis Santos, o bate-chapas. E sabem de quem ele é tio? Vejam lá, é do (ex-padre) Carlos, que agora é funcionário da Câmara.

sábado, março 12, 2011

O Rali das Sextas-Feiras em Óis da Ribeira



Um grupo de animados turistas organizou-se no chamado Rali às Sextas e veio a Óis festejar a Etapa 250. Já foi a 11 de Fevereiro, mas só agora demos por ele e dele aqui damos nota. Com uma nota prévia: a anfitriã é uma ribeirense por afinidade: Maria João Gomes, aqui na foto mesmo ao lado.
E quem é Maria João Gomes, quem é? Quem é quem que levou para Óis da Ribeira levou os ralistas sexta-feiristas? Pois, é a esposa de João Gomes, do novo presidente da ARCOR. E assim se divulga Óis da Ribeira.
Leiam:
(...) e tal como tínhamos prometido, proporcionou-se uma Etapa especial e cheia de surpresas! Começou logo pelo local: nunca antes tínhamos ido a Ois da Ribeira (Águeda) e o local onde comemorámos a Etapa 250 – a pastelaria/pizzaria Pau de Canela D’Ois – revelou-se um espaço moderno, com atendimento simpático e com um pão com chouriço muito apetecível. Faltaram os rissóis de leitão, mas pronto…
E vão ver mais
AQUI.

sexta-feira, março 11, 2011

As tradições que se perdem em Óis da Ribeira




A tradição já não é o que era, é bem verdade, e em Óis da Ribeira também não. As tradições foram-se perdendo.
Uma delas, de que muito gostava eu, era a da ladaínha que se cantava nas noites da quaresma, desde a rua de Santo António até à igreja, onde no adro se continuava a cantar e todos nós, os mais pequenitos, esperávamos que os adultos nos autorizassem a ir à torre, para tocar o sino. Era um momento mágico, com a gente tocar o sino pequeno, enquanto os adultos viravam o grande.
Tinha a ideia que se continuava a cantar todos os anos e ainda não foi há muitos que por mais de uma vez passei pela procissão. Mas soube agora que a há alguns que não se faz e também não se faz este ano.
A foto mostra um grupo dos antigos animadores da ladaínha, nas neste caso concreto do Amentar das Almas de 2006, tirada do site de Luís Neves.
Mas porque é que a actual geração de Óis deixa morrer estas tradições é que eu não entendo.

quinta-feira, março 10, 2011

A Arcor vai disputar a Taça Nacional de Maratonas de Canoagem


A Arcor vai disputar a Taça Nacional de Maratonas de Canoagem, em Mértola, fazendo deslocar 12 atletas. A prova está marcada para 13 de Março, o próximo domingo.
A equipa estará representado por embarcações de K2 seniores e C2 juniores, K1 juniores, K1 juniores femininos, C1 juniores, K1 Veteranos B /2) e K1 Veteranos C (1).

quarta-feira, março 09, 2011

O agente do CENSOS 2011 EM ÓIS DA RIBEIRA


O CENSOS 2011 começou anteontem, como ontem aqui dissemos, mas não sabíamos quem era o agente censitário oficial. Agora já sabemos, depois da leitura da imprensa de Águeda. E aqui damos conta de quem é: é Steven Tavares Pires, filho do presidente da Junta de Freguesia.
Cabe-lhe distribuir e recolher a documentação. Tem de obrigatoriamente andar identificado, mas nma aldeia como Óis da Ribeira, nem precisa. É suficientemente conhecido, é o ribeirense que está na foto - que recolhemos do Jornal da ARCOR de Setembro de 2002.

terça-feira, março 08, 2011

O CENSOS 2011 também em Óis da Ribeira


O CENSOS 2011 começou ontem (7 de Março) e vai continuar até 24 de Abril. Em Portual e naturalmente em Óis da Ribeira.
Trata-se da maior operação já estatística realizada no nosso país e consiste no XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação, sendo o dia 21 de Março o momento censitário. Ou seja, o dia a que todas as respostas se devem referir.
A operação é da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE) e tem como objectivo recolher informação sobre quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos e é um valioso instrumento de diagnóstico, planeamento e intervenção, facilitando a definição de objectivos e prioridades de actuação a nível local e nacional e o planeamento regional e urbano com vista à implementação de políticas de desenvolvimento que de facto venham ao encontro das necessidades da população.
A Junta de Freguesia coordena a operação de Óis da Ribeira.

segunda-feira, março 07, 2011

Óis, há 791 anos, tinha 28 casais! Talvez 200 pessoas!

A evolução populacional de Óis da Ribeira conheceu os números de que aqui se falou anteontem. Ocasionalmente, descobrimos ontem a Revista do Instituto de Arqueologia da faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Volume 39, que, na página 233, nos fala de há... 791 anos.
E sabem os amigos e nterrâneos ribeirenses que era a nossa terra uma das maiores de Riba d´Águeda, região quecorresponderá, mais ou menos às freguesias que hoje ladeiam o rio do mesmo nome? Tinha 28 casais. Lê-se na revista. Seriam uns 200 moradores, para menos. Calculamos nós. E aqui deixamos cópia da página da revista.

domingo, março 06, 2011

Os antigos confessionários da Igreja de Óis da Ribeira

Não me canso de dizer que a nossa igreja está linda mas, francamente, não tinha reparado no aproveitamento feito dos antigos confessionários. Pois é uma agradável surpresa, com arranjos simples e a colocação de imagens - que muitoprovavelmente andavam esquecidas por qualquer canto.
As coisas, muitas vezes, não são melhores só porque se tem... dinheiro, mas porque se tem imaginação mínima e suficiente criatividade. Felicito quem teve a ideia, quem a aprovou e a executou.

sábado, março 05, 2011

População de Óis da Ribeira está a diminuir


A fazer fé nos dados da Câmara Municipal de Águeda, Óis da Ribeira tinha menos 88 habitantes em 2001 (721) que em 1991 (828). Perderam-se 8,8 (média) por cada ano desta década. Que números iremos conhecer no Censos de 2011? Seremos mais, ou seremos menos?
Outro dado interessante tem a ver com os 41 anos que se passaram entre 1960 &23 moradores) e 2001 (721): apenas mais 98 habitantes.
Aqui ficam os números, retirados do site da Câmara Municipal de Águeda:
- 1960: 623.
- 1070: 673.
- 1976: 753.
- 1979: 781.
- 1981: 686.
- 1991: 828.
- 2001: 721.
- 2011: ???

sexta-feira, março 04, 2011

Blogueiros do d´Ois Por Três acreditam na nova direcção da Arcor


A nova direcção da ARCOR: João Paulo Gomes (presidente), Hercílio Almeida (secretário), Sérgio Almeida (vice-presidente),Rui Cardoso (tesoureiro) e Ondina Gomes Soares (vogal)

A nova direcção em funções há um mês, que se completará domingo. E, aqui ao lado, perguntámos aos ribeirenses se "a nova Arcor merece ser apoiada". A resposta foi inequívoca: claro que sim.
Seis de sete votantes, o que corresponde a 85%, assim responderam. Apenas um (15%), considerou que devemos esperar. Quer isto dizer que, entre quem votou, a esmagadora maioria está do lado da nova direcção e nela confia. O que é um sinal muito afirmativo e de confiança. Nós também estamos e saudamos e incentivamos o grupo de trabalho constituído, com o natural e convicto desejo que realize um bom trabalho, um trabalho positivo e dinamizador das potencialidades da instituição - a nível social, cultural e desportivo
.

quinta-feira, março 03, 2011

Cinco títulos Regionais de canoagem para a ARCOR

Os canoístas Tiago Tavares, Cíntia Espinhal, Fábio Lopes, João Brinco e Volodomyr Perekodov, da ARCOR, sagraram-se campeões regionais de Fundo do Centro, nas provas que, no domingo, se realizaram em Montemor-o-Velho. O clube de Ois da Ribeira foi quarto classificado.
As provas foram as primeiras da época e tiveram participação de cerca de 250 atletas, de 13 clubes da Região Centro. Venceu o Saavedra Guedes, por equipas (2023 pontos), seguido do Costa do Sol (1148) e do CIC de Montemor (1134). A ARCOR foi quarta classificada (com 1078).
O GICA ficou em 12º. lugar, com 196. O CN de Ilhavo foi 13º. e último (96).
As classificações dos dois clubes de Águeda foram as seguintes: -
- K1 iniciados: Ricardo Bela (8º.) e Nelson Alves (13º.), ambos do GICA; João Framegas (16º.), da ARCOR.
- K1 infantis: Adriano Coelho, 2º. lugar, vice-campeão regional, da ARCOR; 27º.-Nuno Alves, do GICA.
- K1 infantis: Cíntia Espinhal, 1º. lugar, campeã regional; Mariana Pires (4ª.), ambas da ARCOR.
- K1 cadetes: Ana Rita Laranjeira (6º.), da ARCOR.
- K1 Cadetes: Daniel Ferreira, 25º. lugar, do GICA.
- C1 cadetes: Manuel Tavares (4º.), da ARCOR.
- C1 juniores: Fábio Lopes (foto, à direita), 1º. lugar, campeão regional; 4º.-Amílcar Pina, ambos da ARCOR.
- K1 Veterano B: João Brinco, 1º. lugar, campeão regional; 4º.-Rui Figueiredo, ambos da ARCOR.
- K1 Veterano C: Volodomyr Perekodov, 1º. lugar, campeão regional, da ARCOR.
- C1 seniores: Tiago Tavares (foto, à esquerda), da ARCOR, 1º. lugar, campeão regional; 3º.-Diogo Ferreira; 4º. Jorge Silva; 6º.-Ricardo Conceição, todos do GICA.
- K1 juniores: Alexandre Pires (13º.), da ARCOR.
- K1 juniores: Andreia Fernandes (8ª.), da ARCOR.

quarta-feira, março 02, 2011

Vandalismo no parque de lazer da pateira

O parque de lazer da pateira foi alvo de um ataque de vandalismo, na noite de sexta- -feira para o último sábado. Os energúmenos arrancaram tábuas do acesso ao coreto, atiraram-nas para cima da cobertura e soltaram os cabos de segurança. Uma das esquinas chegou a ceder ligeiramente e não fora a pronta intervenção dos serviços municipais (para reparar a situação) e poderia até correr-se o risco de alguma ventania que surgisse e mandasse a cobertura pelo ar: estava desamarrada.Os cabos foram desapertados e ficaram pendurados da cobertura. «Os vândalos foram vistos por uns pescadores, aí por volta das 4,30 horas da manhã. Mas não foram reconhecidos, seguiam a pé», comentou Fernando Pires, o presidente da Junta de Freguesia. O vandalismo não se ficou por isto: o gradeamento das escadas de acesso ao hangar ficou um pé arrancado, à força de tanto ser abanado. Os três contentores foram atirados pelo ar e um deles mesmo para a água. O bebedouro foi arrancado e atirado para o chão.A noite foi ainda aproveitada para mais vandalismo. Na curva para o Caminho Novo, arrancaram as placas com setas de trânsito. Já na Rua da Pateira, a “vítima” foi uma caixa de correio.
Texto e foto DAQUI.

terça-feira, março 01, 2011

A pateira na lista da Convenção de Ramsar


Aleluia Baptista, no Público, falou da anunciada integração da pateira na lista da Convenção de Ramsar. Aqui o transcrevemos:
«Na verdade, não faz sentido não constar na Lista da Convenção de Ramsar, com uma extensa massa de água, e acção de remoção de jacinto-de-água desenvolvida nos últimos anos. Sempre considerei que esta área, tem condições de ter mais estatuto de Conservação.
Como é do conhecimento, de todos nós, ligado a conservação, que a pateira está incluido na lista da Rede Natura 2000, com mais uma classificação, só temos a ganhar com a conservação e valorização dos valores naturais da região e do país, e reconhecimento internacional. Embora considero que existe necessidade de maior conhecimento da fauna e flora da área».