A ribeirense que é professora do ensino básico e exerce na EB1 de Óis da Ribeira, é Maria José Tavares Pires (foto), esposa do empresário José de Almeida Reis.
- Pergunta de hoje: Quem é a ribeirense que é professora do ensino básico ligado ao sector da deficiência infantil? Amanhã diremos.
VERDADES, ACTUALIDADES, HUMORES, DESUMORES E AFINS !! * doisportres2@gmail.com
VERDADES, ACTUALIDADES, HUMORES, DESUMORES E AFINS !! * doisportres2@gmail.com
sexta-feira, setembro 30, 2011
O salvador da freguesia virá numa manhã de nevoeiro
Anda por aí toda a gente incomodada com a extinção da freguesia de Óis da Ribeira - que será ou não será, ninguém sabe ao certo se sim, se não e como! - por causa da chamada reforma da administração local. E com a certa extinção dos homens (e mulheres) fortes e influentes, que pelos vistos não há.
Andam todos preocupados com o acessório e, afinal, esqueceram-se do essencial, reduzido a esta simples pergunta: haverá mesmo o homem (ou mulher) providencial, que nos «safe» de tal lei? Há ou não há?
O d´Óis Por Três não sabe. Sabe só que, qual D. Sebastião, é certo que tal milagreiro aparecerá do meio do nevoeiro, a meio de uma manhã, ali para os lados da pateira. Mais ou menos por onde a foto mostra.
quinta-feira, setembro 29, 2011
Gente d´Óis - 107 ///\\\ JOÃO FERNANDES GONÇALO
O ribeirense que ganhou um prémio num concurso de música foi João Fernandes Gonçalo (foto). Venceu o 1º . prémio, na categoria infantil, do Concurso "Terras de La Salette" (3ª. edição), realizado em Oliveira de Azeméis, em 2008. Repetiu em 2010.
- Pergunta de hoje: Quem é a professora primária ribeirense, que lecciona em Óis da Ribeira? Amanhã diremos.
Óis da Ribeira deve acabar como freguesia...
A extinção de freguesias, a agregação de Câmaras e a redução de cargos dirigentes e de veeradores são as principais metas enunciadas peloGoverno para a reforma da Administração Local. A Câmara de Águeda perderá 2 vereadores e várias freguesias. Óis deverá ser uma delas. Quase de certeza.
Em municípios como o de Águeda, com uma densidade populacional de 143 habitantes por metro quadrado, as freguesias zonas rurais terão um mínimo de 1.000 habitantes. Óis tem 700 e tal.
Como Óis, também Agadão, Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga, Lamas do Vouga, Macieira de Alcôba, Ois da Ribeira e Préstimo) das 20 freguesias (rurais) não têm 1.000 habitantes. Poderão ter nova figura de gestão territorial e política. A aglomeração e criação de novas freguesias será irreversível.
Informação retirada DAQUI
quarta-feira, setembro 28, 2011
Gente d´Ois - 106 ///\\\ ABEL TAVARES GONÇALO
O ribeirense que é (foi) director da Associação Desportiva de Travassô é Abel Tavares Gonçalo (foto), filho de Belmiro Gonçalo e irmão de Luís e Palmira, entre outros. Também foram (são) dirigentes da ADT, e ribeirenses, Samuel Fernandes e António Gomes (este, também é actualmente do Jardim Social).
- Quem é o ribeirense que ganhou um concurso de música, como executante? Amanhã diremos.
- Quem é o ribeirense que ganhou um concurso de música, como executante? Amanhã diremos.
Rede no muro da escola primária
A escola primária (EB1) de Ois da Ribeira foi beneficiada com a instalação de uma rede no muro de protecção para a estrada.
A iniciativa da Junta de Freguesia tem a ver com questões de segurança, pois impedirá que as crianças possam cair à estrada. O correspondente recorda bem, do seu tempo de aluno, quando o muro cedeu à “força” das brincadeiras de escola e ele, e um companheiro de carteira, “voaram” para estrada - que não tinha, ao tempo, o movimento de hoje e, por tal, não era tão perigosa.SP sabe das preocupações que a directora da escola manifestou à autarquia local, assim como à comissão de pais, pelo que a rede, finalmente, vem “matar” um problema - que, de resto, já deveria estar resolvido há muitos anos.
A iniciativa da Junta de Freguesia tem a ver com questões de segurança, pois impedirá que as crianças possam cair à estrada. O correspondente recorda bem, do seu tempo de aluno, quando o muro cedeu à “força” das brincadeiras de escola e ele, e um companheiro de carteira, “voaram” para estrada - que não tinha, ao tempo, o movimento de hoje e, por tal, não era tão perigosa.SP sabe das preocupações que a directora da escola manifestou à autarquia local, assim como à comissão de pais, pelo que a rede, finalmente, vem “matar” um problema - que, de resto, já deveria estar resolvido há muitos anos.
A talho de foice, cabe perguntar se não será possível cuidar melhor do espaço envolvente do edifício - o chamado recreio. E também, já agora, do campo de basquetebol.
Foto e notícia DAQUI
terça-feira, setembro 27, 2011
Gente d´Óis - 105 ///\\\ SARA MELO
Orlas mesozóicas! As coisas que há em Óis da Ribeira
Eunice Figueira está a fazer estrado em Geologia e, passando pelas bandas de Óis, fala de orlas mesozóicas, que assentam em discordância com os xistos as rochas sedimentares do Triássico Superior (coisa para ter idade entre os 213 milhões e os 219 milhões de anos), compostas por arenitos e argilitos de tons vinhosos com grande compactação e sedimentos do Cretácio (100 milhões a 65 milhões de anos), constituídos por arenitos de granulometria variada com leitos de argila.O Triássico Superior é formado pelos arenitos de Eirol, que se dispões numa estreita faixa, que circunda os vales dos rios Vouga e Águeda e encontra-se particularmente desenvolvido na região de Eirol.
Os estratos observáveis na estrada de Óis da Ribeira para Espinhel e na estrada de Travassô para Oronhe, que ladeia a linha do comboio. Na sua coloração predominam os tons vinhosos e púrpura, mas algumas camadas apresentam coloração amarela, esverdeada, acinzentada ou mesmo negra.
Eunice Figueira disse. Está dito.
segunda-feira, setembro 26, 2011
Gente d´Óis - 104 ///\\\ GENINHO PINHEIRO
O neto de ribeirense que foi pelo menos 7 vezes campeão nacional de full-contact é Geninho Pinheiro (foto), filho de Eugénio Martins Pinheiro e neto de Eugénio Pinheiro de Almeida (este, já falecido, tio de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida). Resposta à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é a ribeirense licenciada em enfermagem e a trabalhar na Misericórdia de Águeda? Amanhã, diremos.
Análise química das águas da pateira
Os Jovens Repórteres da Escola Fernando Caldeira, de Águeda (quantas vezes por lá passsei!...) estiveram na pateira a fazer recolha de amostras de água.
O objectivo é analisar os respectivos parâmetros químicos: compostos azotados (nitratos, nitritos e amónia), fosfatos, pH e dureza da água. Boa notícia, que pode ser lida em pormenor, AQUI.
domingo, setembro 25, 2011
Gente d´Óis - 103 ///\\\ SAMUEL FERNANDES
O ribeirense que é dirigente da Associação Desportiva de Travassô é Samuel da Costa Fernandes (foto), filho de António Fernandes da Silva (Pedronha). Respota à questão de ontem.
- Pergunta de hoje: Quem é o neto de ribeirense que foi pelo menos 7 vezes campeão nacional de kick-boxing? Amanhã diremos.
- Pergunta de hoje: Quem é o neto de ribeirense que foi pelo menos 7 vezes campeão nacional de kick-boxing? Amanhã diremos.
As cheias e a ponte de Óis da Ribeira
O Regulamento de Gestão do Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos (FPRH) entrou em vigor a 14 de Julho de 2010 e apresentava 85 intenções de projecto, para todo o país.
Um deles, com o número, FPRH/0016/2ª/2010, da rubrica «Controle de Cheias em Águeda», indicava intervenções na Ponte do Campo e no Canal Secundário do Rio Águeda (bypass ao Rio Águeda) e na ponte de Óis da Ribeira. Obras que estariam a cargo da Administração da Região Hidrográfica do Centro.
Mais de uma ano depois, alguém sabe dizer onda páram as modas? Talvez a Junta! Talvez a Câmara? Talvez o jetas, como dizia a minha avó. Talvez!
sábado, setembro 24, 2011
Gente d´Óis - 102 ///\\\ ANTÓNIO GOMES
O correio anda atrasado...
Sou do tempo, e não foi há tanto tempo assim, em que uma das formas de matar saudades da terra era receber o Jornal da Arcor. Soube que o endereço foi pedido a minha mãe, recebia-o em envelope fechado e selado e não dormia enquanto não o lia, no dia em que chegava pelo correio. E sempre me lembrava de uma expressão de meu avô, quando lia o Amigo do Povo. Dizia ele, sentado ao sol da eira, que o lia «de fio a pavio». Era como eu a ler o Jornal da Arcor. Também «de fio a pavio».
O jornal deixou entretanto desapareceu do mapa, deixou de ser publicado há uns anos, e foi com alegria que li no site da Arcor, em Março deste ano, que ia ser publicado. Nunca o vi em papel, mas apenas em forma digital, e que deixara de ser trimestral para ser quadrimestral. A 30 Agosto (ver na imagem), o site oficial da Arcor dava conta que está ser ultimado e que vai ser disponibilizado em breve, em formato digital e de papel. No digital, fui procurando e ainda não o vi. Como o formato de papel, nunca o recebi, tinha a fé que o encontrasse hoje lá por casa da família de Óis. Afinal, já lá vão 24 dias. Mas também não!
Assim, a gente não sabe de nada do que se passa na Arcor, nem as novidades do novo ano lectivo, nem a evolução da canoagem, nem a peça de teatro, nem o aumento de utentes e das mensalidades, nem das carrinhas gripadas, nem nada. O sr. Memórias d´Óis, nesse campo, era um mestre. Neste e noutros, tiro-lhe o meu chapéu!
PS: Confesso que recebi o jornal durante anos e
nunca contribuí para ele, nem para os selos do
correio. Mas sempre me chegou a casa e sei que era
distribuído em Óis, de porta a porta. Agora, o correio ou
anda atrasado, ou está de greve.
E a Arcor tem fala de pessoal.
Clicar na imagem, para a ampliar.
O jornal deixou entretanto desapareceu do mapa, deixou de ser publicado há uns anos, e foi com alegria que li no site da Arcor, em Março deste ano, que ia ser publicado. Nunca o vi em papel, mas apenas em forma digital, e que deixara de ser trimestral para ser quadrimestral. A 30 Agosto (ver na imagem), o site oficial da Arcor dava conta que está ser ultimado e que vai ser disponibilizado em breve, em formato digital e de papel. No digital, fui procurando e ainda não o vi. Como o formato de papel, nunca o recebi, tinha a fé que o encontrasse hoje lá por casa da família de Óis. Afinal, já lá vão 24 dias. Mas também não!
Assim, a gente não sabe de nada do que se passa na Arcor, nem as novidades do novo ano lectivo, nem a evolução da canoagem, nem a peça de teatro, nem o aumento de utentes e das mensalidades, nem das carrinhas gripadas, nem nada. O sr. Memórias d´Óis, nesse campo, era um mestre. Neste e noutros, tiro-lhe o meu chapéu!
PS: Confesso que recebi o jornal durante anos e
nunca contribuí para ele, nem para os selos do
correio. Mas sempre me chegou a casa e sei que era
distribuído em Óis, de porta a porta. Agora, o correio ou
anda atrasado, ou está de greve.
E a Arcor tem fala de pessoal.
Clicar na imagem, para a ampliar.
sexta-feira, setembro 23, 2011
Gente d´Óis - 101 /// \\\ EUGÉNIO MARTINS PINHEIRO
O filho de ribeirense que é presidente da direcção da Federação Portuguesa de Boxe é Eugénio Martins Pinheiro (foto), residente em Viana do Castelo. Filho do ribeirense Eugénio Pinheiro de Almeida (já falecido) e primo de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida.
- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense que é director do Jardim Social de Travassô? Amanhã diremos.
O sr. Memórias d´Óis e o Jornal da Arcor
O sr. Memórias d´Óis veio ontem lembrar que ele mesmo lançou, há 32 anos, o primeiro jornal da Arcor. Olhei para capa e lembro-me dele, mas não me lembrava dos pormenores - que ele, o sr. Memórias, fez questão recordar no post. Fiquei com curiosidade e corri a casa a procurar o jornal, que supunha ter guardado, mas não o achei. O d´ÓIS POR TRÊS acha que seria interessante que as notícias fossem republicadas.
O sr. Memórias d´Óis bem que podia fazer esse favor, lá no seu blogue - no qual tão bem mistura actualidade e história local, com a sagacidade e malandrice que ele tão bem sabe fazer. E, já agora, poderia reeditar a parte que tirou do ar, aquela que acabou em Abril - quando ressuscitou o site oficial da Arcor. E, este, não sei bem para quê.
O sr. Memórias d´Óis bem que podia fazer esse favor, lá no seu blogue - no qual tão bem mistura actualidade e história local, com a sagacidade e malandrice que ele tão bem sabe fazer. E, já agora, poderia reeditar a parte que tirou do ar, aquela que acabou em Abril - quando ressuscitou o site oficial da Arcor. E, este, não sei bem para quê.
quinta-feira, setembro 22, 2011
Gente d´Óis - 100 ///\\\ EUGÉNIO MARTINS PINHEIRO
O filho de ribeirense que foi Personalidade Desportiva do Século XX e Prémio de Mérito Desportivo atribuído pela Confederação Portuguesa de Desporto, em 2003, é Eugénio Martins Pinheiro (foto). É filho de Eugénio Pinheiro (falecido, em Viana do Castelo), sobrinho de Alexandre Pinheiro de Almeida (falecido) e primo de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida.
- Pergunta de hoje: Quem é o filho de ribeirense que é presidente da direcção da Federação Portuguesa de Boxe? Amanhã diremos.
- Pergunta de hoje: Quem é o filho de ribeirense que é presidente da direcção da Federação Portuguesa de Boxe? Amanhã diremos.
Passeio da Junta ao Santuário de Fátima
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira está a organizar mais um passeio turístico automóvel, desta vez ao Santuário de Fátima, marcado para 3 de Outubro e limitado a 100 pessoas.
Simpaticamente, a autarquia cuida de não levar um tostão de transporte aos turistas que vão aproveitar a boleia - e são logo 100!!!, pelo menos dois autocarros!!! - mas avisa que quem quiser comer tem de levar o tacho, ou ir ao restaurante. Comer, nem pensar!!!, a autarquia não paga!
Isto porque os tempos vão maus para todos e também para a Junta, que, como se sabe, não tem dinheiro para mandar cantar um cego. Heim, que digo eu? Não tem dinheiro é para obras. Valha-lhe Deus, que ao menos ainda há umas guitas para umas passeatas!
quarta-feira, setembro 21, 2011
Gente d´Óis - 99 ///\\\ EUGÉNIO DOS REIS PINHEIRO
Medalhas de ouro e prata para Volodymir da Arcor
O canoísta Volodymir Perekhodov, da ARCOR, foi medalha de ouro nos 200 metros dos Master Games mundiais da modalidade, que se disputaram em Itália. E foi prata, nos 1000 - ambos em K1.
As provas decorreram em Ligano, no decorrer da última semana, e o internacional da ARCOR representava Portugal. “Foram dois momentos muito bons da minha carreira. Muito bonitos! Adorei...”, disse o atleta ucraniano, que pagaia há vários anos com as cores do clube de Ois da Ribeira.
As viagens de Volodymir foram suportadas pela Sanindusa, a sua entidade patronal. “Agradeço-lhe, pois sem esta preciosa ajuda não teria sido possível a minha participação”, disse Perekhodov.
Notícia e foto DAQUI
As provas decorreram em Ligano, no decorrer da última semana, e o internacional da ARCOR representava Portugal. “Foram dois momentos muito bons da minha carreira. Muito bonitos! Adorei...”, disse o atleta ucraniano, que pagaia há vários anos com as cores do clube de Ois da Ribeira.
As viagens de Volodymir foram suportadas pela Sanindusa, a sua entidade patronal. “Agradeço-lhe, pois sem esta preciosa ajuda não teria sido possível a minha participação”, disse Perekhodov.
Notícia e foto DAQUI
terça-feira, setembro 20, 2011
Gente d´Óis - 98 ///\\\ SÉRGIO CARVALHO PEREIRA
Não devemos mexer em certas coisas...
O que me chegou aos ouvidos sobre uma reunião de ontem à noite, numa instituição que todos nós conhecemos muito bem - ou talvez não... -, não é assunto para aqui trazer tal qual é contado. Parece-me menos bom demais e não devemos mexer em certas coisas. Os fundadores e os continuadores da dita cuja que se benzam e rezem a Deus por tempos melhores!
O que me surpreende é como a ousadia de assumir certos estatutos se transforma, de forma gratuita e quase leviana, em desobriga de deveres. São os tempos que correm!
O que me surpreende é como a ousadia de assumir certos estatutos se transforma, de forma gratuita e quase leviana, em desobriga de deveres. São os tempos que correm!
segunda-feira, setembro 19, 2011
Gente d´Óis - 97 ///\\\ JOSÉ MARTINHO
O ribeirense que foi chefe de esquadra e comendou forças da PSP é José Gonçalves Martinho (foto), maridode Emília Oliveira e pai de Eugénia Cristina e Carlos Samuel Martinho. Foi secretário da Assembleia de Freguesia.
- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense licenciado em engenharia civil? Amanhã diremos.
Vandalismo ou negligência, seja lá o que for...
Não é embirração, é o que se vê: vandalismo e negligência. Ou chamem-lhe outra coisa qualquer, que bem quiserem. Nãs se pode é fugir à realidade. O polidesdesportivo está feito em baldio, como se dizia noutro tempo: é de todos e não é de ninguém. Também não admira a degradação, pois nem sequer é utilizado regularmente.
Explica-me um defensor de boas causas que isso talvez se deva ao facto de os directores viveram fora e/ou estarem fora. Mas um pelo menos reside em Óis e trabalha por cá. Outro, mora a menos de 200 metros. Outro(a), nem a 100. Mas poderiam ser quilómetros, que para o caso seria o mesmo. Outro a uns 500!
Vandalismo ou negligência, seja lá o que for, isto não deve acontecer.
Clicar na imagem para a ampliar
Explica-me um defensor de boas causas que isso talvez se deva ao facto de os directores viveram fora e/ou estarem fora. Mas um pelo menos reside em Óis e trabalha por cá. Outro, mora a menos de 200 metros. Outro(a), nem a 100. Mas poderiam ser quilómetros, que para o caso seria o mesmo. Outro a uns 500!
Vandalismo ou negligência, seja lá o que for, isto não deve acontecer.
Clicar na imagem para a ampliar
domingo, setembro 18, 2011
Gente d´Óis - 96 ///\\\ EULÁLIA PINHEIRO
A ceia e o seio da canoagem...
A canoagem anda a perguntar-se por ela, o blogue oficial não diz nada do que se (não) passa e o site oficial da associação, moita carrasco: nem um ai!!! Não se diz nada a ninguém. A «coisa» está fechada sobre si mesma, como bibalve agarrado à rocha.
Eis que, porém, o blogue oficial da canoagem resolve ir cear e, na boca do medalhado Tiago Tavares, põe o que não devia: ceio!! Ceio, com um «cê», «Cê» de cão. E não seio, com «esse», como mandam as regras. A querer dizer «no meio de...».
Importante, porém e a crer no que se lê, é que o Tiago Tavares foi praticar a modalidade porque «a Ana Almeida, que é conhecida no ceio da canoagem da Arcor», o incentivou a ir experimentar. Olha lá se era conhecida no... seio. Não ceava ela, nem o Tiago era canoísta.
Associação Cultural que se cuide, é assim! Comunica assim.
Assim mesmo.
E já a praticar o futuro acordo linguístico.
Quem clicar na imagem, amplia-a a e lê
melhor o que no seio dela está!
Eis que, porém, o blogue oficial da canoagem resolve ir cear e, na boca do medalhado Tiago Tavares, põe o que não devia: ceio!! Ceio, com um «cê», «Cê» de cão. E não seio, com «esse», como mandam as regras. A querer dizer «no meio de...».
Importante, porém e a crer no que se lê, é que o Tiago Tavares foi praticar a modalidade porque «a Ana Almeida, que é conhecida no ceio da canoagem da Arcor», o incentivou a ir experimentar. Olha lá se era conhecida no... seio. Não ceava ela, nem o Tiago era canoísta.
Associação Cultural que se cuide, é assim! Comunica assim.
Assim mesmo.
E já a praticar o futuro acordo linguístico.
Quem clicar na imagem, amplia-a a e lê
melhor o que no seio dela está!
sábado, setembro 17, 2011
Gente d´Óis - 95 ///\\\ BRUNO SOARES
O ribeirense (entre outros) que foi campeão nacional de canoagem foi Bruno Soares (foto). Por exemplo, em Maratonas II, no escalão de juniores, a 22 de Abril de 2001.
- Pergunta de hoje: Quem é a ribeirense licenciada e arqueóloga de profissão? Amanhã diremos.
- Pergunta de hoje: Quem é a ribeirense licenciada e arqueóloga de profissão? Amanhã diremos.
As férias dos políticos de Óis da Ribeira
A escola primária de Óis da Ribeira não fechou este ano, escapando às malhas do ministério e de quem nele manda, com olhos de... Lisboa. Pelo menos por agora, as nossas crianças podem continuar a usufruir dos cheiros da sua/nossa terra, sem terem de andarem à boleia e insegurança dos autocarros e sujeitas à disciplina de horários que não as deixam crescer como nós crescemos - livres como os passarinhos e a "roubar" fruta nos quintais, ou a andar ao rebusco dos cachos.
A propósito, já chegaram de férias os nossos políticos ribeirenses (os eleitos e os não eleitos, os todos que iam fazer tudo por Óis, lembram-se?), para tratarem daquela coisa a que chama(ra)m Pólo Educativo?
As férias grandes já acabaram, até para as crianças da escola, mas a rapaziada da política local parece que continua ausente, como (quase) sempre esteve. O Pólo Educativo que se lixe!!!!
A propósito, já chegaram de férias os nossos políticos ribeirenses (os eleitos e os não eleitos, os todos que iam fazer tudo por Óis, lembram-se?), para tratarem daquela coisa a que chama(ra)m Pólo Educativo?
As férias grandes já acabaram, até para as crianças da escola, mas a rapaziada da política local parece que continua ausente, como (quase) sempre esteve. O Pólo Educativo que se lixe!!!!
sexta-feira, setembro 16, 2011
Gente d´Óis - 94 ///\\\ IVO PRAZERES
O ribeirense que é árbitro de futebol do Inatel é Ivo Prazeres (foto), filho de António Prazeres, com quem faz equipa, mais o primo (deste) José Maria Russo.
- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense que (entre outros) foi várias vezes campeão regional e nacional de canoagem, ele em C1? Amanhã lembraremos.
- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense que (entre outros) foi várias vezes campeão regional e nacional de canoagem, ele em C1? Amanhã lembraremos.
Reuniões de trabalho do novo ano lectivo da Arcor
A Arcor, na abertura do novo ano social, tem marcadas para hoje reuniões com os pais e encarregados de educação das crianças da creche, jardim de infância e ATL. Decorrerão a partir das 18,30 horas, no centro social. Arrumem e planifiquem o ano como deve ser - e assim será, como é evidente. E felicidades para todos: crianças, pais e direcção.
Foto DAQUI
quinta-feira, setembro 15, 2011
Gente d´Óis - 93 ///\\\ JOSÉ MARIA RUSSO
O ribeirense que há muitos anos é árbitro de futebol do Inatel é José Maria Gomes «Russo» (foto), casado e residente em Espinhel. Faz equipa com outros dois ribeirenses, sendo um deles António Prazeres, seu primo.
- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense e terceiro elemento desta equipa de arbitragem? Amanhã diremos.
- Pergunta de hoje: Quem é o ribeirense e terceiro elemento desta equipa de arbitragem? Amanhã diremos.
A Arcor não foi às finais das 1ªs. Pagaiadas
A imprensa de Águeda dá notícia das finais das 1ªs. Pagaiadas Nacionais e quanto a atletas da Arcor, nicles. Confirmou-se a suspeita: não podiam disputar as finais, porque não se apuraram. E não se apuraram porque, pura e simplesmente, não foram a Águeda, em Julho (na primeira prova, supostamente porque não se inscreveram) e não foram a Salvaterra de Magos porque, mesmo inscritos, não foram.
Esta leviandade, seja ela lá de quem for, é assustadora e de nossa parte não tem mais comentários. Só registamos o facto de o padrinho da actual direcção não ter escrito palavra sobre o assunto, no seu jornal. Bom, também ou se é bom ou não se é padrinho. Fosse a direcção de Agostinho Tavares e não faltaria quem lhe tirasse o pó do pêlo. Mas agora é só doutores e um árbitro de canoagem.
quarta-feira, setembro 14, 2011
Gente d´Óis - 92 ///\\\ ONDINA GOMES SOARES
Obras na capela de Santo António
Notícia das boas:
A capela de Santo António há várias semanas que está em obras de requalificação, internas e externas, incluindo o telhado.
O estado algo degradado do templo, desde há já algum tempo, levou à necessidade de rápida intervenção, embora o padre Júlio Granjeia admita que “a altura não é a melhor”, devido às dificuldades financeiras da paróquia.
“Infelizmente, a parte de pedra tem já muito cimento misturado e é de vários tipos e cores, o que nos deixou num grande impasse, por ter zonas com mais cimento que pedra”, considerou o pároco, sobre as características do físicas templo.
Texto e foto DAQUI
terça-feira, setembro 13, 2011
Gente d´Óis - 91 ///\\\ CARLA TAVARES
A ribeirense que é presidente do Rotary Clube de Aveiro é Carla Eliana Tavares (foto), filha de Agostinho Tavares e Fernanda Costa. Também é membro da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira e da Assembleia Municipal de Águeda.
- Pergunta de hoje: Quem é a ribeirense licenciada em educação infantil e quadro da Segurança Social de Aveiro? Amanhã diremos.
- Pergunta de hoje: Quem é a ribeirense licenciada em educação infantil e quadro da Segurança Social de Aveiro? Amanhã diremos.
Limpar as matas, reciclar, evitar pesticidas, o lixo...
A propósito do post «As casas degradadas e
a Junta de Óis da Ribeira», o comentário de uma leitora do blog:
a Junta de Óis da Ribeira», o comentário de uma leitora do blog:
Pois... Outra coisa que pode vir a prejudicar terceiros é o facto de 90% das proprietários não limparem os seus pinhais. Dado o perigo que nos pode oferecer eu fico deveras indignada. Então casqueiras dos eucaliptos e galhos no chão é o combustível perfeito. Eu não quero imaginar se calha de haver um incêndio.
Devíamos estar mais sensibilizados, mas só quando elas nos baterem à porta e que se vão preocupar, o típico português.
Já não falo nas consequências directas nos bens das pessoas, principalmente as que têm casas perto dos pinhais, mas o efeito na natureza incluindo os gases emitidos durante os incendios para atmosfera e que contribuiem para o efeito de estufa, as pessoas deviam ter mais consciência. E reciclar, também está quieto. Enormes quantidades de papelão sempre a beira dos caixotes do lixo.
Devem pensar que é a nova forma de reciclar: põe-a de fora dos caixotes a pensar que os senhores do lixo os vão levar para os contentores? Mesmo com posterior separação dos lixos nas empresas competentes, esse papelão, provavelmente, não será reciclado.
O principal objectivo da separação do lixo por parte da população e respectiva colocação nos contentores, é acelerar o processo evitando o corte de árvores ou o recurso a combustíveis fosseis, que são para além de tudo altamente poluentes, e evitar contaminações que farão com que o material não possa vir a ser reciclado. E o papelão é o que se vê, porque aposto que o resto do material reciclável também vai parar ao lixo. Não cuidem não do que é nosso. Já era um pequeno passo se cada um tratar do que é de sua competência, seja fazer obras em casas degradadas que para além de darem má imagem para a terra podem causar danos a terceiros como os autores do blog dizem, limpar as matas, reciclar, evitar o recurso a pesticidas, fazer compostagem (e sendo nós uma aldeia rural até que dava muito jeito o recurso aos estrumes resultantes). Mas cada vez estamos mais parecidos aos americanos, pelo menos na parte do "I don't care"...
- PS: A foto é dos contentores em tempos colocados em frente ao multibanco
segunda-feira, setembro 12, 2011
Gente d´Óis - 90 ///\\\ EUGÉNIA CRISTINA MARTINHO
As casas degradadas e a Junta de Óis da Ribeira
Os ribeirenses que se deram ao trabalho de responder à sondagem d´Óis Por Três acham, na esmagadoria maioria (66,6%), que devem ser os proprietários de casas degradadas a terem a obrigação de as restaurar. O d´Óis Por Três assina por baixo.
O problema principal dessas casas não é que se degradem. Isso é problema dos donos. Problema é se caem e prejudiam terceiros. Esse é o ponto. E neste ponto talvez devesse intervir a Junta de Freguesia (11%), pois cabem-lhe responsabilidades políticas, enquanto instituição pública que se assume defensora dos interesses da população.
O problema principal dessas casas não é que se degradem. Isso é problema dos donos. Problema é se caem e prejudiam terceiros. Esse é o ponto. E neste ponto talvez devesse intervir a Junta de Freguesia (11%), pois cabem-lhe responsabilidades políticas, enquanto instituição pública que se assume defensora dos interesses da população.
domingo, setembro 11, 2011
Gente d´Óis - 89 ///\\\ STEVEN TAVARES PIRES
O padroeiro Santo Adrião de Óis da Ribeira
A Paróquia de Óis da Ribeira evocou o padroeiro Santo Adrião, a 8 de Setembro, de forma singela, na igreja de que é orago e na qual tem imagens no exterior e no interior. Esta, desceu do altar (passe a expressão) e foi colocada ao lado do altar lateral de Nossa Senhora de Fátima, como se vê na foto.
Pessoalmente, gostei!
Ler e ver AQUI
sábado, setembro 10, 2011
Gente d´Óis - 88 ///\\\ ANA TAVARES RESENDE
As questões patrimoniais e institucionais de Óis da Ribeira
Pode pensar-se que é embirração, mas não é. É constatação. Constatação de delapidação patrimonial. As redes do polidesportivo estão assim, há meses e meses. Já aqui falámos disso e de nada valeu. Hoje, voltámos a fotografar. Sugerimos que clicquem na imagem, para a verem melhor. Não há direcção, não há conselho fiscal, não há assembleia geral que olhem para este estado de coisas? Deviam olhar. Penso eu de que!
sexta-feira, setembro 09, 2011
Gente d´Óis - 87 ///\\\ MARGARIDA REIS
A baliza norte do polidesportivo da Arcor
A baliza norte do polidesportivo da Arcor está como a foto mostra, tirada no passado sábado. A exemplo da baliza sul (ver ontem), não tenho ideia de como o árbitro sabe se é golo, ou não. Ou o guarda-redes, coitado, está a guardar o quê? E os outros atletas atacam ou defendem o quê?
Até podem pensar que isto é perseguição, mas não é. É constatação! É ver o que todos podem ver!
E a bola, rematada de sul para norte, vai parar aonde? Ao bairro alto?
Até podem pensar que isto é perseguição, mas não é. É constatação! É ver o que todos podem ver!
E a bola, rematada de sul para norte, vai parar aonde? Ao bairro alto?
quinta-feira, setembro 08, 2011
Gente d´Óis - 86 ///\\\ JOSÉ EDGAR MELO
A Arcor deixou de ir às provas de canoagem
A Arcor deixou de participar nas provas de canoagem. O actual vice-presidente do clube e responsável pela modalidade aparece num semanário com uma explicação esfarrapada e pede desculpa. Segundo ele, que é Sérgio Almeida (à direita, na foto), não foram correr a Águeda porque o treinador se tinha demitido e não foram a Salvaterra de Magos porque era muito longe: 200 quilómetros. Pede desculpa, mas desculpa de quê?!
O d´Óis Por Três lembra-se que a actual direcção, presidida por João Gomes (à esquerda, na foto), assumiu o plano de ir «potenciar a associação», isto dito em Janeiro ou Fevereiro deste ano. Potenciar, não parece que seja isto e o d´Óis Por Três não sabe bem o que dizer. Mas sugere que se vá ler a notícia.
O d´Óis Por Três lembra-se que a actual direcção, presidida por João Gomes (à esquerda, na foto), assumiu o plano de ir «potenciar a associação», isto dito em Janeiro ou Fevereiro deste ano. Potenciar, não parece que seja isto e o d´Óis Por Três não sabe bem o que dizer. Mas sugere que se vá ler a notícia.
AQUI.
quarta-feira, setembro 07, 2011
Gente d´Óis - 85 ///\\\ ANA ISABEL VIEGAS
Como é que o árbitro vê os golos?
Li há tempos e com satisfação que se realizou um grandioso torneio de futsal no polidesportivo da Arcor e dei como concluído que, finalmente, tinham arranjado a rede exterior e as balizas e substituído os vidros partidos. Enganei-me! Passei lá no sábado e estranhei o estado das balizas. Com as redes como se vê na foto. Como raio é que o árbitro sabia quando era golo nesta baliza, a do lado de Espinhel??
Clicar a imagem, para a ampliar
Clicar a imagem, para a ampliar
terça-feira, setembro 06, 2011
Gente d´Óis - 84 ///\\\ RUI REIS
O padroeiro Santo Adrião
Nem sempre dou a sempre interessante vista de olhos pela casa blogueira de Óis, mas dei hoje, com o tempo mais livre, e gostei de saber que a paróquia vai festejar o padroeiro Santo Adrião. Vai ser amanhã, 8 de Setembro, o seu dia de calendário litúrgico, e tanto quanto li no facebook da dita.
A igreja paroquial, a partir das 20 horas, será templo da eucaristia comemorativa e, nesta semana de 5 a 11 de Setembro, a imagem do padroeiro está em plano de (mais) destaque - colocada ao lado do ambão, onde são lidas as leituras da palavra de Deus.
A igreja paroquial, a partir das 20 horas, será templo da eucaristia comemorativa e, nesta semana de 5 a 11 de Setembro, a imagem do padroeiro está em plano de (mais) destaque - colocada ao lado do ambão, onde são lidas as leituras da palavra de Deus.