quarta-feira, abril 25, 2012

Contas da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

As contas da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foram aprovadas, com abstenção de  Carla Tavares, que em 2009 foi a candidata do PS à presidência.
A Assembleia de Freguesia reuniu a 17 de Abril, com os seus sete elementos, e o total das receitas foi de 123 212,17 euros - soma do saldo transitado de 2010 (28 242,99), das receitas correntes (40 641,22), das de capital (5 800) e das de tesouraria (47 527,96. As despesas totalizaram 98 980,28 euros - as correntes (39 540,870), as de capital (11 911,62( e as de tesouraria (47 527,96 euros. O saldo de 24 231,89 euros transitou para 2012.
A socialista Carla Tavares também se absteve na votação do inventário da Junta de Freguesia.

terça-feira, abril 24, 2012

Tiago Tavares e Fábio Lopes na selecção nacional


O selecionador nacional convocou os canoístas Tiago Tavares e Fábio Lopes, da ARCOR, para mais um estágio de preparação para o Campeonato da Europa Sub-23 de Velocidade.
Os dois atletas do clube de Ois da Ribeira foram convocados por opção técnica do seleccionador nacional Ryszard Hopp e a prova vai realizar-se em Portugal no próximo mês de Julho, entre os dias 9 e 15.
O estágio está a decorrer, como habitualmente, no CAR de Montemor-o-Velho, entre 21 (sábado) e 28 de Abril.
Atletas de clubes de Aveiro, também convocados para o estágio são os juniores Liliana Resende (CC de Ovar) e Diogo Quintas (AN da Torreira).
Notícia DAQUI

segunda-feira, abril 23, 2012

Casa à venda em Óis da Ribeira


Navegar pela net, traz-nos vastas coisas sobre Óis da Ribeira. Por exemplo, a venda de casas. E, surpreendentemente, não são tão poucas como isso. Por exemplo, esta fica na rua do cabo e é composta por cave, rés-do-chão e 1º. andar, sala com lareira, cozinha equipada com móveis, 2 banhos completos, pavimentos em tijoleira e soalho, telheiro e quintal. Quis saber mais e fiquei a saber que fica em frente ao sr. Ercílio de Almeida. Quem estiver interessado, pode ir ver AQUI.

domingo, abril 22, 2012

Óis da Ribeira a preto e branco

O d´Óis Por Três encontrou um excelente grupo de fotografias de Óis da Ribeira, todas a preto e branco e verdadeiramente notáveis. 
A que aqui vemos é uma amostra. O autor é António Coutinho e podem ser vistas AQUI

sábado, abril 21, 2012

Clandestinidade... ou informação errada?

O Grupo de Teatro da Arcor deve actuar esta noite em Recardães, segundo se leu na imprensa local e no blogue do padrinho, que o d´Óis Por Três também aqui repetiu. 
Estranhamente, todavia, nenhum dos sítios informativos da associação dá notícia de tal coisa - ora o oficial, ora o blogue e o facebook do grupo de teatro. Será que a instituição entrou na clandestinidade ou os jornais e blogues que tal informam (?) andam a noticiar o que não devem?
Do teatro, a última notícia de teatro do sítio oficial é de 18 de Julho de... 2011!. No blogue, é de 12, apenas dois dias depois. E na página oficial do GTA no facebook? Zero! Abrem-se às modernidades mas fecham-se nas encolhas, o que é pena! Assim, nem vale a pena falar.

sexta-feira, abril 20, 2012

Cortejos de oferendas a favor da Arcor



As imagens do último cortejo da Arcor, em Outubro de 2005, mostram quanto Óis se aproximou da associação, ajudando-a com as suas dádivas. Não foi com os números de 2002 e 2003 (se a memória não falha), mas mesmo assim interessantes 1250 contos entraram nos cofres da instituição. Era outros tempos, quando se pedia para fazer. Outros há, em que nada se pede, porque nada se transformou. Dizemos nós.
Ver o vídeo AQUI, com um obrigado a Luís Neevs, provavelmente o maior arquivista da história de Óis da Ribeira.

quinta-feira, abril 19, 2012

O jornal falou e o poste endireitou


A história veio no jornal e tem a sua graça: o poste eléctrico do aterro de Cabanões esteve para cair uma porrada de anos, nunca caiu, o jornal levantou o caso, publicou a foto (a de cima) e 8 dias depois o poste estava endireitado (como se vê na foto de baixo). Tem a sua piada: o jornal falou e a EDP veio fazer numa semana  que não fez em anos seguidos. Aqui se vê o poder da imprensa e dos jornalistas.
Ver AQUI
E AQUI

quarta-feira, abril 18, 2012

Teatro da Arcor no salão de Recardães


O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor vai actuar sábado em Recardães, no salão do Centro Social e Paroquial, interpretando a peça «O Avarento». 
O espectáculo está marcado para as 21,30 horas e a organização é da Associação Juvenil Saliências, de Recardães.

terça-feira, abril 17, 2012

Arménio José, da Arcor, venceu na Taça de Portugal

Arménio José, canoísta da ARCOR, venceu a prova de 1000 metros, em C1 cadetes, da Taça de Portugal de Regatas em Linha, disputada em Montemor-o-Velho. Fábio Lopes, companheiro de equipa, foi terceiro na mesma distância, mas em seniores.
A Taça de Portugal decorreu a 14 e 15 de Abril, no Centro de Alto Rendimento (CAR), e o Clube Náutico de Ponte de Lima revalidou o título, ao somar 668 pontos no total das três distâncias - seguido do Arade (272) e Ligadura (199). A ARCOR, de Ois da Ribeira, foi oitava classificada, com 135 pontos - depois de Prado (194), Gemeses (180), CN Funchal (1459 e Marcos (141. O GICA foi 32º. classificado, com 9 pontos.
Notícia DAQUI
Foto DAQUI

segunda-feira, abril 16, 2012

A visita pascal de Óis da Ribeira

A fazer crer em 75% dos leitores do blogue, a visita pascal deveria ser feita, sim senhor, mas pelo padre da paróquia, não por leigos.
Este tipo de consulta de vale o que vale, é mesmo aleatória, mas poderá servir de indicador sobre o pensamento dos cidadãos católicos de Óis da Ribeira - pelo menos, supostamente, o que pensam os que abrem a porta ao compasso. Vale o que vale, dissemos atrás. E é isso mesmo. Fica a estatística para que dela quiser fazer o que bem entender. 
Quanto ao resto, em Óis ainda se faz a visita. Paróquias há, nos arredores, onde já não se faz.

domingo, abril 15, 2012

Concerto da Primavera da Tuna Musical de Óis da Ribeira

A Tuna vai realizar o concerto da Primavera, o que é uma novidade bem interessante. Não nos ocorre que alguma vez tenha realizado tal iniciativa, pelo que só é de aplaudir. A tuna, de resto, tem aparentemente vindo a evoluir bastante, modernizando o seu repertório e tornando-se mais colectiva e comunitária . Mérito, por certo, dos seus dirigentes, maestros e músicos, sendo de realçar (se bem nos recordamos de ler na altura do seu último aniversário) que já boa parte deles é fruto da escola de música. 
O d´Óis Por Três toca música à «nova? Tuna! 

sábado, abril 14, 2012

O dirigente duplo...



O d´Óis Por Três jura que não quer andar a empecilhar, mas notou que a direcção da Arcor, presidida por João Gomes, tem um dirigente duplo: é Victor Manuel de Almeida Melo, que, no site oficial da instituição, aparece como secretário e, ao mesmo tempo, 1º. suplente da direcção.
Duplo, no sentido em que exerce duas funções, bem entendido. 
A «coisa» está assim há largos meses, pelo que provavelmente será mesmo assim, não sabemos se consoante os estatutos.
Clicar na imagem, para a ampliar.

sexta-feira, abril 13, 2012

Sexta-feira dia 13!!! Dia de azar!!!


quinta-feira, abril 12, 2012

A limpeza dos matos de Óis da Ribeira



A verdade é que eu passo muitas vezes por estes lados, principalmente no verão, que é quando estou por casa. O meu objectivo principal não é vigiar as matas, mas fico sempre contente, porque sei que enquanto eu lá estou ninguém se está a lembrar de atear fogo a nossa terra e eu passo por lá quase todos os dias de um dos meses com mais fogos. 
Reparo muito no estado dos pinhais: é uma vergonha. Vêm-se alguns muito bem limpinhos mas outros que têm mato de muitos anos (nas fotos pode-se ver algum). 
As pessoas têm que ganhar consciência de que têm a responsabilidade de limpar os seus pinhais. 
Tantos impostos e multas mas, cá para mim, devia-se criar uma lei a sério, que punisse os proprietários, e pô-la seriamente em prática, porque isto não pode continuar assim. 
Não adianta estar um limpo e os restantes cheios de mato e casqueiras. 
Temos que preservar pelo que é nosso. Se os proprietários são negligentes e não limpam nem procuram quem os possa limpar, alguém tem de limpar. E cabe a junta de freguesia zelar pelo bem estar das pessoas da terra e da terra em si. Não há dinheiro, pois não, mas os proprietários têm que ser responsabilizados de alguma maneira: não limpam, pagam. Não têm o que fazer ao mato nem têm tempo, procurem gente na terra que possa fazer esse trabalho.
- NOTA: Comentário publicado AQUI
que o d´Óis Por Três assina por baixo.

quarta-feira, abril 11, 2012

A visita pascal de Óis da Ribeira em 2012


image
A visita pascal de Ois da Ribeira foi na tarde de 2ª.-feira, embora já sem o ambiente festivo de outros tempos.
O compasso foi feito por duas cruzes, por duas equipas de leigos, e muitas famílias abriram as suas portas à tradicional cerimónia do beijo da Cruz. Em Sexta-feira-Santa, foi a vez de, na igreja e ruas da freguesia, se fazer a Via Sacra inter-paroquial, envolvendo as paróquias do padre Júlio Granjeia (Ois da Ribeira, Travassô e Espinhel).
DAQUI

terça-feira, abril 10, 2012

A Arcor foi «bocciar» a Belazaima do Chão

A Arcor foi a um Torneio de Boccia, segundo se lê no blog do padrinho. E a propósito, como é que é o blog dele a dar as notícias da associação, que nem a associação dá? Bom, isso são outras histórias mas que o homem sabe de tudo o que se passa lá dentro, não há dúvidas. 
Em primeiro lugar o que é boccia? Eu nunca ouvira falar e fui ver. Então, é um jogo de bolas, que tem objectivo é a marcação do maior número de pontos, através do lançamento de séries de 6 bolas em direcção a uma bola alvo.
A foto, que tirámos do blogue do padrinho, mostra uma fase do jogo e lá está um ribeirense da Arcor, o ti Valter - o que está de pé, de boné! Era aqui que queríamos chegar: há ribeirenses praticantes de boccia, sejá lá o jogo o que seja. Desta vez em Belazaima do Chão.

segunda-feira, abril 09, 2012

Amentar das Almas em Óis da Ribeira

Tradição que (ainda) não se perdeu em Óis é a do Amentar das Almas. Este ano lá se repetiram e a foto de Luís Neves mostra o grupo: o dito, Porfírio, Aurélio, José Pinheiro, Manuel, Hernâni e Agostinho.

domingo, abril 08, 2012

A primeira Feira do Livro da Arcor



A primeira edição da Feira do Livro da Arcor encerrou ontem e, no (errado) convencimento de que estava aberta hoje, o d´Óis Por Três bateu com o nariz na porta. Tinha fechado ontem, mas a culpa foi nossa, que baralhámos a data.
Perguntámos a gente próxima se a tinham visitado e, estranhamente, ninguém sabia de tal realização, pois ninguém viu cartaz algum, nem os jornais de Águeda deram notícia. Mas ninguém soube da feira?, perguntámos, e repetiu-se a história, ninguém sabia, dos que ouvimos. Malta da mais madura, convém dizer!
O d´Óis Por Três deu a notícia a 29 de Março, mas curiosamente o blogue do padrinho (e ex-presidente) apenas anteontem,dia 6 de Abril, já a feira estava a funcionar desde o dia 2, veio dizer que recebeu um sms, a convidá-lo para visitar a exposição. E só anteontem a noticiou. Tivemos o cuidado de ir ver o site oficial da Arcor, de onde tiramos a notícia e foi vista sabem quantas vezes? 17!!! De-za-sse-te!!! Apenas!!!
A sondagem do d´Óis Por Três, valendo o que vale, indica que 71% dos votantes consideram que não valia a pena ir ver!
Que diacho, anda por aqui qualquer coisa menos bem!
Mas parabéns pela iniciativa

sábado, abril 07, 2012

Via Sacra inter-paroquial de Óis da Ribeira

A Via Sacra inter-paroquial foi ontem em Óis da Ribeira, envolvendo esta freguesia e as de Travassô e Espinhel, as três sob responsabilidade pastoral do padre Júlio Granjeia. O melhor é ir ver, justamente à sua página de facebook.

sexta-feira, abril 06, 2012

Cerimónias de Sexta-Feira Santa


As cerimónias inter-paroquiais de Sexta Feira Santa (de Óis da Ribeira, Travassô e Espinhel), decorrem hoje na igreja de Santo Adrião, a partir das 17 horas. As fotos (do site do padre Júlio) são de 2004.

quinta-feira, abril 05, 2012

Vicentinos de Óis da Ribeira



A paróquia de Óis da Ribeira, com a de Travassô, tem uma Conferência Vicentina, denominada Nossa Senhora das Dores. Já desde1989, ano em que nelas deu entrada o padre Júlio Granjeia. 
O d Óis Por Três confessa que não sabia, nem de tal fazia a menor ideia, mas aplaude. É o que faz não estar por Óis e, estando, não ir frequentemente à igreja.
Vicentinos são os cristãos católicos que seguem o lema de ajudar o próximo e fazer o bem, segundo as normas da Sociedade de S. Vicente de Paulo - por vez inspirada no seu patrono.
A Conferência de Óis da Ribeira e Travassô funciona  sem a presença do pároco e envolve cerca de uma dúzia de elementos, entre as duas paróquias, De Óis, são Lurdes Cadinha, o casal Agostinho Tavares e Fernanda Costa, e outro casal, Albertino Soares e Marianela Estima
Ver AQUI

quarta-feira, abril 04, 2012

Junta vai ter de devolver o dinheiro dos balneários


A Junta de Freguesia de Ois da Ribeira terá de devolver o dinheiro que foi transferido pela Câmara Municipal de Águeda, ao abrigo de protocolo entre as partes, para a construção das obras dos balneários.
Isso mesmo apurou o RA, depois do presidente da Câmara, Gil Nadais ter dito, na Assembleia Municipal de sexta-feira, que a autarquia municipal já tinha uma decisão sobre este assunto.
Esta decisão surge após as recentes declarações do presidente da Junta de Freguesia, Fernando Tavares Pires, que, ao RA, disse que a Junta de Freguesia vai avançar com as obras com os 7500 euros transferidos pela Câmara e “mais alguns trocos que a Junta economizou do seu orçamento e pára os trabalhos quando acabar o dinheiro”.
Notícia DAQUI

terça-feira, abril 03, 2012

A história de Óis da Ribeira...

A História de Óis da Ribeira deve ser ensinada na escola?, perguntámos nós. Respondeu quem quis e 70% dos participantes na sondagem acham que sim senhor, deve ser. Seria capaz de ser interessante, se tal  entrasse no projecto pedagógico da escola, o que não creio ser possível.
Admitamos que sim, que era!
Quem contaria a História de Óis aos mais pequeninos? Os professores, ou um ou mais convidado(a)s? Haverá em Óis quem de tal seja capaz?
Quantos professores há em Óis, naturais ou residentes? Algum(a) dele(a)s estará habilitado a tal tarefa? E que História se contaria? A que vem dos primórdios da nacionalidade, do tempo em que foi vila e sede de concelho, a do século XX, ou a actual? Ou todas?

segunda-feira, abril 02, 2012

Inscrições para as marchas populares de 2012

As marchas populares de Óis da Ribeira começaram há 10 anos, por iniciativa da Tuna, logo acompanhada pela Arcor, que nesse ano de estreia se apresentou com três grupos - de crianças, jovens e adultos.
A ideia foi muito bem acolhida e a direcção da ARCOR andou nesse ano pelas portas e terras de lavoura a convidar os ribeirenses para participarem. Agora, é tudo mais moderno: a direcção da ARCOR faz saber que estão abertas as inscrições até ao dia 10 de Abril, na secretaria da ARCOR.

domingo, abril 01, 2012

Outro incêndio em Óis da Ribeira


O incêndio de ontem, no baldio da Junta, ainda não estava aqui contado e já deflagrava outro, agora no canavial do bico da mota. Consta que foi visto de lá a sair um automóvel suspeito e que as chamas  foram vistos logo a seguir. Que não há dúvidas que foi fogo posto isso foi, poiso canavial fica num paúl da pateira e não ser fácil atearem, sem ser de propósito. Acudiram os bombeiros e a situação foi controlado. 
A foro mostra o espaço queimado, vendo-se, ao fundo, a igreja de Requeixo.