terça-feira, abril 03, 2012

A história de Óis da Ribeira...

A História de Óis da Ribeira deve ser ensinada na escola?, perguntámos nós. Respondeu quem quis e 70% dos participantes na sondagem acham que sim senhor, deve ser. Seria capaz de ser interessante, se tal  entrasse no projecto pedagógico da escola, o que não creio ser possível.
Admitamos que sim, que era!
Quem contaria a História de Óis aos mais pequeninos? Os professores, ou um ou mais convidado(a)s? Haverá em Óis quem de tal seja capaz?
Quantos professores há em Óis, naturais ou residentes? Algum(a) dele(a)s estará habilitado a tal tarefa? E que História se contaria? A que vem dos primórdios da nacionalidade, do tempo em que foi vila e sede de concelho, a do século XX, ou a actual? Ou todas?

1 comentário:

  1. A professora Maria do Céu sempre se preocupou em ensinar-nos a história da nossa terra. Do tempo em que era sede de concelho, do foral manuelino, da importância do comércio nessa altura, da família real que vivia em Óis nesse tempo (a quem foi oferecida a nossa Terra), de que éramos conhecidos por mata real porque a família real vinha caçar para as nossas terras, o significado do nome Óis da Ribeira, a história da ponte, falava-nos muito do Bernardino Soares de Freitas, da história das forcas que dava o nome à rua antigamente, falava de terem existido lobos, onde se localizava a primeira povoação e como se foi espalhando até a ocupação do território actual, explicava-nos o que era a Pateira, falava-nos do rio Sértima e dos olheiros, que existe uma parte salgada e que supostamente era um braço do mar, falava da fauna e flora da Pateira e lembro-me que uma vez até fomos fazer uma "visita de estudo" pelos pinhais falando dos vários animais que existem com o objectivo de os ver. Ah e até nos pôs a fazer entrevistas a algumas pessoas mais velhas de Óis. Ela nem era de Óis e os seus métodos de ensino podiam ser questionáveis, mas sempre nos falava da história da Terra. Não sei se as coisas continuam como antes e se alguém se preocupa em ensinar estas coisas aos miúdos, mas para mim é definitivamente importante saber as nossas origens a importância da nossa terra e educar a preservação do nosso património (incluindo a natureza) fazendo-nos sentir orgulho do que temos, do que fomos e somos.

    ResponderEliminar