A ponte de Óis da Ribeira inaugurada a 25 de Maio de 1952, fotografada a 16
de Janeiro de 2015, imediatamente antes da ponte que um dia será feita... |
A placa das obras de 2004 |
A visita/passagem de domingo pela alternativa ao (não) aterro da (não) ponte deu para para a ver a pérgola (ver o post de ontem) e para descobrir uma placa que... se calhar nem sabíamos que existia: a da inauguração das obras da ponte em 2004.
A placa tem o nome de quem a inaugurou, a dra. Nair Barreto, que era a presidente da Câmara Municipal de Águeda, mas o melhor é repescar da net parte do texto que então se publicou e fomos buscar ao antigo site da Arcor. Este:
A presidente Nair Barreto, da Câmara Municipal de Águeda inaugurou em «acto singelo e simbólico» as obras de restauro da ponte sobre o rio Águeda, em Ois da Ribeira. Inaugurada a 25 de Maio de 1952, teve pequenas reformas nos anos e 80 e agora uma intervenção de fundo, com custos na ordem dos 400 mil euros. Uma ponte que, seguramente por muitos e bons anos, vai assegurar passagem segura para muitas margens.
O acto decorreu na ponte, onde Naír Barreto e Fernando Pires (presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira) e Horácio Santos (da JF de Travassô) descerraram a placa que, para o futuro, assinala este dia 10 de Dezembro de 2004. Presentes estavam também o vereador Jorge Costa e os presidentes da Assembleia Municipal de Águeda (Horácio Marçal) e da Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira (Agostinho Tavares) e o pároco ribeirense (Júlio Grangeia). Mais tarde, juntou-se a vereadora Jacinta Almeida. E muitos presidentes de Juntas de Freguesia do município de Águeda - por exemplo, Espinhel e Travassô, Agadão, Aguada de Baixo, Águeda, Barrô, Fermentelos, Lamas e Recardães.
A Tuna de Ois da Ribeira abrilhantou o momento, bateram-se palmas e os participantes foram para a sala de reuniões do Centro Social da ARCOR onde o presidente Fernando Pires fez as honras da casa, com «obrigado para todos os que estão» e à Câmara Municipal de Águeda, porque «financiou as obras (…) lançadas pelo presidente Castro Azevedo».
«Estamos satisfeitos e tranquilos, porque a ponte está segura», disse Fernando Pires».
A nota mais interessante é recordar que era Fernando Pires o presidente da Junta de Freguesia - Junta que deixou de ser de Óis para ser da (des)União de Travassô e Óis da Ribeira. Velhos tempos, em que se faziam obras na terra ribeirense.
O texto total poder ser visto AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário