A Direção dos Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro está a realizar a campanha de vacinação anti-rábica e a identificação electrónica de animais, com a necessária profilaxia da raiva e outras zoonoses.
A iniciativa está a cargo, em termos de execução, no caso do concelho de Águeda, do veterinário municipal Pedro Maurício da Costa Nunes.
A raiva é uma zoonose viral e doença contagiosa ao homem, que compromete seu sistema nervoso, sendo incurável e com índice de mortalidade próximo a 100%. Todos os mamíferos estão susceptíveis ao vírus da raiva, sendo que cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.
A vacina é a única maneira conhecida de controlar a doença e caso uma pessoa seja mordida por um desses animais deve-se, como cuidado imediato, lavar o local atingido, com água e sabão.
Os proprietários destes animais devem deslocar-se com os seus animais, no próximo dia 1 de Julho, às 10 horas da manhã, aos armazém da Junta de Freguesia, na Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), onde funcionava a antiga sede da Tuna Musical de Óis da Ribeira.
- EDITAL do site oficial da
Câmara Municipal de
Águeda, AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário