Fernando Pires |
O social-democrata Fernando Tavares Pires venceu as eleições autárquicas de 1993 e foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira - então iniciando um ciclo de 5 mandatos consecutivos. Tal feito político não se imaginaria, então.
A posse foi a 1 de Janeiro de 1994, para o mandato de 1994/1997, e o executivo incluía o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão) e o secretário Diamantino Alves Correia - também ambos candidatos eleitos pelo PSD.
M. Almeida Capitão |
* PSD (345 votos): 1 - Fernando Tavares Pires; 2 - Manuel Duarte Marques de Almeida (Capitão); 3- Diamantino Alves Correia; 4-Manuel Soares dos Reis e Santos; 5-João Carlos Almeida Marques; 6 - Dinis Tavares dos Reis; 7 - Angelino Gomes da Conceição; 8-Rui Jorge dos Reis Fernandes; 9 - Álvaro Manuel Estima Soares; 10 - José Melo de Oliveira; 11 - António Simões Pinheiro das Neves (já falecido); 12- Nelson Tavares das Neves.
Manuel J. Carvalho |
* CDS/PP (110 votos): 1 - Manuel Joaquim Carvalho Dias de Almeida; 2 - António Manuel Azevedo de Melo; 3 -Eugénio dos Reis Pinheiro; 4 - José Soares Lamas; 5 - António de Carvalho (Carteiro); 6 - Daniel Gomes dos Prazeres; 7 - Afonso Manuel Faria de Carvalho; 8-João Paulo Martins Pires; 9 - Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas; 10 - António Salvador Soares de Almeida Reis.
Manuel Soares |
Assembleia de Freguesia
O novo presidente da Assembleia de Freguesia passou a ser Manuel Soares dos Reis e Santos, o até aí presidente da Junta, em dois mandatos consecutivos e também do PSD.
A Mesa incluía os secretários Rui Jorge dos Reis Fernandes (1º.) e João Carlos Almeida Marques (2º.), também da lista social-democrata.
Diamantino Correia |
1 - Fernando Pires iniciou em 1994 um ciclo de 5 vitórias consecutivas para a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, até 2013. No mandato anterior, tinha sido secretário do executivo presidido por Manuel Soares dos Reis Santos.
2 - Manuel Duarte Marques de Almeida, o Capitão, acompanhou-o, como secretário, nesses 5 mandatos.
Rui Fernandes |
4 - O mesmo Diamantino é primo, em diferentes graus, de Manuel Soares, Rui Jorge dos Reis Fernandes (e padrinho) e Álvaro Manuel Gomes Soares, todos do PSD.
5 - Ainda o mesmo Diamantino Correia: é cunhado de João Carlos Almeida Marques, o quinto da lista do PSD.
6 - António Simões Pinheiro das Neves, 11º. do PSD, é primo de Nelson Tavares das Neves, o 12º. da mesma lista.
7 - Nelson Tavares da Neves é primo, também, de Fernando Tavares Pires, o presidente eleito e ambos do PSD.
8 - O mesmo Nelson Tavares das Neves é sobrinho direito (filho de irmã) de Dinis Tavares dos Reis, que já tinha sido o 11º. candidato em 1979, ambos do PSD.
Dinis T. Reis |
10 - Eugénio dos Reis Pinheiro, o terceiro da lista do CDS, foi o primeiro nas eleições de 1989 e filho de Arménio Pinheiro da Silva, também primeiro mas em 1985.
11 - Afonso Farias de Carvalho, sétimo da lista do CDS, é primo de Manuel Joaquim Oliveira Dias Carvalho e António Manuel Azevedo de Melo, o primeiro e o segundo, respectivamente, da mesma lista.
12 - O mesmo Afonso Farias de Carvalho é primo de Daniel Gomes dos Prazeres, sexto da mesma lista do CDS.
13 - Angelino Gomes da Conceição é primo de Daniel G.- Prazeres, de Manuel Joaquim Carvalho e António Manuel Melo (estes dois por serem casados com primas).
14 - Angelino Gomes da Conceição, sétimo da lista do PSD, também é primo de João Carlos Almeida Marques, o quinto da mesma lista social-democrata.
15 - António Salvador Soares de Almeida Reis, décimo candidato em 1993, foi segundo do CDS em 1989.
16 - O mesmo António Salvador é sobrinho de Salvador Soares de Almeida, que foi segundo da lista do PS nas eleições de 1989.
17 - João Paulo Martins Pires, oitavo da lista do CDS, é filho de Mário Pires Vieira, várias vezes candidato do PS.
18 - Angelino Gomes da Conceição, sétimo da lista do PSD, é primo de João Carlos Almeida Marques, o quinto da mesma lista.
19 - António Carvalho (Carteiro), quinto do CDS em 1993, foi oitavo do PS em 1982.
20 - O mesmo António Carvalho é sogro de Mário Jorge Martins Pires Vieira (Futre), que foi oitavo candidato da lista do CDS - de que já fora nono em 1989.
21 - Mário Jorge Martins Pires Vieira (Futre) é irmão de João Paulo Martins Pires que, em 1985, foi o segundo da lista de CDU.
22 - Rui Jorge dos Reis Fernandes, oitavo do PSD, é primo de Álvaro Manuel Estima Soares, o nono da lista.
António Neves |
Memória dos autarcas já falecidos
As eleições autárquicas de 1993, em Óis da Ribeira, tiverem apenas duas listas e, destas, 22 candidatos: 12 do PSD e 10 do CDS.
Dois deles, ambos então candidatos do PSD, já faleceram e evocamo-los em honra da sua disponibilidade para, ao seu jeito, servirem a terra e o povo de Óis da Ribeira: Dinis Tavares dos Reis e António Simões Pinheiro das Neves. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário