Vista aérea de Óis da Ribeira e Travassô, ao fundo, com o rio Águeda a separar as duas freguesias da (des)União de TravassÓis |
Mário Martins, do PS, o primeiro presidente da União de Freguesias da TravassÓis |
As eleições autárquicas de 2013 foram as primeiras da era da (des)União de Freguesias que, no caso de Óis da Ribeira, a juntou a Travassô.
O provo, na sua imensa sabedoria e inteligência, passou a designá-la por TravassÓis e assim ficará para a eterna memória futura.
Concorreram duas listas, ambas lideradas por candidatos de Travassô: Mário Ramos Martins, que venceu (do PS), e Sérgio Edgar da Costa Neves (PSD).
O PSD foi o partido mais votado em Óis da Ribeira. Os resultados foram os seguintes:
Sérgio Neves foi o candidato do PSD |
- PSD: 227 votos.
- PS: 182 (menos 45).
- Brancos: 28.
- Nulos: 10.
O PS ganhou em Travassô, com 516 votos, e o PSD teve 350 (menos 166). Somando os votos das duas freguesias, o PS teve 698 (51,10%) e o PSD 577 (41,73%).
O executivo ficou formado por Mário Martins (presidente), Horácio Dias dos Santos (tesoureiro) e Marta Morais, todos da lista socialista.
António Horácio Tavares, também do PS e ribeirense natural de Espinhel, substituiu transitoriamente Marta Morais - durante a auto-suspensão desta. Ver AQUI.
Os socialistas ribeirenses optaram por não «colocar» nenhum eleito no executivo (como seria intenção de Mário Martins) e, por via disso, Óis da Ribeira ficou com maioria na Assembleia de Freguesia, com 5 eleitos, contra os 4 de Travassô.
Germano Venade e Manuel Almeida (Capitão) |
Óis da Ribeira
do PSD
O empresário e floricultor Germano Magalhães Venade foi o segundo candidato da lista do PSD nas eleições autárquicas de 2013, as primeiras da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. Lista que era liderada por Sérgio Neves, de Travassô. E o primeiro (Venade) de Óis da Ribeira.
Fátima Reis |
Outros candidatos ribeirenses foram Maria de Fá-
tima Figueiredo dos Reis (6ª.), António Gomes da Conceição, de Óis da Ribeira mas residente em Travassô (7º.) e Rui Jorge dos Reis Fernandes (o oitavo e que tinha sido tesoureiro da Junta nos mandatos de 1998/2001, 2002/2005 e 2005/2009).
Ângela R. Santos |
José Martins e Rui Rodrigues |
ques Tavares (32º.), António Manuel de Almeida Reis Silva (34º.) e Maria Isabel Rodrigues Fernandes (37ª.), Francisco José Melo de Oliveira (38º.) e Horácio Dinis de Almeida Gomes Soares (40º.).
Emanuel Venade |
Gil Branco e Elsa Framegas |
Diamantino Correia e Vital Santos |
Óis da Ribeira
do PS
Vital de Oliveira Almeida e Santos foi o quarto da lista do PS nas eleições autárquicas de 2013, as primeiras de TravassÓis, e o primeiro de Óis da Ribeira na candidatura à União de Freguesias de TravassÓis. Diamantino Alves Correia foi o segundo (em 5º. lugar).
Os três primeiros candidatos eram (e são) de Travassô: Mário Ramos Martins (1º. lugar) e Horácio Santos (2º.), ambos do executivo de então, e Maria da Conceição Tavares de Almeida Reis (3ª.), esta filha do ribeirense Vasco de Almeida Reis - que era o presidente da Assembleia de Freguesia de Travassô, eleito pelo PS mas que também já tinha sido eleito pelo CDS - tal qual Mário Ramos Martins e Horácio Dias dos Santos, entre outros.
Marta Morais e António Horácio Tavares |
Maria José Carvalho e Agostinho Tavares |
gas (18º.) e Ana Isabel Costa (19ª.) e Dani-
lo Soares Costa (20º.) - curiosamente, fi-
lha e pai. E Fernando Jorge dos Reis Ta-
vares (26º.), António Jorge Reis Brandão (27º.) e Hugo das Neves Polido, de Óis da Ribeira mas residente em Travassô (28º.).
Fernando Tavares, Jorge Brandão e Hugo Polido |
Outros can-didatos so-
cialistas de Óis da Ri-
beira, nas autárquicas locais de 2013, foram Maria José dos Reis Carvalho e Santos (32ª.) e Agostinho Albino Pires Tavares (em 33º. lugar, mas que já tinha sido presidente da Junta de Freguesia ribeirense no mandato de 1980/1982, eleito pela lista do PS - nas Autárquicas de Dezembro de 1979.
Eugénio Pinheiro |
Finalmente e ainda do PS, também foram candidatos Eugénio dos Reis Pinheiro (na 36ª. posição e que foi primeiro candidato do CDS em 1989 e nono em 1997, terceiro da LIOR em 2005 e 14º. do PS em 2009); Vasco de Almeida Reis, natural de Óis da Ribeira mas residente em Travassô e que era o presidente da Assembleia de Freguesia, eleito pelo PS e depois de já ter sido candidato do CDS (43º.), e José Melo Oliveira (52º.), que, eleito pelo PSD, tinha sido 2º. secretário da Assembleia de Freguesia no mandato de 1990/93.
- NOTA: Dados e imagens recolhidos da
net e dos prospectos dos partidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário