Óis da Ribeira e Travassô, ao fundo e depois do rio Águeda |
O mês de Junho nasce e pouco se sabe do que vai acontecer nas próximas eleições autárquicas, no que concerne à
Mário Martins, do CDS, do PS e Independente |
Agora, já não são socialistas.
Mário Martins, agora, também já não é socialista.
Deixou de ser, para ser independente.
Exactamente como, em 2005, não hesitou em deixar de ser democrata-cristão (do CDS, partido pelo qual foi eleito pela primeira vez na lista de Aníbal Pires, em 1997) para se candidatar pelo PS. E ser socialista.
Isto é: para Mário Martins e seus acólitos, vale tudo e qualquer cor partidária, desde que seja para estar no poder.
E quem serão os ribeirenses que assumem alinhar nesta paródia eleitoral autárquica?
Sérgio Neves |
Sérgio e/ou Paulo,
dúvidas do PSD!
O PSD continua embrulhado e sem decisão quanto ao número 1 da lista: Sérgio Neves ou Paulo Pires? Ou outro?
Neves «gelou» as suas hipóteses na gestão presidencial da Assembleia de Freguesia. Foi fraquinha, a puxar para o mau.
Esqueceu-se que era presidente, para ser o
Paulo Pires |
A alternativa que mais consistência tem ganho nos últimos tempos chama-se Paulo Pires, o presidente da Associação Desportiva de Travassô. Onde tem feito bom mandato. Mas Paulo Pires tem dúvidas e não parece(rá) disposto a assumir um combate até agora ritmado por ódios e malquerenças.
Manuel Duarte Almeida (Capitão) será o primeiro ribeirense da lista, depois da ineficaz, ou pelo menos pouco visível, acção política do actual nº. 1, o florista Germano Venade - que em 2001 foi lançado pelo «jurássico» Fernando Tavares Pires.
Vamos esperar!
A. Horácio Tavares |
O PS sem
candidatos
O PS é que parece em maus lençóis eleitorais e, em TravasssÓis, continua sem ter candidato assumido. Em 2005, não teve lista em Travassô. Em 2009, foi a lista de Mário Martins, transferido do CDS - que repetiu em 2013 e agora se transfigura em independente.
Em Óis da Ribeira, o PS também não apresentou lista em 2005, reaparecendo em 2009, com Carla Tavares. Em 2013, já foi a lista da (des)União.
Suspeita-se, na área socialista, que o candidato possa vir a ser António Horácio Tavares, ex-catequista e presidente da Tuna, actualmente membro da Assembleia de Freguesia (e que até integrou temporariamente o executivo), tio da agora deputada Carla Tavares - que é muito ligada a Pedro Nuno Santos, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e presidente da Distrital de Aveiro do PS.
O CDS e o Bloco
ficam de fora...
O CDS expectava apresentar uma lista em TravassÓis mas ainda não arranjou candidato. Em Travassô e depois da «fuga» de Mário Martins, em 2005, nunca mais se apresentou a votos. Mário Martins foi, de resto, o seu último candidato, em 2001.
Em Óis da Ribeira, o último candidato do partido foi Albertino Gomes Soares, no já distante ano de 1997 - há 20! Depois disso, o que resta dos seus candidatos até aí dividiu-se pelo PS de Aníbal Saraiva (2001) e pela LIOR de Diamantino Correia (em 2005). Após isso, o d´Óis Por Três perdeu-lhes o rasto. O CDS, de resto, mal se se ouve falar em Óis da Ribeira.
Quando ao Bloco de Esquerda, que concorreu em 2005, com Aníbal Saraiva (30 votos), também desapareceu do mapa eleitoral. Em Travassô e no mesmo ano, o candidato foi o enfermeiro Alberto Maia - que teve apenas 39 votos.
CDU ainda espera
formar lista
A APU/CDU não se candidata em Óis da Ribeira desde 1989, quando apresentou António Simões Pereira numa lista de 5 candidatos que teve... 3 votos. Em 1985, candidatou Vital Santos e teve 7 votos, em 4 candidatos.
Em Travassô, o último candidato conhecido foi no já distante ano de 1993, há 24 anos - quando o líder foi Manuel de Almeida Soares de Bastos, de uma lista de 9 candidatos, que teve 21 votos.
A coligação ainda tem expectativas quando à eventual candidatura de Aníbal Saraiva, que já foi nº. 1 do PS (em 2001) e do Bloco de Esquerda (em 2005).
Sem comentários:
Enviar um comentário