Vista Aérea (da Google Earth) da antiga vila de Óis da Ribeira |
A lista JUNTOS - Movimento Independente inclui poucos ribeirenses. Apenas 4: António Horácio Tavares, Sandra Santos, Liliane Framegas e Sónia Tavares.
Sendo independente, na moderna versão da política - que é a de se «casarem» candidatos dissidentes dos partidos e candidaturas tradicionais, gente, portanto, sem ideologia política definida -, tem, no seu todo, várias origens ideológicas e algumas curiosidades interessantes - olhem como se olhem.
Vejamos o caso concreto dos 4 candidatos JUNTOS (porque se separaram de outros...) de Óis da Ribeira, na lista para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - popularíssima TravassÓis:
António Horácio Tavares |
António Tavares, o
que nem é de cá!
António Horácio Pires Tavares, ex-socialista e candidato nº. 2 da lista JUNTOS, é o mais curriculado de todos. Já foi candidato do PS em 1989, na lista do ex-CDS Armando Tavares dos Reis (em 8º. lugar), e em 2013, na do também ex-CDS e agora ex-PS Mário Martins (7º. lugar), eleito para a Assembleia de Freguesia e foi secretário interino da Junta de Freguesia.
Notabilizou-se por uma indefinida afirma-
ção em Assembleia de Freguesia quando justificou uma posição pessoal com o argumento de «nem sequer sou de cá». De cá, ou daí, de Óis da Ribeira. Ora se foi eleito por Óis da Ribeira!
Na verdade, é natural de Espinhel, mas casado em Óis da Rineira. Irmão de Agostinho Tavares, que, pelo PS, foi eleito presidente da Junta de Freguesia em 1979, e da Assembleia de Freguesia em 1982. Depois, foi candidato do PSD em 2001 (voltando a presidir à Assembleia de Freguesia, de 29 de Abril de 2004 até final do mandato, substituindo Jorge Soares), em 2005 e 2009. Em 2013, voltou à lista do PS.
É tio paterno da deputada Carla Tavares, que este ano é a candida-
ta do PS à presidência da Assembleia Municipal de Águeda e, em 2009, foi candidata à presidência da Junta de Óis da Ribeira.
Sandra Santos |
Sandra Santos, de Óis
por afinidade!
Sandra Marina Ribeiro dos Santos, candidata nº. 6 da lista dos «juntos», é ribeirense por afinidade, pela sua relação conjugal com Rui Jorge dos Reis Fernandes. É mais conhecido por ser directora técnica de acção social na Arcor, fazendo agora o seu debute em listas eleitorais autárquicas.
Não é o caso de Rui Fernandes, que foi tesoureiro da Junta de Freguesia nos mandatos de 1998/2001, 2002/2005, 2005/2009 e 2009/2013, todos de Fernando Pires e do PSD. Antes, já tinha sido candidato do PSD, em 1993 (8º. da lista do mesmo Fernando Tavares Pires). Foi o 6º. da lista de Sérgio Neves em 2013.
O pai, Ludjero Fernandes da Silva, sogro de Sandra Santos, foi candidato do CDS em 1982 (na lista de Sesnando Reis).
Liliane Framegas |
Liliane divide
votos em casa
Liliane Duarte Figueiredo Framegas, candidata nº. 8 da JUNTOS, tem a particularidade de, em casa e para o mesmo órgão autárquico, dividir votos com o marido, Sérgio Miguel Ferreira de Almeida, que é o nº. 4 do PSD.
Liliane Framegas tem 35 anos, é engenheira mecânica e já foi candidata do PSD em 2009, sendo 12ª. lista de Fernando Pires, que então ganhou as eleições ao PS de Carla Tavares. Agora, nas eleições autárquicas de 2017, veste a camisola do JUNTOS - Movimento Independente.
Além das afinidades AQUI descritas, é também familiar de Hernâni Framegas dos Reis, candidato do CDS em 1976 (1º. lugar) e do PSD em 1989 (3º. da lista de Manuel Soares). É sobrinha de Armando Figueiredo dos Reis, irmão do pai e candidato do da LIOR, de Diamantino Correia, em 2005 (5º. lugar) e do PS de Carla Tavares em 2009 (11º.) e de Mário Martins em 2013 (13º.). É também, talvez entre outros, familiar de Elisiária Maria Reis dos Santos Framegas, candidata do PS em 2001, na lista de Aníbal Saraiva.
Sónia Tavares |
Sónia Tavares
sai aos... seus!
Sónia Tavares, candidata nº. 9 da lista da JUNTOS, sai aos seus e, por isso mesmo, não degenera: licenciada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, integra a lista do pai.
O pai é António Horácio Pires Tavares, que já foi candidato do PS em 1989 (ver acima). O tio é Agostinho Tavares (ver acima). A prima é Carla Tavares (ver acima, na nota sobre o progenitor).
Faz o debute na política, assumindo a independência paterna e junta-se aos ex-CDS´s, ex-PS´s e ex-PSD´s que dão a alma e o voto pela candidatura de Mário Martins. Estes Tavares também são danados para a política!
- NOTA: Estes dados podem conter algum erro e/ou omissões,
de que nos desculpamos. Quaisquer indicações podem ser
dadas para o email doisportres2@gmail.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário