O 1º. emblema |
O Jornal de Notícias, diário que se publica na cidade do Porto, referiu-se à Arcor na sua edição de 2 de Outubro de 1979. Há precisamente 40 anos.
O artigo foi (re)publicado na edição nº. 2 do «Jornal da Arcor», que se publicou a 23 de Dezembro de 1979 e intitulava-se «Quando da aldeia vêm salutares exemplos», da autoria do jornalista José Naia.
«Deram os primeiros passos, de sondagem, como é bom de ver. Mas depressa tiveram a consolação de, ao olharem para trás, verem que já não estão sozinhos. A juventude da sua terra estava com eles, fazia a mesma aposta, arrostando com a má vontade, o derrotismo e tantas vezes até com a campanha negativa de uns quantos que, presos a preconceitos ou a saudosismos balofos, nada são capazes de criar ou, na melhor hipótese de ajudar quem olha pelo progresso da sua terra e todos os sectores da vida».
O Jornal de Notícias, como se pode ler no recorte anexo, fala(va) depois de iniciativas da Arcor nesse ano de fundação, o de 1979, há 40 anos: Ano Internacional da Criança, programas na Rádio Renascença, provas desportivas, teatro infantil, cinema, folclore, música, o grupo de teatro e recolha de materiais para um museu, entre outras.
Agora, 40 anos depois, 40 anos passados..., será com saudade que, quem esses tempos viveu, poderá fazer a evocação destes tempos fundadores da Arcor. Quem quiser reler o artigo, pode clicar sobre a imagem, para a ampliar.
Mas arcor alguma vez foi ou é um exemplo?!
ResponderEliminarAs gentes que conseguiram tal feito é que serão o exemplo!!