Sede da Tuna / AFOR. O terreno foi arrendado., há 65 anos, por 60$00 anuais |
José Maria Estima |
A data de 25 de Novembro está
associada a vários acontecimentos de importância para Óis da Ribeira.
Vejamos alguns:
- 1928, há 89 anos: Posse da Junta de Freguesia presidida por José Maria Estima, comerciante e proprietário local. O executivo integrava os vogais Joaquim Maria Viegas e José Simões dos Reis.
- 1954, há 63 anos: Arrendamento, a Amadeu Pereira dos Santos (Peles) o terreno da Junta de Freguesia, junto a ponto e onde viria a ser construída a sua sede - actual sede da Tuna / AFOR. Por 60$00 anuais.
A Junta de Freguesia era presidida por
Bandeira da Tuna / AFOR |
Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
- 1995, há 24 anos: Encontro de Tunas de Águeda, promovido pela Tuna Musical de Óis da Ribeira (actual AFOR), comemorando o segundo da sua refundação.
Participaram, também, a Mourisquense (de Mourisca do Vouga) e a Valonguense (de Valongo do Vouga). As únicas de Águeda que, no final, tocaram uma peça em simultânea, sob direcção de Carlos Matos - o maestro da Tuna de Óis da Ribeira.
Centro Social da ARCOR |
A direcção da Tuna era presidida por Carlos Matos (Bigodes), com Alípio Framegas (vice-presidente), Madaíl Matos (secretário), Aurélio Matos Reis (tesoureiro) e Horácio Soares (vogal).
- 1998, há 21 anos: Apresentação, na Assembleia da República e pelo deputado Manuel Castro Almeida (PSD) do projecto-lei que permitiu a entrada em PIDDAC e Orçamento Geral do Estado de 1999 das obras do centro social da ARCOR.
- Ver AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário