A pateira vista do ar. Irá fcar com passadiços a toda a sua volta |
O percurso dos passadiços (a vermelho) |
A Câmara Municipal de Águeda adjudicou, a 24 de Novembro de 2019, à Trimétrica Engenharia, Lda., de Lisboa, e por
74 900 euros, a elaboração do projecto de valorização ambiental e promoção turística da pateira. Na prática, construir passadiços em toda a volta da lagoa - como se vê na imagem (a vermelho).
A responsabilidade da Trimétrica envolve um estudo prévio do traçado, para uma análise prévia do projectos dos passadiços, e do projecto de arquitectura e especialidades.
Será responsável, nos termos do contrato, pela realização de todos os estudos e levantamentos necessários na área em que se pretende intervir, nomeadamente o levantamento topográfico, geológico, hidráulico, hidrológico e paisagístico e os quer se revelarem necessários para a apresentação da proposta e desenvolvimento do projecto.
Vista aérea da pateira |
Passadiços de 5
a 8 quilómetros!
O projecto contemplará, nomeadamente:
1 - Um circuito em passadiço de madeira ao longo da margem da pateira, pela água e serpenteando entre canaviais, salgueirais ou outra vegetação e condicionantes naturais.
2 - Terá um extensão mínima de 5 kms. (cinco), podendo atingir os 8 (oito).
3 - Terá pontos de observação de avifauna e da paisagem.
4 - Áreas de entrada e saída, recepção e controle de visitantes.
5 - Zonas de repouso/descanso e convívio.
6 - Zonas temáticas e de interpretação de valores naturais e culturais.
7 - Travessias pedonais.
8 - Outras valências que se considerem adequadas à valorização ambiental e turística da zona.
9 - Contemplará os equipamentos já existentes, nomeadamente parques de lazer (ligando-os), instalações sanitárias, parques de estacionamento e outras estruturas de apoio já disponíveis.
O contrato tem validade de 6 meses (seis) e deve incluir o plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição.
Anda nos seus termos, aTrimétrica fica obrigada «a conhecer e analisar as condições técnicas do local onde será desenvolvido o projecto e prever, nos materiais a utilizar, a incorporação de materiais reciclados - ou materiais que incorporem reciclados».
Outra obrigação, entre outras, tem a ver com a obtenção das licenças para utilização destes materiais, assim como todos os elementos necessários ao lançamento da empreitada.
A zona da Minhoteira, em Fermentelos |
Percurso dos passadiços de Óis da Ribeira à Minhoteira / Ínsuas
O percurso dos passadiços, segundo o contrato, «deve projectar-se ao longo da envolvente da pateira (...), de forma harmoniosa com o meio envolvente, salvaguardando o património natural a zona, a valorização paisagística e a promoção de acessibilidades entre espaços de lazer e as margens, contribuindo, assim, para uma maior fruição, proximidade das comunidades e valorização turística».
A começar no parque da pateira de Óis da Ribeira, o percurso serpenteará pela margem e ate ao parque de Espinhel, ligando-se ao percurso pedestre existente já neste parque». Daqui, seguirá para a margem de Fermentelos, junto à confluência com o rio Cértima. Já na margem de Fermentelos, desenvolver-se-á alternadamente cm caminho público, até à Estalagem da Pateira e Monumento do Emigrante.
A partir daqui, continuará até à Minhoteira, zona das Ínsuas, no limite com Requeixo, considerando-se, então, o projecto que já pré-definido no âmbito do Polis Litoral Ria de Aveiro e já fora da responsabilidade da Câmara Municipal de Águeda.
Sem comentários:
Enviar um comentário