David Soares dos Santos no dia dos 100 anos! |
Óis da Ribeira no dia 30
de Janeiro de vários
anos do Século XX
David Santos |
- 1911, há 109 anos!
David Soares dos Santos
David Soares dos Santos nasceu em em Óis da Ribeira a 30 de Janeiro de 1911, há 109 anos.
Era filho de Manuel Soares dos Santos (Lopes) e de Margarida Gomes da Conceição e casou com Lucília Soares dos Reis a 15 de Agosto de 1934, depois de regressar do Brasil, onde, com a família, se juntou ao pai, lá emigrado, no Estado do Espírito Santo.
O casal teve os filhos Milton (residente em Aveiro), Margarida e Manuel Soares dos Reis e Santos (moradores em Óis da Ribeira).
David foi proprietário e agricultor, músico e dirigente da Tuna Musical e tesoureiro da Junta de Freguesia nos mandatos de Armando Resende (de 1955 a 1959) e Aires Carvalho e Santos (de 1964 a 1967).
Enviuvou a 5 de Setembro de 1978 e faleceu aos 101 anos e 9 meses, a 16 de Outubro de 2012.
A mina (actualmente) |
- 1955, há 65 anos!
Águas da mina para
a fonte do Cruzeiro
Um grupo de proprietário de Óis da Ribeira queixou-se na Junta de Freguesia de Alexandre Pinheiro de Almeida por este ter vedado as águas que sobravam da mina de abastecimento da Fonte do Cruzeiro.
A água empresada seguiria pelo caminho dos Lâmaros e, com a vedação, prejudicava os lavradores queixosos: Manuel Alves dos Reis, Joaquim Sares dos Santos e Alexandrino Pinheiro dos Reis, entre outros.
A Junta de Freguesia deslocou-se ao local e deliberou repor a regueira, dando escoamento livre ás águas. Era presidida por Armando Resende, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Aires Carvalho dos Santos.
- 1977, há 43 anos!
Maria Augusta Maia
Maria Augusta Maia faleceu a 30 de Janeiro de 1977, em casa de seu sobrinho Élio Framegas dos Reis, da Rua Manuel Tavares (a do Cabo).
Filha do lavrador Joaquim Augusto dos Reis e de Rosa Maria de Carvalho, governanta de casa, foi baptizada a 12 de Fevereiro de 1877, apadrinhada por Manuel Bernardino dos Reis e Maria José dos Reis, todos de Óis da Ribeira e sendo celebrante o padre Venâncio Pereira.
Tinha quase 100 anos (não conseguimos apurar exactamente quantos) e, ao tempo, era a pessoa mais idosa de Óis da Ribeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário