Jacinto de Matos, ladeado pelo filho Óscar, à esquerda, e o neto Hostilino. Três tunos de OdR |
Os dias 9 de Fevereiro na história
e memória de Óis da Ribeira !
- Ano de 1907, há 113 anos!
O casamento de Jacinto Matos, fundador da
Tuna de Óis da Ribeira !
Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadores, dirigente e regente da Tuna Musical de Óis da Ribeira, casou-se a 9 de Fevereiro de 1907, com a conterrânea Ana Rosa Santos.
Jacinto, ferreiro e de 28 anos, era filho de Casimiro Pereira da Conceição, sapateiro, e de Rosa Maria dos Reis. Rosa, de 29 anos e costureira, era filha de Joaquim Alves da Costa (da família dos barqueiros de Óis da Ribeira) e de Maria Bárbara Soares dos Santos, da Rua do Viveiro (actual Adolfo Pires dos Reis).
O casal teve os filhos Zulmira (mãe, por exemplo, de Messias, Aurélio, António Joaquim, Maria Camélia e Alípio) e Óscar Pereira de Matos, que veio a ser maestro da Tuna (e pai de Hostilino, Armando, Carlos, Cidália, Glorentina, do primeiro casamento, e Idília, Lucília e Madail, do segundo).
Jacinto Pereira de Matos faleceu a 8 de Setembro de 1953.
José Ferrão |
Sofia Almeida |
- Ano de 1926, há 94 anos!
O casamento de José Ferrão
e Sofia Pires Soares
O dia 9 de Fevereiro de 1926 foi o do casamento de José Ferrão de Almeida Santos (Branco) e Sofia Pires Soares, ambos de Óis da Ribeira
José nasceu a 20 de Janeiro de 1900 e era filho do professor Camilo Gomes Ferrão dos Santos, natural de Carapinheira (Montemor-o-Velho), e de Maria Teresa de Almeida, governanta de casa. Faleceu a 7 de Agosto de 1975.
Sofia nasceu a 13 de Setembro de 1798 e era filha do alfaiate António Agostinho Pires Soares e de Ana Maria Alves, trabalhadora. Faleceu a 16 de Novembro de 1981.
O casal teve os filhos Luís (da Rua Benjamim Freitas), Maria (Rua Pateira), António e Benjamim Soares de Almeida Santos (Rua Manuel Tavares), todos moradores em Óis da Ribeira.
Notícia no livro de Laudelino Miranda Melo
|
- Ano de 1920, há 100 anos!
Óis da Ribeira na revista
«Ilustração Portuguesa»
A revista «Ilustração Portuguesa», que se editava em Lisboa e era de dimensão nacional, publicou um artigo do professor Camilo Gomes Ferrão de Almeida Santos sobre a pateira. Há precisamente 100 anos.
A notícia está anotada no livro «Travassô e Alquerubim e outras terras da Região do Vouga», de Laudelino de Miranda Melo, e sabe-se que revista era de dimensão nacional e publicava a sua 2ª. série, já no seu nº. 729.
O professor Camilo já não era inexperiente em questões literárias. Em 1905, leccionava em Travassô, ganhou o primeiro prémio de um concurso histórico aberto pela revista ilustrada «A Nossa Pátria», dirigida por Alberto Bessa.
A sede que era da Junta de
e agora é da Tuna/AFOR
|
- Ano de 2007, há 13 anos!
Sede da Junta de Freguesia para
a Tuna Musical / AFOR
A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira aprovou, a 9 de Fevereiro de 2007, por maioria (4-3) a cedência, por dez anos, da antiga sede da Junta para ser nova sede da Tuna Musical.
Os eleitos Diamantino Correia e Vital Santos (da LIOR) e José António Pires (PSD) votaram contra, por discordarem do período de cedência - que, do seu ponto de vista, deveria ser igual ao do mandato do executivo.
A 23 de Julho de 2012, entretanto, a Assembleia de Freguesia aprovou por maioria - quatro votos do PSD e dois do PS (faltou Carla Tavares) - a cedência da mesma sede por 99 anos e em regime de comodato. É o regime actual e que perdurará até 2116.
Sem comentários:
Enviar um comentário