Manuel Resende e Maria Bernardina, filha
do casal Manuel e Maria José Santos Silva
|
Os dias 24 de Fevereiro na
história de Óis da Ribeira
1 - Ano de 1878,
há 158 anos!
Casamento dos pais do padre José
Bernardino Santos Silva
Os pais do padre José Bernardino dos Santos Silva, Maria José e Manuel, casaram-se 24 de Fevereiro de 1862, há 158 anos!
Padre José
Bernardino
|
Notabilizou-se, segundo o livro «Alquerubim e Travassô e outras localidades da Região do Vouga», de Laudelino Miranda Melo, como «chefe política do Partido Progressista», o que seria de todo invulgar ao tempo - por finais do século XIX. Distinguia-se «na ocasião das eleições, pelos esforços empregados para as vencer» e também, ainda segundo Laudelino de Miranda Melo, «pelo bem que fazia as pobres».
Manuel Tavares Duarte era lavrador e filho do também lavrador João Tavares da Silva, de Óis da Ribeira, e de Maria Clara Duarte, que era natural de Casal de Álvaro.
O casal teve os filhos Maria Bernardina, que casou com, Manuel Maria Ala de Resende, comerciante de Águeda que se estabeleceu em Óis da Ribeira, e o padre José Bernardino dos Santos Silva.
A Fonte do Cruzeiro |
2 - Ano de 1946, há 74 anos!
Escoamento de águas
da Fonte do Cruzeiro
Um dos pontos da agenda de trabalhos da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, há 74 anos, foi a limpeza dos canos de escoamento das águas da Fonte do Cruzeiro.
O fontenário é o que agora está na Rua Jacinto Bernardo Henriques, mas, ao tempo, localizava-se no largo do mesmo nome, mais ou menos onde é hoje a entrada da ARCOR, e tinha a tubaria entupida - o que provocava o permanente encharcamento da rua. Os tubos estavam entulhados e a água, que seria para bebedouro dos animais bovinos, era desperdiçada.
O presidente da Junta de Freguesia era Benjamim Soares de Freitas, com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
O Caminho das Areias em 2020 |
3 - Ano de 1957, há 63 anos!
Junta deliberou largura
do Caminho das Areias
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 24 de Fevereiro de 1957, deliberou sobre a largura do Caminho das Areias.
O caminho foi demarcado com diversas pedras, fixando a largura fixa de 4 metros para usufruto público.
A Junta de Freguesia era presidida por Aires Carvalho dos Santos, como secreta´rio David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves que, na mesma reunião de há 63 ans, deliberou proceder a uma ligeira reparação da ladeirado Ribeiro e do caminho da Leirancha.
Tempos e que os autarcas se preocupavam com estas «pequenas» coisas!
A sede da JF construída há 51 anos |
4 - Ano de 1969, há 51 anos!
Obras da nova sede da
Junta de Freguesia
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira iniciou os trabalhos de construção da sede a 24 de Fevereiro de 1969.
O edifício que é hoje a sede da Tuna / AFOR foi construído pela Jun ta de Freguesia presidida por Armando dos Santos Ala de Resende, com o secretário Jaime Pinheiro dos Reis e o tesoureiro Custodio Lopes Correia. Supomos que nunca foi oficialmente inaugurado.
O terreno foi comprado a Mário Duarte de Almeida, por 4000$00, e com escritura assinada a 8 de Fevereiro de 1953, era Benjamim Soares de Freitas o presidente da Junta de Freguesia. Esteve arrendado, entretanto, a Amadeu Pereira dos Santos (barbeiro, o Peles), que por tal pagava 60$00 anuais, em contratos de três anos. No sabemos se o custo foi actualizado nas renovações.
Elenco do GTA da ARCOR em 2001 |
5 - Ano de 2001, há 19 anos!
ARCOR levou «Quem Matou?»
ao teatro de Requeixo
O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR apresentou-se em Requeixo no dia 24 de Fevereiro de 2001, com a peça Quem matou?».
O espectáculo estreara a 3 de Fevereiro, em Óis da Ribeira e incluía a comédia «Prima Elvira» e o monólogo «Estou roubado». Actuou também em Paradela (dia 10), Segadães (17), Crastovães (10 de Março), Frososs (17( Eiro (2) e Óis da Ribeira (dia 31).
O grupo era formado por, em cima, da esquerda para a direita: Porfírio Pires, António Prazeres, Paulo Gomes, José F. Martins, Carla Rodrigues e Firmino Santos (ensaiador). Em baixo: Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Eliane Alves e Clara Santos.
Sem comentários:
Enviar um comentário