A casa (cor de rosa) que foi
da família Santiago dos Reis
|
nos dias 11 de Fevereiro !
- Ano de 1897, há 123 anos!
Sargento Abel
Marcos dos Reis
O futuro sargento da Marinha Abel Marcos dos Reis nasceu em Óis da Ribeira a 11 de Março de 1897, há 123 anos.
Era filho de José Bernardino dos Reis e Ana Joaquim Gomes, casal que teve 7 filhos - Assunção, Cláudio, Belmiro e Maria Augusta (avó de Fernando e Arlindo Reis), entre ouros -, todos netos paternos de José Bernardino dos Reis e de Mariana Maria Bernarda e maternos de Joaquim Francisco de Carvalho e Maria de Jesus Gomes.
Abel casou a 2 de Julho de 1928 com Aida Tavares Santiago, natural de Segadães, e faleceu a 17 de Outubro de 1949, quando morava na Vera Cruz, em Aveiro, e depois de várias comissões nas então colónias portuguesas, nomeadamente em Angola - onde nasceram os seus filhos Maria (agora internada no Jardim Social de Travassô) e Carlos Alberto Santiago dos Reis, que foi funcionário do Banco Pinto e Sotto Mayor e reside na Alagoa (de Águeda)
- Ano de 1915, há 105 anos!
Junta de Freguesia
de Luís Almeida
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira passou a ser presidida por Luís Maria de Almeida a 11 de Março 1915, há 105 anos.
O executivo iria (e exerceu) funções até 26 de Janeiro de 1918 e incluía o secretário Manuel Maria de Carvalho e os vogais José Tavares da Silva e Manuel José dos Reis.
Foi a segunda Junta após a implantação da República e substituía a do padre Ricardo Pires Soares, a que a 19 de Fevereiro de 1911 foi a primeira, com o secretário João Bernardino dos Reis e os vogais Albano Joaquim de Almeida, Jacinto Matos dos Reis e José Maria Morais-
José M. Estima |
- Ano de 1934, há 86 anos!
Junta de Freguesia de
José Maria Estima
O óisdaribeirense José Maria Estima assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira a 11 de Fevereiro de 1934, há 86 ams.
O executivo incluía os vogais Joaquim Maria Viegas e Manuel Maria dos Reis e substituí o que tomara posse a 25 de Novembro de 1928 e era presidida pelo mesmo José Maria Estima, com o mesmo vogar e Joaquim Maria Viegas e José Simões dos Reis.
José Maria Estima é avô, entre outros, dos irmãos Maria do Carmo e Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis (ambas da Rua Benjamim Soares de Freitas, mais José Augusto, emigrado no Brasil) e os irmãos Maria Erminda (em Aveiro) e dr. José Bernardino Estima Reis (no Porto).
Comédia «O Criado André» |
- Ano de 1990, há 30 anos!
Grupo de Teatro da ARCOR
encerrou época artítstica !
O Grupo de Teatro da ARCOR actuou pela última vez em Óis da Ribeira a 11 de Fevereiro de 1990, há 30 anos e no salão de restaurante Pôr do Sol, com a peça «D. Álvaro de Abranches», dirigida por Firmino Santos.
O grupo, como ainda ontem aqui assinalámos, estreara-se em Óis da Ribeira no dia 6 de Janeiro, com os actores Paulo Rogério Framegas, Paulo Silva, Cristina Silva, Hélder Pires, Manuel Alberto Resende, Dionísio Prazeres, Elisabete Fernandes, Manuel Horácio Reis, Lotário Santos, Hélder Prazeres, Danilo Costa e António Salvador Reis.
O programa incluía a comédia «O Criado André» e o grupo actuou em Eirol (13 de Janeiro), Recardães (14), Frossos (20), Alquerubim (27), Avelãs de Caminho (3 de Fevereiro), Mourisca do Vouga (4), Troviscal (10) e Ois da Ribeira (11). Mas tarde, na Figueira da Foz (7 de Abril) e CEFAS de Águeda (21 de Abril).
Sem comentários:
Enviar um comentário