domingo, março 15, 2020

Os dias 15 de Março na memória de Óis da Ribeira...

Um hidrovião na pateira, a 15/03/1931, pilotado pelo óisdaribeirense Eurico Tavares
Elísio Pinheiro

A memória de Óis da Ribeira 
nos dias 15 de Março...

Ano de 1908, 
há 102 anos!
Elísio Pinheiro de Almeida

O óisdaribeirense Elísio Pinheiro de Almeida nasceu a 15 de Maço de 1908, há 112 anos. Faleceu a 12 de Julho de 1973, em Viana do Castelo.
Elísio era filho de José Pinheiro de Almeida, sapateiro, e de Mariana de Jesus Viegas, dona de casa. Neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira. Casou a 11 de Janeiro de 1936, aos 27 anos, com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear (Travassô).
O casal radicou-se em Viana do Castelo e teve, todas professoras, teve as filhas Maria de Lurdes (ausente na Alemanha), Rosa (recentemente falecida) e Maria de Fátima Ferreira Pinheiro.
Foi amigo da sua e nossa freguesia: em 1945, deu contribuição financeira para ajudar as obras de terraplanagem do terreno da primeira sala da escola primária. Já nos anos 60 do século XX, ofereceu os bancos do largo do Cruzeiro. Os mesmos que ,desde há vários anos, estão abandonados e esquecidos no passeio do Café Central.
Residente em Óis da Ribeira e sobrinho de Elísio Pinheiro de Almeida, filho do irmão Alexandre, é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida.
Eurico Tavares também 
foi violinista e cantor

- Ano de 1931,
há 89 anos
Um hidrovião
pousou na pateira

Um hidrovião a pousar na pateira foi a grande novidade de 15 de Março de 1931, há 89 anos, e empolgou as gentes de Óis da Ribeira.

Na verdade, seria pilotado pelo óisdaribeirense Eurico  Tavares, então a militar na Força Aérea Portuguesa e pelos céus da pateira - ou ribeiro, como lhe chamavam. Foi também foi violinista e astor de excelência, com grande êxito em Portugal e na Venezuela, para onde emigrou.
A legenda da imagem refere que se trata de uma «Recordação do dia 15 de Março de 1931 - O primeiro hidrovião 49 que pousou nas águas da pateira», da Foto Tavares. Foto Tavares que era de Joaquim Tavares da Silva, pai de Eurico Tavares e que ficava ao lado da Igreja, onde agora é o armazém de Fernando Pires (dele sobrinho, pelo casamento com Isabel Tavares). Alguém saberá mais sobre isto? Gostávamos de aqui dar mais pormenores.
Firmino Santos

- Ano de 1980,
há 40 anos !
Teatro da ARCOR 
em Mourisca do Vouga

O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou-se em Mourisca do Vouga no dia 15 de Março de 1980, há 40 anos, com a peça «A Rosa do Adro», dois monólogos e a comédia «O gabinete do regedor». 
O ensaiador era Firmino Santos e actores (amadores) foram António Carlos e Clara Santos (nos papeis principais),os irmãos Isabel e Mário Neves, Custódio Ferreira, os irmãos Leonildo e Danilo Costa, Aurélio Reis, Manuel Duarte de Almeida (Capitão) e Diamantino Correia. O ponto foi Maria José  Duarte de Almeida.

O grupo estreara a 8 de Março e actuou de Novo em Óis da Ribeira (dia 16) e também em Loure (23) e Borralha (29), pelo menos.
Manuel Ferreira
(Tim-Tim)

- Ano de 2001,
há 19 anos!
Manuel de Melo
Ferreira, o Tim-Tim

O cidadão óisdaribeirense Manuel de Melo Ferreira faleceu a 15 de Março de 2001, nos Estados Unidos, onde estava emigrado.
Era filho de Manuel Ferreira Patacão e Jacira Pires de Melo, da Rua Manuel Tavares (Cabo), tendo estado ligado ao teatro amador e desporto popular do seu tempo e casado com uma senhora da Borralha.
Nasceu a 6 de Dezembro de 1949 e faleceu vítima de doença, aos 51 anos. Era popularmente conhecido por Manuel Tim-Tim!

Sem comentários:

Enviar um comentário