Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 7 de Março
1 - Ao de 1945,
há 75 anos!
Cruzeiro da Rua da Cabo
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira decidiu construir um cruzeiro no final da Rua do Cabo, justamente o que agora se encontra frente ao Café O Nelson.
Actualmente denominada Rua Manuel Tavares, termina onde começam as ruas de Santo António e da Pateira, ficando o presidente Benjamim Soares de Freitas encarregado das necessárias diligências para a concretização da obra.
O executivo incluía o secretário Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes).
O cruzeiro foi alvo de requalificação nos anos 60 do século XX, por benemerência pessoal de José Valentim Pinheiro Estima - que também, mais ou menos por essa altura, mandou construir a Fonte dos Amores, na pateira.
2 - Ano de 1948,
há 72 anos!
Caminhos dos Outeiros
e das Arroteias
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, há 72 anos, deliberou fazer a ligação do caminho da Arroteias ao das Vales, por ser reconhecidamente de grande utilidade pública, apesar da pequena distância.
O executivo autárquico era liderado por Benjamim Soares de Freitas, com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes), que, para o efeito, se deslocou ao local, para proceder ao estudo e respectivo alinhamento.
Outra decisão, em termos de caminhos locais, teve a ver com Caminho dos Outeiros, na zona testante das Amoreiras, onde a autarquia entendeu fazer a rectificação do baldio, tendo-se, para o efeito, também deslocado ao local.
Hercílio Almeida |
3 - Ano de 1987,
há 33 anos!
Teatro da ARCOR
actuou em Eirol
O grupo de Teatro da ARCOR apresentou-se em Eirol, no dia 7 de Março de 1987, há 33 anos, para representar a peça «O Natal de Zé Caniço», ensaiada por Hercílio de Almeida.
A estreia tinha sido a 17 de Janeiro imediatamente anterior, em Óis da Ribeira, e o elenco envolvia actores amadores com alguma experiência de palco, de peças anteriores, e outros, mais novos. Não são conhecidos os seus nomes, nem outras apresentações.
Sem comentários:
Enviar um comentário