sábado, abril 11, 2020

Os dias 11 de Abril nos dias de Óis da Ribeira...


A bandeira da Vila de Óis da Ribeira
O estandarte oficial

Os dias 11 de Abril nos 
dias de Óis da Ribeira...

1 - Ano de 1900,
há 120 anos !
Casamento de Amélia
e Manuel Claro Reis

O padre Manuel Gomes de Andrade, celebrou, a 11 e Abril de 1900, há 120 anos, o casamento de Amélia Tavares Santos Silva e Manuel Alves Claro os Reis.
A noiva, de 23 anos, era proprietária e irmã do padre José Bernardino, e filha de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Silva, ambos de Óis da Ribeira. O noivo, de 24 anos e empregado de comércio, era de Espinhel mas residente na freguesia de S, Bartolomeu, em Lisboa, filho de Joaquim Simões Alves e Maria Clara dos Reis.
Os padrinhos foram João Domingos Nunes, casado e comerciante de Lisboa, e Josefina Tavares dos Santos Silva, solteira, proprietária e irmã da noiva
Registo do passaporte de
Adelino S. Carvalho

2 - Ano de 1912
há 108 anos !
Joaquim e Adelino
emigrados para o Brasil

Joaquim Fernandes e Adelino Simões de Carvalho, ambos óisdaribeirenses, emigraram para o Brasil  no ano de 1912, há 108 anos, e fixando-se no Estado do Ceará.
Joaquim era trabalhador rural e filho de José Maria Fernandes Lucas e de Teresa Martins, tinha 24 anos e vivia em Travassô, onde casou. Era irmão de Elisa Martins e Jaime Fernandes e pouco mais sabemos dele. A não ser que, segundo o passaporte emitido pelo Governo Civil de Aveiro, media 1,75 metros de altura (muito alto, para a média da altura), sabia escrever (o que também não era vulgar) .
Avelino nasceu em Cabanões, lugar meeiro de Óis da Ribeira, a 24 de Janeiro de 1881 e era filho de Gertrudes de Jesus, criada de servir. Tinha 31 anos. Também casado e trabalhador rural, media 1,68 metros de altura e não sabia escrever.
Nada mais sabemos de ambos.
José P. Neves

3 - Ano de 1982,
há 38 anos!
José Pinheiro das Neves
faleceu em noite de Páscoa

O óisdaribeirense José Pinheiro das Neves, de 59 anos, faleceu na noite de 10 para 11 de Abril de 1982, vítima de acidente de viação. Era doningo para segunda-feira e Páscoa de há 32 anos.
Transportando-s em motorizada, dirigia-se para a Celulose de Cacia quando, pouco antes da meia noite, chocou com idêntico veículo, em circunstâncias que nunca chegaram a ser conhecidas. Ainda foi transportado ao Hospital de Albergaria, mas já la chegou cadáver. O funeral realizou-se no dia 14 e a vista pascal prevista para o dia 11 foi adiada para 18, precisamente devido ao trágico acontecimento.
José Neves foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira nos mandatos 1955/1959 (a partir de 17 de Novembro de 1957, substituindo Aires Carvalho os Santos, que assumiu a presidência devido à ausência, para Angola, de Armando Resende) e no de 1960/1963, com o presidente Manuel Tavares.
Casado com Maria Simões dos Reis (Luz), o casal teve is filhos José Fernando e António (já falecidos), Maria Fernanda e Armando Simões das Neves (que mora no limite com Espinhel).


4 - Ano de 1997,
há 23 anos !
A vila e Óis da Ribeira
e a heráldica oficial

A ordenação heráldica da vila de Óis da Ribeira foi publicada no Diário da República, III Série, de 11 de Abril de 1997. Hoje se passam 23 anos!
O que significa a ordenação heráldica de Óis da Ribeira?
Vejamos:
- ARMAS: Escudo de vermelho e duas espigas de milho de verde, folhadas de ouro e dispostas em faixa.
Em chefe, a cruz solta da Ordem de Malta, realçada de prata e vogante sobre um rio de prata ondeado de azul.

Listel branco com a legenda a negro: ÓIS DA RIBEIRA.
Quanto aos símbolos:

- Cruz de Malta: Representa o facto de Óis da Ribeira ter
pertencido à Ordem de Malta.
- As espigas de milho: Representam a agricultura da freguesia.
- O barco e o rio de prata e azul: Representam a lagoa da
 pateira, que constitui um importante atractivo turístico 
para a freguesia.
- Bandeira: Esquartelada de verde e branco, cordões e 
borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro. É para 
hastear em edifícios e deverá ter 2x3 metros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário