sexta-feira, abril 24, 2020

Os dias 24 de Abril na história de Óis da Ribeira...

A Fonte do Valbom em foto de 2012

Os dias 24 de Abril nos dias  de Óis da Ribeira...

- Ano de 1955,
há 65 anos !
A Fonte do Valbom com
águas para escoar

A fonte do Valbom, há precisamente 65 anos, escoava águas para um terreno (horta) de Joaquim Tavares da Silva e este foi reclamar à sessão da Junta de Freguesia óisdaribeirense presidida por Armando Resende. 
O aqueduto de escoamento estava entulhado e era precisa uma solução que evitasse os prejuízos reclamados pelo dono da hora, pelo que o executivo - com o presidente, o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Aires Soares dos Santos - deliberou ir ao local para tomar as necessárias previdências.
O terreno é actualmente, por herança familiar, propriedade de Fernando Tavares Pires, que foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 1994 a 2013.
Apanha do moliço na pateira em 1955.
Imagem da Cinameteca Portuguesa

- Ano de 1960, 
há 60 anos !
Televisão na pateira
e apanha do  moliço!

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 24 de Abril de 1960, há 60 anos, deliberou aceitar a abertura extraordinária da época de apanha de moliço para 13 de Agosto, para ser filmada pela  RTP - a única televisão do tempo.
A abertura da segunda fase da apanha era convencionalmente a 25 de Agosto e a proposta tinha sido apresentada pela JF de Fermentelos e dirigida, também às JF de Espinhel e Requeixo, com  objectivo de «ser filmado o ambiente a apanha do moliço, para que o país conheça através da televisão, as belezas desta nossa pateira».
Os autarcas óisdaribeirenses do tempo eram Manuel Maria Tavares da Silva (presidente da Junta de Freguesia), Armando dos Santos Ala de Resende (secretário) e José Pinheiro das Neves (tesoureiro), que decidiram «prestar toda a colaboração» a esta iniciativa, que iria integrar o programa das festas de Nossa Senhora de Saúde.
Imaginem como, há 60 anos, se promovia a freguesia e a pateira. Esta, actualmente, promove-se com lixo, destelhamentos, desperdícios de água, desmazelo e abandono. 
Charles Chaplin,
o «Charlot»
ARCOR, o
primeiro emblema

- Ano de 1980,
há 40 anos!
Cinema na ARCOR
com o filme «Charlot»

A ARCOR apresentou a 24 de Abril de 1980, há 40 anos, o filme «Charlot», com Charles  Chaplin e integrada no seu Ciclo de Cinema, que tinha uma exibição mensal.
As sessões decorriam no salão da antiga sede da Junta de Freguesia, actual sede da Tuna / AFOR, e o ciclo tinha começado a 13 de Dezembro de 1979, quando se apresentou o filme «Quimera de Ouro». Seguiram-se os filmes  «Amor em Roma» (no dia 4 de Janeiro de 1980), «Pão nosso de cada dia»  (28), «O comboio apitou três vezes» (24 de Fevereiro) e o «Paraíso esquecido» (28 de Março), seguindo-se outros - por exemplo e a 25 de Maio, o filme «A evasão dos 400».
Eram os tempos em que a ARCOR, para se financiar, tinha iniciativas atrás de iniciativas. Neste caso, com apoio da Junta Central das Casas do Povo. 
Agora, é o que (mal) se vai sabendo...

Sem comentários:

Enviar um comentário