segunda-feira, abril 06, 2020

Os dias 6 de Abril na história de Óis da Ribeira


A memória d´Óis da Ribeira
dos dias 6 de Abril...

1 - Ano de 1908,
há 112  anos !
Padre José Bernardino
entrou em Óis da Ribeira

O padre José Bernardino dos Santos Silva entrou na Paróquia de Óis da Ribeira a 6 de Abril de 1908. Há 112 anos!
Natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 8 de Junho de 1880, celebrou Missa Nova na Igreja de Óis da Ribeira no Dia de Reis de 1903, aos 22 anos. Paroquiou na Trofa, depois em Óis da Ribeira , e também exerceu sacerdócio em Coimbra e no Estado do Espírito Santo, no Brasil, a nordeste do Rio de Janeiro - onde, por exemplo, iniciou a construção da Igreja da cidade de Muqui, dedicada a S. João Baptista. Voltou a Portugal e foi Consultor Diocesano, pároco e Arcipreste de Águeda, quando o Papa Pio XI o elevou à dignidade de Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e Águeda, nessa altura, prestou-lhe «justa a eloquente homenagem».
Voltou a Santo Adrião de Óis da Ribeira, foi presidente da Comissão da Ponte e faleceu a 18 de Janeiro de 1964, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira, aos 79 anos.
A sala inaugurada em 1943

2 - Ano de 1947,
há 73 anos ! 
Escola com 83 alunos
e Junta a pedir mais salas!

A escola primária de Óis da Ribeira, há 73 anos, tinha 83 alunos - 42 rapazes e 41 raparigas. E a sala que ia ser inaugurada apenas comportava 65. 
A Junta de Freguesia, por isso mesmo, pediu à Câmara Municipal de Águeda que não fizesse entrega da sala particular que estava a ser utilizada, para o que considerou um necessário desdobramento.
O executivo presidido por Benjamim Soares de Freitas - com o secretário José Maria Estima e o tesoureiro Manual Soares dos Santos (Lopes) - pediu à Câmara Municipal, também, que interviesse junto da Direcção Escolar no sentido de ser criada uma escola masculina e transformar a mista (a então existente) em feminina.
Manuel Tavares

3 - Ano de 1964.
há 58 anos !
A morte de Manuel Tavares,
benemérito da freguesia !

O benemérito Manuel Maria Tavares da Sova faleceu a 6 de Abril de 1964, há 58 anos e de doença.
Notabilizou-se principalmente pelo apoio às obras de restauração da capela de Santo António (nos anos 40) e da igreja paroquial (anos 50 para 60) no século passado. E pela generosa e despretensiosa caridade praticada no dia-a-dia para com famílias mais carenciadas da freguesia. 
Foi presidente da Junta de Freguesia entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando abdicou, por doença.
Viveu no Brasil e em Angola e, casado com Laura Ferreira Sucena, a 12 de Abril de 1902 , o casal teve os filhos Maria Augusta, Albano, Alfredo, Joaquim e Ana, já todos falecidos.
A Junta de Freguesia homenageou-o com a atribuição do seu nome à antiga Rua do Cabo, a da sua residência.

Sem comentários:

Enviar um comentário