domingo, abril 19, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 19 de Abril..

O filme promocional de José Cid na Eurofestival da Canção de 1980, dia da primeira
televisão a cores em Óis da Ribeira e na sede da ARCOR

Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 19 de Abril...

1 - Ano de 1911
há 109 anos !
Venâncio, Angelino e José
emigraram para o Brasil!

Os óisdaribeirenses Vênancio, Angelino e José emigraram para o Brasil há 109 anos, fixando-se os dois primeiros em Pelotas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, e o terceiro no Rio de Janeiro.
Os passaportes foram emitidos pelo Governo Civil de Aveiro a 19 de Abril de 1911, pouco depois da implantação da República, e dos três emigrantes podemos recordar as seguintes particularidades e dados biográficos:

1.1 - ANGELINO Marques, de 21 anos, nasceu a 29 de Junho de 1889, era solteiro e trabalhador agrícola, filho de José Maria Marques Saldanha e de Maria José Gomes, todos de Óis da Ribeira.
Regressou em data desconhecida, casando-se a 10 de Novembro de 1919, com Vitória da Conceição Reis, de Cabanões. Descendentes e moradores em Óis da Ribeira, são os netos Assilénio e Maria José dos Reis Carvalho e Santos, irmãos de Horácio (já falecido, em Fujacos), Adérito (morador em Eirol) e Alba (em Requeixo) - filhos de Maria Gomes dos Reis (a Maria do Emílio, já falecida).
Angelino Marques (Saldanha) faleceu em Cabanões, onde morava, a 18 de Agosto de 1964, aos 79 anos.

1.2 -  JOSÉ Rodrigues, de 26 anos e trabalhador rural, era solteiro e natural de Lourizela, freguesia do Préstimo, onde nasceu a 21 de Novembro de 1883. 
Sabia escrever e residia em Óis da Ribeira e era filho de Maria de Jesus, provavelmente criada de servir de alguma família local. 
Emigrou para o Rio de Janeiro em 1911 e regressou a Portugal em data indeterminada, casando-se a 12 de Janeiro de 1920, com Maria Gaspar de Jesus, de Requeixo. Enviuvou a 4 de Outubro de 1961 e faleceu a 3 de Março de 1962. Não sabemos se deixou descendentes.

1.3 - VENÂNCIO Soares dos Santos, de 31 anos, nascido a 3 de Março de 1880, solteiro e carpinteiro, era filho de Joaquim António Soares de Freitas e de Maria José dos Santos, ambos de Óis da Ribeira. Irmão, pelo menos, de Benjamim (futuro presidente da Junta e benemérito da freguesia) e de Isaac, que também emigraram para Pelotas, em outras datas. 
Venâncio media 1,70 metros de altura, cabelo, olhos e sobrolhos castanhos e sabia escrever. Sobrinhos-netos residentes em Óis da Ribeira, netos do irmão Manuel, são os irmãos Margarida e Manuel Soares (filhos de David), Zulmiro, Estela, Lurdes e António Carlos (de Deolinda), São, João, Isaura e Albertino (de Isaura), Zulmira e Fatima (de Zulmiro) e Júlia (de Lurdes). Neta de Aires, é Maria Ascensão (filha de João).


2 - Ano de 1980,
há 40 anos !
Óis da Ribeira com José Cid
no Festival da Eurovisão

O dia 19 de Abril de 1980, há 40 anos, foi o do Festival da Canção da Eurovisão e o da primeira televisão a cores em Óis da Ribeira, na antiga sede da ARCOR. 
Óis da Ribeira que se viu, assim, em toda a rede europeia de televisão, pois parte do vídeo promocional de José Cid foi gravado nas margens da pateira.
José Cid vencera o festival da canção da RTP desse ano e, a 17 de Março, montou o seu cavalo pelo enlameado caminho da margem de Óis da Ribeira, para imagens que todo o mundo eurovisivo viu neste dia 19 de Abril de há 40 anos.
Ate as crianças da escola primária lá foram ver o cantor, relata(va) o «Jornal da ARCOR».  
Nunca a vila de Óis da Ribeira foi vista por tanta gente, ao mesmo tempo. Centenas de milhões pessoas!
Cid interpretou a canção «Um grande, grande amor» e recebeu 93 pontos no Festival da Eurovisão, ficando em honroso 7º. lugar entre 19 concorrentes, a até aí melhor pontujação classificação de cantores portugueses - com a de Carlos Mendes em 1972 (também 7º. lugar mas com 70 pontos).
- José Cid no Eurofestival, AQUI
O elenco de «A Menina Feia»

3 - Ano de 1992,
há 28 anos !
«A Menina Feia» da ARCOR
em última representação !

O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou, a 19 de Abril de 1992 e pela última vez, a peça «A Menina Feia», comédia de Manuel Frederico Pressler, com encenação de Arlindo Reis.
O grupo era formado por Ondina Gomes, Carlos Reis, Nazaré Pinheiro, Dália Reis, Madalena Reis, Jorge Brandão, Hernâni Pires, Elizabete Fernandes, Hélder Prazeres e Carlos Gomes (de pé, na foto), Paulo Gomes, Rui Teixeira, Susana Pinheiro, Arlindo Reis, Susete Melo (Travassô) e Paulo Rogério. Falta João Viegas, que foi o produtor.
O grupo estreou-se a 22 de Fevereiro de 1992 e, pelo menos, actuou em Eirol (14 de Março), Requeixo, Alquerubim, Mourisca do Vouga e Branca, nestes casos em datas que não conseguimos apura
r.

Sem comentários:

Enviar um comentário