A Fonte do Valbom |
Os dias de Óis da Ribeira nos dias 29 de Maio...
- Ano de 1955,
há 65 anos !
Águas do Valbom
para Joaquim Tavares
O aqueduto de escoamento das águas da fonte do Valbom foi mandado executar por Joaquim Tavares da Silva, o particular interessado e a expensas suas, por decisão da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 28 de Maio de 1955. Há 65 anos.
Joaquim Tavares da Silva, o fotógrafo e dono da loja Escondidinho e do Café Império, queixara-se na sessão de 24 de Abril do entulhamento do aqueduto. O executivo liderado pro Armando Resende foi ao local e deliberou que seria o interessado a fazer os trabalhos de entulhamento. Aires Carvalho e Santos era o tesoureiro e David Soares dos santos o secretário.
Era assim há 65 anos, que se resolviam as coisas públicas de Óis da Ribeira.
Leonildo Costa |
- Ano de 1960,
há 60 anos !
Aldírio Costa
detido pela PIDE
O óisdariberirense Aldírio Soares da Costa foi detido pela PIDE em Maio de 1960, há 60 anos e quando regressava da Venezuela e a irmã Maria da Graça foi pedir certidão à Junta de Freguesia presidida por Manuel Tavares.
Certificado de que atestasse que, antes de emigrar, tinha ajudado a angariar donativos para as obras de construção da ponte (inaugurada a 25 de Maio de 1952) e, depois, contribuído com 500$00 para as obras de reconstrução da Igreja Paroquial e outros 500$00 para as obras da Rua do Cabo, a actual Rua Manuel Tavares, na qual residia a família.
Aldírio Soares da Costa, já falecido, é pai de Maria, Clélia, Leonildo, Manuel Filipe (morador em Valpaços), Danilo, Sérgio, Aldírio e dos já falecidos Alexandre Herculano (ainda criança) e Ana Paula Correia da Costa, que faleceu aos 52 anos, a 24 de Agosto de 2018.
A internet, há 10 anos e na sede da
Junta de Freguesia de Óis da Ribeira
|
- Ano de 2004,
há 16 anos!
Espaço da Inernet
na Junta de Freguesia
O Espaço Internet da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi oficialmente aberto a 29 de Maio de 2004, há 16 anos e no âmbito do Programa Aveiro Digital.
O executivo era presidido por Fernando Pires, com o tesoureiro RuiFernandes e o secretário Manuel Almeida (Capitão) e funcionava no salão da sede, ainda na Rua da Ponte, onde agora é a sede da Tuna e 20 horas por semana, com apoio de uma formadora.
«Estará disponível para todos os interessados, pelo menos nos próximos dois anos», explicou o presidente da autarquia, referindo também que estavam franqueados quatro computadores em linha.
O espaço funcionava seis dias por semana, ás segundas e terças feiras (entre as 15 e as 19 horas), quartas (15/19), quinta e sexta (17/20) e sábados (15/19 horas).
Alexandre Pires |
- Ano de 2010,
há 10 anos !
Alexandre Pires foicampeão nacional de
kayakindoor
O óisdaribeirense Alexandre Resende Pires foi campeão nacional de kayakindoor escolar no dia 29 de Maio de 2019, há 10 anos.
Atleta da ARCOR, representava o Instituto Duarte Lemos, da Trofa (onde estudava), e as provas decorreram no pavilhão do Ginásio Clube de Águeda. No mesmo dia, mas da parte da manhã, tinha sido terceiro classificado nos 200 e nos 2000 metros de canoagem que se disputaram na pateira, em Óis da Ribeira.
Alexandre Pires é licenciado em gerontologia social e foi candidato do PS, em segundo lugar da lista, nas eleições autárquicas da União de Freguesias de Traassô e Óis da Ribeira em 2917 e 2019.
Este foi o candidato do PS (e muito bem), em segundo lugar da lista, nas eleições autárquicas da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira em 2017 e 2019.
ResponderEliminarMas quem queria mesmo ser candidato e nunca aceito tal escolha foi Romeu Fernandes.
Tudo fez para boicotar, sabotar e destabilizar a lista de que fazia parte e que assumiu um compromisso com as gentes de ois da ribeira.
Inclusiva recorreu à ajuda de Sérgio Neves para publicar um triste comunicado público em que assume que foi ele que traiu o povo de os da ribeira.
A verdade acaba sempre por vir à tona da água, como os peixes sem culpa nenhuma que andam por aí envenenados flutuar.
Isto há gente por aí só a boiar para depois poderem ter protagonismo à custa dos outros.
Realmente é muito engraçado este comentário, quem o escreveu sabe muito bem o que se passou.
ResponderEliminarMas não me vou dar ao trabalho de estar aqui a escrever o que se passou mais uma vez, em vez disso digo.
Com Romeu 1 eleito, sem Romeu já sabemos que não houve eleito...
E esta do Sérgio Neves não cola
Mas está visto que este PS em vez de fazer política de propostas, anda a fazer política de denegrir as pessoas.
VENI, VIDI, VICI
EliminarE sendo assim, ficamos a saber
a intenção de Romeu, além de se auto proclamar um vitorioso e conquistador, também alertar os ribeirenses sobre o seu grande poder de prevenção de catástrofes ambientais, visto que a pateira esta a passar por uma dileberada intensa poluição.
Carpe Diem
Ajuda do Sérgio ahahahah, fogo já não me ria assim há algum tempo...
EliminarOs jornais, o peixe e a verdade
ResponderEliminarDizia-se antigamente que as notícias e as crónicas de jornais, após serem lidas, só serviam para embrulhar o peixe ou as castanhas assadas.
O advérbio "só" acentuava a vacuidade do gesto, a pretensão do autor e o pragmatismo do leitor.
Passadas algumas décadas talvez devêssemos trocar o "só" por um "ainda".
As notícias, deviam ter um propósito, um fim digno e utilitário como por um termo a uma "catástrofe ambiental que se anunciou e que está agora a ocorrer com uma vastíssima mortandade de peixes e a destruição da fauna e flora da pateira".
"Com Romeu 1 eleito, sem Romeu já sabemos que não houve eleito..." Ficou pois muito claro quem é que andou a denegrir quem.
ResponderEliminarÉ só anónimos....
ResponderEliminarPelo menos alguém dá a cara quando fala, façam o mesmo