segunda-feira, junho 01, 2020

Os dias 1 de Julho na história de Óis da Ribeira...

António Cruzeiro

Os dias 1 de Julho na
história de Óis da Ribeira

1 - Ano de 1964,
há 56 anos !
António(inho) Cruzeiro
aspirante de Finanças

O óisdaribeirense António Gomes Cruzeiro de Almeida e Santos foi promovido a terceiro oficial de Finanças após concurso público realizado a 1 de Julho de 1964, há 56 anos. E colocado na Direcção de Finanças de Viseu.
Toninho Cruzeiro, como era conhecido, era filho do professor Luís de Almeida Santos e de Maria Emília Cruzeiro Gomes, irmã do escritor e poeta António do Cértima, da Gesta (Oiã). A D. Mariquinhas. O casal consorciou-se a 30 de Dezembro de 1921, em Oiã, e foram pais de Henrique, Hélder e Toninho, já todos falecidos, e Maria Estrela, que reside em Aveiro.
A promoção foi motivo para uma homenagem dos companheiros de Repartição de Águeda, alargada a Ângelo Sucena Miranda, da Borralha e também nessa altura promovido.
Toninho Cruzeiro nasceu a 8 de Janeiro de 1929, e, solteiro e sem filhos, faleceu a 4 de Setembro de 2011, aos 82 anos deixando os seus bens à Congregação Missionária dos Combonianos.
A maquete do Centro Social da ARCOR e
sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

2 - Ano de 2001
há 19 anos !
Apresentação da maquete 
do Centro Social da ARCOR
e sede da Junta de Freguesia

A maquete de então futuro Centro Social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira foi apresentada ao povo de Óis da Ribeira a 1 de Julho de 2001, no decorrer de Festa da Comunidade Paroquial de Santo Adrião.
Uma primeira apresentação, mais restrita, tinha decorrido a 27 de Junho imediatamente anterior, durante a festa de encerramento do ano escolar da ARCOR, envolvendo as valências de creche, jardim de infância e ATL e que se realizou no salão do restaurante Pôr do Sol - surpreendendo e espantando, pela sua grandiosidade, muitos se não todos os familiares das crianças que então eram utentes da ARCOR.
A direcção de ARCOR em 2005:
 a secretária Madalena Neves, o
presidente Celestino  Viegas e o
tesoureiro Agostinho Tavares

3 - Ano de 2005,
há 15 anos!
O primeiro dia do apoio
domiciliário da ARCOR

O serviço de apoio domiciliário da ARCOR começou há precisamente 15 anos, no dia 1 de Julho de 2005.
O acordo de cooperação, segundo o «Jornal da ARCOR» de 31 de Março desse ano, envolvia 15 utentes e tinha sido assinado a 17 de Março anterior, entre a Segurança Social de Aveiro e a instituição óisdaribeirense, ao tempo presidida por Celestino Viegas - com a secretária Maria Madalena Neves e o tesoureiro Agostinho Tavares - este, já o presidente no primeiro dia do apoio domiciliário.
O acordo incluía a ampliação da capacidade da creche, neste caso  aumentada para 30 crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário