sexta-feira, junho 12, 2020

Os dias 12 de Junho na vida de Óis da Ribeira...

Os tenistas da ARCOR em 2003, com o professor Fernando Vilela, à esquerda
Os «courts» improvisados da pateira

Os dias de Óis da Ribeira
nos dias 12 de Junho...

1 - Ano de 2003,
há 17 anos !
Ténis na ARCOR
para as crianças !
O ténis no Jornal 
da ARCOR

A ARCOR repetiu, a 12 de Junho de 2003 e seguintes, já lá vão 17 anos, acções de iniciação ao ténis, especialmente vocacionadas para as crianças das suas valências sociais.
A experiência foi ministrada pelo professor Fernando Vilela, técnico do Clube Ténis de Águeda (CTA), e decorreu na praça em frente ao restaurante «Pôr do Sol», onde se improvisaram «courts» (como se vê na  imagem ao lado), entusiasmando e motivando as crianças para uma modalidade que só ocasionalmente tinham visto em programas televisivos desportivos.
Um ano antes, em Julho de 2002, a experiência ocorrera  pela primeira vez, também com o professor Fernando Vilela mas então no polidesportivo da ARCOR, nas Pedrinhas da Forca. Era o tempo em que este equipamento associativo era utilizado ao serviço da ARCOR.
O GTA da ARCOR em 2994
  
2 - Ano de 2004,
há 16 anos !
Grupo de Teatro 
Amador da ARCOR
O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR encerrou, no dia 12 de Junho de 2004, há 16 anos, a sua época de 
A vereadora Jacinta Almeida
e o seccionista Porfírio Pires
espectáculos, antes do verão, voltando a actuar no salão do restaurante Pôr do Sol, com a comédia «A Prima Eugénia».
O grupo estreara-se na noite de Domingo de Páscoa e actuou, sucessivamente, em Eirol (1 de Maio), Loure (8), Crastovães (15), Valongo do Vouga (2) e Mamodeiro (6 de Junho). «Foi entendido interromper as actuações, por agora, devido ao período de férias”, comentou Porfírio Pires, responsável pelo GTA.
Era dirigido por Arlindo Reis, com os actores Paulo Rogério, Clara Santos, Fátima Reis, Eliana Alves, Paulo Gomes, Isaltina Pires, António Prazeres, Ana Rosa Almeida, José Manuel Gomes, Hernâni Pires e Pedro Soares, Carlos Pereira e Lurdes Fernandes são os pontos, a caracterização de Isauro Santos e arranjo musical de Ana Isabel Viegas.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Águeda, Jacinta Almeida, esteve presente e entregou o galardão «ARCOR/25 anos» ao seccionista Porfírio Pires.

3- Ano de 2014,
há 6 anos !
Homem detido por sequestro e
violência doméstica
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, a 12 de Junho de 2014, há 6 anos, um homem de 25 anos e residente em Óis da Ribeira, pelos crimes de sequestro agravado e violência doméstica. Ficou em prisão domiciliária, com pulseira electrónica.
O indivíduo sequestrou e agrediu violentamente a companheira, de quem tinha 3 filhos - o que, segundo a PJ, ocorria desde pelo menos a sexta-feira anterior (dia 6 de Junho). Fechou as portas à chave e tapou as janelas com paus, para que ela e os filhos não pudessem sair. Nesse dia 12, uma quarta-feira, e porque a falta dos filhos na IPSS e escola que frequentavam poderia suscitar suspeitas, «autorizou» que a mulher os fosse levar e foi a oportunidade que ela teve para denunciar a situação.
O detido casal vivia do rendimento social de inserção e o detido não tinha profissão conhecida. Ficou em prisão domiciliária, com uso de pulseira electrónica e impedido de contactar a companheira. A mulher e os filhos, ficaram numa instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário