O Governador Gilberto Madail ladeado por Manuel Soares,
à esquerda, e Fernando Pires (fato claro) e com Milton Santos,
Hernâni Framegas e Gil Nadais, a 24 de Junho de 1990
|
Os dias 24 de Junho
nos dias de Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1893,
há 127 anos !
Abílio Saldanha na 1ª. Grande Guerra Mundial
Abílio Saldanha, óisdaribeirense que combateu na 1ª. Grande Guerra Mundial, nasceu há 127 anos, a 24 de Junho de 1893.
Filho de José
Registo de baptismo
de Abílio Saldanha
|
Enviuvou a 25 de Novembro de 1958, sem filhos, e faleceu a 2 de Janeiro de 1973. Descendentes directos, entre outros, são os sobrinhos-netos Manuel e Cidalina (já falecidos), Iluzinda, António e José Maria, filhos do também já falecido José Maria da Conceição (Passarito), e Maria Vitória, José Manuel e Dinis (filhos da igualmente já falecida Iluzinda).
O Centro Social da ARCOR e
sede da União de Freguesias de
Travassô e Óis da Ribeira
|
2 - Ano de 1990,
há 30 anos !
O Governador Civil e o Centro
Cívico de Óis da Ribeira
O Governador Civil de Aveiro (Gilberto Madaíl) visitou Óis da Ribeira a 24 de Junho de 1990, há precisamente 30 anos, para sessão para «apresentar para discussão do projecto do centro cívico» - o depois denominado Centro Social da ARCOR, incluindo a sede da Junta de Freguesia.
A cerimónia teve presença dos presidentes da Assembleia Municipal (Augusto Gonçalves) e Câmara Municipal de Águeda (José Júlio Ribeiro), do Director do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro (Oliveira Antunes), do director da Administração Regional de Saúde (Lopes de Almeida), dos delegados distritais do INATEL (Manuela Maia), Instituto da Juventude (Gil Nadais) e Direcção Geral de Desportos (António Machado).
No final, foram visitados os terrenos do futuro Centro Cívico de Óis da Ribeira (foto principal, em cima). O projecto previa um polivalente desportivo, uma espaço cultural, um centro de dia e valência de primeira infância, biblioteca, sede da Junta de Freguesia e ainda para o futuro centro médico. Não viria a ser assim, mas como hoje se sabe!
Notícia do Jornal de Notícias
sobre a (não) homenagem
|
3 - Ano de 1990,
há 30 anos !
Eurico, o homenageado,
faltou à homenagem !
Eurico Tavares |
A comissão organizadora era liderada por Milton Soares dos Santos e a cerimónia incluía-se no programa da visita do Governador Civil de Aveiro (ver acima), a que se associou a Tuna, nomeadamente executando o Hino da Maria da Fonte - frente à antiga sede da Junta. Curiosamente, agora sede da Tuna.
O antigo tuno estava radicado na Venezuela e no dia de há 30 anos estava em Aveiro, mas não apareceu e supomos que nunca deu qualquer explicação da falta.
Eurico Tavares foi violinista da Tuna e afamou-se como cantor, por terras de Portugal e Venezuela. Mais se popularizou porque, a 15 de Março de 1931, há 89 anos, fez pousar nas águas da pateira um hidrovião da Força Aérea que ele próprio pilotava.
O Jornal de Notícias, do Porto, deu notícia do insólito caso, que aqui reproduzimos, dando conta que já em outra ocasião tinha faltado a compromisso com a Tuna.
- Clicar na imagem para a ampliar e ler.
5 - Ano de 2006, há 14 anos: Avalistas da ARCOR
festejaram liquidação do empréstimo bancário !
Ver peça principal de hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário